Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados [Ajuda] Ocellaris com comportamento anormal

[Ajuda] Ocellaris com comportamento anormal

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Olá a todos,

Hoje observei um comportamento anormal nos meus ocellaris, notei que andam agitados e nadar contra a corrente. O mais pequeno fica próximo da superfície e o maior não pára de nadar em sentido contrário à corrente.

Alterações que ocorreram nos últimos dias:
- Introdução de um Cirurgião (Zebrasoma flavescens) - Não houve stress entre eles até ao momento
- Substituição de 1 rocha morta por 1 rocha viva

- Nos ultimos 2 dias reparei também em ambos os ocellaris a esfregarem-se na Euphyllia.

Testes realizados:
Nitritos - 0,1 mg/dl
Nitratos - 10 mg/dl
Ca - 470 ppm
PO4 - 0,03 a 0,1 mg/L
KH - 130 mg/L
PH - 8,0
Tº - 25ºc

Estará relacionado com alguma irritação causada pela Euphyllia nesta fase inicial de simbiose? Alguma doença?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
São poucos dados, mas sinceramente não vejo nada de anormal!
Se a respiração estiver normal e continuarem com apetite voraz eu não me preocupava!

Hugo Figueiredo Escreveu:
São poucos dados, mas sinceramente não vejo nada de anormal!
Se a respiração estiver normal e continuarem com apetite voraz eu não me preocupava!

Hoje de manha acordei e notei o ocellaris com manchas brancas e com descamação. Manteve-se agitado toda a noite.

Imagem

Imagem

Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Da-lhes comida com alho e se tiveres UV liga-o 24h por dia.

Cumprimentos
Miguel

Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Cumprimentos
Miguel

Não tenho UV. Como faço o preparado de comida com alho?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Helder Ferreira Escreveu:
Miguel Pinho Escreveu:
Boas,

Cumprimentos
Miguel

Não tenho UV. Como faço o preparado de comida com alho?

Há comida congelada (artémia) já com alho. Tenta comprar.
Se não tiverem, compra artémia congelada e pegas num dente de alho tiras-lhe uma lasquinha e emagas muito bem. Depois mistura com a comida congelada e deitas no aquário.

Coloquei-o num aquário de Quarentena e tentei alimentá-lo... Mas não comeu nada!"
Parece estar exausto. Começo a temer pelo pior..

Um ocellaris não comer é mesmo temer pelo pior...
Tentáste comida viva ou congelada? (mas num ocellaris não creio que fosse fazer diferença! :( )

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Ja me aconteceu algo parecido em outro tipo de peixe e penso ter sido por causa de uma variação de salinidade.
se o tiras-te para outro aquário penso que o melhor era o manter a 1020 e ver como ele reage.. Poderias fazer a transição com um banho de água doce pelo meio mas se ele não come poderá ser agressivo de mais para ele.
Abc

Não me lembrei disso. Sim se está noutro aquário, baixar a salinidade consideravelmente <1019 ajuda porque não é tão difícil ao peixe fazer a osmoregulação!

P.S.:Atenção que para subir de volta não se deve subir mais de 1/2 pontos por dia!

Cuidado, se esse aquário onde o tens não tiver filtração tens que ter muita atenção aos picos da amônia...
Tenta manter o aquário o mais limpo possível e isso implica pouca comida, varias vezes ao dia, se ele não comer limpa logo..
Eu tive resultados a 1020, mas poderá baixar até 1012, só que se torna mais difícil subir depois até 1025 pois como o Hugo disse não podes subir rapidamente a salinidade.
Isto acontece muito quando compras um peixe na loja onde costumam estar entre 1018 e 1020. Ao comprares, levas para casa e sobes logo para 1025 em 1h. O peixe já vai estressado por ter sido apanhado, pelo transporte e depois ainda mais com a diferença de salinidade e temperatura... Passado uns dias aparecem pontos brancos e este tipo de problemas... O melhor mesmo, já que se tens outro aquário faz sempre uma quarentena começando com a salinidade a 1020!!!
Abc

Mauro Nogueira Escreveu:
Cuidado, se esse aquário onde o tens não tiver filtração tens que ter muita atenção aos picos da amônia...
Tenta manter o aquário o mais limpo possível e isso implica pouca comida, varias vezes ao dia, se ele não comer limpa logo..
Eu tive resultados a 1020, mas poderá baixar até 1012, só que se torna mais difícil subir depois até 1025 pois como o Hugo disse não podes subir rapidamente a salinidade.
Isto acontece muito quando compras um peixe na loja onde costumam estar entre 1018 e 1020. Ao comprares, levas para casa e sobes logo para 1025 em 1h. O peixe já vai estressado por ter sido apanhado, pelo transporte e depois ainda mais com a diferença de salinidade e temperatura... Passado uns dias aparecem pontos brancos e este tipo de problemas... O melhor mesmo, já que se tens outro aquário faz sempre uma quarentena começando com a salinidade a 1020!!!
Abc

ISTO!!!

E mesmo para quem não tem aquário. Isto faz-se em qualquer balde, tupperware, bidon, caixa de plástico, etc pelo que todos o deviam/podem fazer!

Já agora e para não haver mal entendidos, o peixe fica em salinidade baixa (por exemplo 1020) durante uns dias, até aparentar estar saudável, só depois é que se começa a aumentar a salinidade..
Quando compro ou quando os peixes me ficam doentes ponho-os pelo menos uma semana nessa salinidade (mesmo aparentando estarem bem), só depois começo a subir.
Há outras maneiras, eu tenho feito assim..

Espero ter ajudado

Abc

Antes de mais obrigado a todos pela ajuda que estão a dar. Vou seguir os vossos conselhos e baixar gradualmente a salinidade. A comida já a tinha retirado e coloquei 1 filtro para prevenir picos de amonia.
Tinha tentado dar artémia congelada, mas sem sucesso... Só deixou de comer 1 vez e esteve relacionado com o processo de adaptação a 1 euphyllia. Estava constantemente a mordiscar a euphyllia e acabou por ficar com a boca sempre aberta e não se consegui alimentar.

Já é um peixe que tenho há pelo menos 2 anos. Foi o meu 1º peixe. Espero bem que se aguente. :ympray:

Não... para baixar não precia de ser gradual, pode ser direto de 1027 para 1020 por exemplo e podes usar mesmo água da torneira (cuidado só com o cloro) não precisa ser osmose!

Para subir é qu etem de ser gradual! ;)

Hugo Figueiredo Escreveu:
Não... para baixar não precia de ser gradual, pode ser direto de 1027 para 1020 por exemplo e podes usar mesmo água da torneira (cuidado só com o cloro) não precisa ser osmose!

Para subir é qu etem de ser gradual! ;)

Ah, ok. Obrigado

Acabou agora mesmo de morrer...

Não consegui perceber o que se passou, mas foi rápido, silencioso e fatal...

Resta esperar e ver se não há mais baixas no aquário nos próximos dias. Fazer um TPA para prevenir males maiores.

Obrigado a todos pela colaboração

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
'e pena, mas acontece, como esta o outro palhaco ?

O outro palhaço também anda um pouco mais agitado e mais à superfície, vai comendo, mas também não como o habitual.
Não qualquer lesão visível. Parece é andar meio perdido no aquário. Talvez devido à ausência do outro palhaço, uma vez que andavam sempre juntos e agora anda sozinho com o cirurgião.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
alimenta o bem, esse deve se safar, depois compra lhe um irmão :)

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados