Faz algum tempo que não criava um tópico, mas como muito em breve vou voltar ao activo, comecei a pesquisar peixes que formam cardume, pois estou a pensar colocar um cardume no meu aquário.
Vou colocar alguns exemplos, mas quem quiser pode colocar mais exemplos ou simplesmente relatar a sua experiência com alguns destes peixes.
Os meus favoritos... as Anthias
1) Pseudanthias bartlettorum - Bartlett's Anthias
Esta espécie de anthias é das mais fáceis de manter, pelo simples motivo que só é necessário alimentá-las 1-2x ao dia. Existe alguma dificuldade em encontrar habitualmente esta espécie nas nossas lojas.
Mais info: Pseudanthias bartlettorum - LiveAquaria
2) Pseudanthias squamipinnis- Lyretail Anthias
As anthias mais fáceis de encontrar no mercado de aquariofilia, mas na minha opinião são um peixe um pouco mais exigente do que o habitual. É necessário alimentar o aquário várias vezes ao dia para se ter algum grau de sucesso com este peixe.
Mais info: Pseudanthias squamipinnis - LiveAquaria
3) Pseudanthias ignitus- Ignitus Anthias
As anthias que mais facilmente formam cardume. São de maior grau de dificuldade de manutenção comparativamente às anteriores.
Mais info: Ignitus Anthias - LiveAquaria
4) Apogon leptacanthus - Blue eye cardinalfish
Estes são os meus favoritos para aquários pequenos (que vai ser o meu caso). Sou capaz de optar por um cardume destes peixes.
Mais info: Longspine Cardinalfish (Zoramia leptacantha) - LiveAquaria
5) Ptereleotris zebra - Zebra Barred Dartfish
Esta espécie não conheço, encontrei agora durante a minha pesquisa. Diz que são "jumpers", portanto, só quem tiver tampas no aquário é que deve manter este peixe.
Mais info: Zebra Barred Dartfish (Ptereleotris zebra) - LiveAquaria
Não é um peixe de cardume
Chromis Viridis - Blue/Green Reef Chromis
Apesar do que alguém possa dizer, NA MINHA OPINIÃO, as blue chromis não são peixe para se ter em cardume. Eu não conheço ninguém que tenha conseguido manter um cardume por muito tempo. Pouco a pouco, o cardume vai perseguindo o elemento mais frágil até restarem dois ou três elementos. No máximo consegue-se manter 3-4 peixes.
Claro que alguém pode vir dizer que conseguiu manter um cardume com sucesso, ou que na Natureza habitualmente existem em cardume. Mas isso acontece na Natureza para os peixes se protegerem. No aquário como mais cedo ou mais tarde os peixes deixam de ter necessidade de se proteger, começam a perseguir o elemento mais fraco da espécie.
Eu nunca vi ninguém ter sucesso por mais do que 6-12 meses com estes peixes em cardume, mas acredito que alguém possa ter tido sucesso. Deve ser 1 em cada 10 pessoas, na melhor das hipóteses. Atenção, é um peixe muito resistente e fácil de manter e ideal para iniciados. Só estou a dizer para não comprarem mais do que 3-4 elementos. Não vale a pena, vão morrer.
Mais info: Blue/Green Reef Chromis (Chromis viridis) - LiveAquaria