Artur Fonseca Escreveu:
Ricardo Ferreira F Escreveu:
Neste momento retirei-o do aqua, fiz uma "lavagem" e coloquei-o à parte... Não sei se fiz bem ou mal!! Não sei se ainda vou a tempo de salvar, dado que evoluiu de uma forma rápida. As cabeças parecem estar todas infectadas. O tropic marine cure parece-me uma solução, obrigado.
Boas Ricardo,
O Tropic Marin Coral Cure é basicamente iodo concentrado. Podes colocar a Euphyllia num pequeno recipiente com água do aquário e ir deitando gotas de iodo comum, até ver bicharada a fugir e quinar... um banho de uns 10 minutos deverá ser suficiente... mesmo infectada poderá recuperar
Actualmente já está controlado, perdi 3 das 4 cabeças em 2 dias. Não comprei o Tropic, porque na minha área de residência não há lojas que vendam produtos de salgados e a compra online não chegava a tempo de evitar um mal maior. Fui fazendo lavagens regulares e parece que pelo menos 1 cabeça se safou. Ainda tentei fazer o corte, mas parei porque pela zona que tinha de cortar ia fazer asneira pela certa

É uma doença bem tramada, tem uma evolução muito rápida e fatal. Não sei o que originou e espero não voltar a ter novo surto.
Onde se consegue arranjar o iodo? Será que a iodopovidona (betadine) resulta? Há quem utilize no tratamento de vivos.