Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Testes: Marcas?

Testes: Marcas?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 09/Oct/2012, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2

Gostaria de saber quais os testes que voces usam, ou melhor, as marcas dos mesmos...
Tenho de comprar os testes (todos) e, ou compro um Kit da RedSea/TMC ou compro individualmente da Salifert.

Para voces, qual é a melhor marca de testes? ou existe teste X melhor numa marca e Y melhor noutra?

Para terem uma ideia,

testes (inclui: ph nh3 nh4 no2 no3 kh) RedSea - 47€
testes (inclui: ph nh3 nh4 no2 no3 kh) TMC- 45€
testes (inclui: ph nh3 nh4 no2 no3 kh) Salifert - 48€

ora, é basicamente tudo o mesmo preço, portanto, qual das marcas recomendam?
cumps

Mensagem 09/Oct/2012, 21:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Tenho estado a usar red sea, tenho os colorimetricos e os pro, os pro sao mais fiaveis e tem um tritante muito inovador, mas pessoalmente dou me melhor com os colorimetricos parecem ser bastante fiaveis. Abraco

Mensagem 09/Oct/2012, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Boas eu particularmente ja experimentei outras marcas e acabei por ficar fiel a Salifert, na minha optica sao bons, fiaveis e baratos, e especialmente Mg, Kh e Ca nao sao de cores o que para mim e excelente pois da sempre valores mais exactos por causa da escala.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/Oct/2012, 02:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80

Boas

Embora às vezes uso outra marca, os que uso são quase todos da Salifert e não tenho razão de queixa.
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 15/Oct/2012, 03:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 2
Boas

Embora às vezes uso outra marca, os que uso são quase todos da Salifert e não tenho razão de queixa.

acabei por comprar esses :D
o de No3 nao trazia tabela colorida, mas nada que nao se arranje

Mensagem 04/nov/2012, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Boa noite pessoal!

Aproveito este topico para relatar uma situação que me anda a chatear à algum tempo em relação ao Kh.
Desde um reset que fiz no meu aquario (à cerca de 2 meses) não consigo estabilizar o meu aquario, e nao consigo perceber o porquê.
Em conversa com o Ricardo Prata ele achou muito esquisito as minhas dosagens de Kh (50ml) em comparação ao Ca (20ml) e MG (18ml). O meu Kh estava nos 7.3 ~ 7.5 . Ora para nao arrsicar muito resolvi subir um pouco o Kh para 8.6 e a dosagem nos 85 ml .
O teste foi feito com Salifert como sempre fiz...

Ora agora é que vem o problema, resolvi testar o Kh com 3 marcas distintas e vejam os resultados:

Salifert - 8.6
Tropic Marin - 6
Fauna Marin - 13

Alguém me pode explicar estas diferenças??? É que eu não estou a perceber nada disto!

Mensagem 04/nov/2012, 23:25

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Alguém que tenha o de nitratos da salifert que me diga como raio conseguem comparar as cores?

Se bem percebi o que diz nas instruções, para o teste deve usar-se 1ml :-o (desde logo muito pouco comparados com outros testes da mesma marca e outras marcas...) e olhar a comparação de cima do tubinho.

Se for menos que 10 então usar o teste de pormenor olhando de lado!

Ora de cima anda é como o outro agora de lado não consigo perceber se está no início ou no final da escala de jeito nenhum!

É que só com 1ml aquilo é praticamente uma linha... :-s

Alguém tem algua tática ou usa outro método?
Obrigado!

Mensagem 05/nov/2012, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Hugo Figueiredo Escreveu:
Alguém que tenha o de nitratos da salifert que me diga como raio conseguem comparar as cores?

Se bem percebi o que diz nas instruções, para o teste deve usar-se 1ml :-o (desde logo muito pouco comparados com outros testes da mesma marca e outras marcas...) e olhar a comparação de cima do tubinho.

Se for menos que 10 então usar o teste de pormenor olhando de lado!

Ora de cima anda é como o outro agora de lado não consigo perceber se está no início ou no final da escala de jeito nenhum!

É que só com 1ml aquilo é praticamente uma linha... :-s

Alguém tem algua tática ou usa outro método?
Obrigado!

O teste de nitratos da salifert é para se ler de cima,pões o tubo em cima do cartão com as cores e comparas olhando por cima do tubo por isso é que so é preciso 1 ml de agua.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 05/nov/2012, 01:31

Pois de cima tudo bem mas nao é isso que diz nas instruções...

Mensagem 05/nov/2012, 09:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 17

O teste NO3 da salifert tem 2 escalas diferentes.
Olhando por cima compara-se o resultado com a escala de grande amplitude e baixa precisão e olhando de lado compara-se com a escala de baixa amplitude e maior precisão, mais indicada para quem tem valores inferiores a 10 ppm.
Também denoto que na escala de baixa amplitude a leitura é dificil de efectuar.

Cumpts.

Mensagem 05/nov/2012, 10:30

Precisamente!!!

É praticamentei mpossível decifrar a cor correta... :-\

Mensagem 05/nov/2012, 16:30

Hugo Figueiredo Escreveu:
Pois de cima tudo bem mas nao é isso que diz nas instruções...

As instruções que vem no teste são estas,diz que ha duas leituras a de cima com 1ml e a de lado com 10ml
http://www.marinedepot.com/test_kits_sa ... on-ap.html
Pode acontecer é as traduções para português serem mal feitas.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 05/nov/2012, 17:03

Desculpa Pedro, mas eu acho que estás enganado (embora seja o que faz sentido e até em outras marcas é como funciona). senão repara:

Procedure for both ranges:
1. Fill test vial with 1mL of water.

Ou seja em lado nenhum diz que para o low-range se deve usar 10ml, antes pelo contrário... Ou estou a ver alguma coisa mal?!?! :-o

Pois essa é precisamente a confusão! É que com 1ml, olhar de lado aquilo parece uma linha... X(

Mensagem 05/nov/2012, 17:24

O teste NO3 da Salifert é medido de cima para baixo na escala de 0-100ppm caso o valor dê menos de 10ppm, deverá ler-se com o copo de lado e dividir-se o valor por 10, por exemplo se der 50ppm o valor real é de 5ppm.
E a quantidade de agua que se deve colocar é sempre de 1ml.

Mensagem 05/nov/2012, 17:29

Joao Tomas Escreveu:
O teste NO3 da Salifert é medido de cima para baixo na escala de 0-100ppm caso o valor dê menos de 10ppm, deverá ler-se com o copo de lado e dividir-se o valor por 10, por exemplo se der 50ppm o valor real é de 5ppm.
E a quantidade de agua que se deve colocar é sempre de 1ml.

Acho que se deve dividir por 10 e não por 100... 50, dá 5 e não 0,5... Estou certo?

Seja como for a questão é precisamente olhar de lado para o tubo já que com apenas 1ml é muito complicado. Lembrei-me agora de usar um tubo mais estreito para ver se se consegue ler melhor!!!

Mensagem 05/nov/2012, 17:44

Sim divide-se por 10.
Realmente a cor nos valores mais baixos não são tão faceis de se perceber, penso que alterar o copo não irá mudar a tonalidade até porque se muda-se influenciaria no resultado.

Mensagem 05/nov/2012, 18:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Hugo Figueiredo, nem imaginas o peso que me tiras de cima!!
Eu a pensar que tinha um desiquilibrio mental por não conseguir comparar as cores :-s
Mesmo na leitura de cima para baixo nao consigo apurar a cor condizente!!

Em relaçao á leitura lateral, é uma forma de considerar uma leitura de alta resolução aplicavel a valores inferiores a 10ppm...
Sendo que a cor mais escura que mostra 100ppm equivale portanto ao 10ppm...ou seja, na leitura lateral divides o valor apresentado por 10 e tens o valor real de nitratos...

Nao confio muito neste teste...alguem me pode indicar um teste com as cores mais distintas ou mais faceis de apurar?
É o unico teste da salifert que eu nao consigo usar com certezas do valor obtido....

Alexandre Leite

Mensagem 05/nov/2012, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá

Para não nos deitarmos a adivinhar, sugiro isto para os nitratos:

http://fish.aquaristic.net/HI-Photometer-Nitrate.html

e para os fosfatos isto:,

http://fish.aquaristic.net/HI-Photometer-Phosphate.html

... e vão ver como nunca mais vão ter os fosfatos e os nitratos a zero, como agora a maioria pensa que tem; isso é só falta de vista!!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 05/nov/2012, 21:52

Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 05/nov/2012, 22:30

o meu teste não é igual a esse, tem um componente liquido e outro sólido, mas ã forma de ver de lado parece-me bem, vou tentar dessa forma do video!

Bom video ainda assim!

Próximo

Voltar para Discussão Geral