Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Montipora, RTN em 24 horas!

Montipora, RTN em 24 horas!

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 28/nov/2013, 13:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Ainda por experiência...

Em tempos vendi um frag de uma Euphyllia e fui entregar pessoalmente. Lembro-me que na altura fiquei à conversa com a pessoa por uns 10 a 20 minutos e ao final da tarde estava um vento bastante frio. Mais tarde soube que a Euphyllia tinha morrido. Lembrei-me dessa hipótese, fui entregar um novo frag de Euphyllia para substituição (afinal a culpa tinha sido em parte minha) e desta vez levei o saco bem embalado em papel de jornal e não demorámos mais de 5 minutos ao ar livre. A Euphyllia chegou bem e o rapaz disse-me que a água ainda estava quente quando abriu o saco em casa.

À mesma pessoa e por essa altura, também vendi um ou dois frags de Montiporas estilo prato e aparentemente todas branquearam no espaço de um / dois dias. Essa pessoa tinha um aquário apenas de corais, sem qualquer peixe. Lembrei-me dos parasitas das Montiporas. No meu sistema os frags todos bons. E nessa pessoa morriam branqueados. Deduzi que enquanto no meu sistema tenho um Halichoeres Chrysus (predador desses parasitas), como a pessoa não tinha um predador, alguns corais eram devorados...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/nov/2013, 02:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Boas Artur
Ainda não houve meios para o hanna mas ta na lista! ;-)
Sei que enquanto tiver algas o problema não está resolvido mas nunca pensei que ao fim de tanto tempo com os testes sem acusarem nada o coral morresse senão não o tinha posto.
Desde que tive aquele problema com fosfatos que me matou as Euphylias, não sei se te lembras, não comprei grandes corais e aconselhei-me sempre.bem antes de o fazer.
O que fiz foi tentar resolver os problemas e investir!
Tpas religiosas sobredimensionadas, daí os 25lt, nada de peixes novos e os que tenho muito pouca comida.
Para além disso escumador novo e o melhor que.consigo acomodar neste aquário, nac qq, mp10, e a radion.
Contínuo a ter carvão e desde essa altura média anti fosfatos rowa, gostava de por em reactor mas o espaço limita.
Não vejo que mais possa fazer a não ser, ser persistente e não desistir!
O facto de as algas estarem a desaparecer fez me tentar o sps, isso e os outros corais estarem a reagir muito bem, para além parâmetros estarem normais, ou estão maus??

Assim que conseguir ponho uma foto.
Luz azul e vidro curvo complica...

Obrigado pelos comentários e ajuda! ;-)

Abraço
Andre Salgado

Sent from my GT-I8160 using Tapatalk 2
Abraço
André Salgado

Mensagem 29/nov/2013, 02:13

Boas bruno.
Segui o teu conselho, que é a única coisa que posso fazer agora.
De facto já tive fosfatos elevadíssimos sem saber, teste estragado, no entanto tive uma Montipora que aguentou muito tempo e com pólipos abertos, daí ter escolhido a Montipora.
Mas não tinha leds ainda por isso...
Ta na areia, vamos ver como se aguenta mas para já não perdeu mais tecido...

Obrigado pela ajuda! ;-)

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 29/nov/2013, 02:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas, André!

As tuas algas, quais são? Castanhas ou verde?

Abraço,

Pedro

Mensagem 29/nov/2013, 03:23

Boas Paulo.
O escumador é um nac qq, não tenho medidor de tds mas o aparelho é novo, tem dois meses.daí deduzir que a membrana esteja boa...

