6 meses !!!
"Um estudo mais recente, demonstraram que os dois estágios de vida de uma linhagem de Cryptocaryon (trofontes, ou seja, a fase de alimentação durante o qual o parasita pode ser encontrado no peixe, e tomonts) sobreviveram dormente por 4-5 meses a 12 ° C (53,6 ° F), e, após a temperatura da água aumentou para 27 ° C (80,6 ° F), desenvolvido e peixes infectados (Dan et al. 2009)."
No meu caso foram 18 meses

Todos os meus peixes entraram ao mesmo tempo sem qualquer sinal de doença. Durante esse tempo, não entrou mais nenhum peixe e nunca tive qualquer problema. Agora sei que o leucosternon já vinha doente e bastou no verão passado ter variações de temperatura no aquário para começar a desgraça.
Devia ter instalado um controlador de temperatura mas não o fiz, porque achei que um relógio de tomada podia ligar e desligar as ventoinhas de arrefecimento durante o tempo que as luzes ficavam ligadas e assim controlar a temperatura durante a semana que eu não estava em casa. Foi um erro que me saiu caro, pois de certeza que havia variações de temperatura ao longo do dia e isso fez iniciar todo ciclo. Durante cerca de dois meses achei que comida com alho, ozono resolvia, pois o peixe melhorava um bocado e retira-lo do aquário parecia uma tarefa impossível. Esse, foi tempo vital perdido, pois com a esperança de que realmente ele ia melhorar, não me apercebi de os outros peixes estavam a ser contaminados também. Se fosse agora,não esperava nem mais um minuto e nem que tivesse que desmontar layout do aquário todo e retirar os peixes para um aquário de quarentena e trata-los com cobre(Que foi o que aconteceu com os sobreviventes). A ironia disto tudo, é que tive que desmontar quase tudo para retirar o último peixe que se metia nas rochas..
Espero sinceramente que não ocorra nada de mal com os teus peixes, mas a minha insistência é no sentido de fazer ver que o maior erro que podemos cometer é pensar que já não existe problema e os peixes estão curados.O problema está lá, nós é que não o vemos.
Mas como dizes, cada aquário é um aquário.

Um Abraço