Na minha pesquisa por uma bomba que satisfaça a minha necessidade, tenho testado algumas bombas e deparei-me com o facto de os valores anunciados serem totalmente diferentes daquilo que eu consigo medir.
O teste é feito da seguinte forma, uma vez que não tenho nenhum caudalímetro:
Dois baldes de 40 litros. O primeiro balde tem duas marcas, entre as quais estão 25 litros.
À bomba é conectada a um tubo de 1m para circular a água de um balde para o outro.
A bomba é ligada quando a primeira marca é atingida, para que antes permita à bomba "arrancar", e desligada quando é atingida a segunda marca. Este intervalo de tempo é cronometrado.
Com uma regra de três simples chego ao resultado:
25 litros em X segundos, logo Y litros em 3600 segundos (1 hora).
Resultados de duas bombas:
Boyu JNB-10000A (10000 l/h): +/- 4000 l/h
Eheim 1060 (2280 l/h): +/- 1350 l/h
Já tenho uma Eheim Compact+ 5000 que vou testar depois e coloco aqui os resultados.
Eu sabia que as bombas nunca correspondem aos specs anunciados, mas terem uma diferença tão grande é esquisito. Será que o meu processo de medição está errado?

Para os mais curiosos, a minha necessidade prende-se com utilizar uma bomba que consiga vencer +/- 36 metros de tubo de 1", que é o total de ida e volta a um chiller que tenho no exterior da casa, e no mínimo conseguir 3000l/h que caudal (valor minimo para o correcto funcionamento do chiller), sendo o valor óptimo de funcionamento 5000 l/h.