Quanto aos parâmetros pensei que estivessem bons, ou não?
Mal tive problemas com fosfatos parei de por vivos e só o voltei a fazer quando os fosfatos e nitratos voltaram a parâmetros bons.
Sabendo que lps são mais tolerantes do que sps, começei a introdução por ai.
Entrou a Euphylia que vês que duplicou em extensão de pólipos desde que Ca chegou e como todos os outros corais, que até então estavam retraídos, também estão a reagir bem e grandes pensei que seria seguro o primeiro sps.
Não pensei que fosse suficiente para sobreviver com estes parâmetros, pensei que fossem bons para que se desse bem.
Visto que era o último impeditivo, todos os outros penso que cobri(circulação e luz).
Sou amante de animais e não teria posto o bicho no meu aquário se achasse que ia morrer!
Também não sabia que ter algas era impeditivo para ter sps, tenho os vidros um bocado sujos, só os limpo na tpa, que é amanhã por sinal e não raspo mais nada.
A parede de trás Tava.coberta de algas e agora não tem nenhuma, daí achar que Tava no bom caminho, que se assim continuasse o problema seria resolvido e as algas acabariam por desaparecer...
A rocha comprei-a como viva no entanto soube quando me informei melhor que.vinha de.um sistema(loja) que usava água.carregada de fosfatos e nitratos.
Fui mal aconselhado desde o início e cometi muitos erros.
Desde então conheci mais malta do hobbie e tenho feito tudo ao meu alcance para superar esses erros seguindo os seus conselhos.
Sempre com muito respeito por tudo que é vivo! ;-)

As tpas grandes é mesmo por isso, na esperança de eliminar de vez algas e nutrientes prejudiciais assim como ir repondo os benéficos.

Qualquer coisa em que esteja a errar ou aches que poderia fazer diferente só agradeço que digas!
A ouvir é que se aprende e a aprender que seja com quem sabe e tem provas disso!
Indo filtrando, com bom senso claro, pois as opiniões e experiências por vezes divergem!
;-)

Obrigado pelo teu comentário e ajuda!

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 29/nov/2013, 03:30

Boas Pedro.

Tinha verdes filamentosas mas.essas quase já não crescem.
Neste momento tenho algumas cyanos na rocha, mas poucas.
O que há mais é mesmo castanhas...
Crescem na rocha e areia, parecendo lixo acumulado....
Cada vez menos mas longe de perfeito....

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 29/nov/2013, 11:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 131
André, começa por retirar toda essa rocha. Investe em boa rocha morta e constrói um layout bonito. Parte-a, corta-a e cola-a com epoxy. Constroi uma estrutura que tenho pouco contacto com o areão. Poderás usar um pouco de rocha viva de boa proveniência, mas não é altamente necessário.
Faz as coisas com calma para não provocares demasiado stress nos animais, coloca-os no areão para já. A nova rocha, que pode muito bem ser uma estrutura única num aquário dessas dimensões, depois de a limpares (fervida e uma semana em água de osmose) podes colocá-la no aquário. Passa a mudar 25 litros por mês e não por semana.
De seguida conversamos.

Já agora que areia tens?

Cump
Paulo Marinheiro

Mensagem 29/nov/2013, 13:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas Andre,

Temos de marcar ai um cafezinho para trocar umas ideias e ver o que mais podes fazer para baixar esses fosfatos.
Mas para começar seguia o conselho do Paulo Marinheiro ;)

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 29/nov/2013, 13:44

André Salgado Escreveu:
Boas Artur
Ainda não houve meios para o hanna mas ta na lista! ;-)

Boas André,

Aqui há tempos o Miguel Pinho teve um pico de fosfatos e na altura testamos com um Hanna Checker e rondava os 0.49ppm salvo erro. Entretanto ele passou no Fragário e acho que testou com dois testes químicos. Um deles dava um valor mais baixo (errado) mas o outro deu um valor bastante aproximado (0.50ppm). Então o errado era provavelmente o Salifert (que realmente não é fiável o teste de fosfatos) e o outro não tenho a certeza mas talvez o teste da Red Sea? Pensei que poderia ser uma alternativa mais barata ao Hanna Checker mas o preço é intermédio entre o Salifert e o Hanna... então mais vale investir no Hanna Checker PO4, o custo inicial é maior mas depois as recargas são acessíveis, e para manter corais tipo SPS é um must B-)
Imagem

Mensagem 29/nov/2013, 13:48

Ainda sobre a perda da Montipora que branqueou, suspeito que possa ter sido mesmo algum choque de salinidade ou temperatura, pois se fosse devido a fosfatos elevados, possivelmente em vez de branquear teria ficado acastanhada e/ou invadida por cianos durante uns dias e não ter morrido tão rapidamente... mas fica a dúvida...
Imagem

Mensagem 29/nov/2013, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
A meu ver e o que me aconteceu, foi colocar um coral logo no topo onde apanhava mt luz e tive de o meter quase na areia e indo subir pouco a pouco

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Mensagem 02/dez/2013, 15:59

Boas Paulo.
Mudei de casa a pouco tempo e queria ter substituído a rocha, só não o fiz por dois motivos.
Em primeiro não arranjei rocha.suficiente, então o plano era ir substituindo aos poucos por rocha nova, além disso tive receio que ao trocar a rocha toda de uma vez só, podesse reiniciar o ciclo novamente e matar tudo..
Em segundo foi o facto de.ter duas rochas grandes com corais que não sei como tirar de lá.
Isto aliado ao factor tempo, já cheguei a casa nova com peixes mortos, acabei por não conseguir fazer grandes mudanças...
Mas estava convencido que.conseguiria vencer as algas se fosse persistente...
A areia é nova, tem dois meses e é da tmc.

Achas seguro mudar a rocha toda de uma vez, não há perigo para os.peixes e corais?

Se o fizer troco a areia de.novo?

As tpas grande achas prejudiciais?

Obrigado pela ajuda.

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 02/dez/2013, 16:01

Boas Carlos.
Vou ver se te dou uma apitadela ainda está semana para a cafezada. ;-)

Obrigado pela ajuda

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 02/dez/2013, 16:02

Paulo Pinto Escreveu:
A meu ver e o que me aconteceu, foi colocar um coral logo no topo onde apanhava mt luz e tive de o meter quase na areia e indo subir pouco a pouco

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Boas Paulo.

Pois também pode ser...
Já pus o coral na areia e para já ta igual...
A ver vamos....

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 02/dez/2013, 16:05

Boas Artur.
Vou ver se compro o teste assim que possa, se bem que a altura é complicada....
Mas vai ter que ser, ficar na incerteza é que me mata, não pode ser.! ;-)

Obrigado pela ajuda.

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 27/dez/2013, 17:02

Boas pessoal.
Já comprei o Hanna checker e fiz o teste.
Po4 - 0.05 ppm.
Será elevado o suficiente para ter levado a morte da Montipora?
Vou seguir o conselho do Paulo Marinheiro,assim que consiga, pois com esta rocha realmente parece-me uma luta perdida... :-(

Só não percebi uma coisa Paulo.
Tiro já a rocha e fico sem nenhuma até ter outra para substituir?
Ou troco quando tiver a outra pronta?
E já agora, ao fazer isso não corro risco de reiniciar um ciclo e de ter algum pico de amónia?

Abraço
Andre Salgado

Abraço
André Salgado

Mensagem 27/dez/2013, 20:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
0.05 nao me parece que tenha levado ha morte do coral sinceramente....

Mensagem 27/dez/2013, 21:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
André Salgado Escreveu:
Boas pessoal.
Po4 - 0.05 ppm.
Vou seguir o conselho do Paulo Marinheiro,assim que consiga, pois com esta rocha realmente parece-me uma luta perdida... :-(

E já agora, ao fazer isso não corro risco de reiniciar um ciclo e de ter algum pico de amónia?

Abraço
Andre Salgado

Boas Andre,

Se realmente tens 0.05ppm de fosfatos entao nao foi isso de certeza, eu tenho mais que isso e tenho as minhas montiporas lindíssimas. Vou pela ideia do Bruno Arrojado e essa montipora foi esturricada pelos leds. a ele aconteceu-lhe o mesmo.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 29/dez/2013, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 385

Carlos Resende Escreveu:
André Salgado Escreveu:
Boas pessoal.
Po4 - 0.05 ppm.

Abraço
Andre Salgado

Boas Andre,

Se realmente tens 0.05ppm de fosfatos entao nao foi isso de certeza, eu tenho mais que isso e tenho as minhas montiporas lindíssimas. Vou pela ideia do Bruno Arrojado e essa montipora foi esturricada pelos leds. a ele aconteceu-lhe o mesmo.

Cumpr
Carlos Resende

Boas, sim, tive o mesmo problema. Contudo, conseguiu com que a minha voltasse ao normal.

Corais duros + leds, tem de haver uma aclimatização muito lenta :)

Boa sorte!
Imagem

Anterior

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados