Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Pontos brancos Ictio?

Pontos brancos Ictio?

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 14/fev/2014, 04:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Boas Pedro
6 meses !!!

"Um estudo mais recente, demonstraram que os dois estágios de vida de uma linhagem de Cryptocaryon (trofontes, ou seja, a fase de alimentação durante o qual o parasita pode ser encontrado no peixe, e tomonts) sobreviveram dormente por 4-5 meses a 12 ° C (53,6 ° F), e, após a temperatura da água aumentou para 27 ° C (80,6 ° F), desenvolvido e peixes infectados (Dan et al. 2009)."

No meu caso foram 18 meses :(
Todos os meus peixes entraram ao mesmo tempo sem qualquer sinal de doença. Durante esse tempo, não entrou mais nenhum peixe e nunca tive qualquer problema. Agora sei que o leucosternon já vinha doente e bastou no verão passado ter variações de temperatura no aquário para começar a desgraça.
Devia ter instalado um controlador de temperatura mas não o fiz, porque achei que um relógio de tomada podia ligar e desligar as ventoinhas de arrefecimento durante o tempo que as luzes ficavam ligadas e assim controlar a temperatura durante a semana que eu não estava em casa. Foi um erro que me saiu caro, pois de certeza que havia variações de temperatura ao longo do dia e isso fez iniciar todo ciclo. Durante cerca de dois meses achei que comida com alho, ozono resolvia, pois o peixe melhorava um bocado e retira-lo do aquário parecia uma tarefa impossível. Esse, foi tempo vital perdido, pois com a esperança de que realmente ele ia melhorar, não me apercebi de os outros peixes estavam a ser contaminados também. Se fosse agora,não esperava nem mais um minuto e nem que tivesse que desmontar layout do aquário todo e retirar os peixes para um aquário de quarentena e trata-los com cobre(Que foi o que aconteceu com os sobreviventes). A ironia disto tudo, é que tive que desmontar quase tudo para retirar o último peixe que se metia nas rochas..
Espero sinceramente que não ocorra nada de mal com os teus peixes, mas a minha insistência é no sentido de fazer ver que o maior erro que podemos cometer é pensar que já não existe problema e os peixes estão curados.O problema está lá, nós é que não o vemos.
Mas como dizes, cada aquário é um aquário. ;)
Um Abraço

Mensagem 14/fev/2014, 07:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
eu tenho controlador a minha temperatura so varia 0.5 graus seja pra cima ou pra baixo ;)

na altura tb foi um leucostern que me lixou e perdi tb 5 6 animais, mas com o uv resolvi o problema e claro muita alimentação também...

é preciso ter muito cuidado com os peixes que se adiciona.... ;)

Mensagem 14/fev/2014, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Eu também acho que o UV ajuda a resolver, uma vez pelo menos resolveu, mas tem que estar 24 sobre 24 horas e sempre no mínimo 3 dias... Mas agora há vários artigos a dizer que não... Vamos lá perceber isso

Mensagem 01/mar/2014, 13:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Boas pessoal!

Apesar das mais variadas opiniões, e sugestões não consegui controlar a evolução do ictio no meu hepatus, estava cada vez pior. Cheguei a tapar o aquário para o peixe não se assustar tanto! Dava constantemente artemia com alho, alga nori com alho, e em "desespero" dei banhos em agua de osmose de 10min 2x por dia durante 2 dias. De tudo fiz para aliviar o sofrimento do pobre animal. E nada de resultados!!!!

Ontem chegou o UV da Jebo 7w, instalei-o por volta das 19h00, e após 15h de funcionamento os resultados são muito bons!! Não há sinal de ictio no peixe ;)

Vou voltar a ligar o uv à noite pouco antes das luzes apagarem... e volto a desligar após as luzes ligarem.

Vamos ver se ele vai resistir daqui a uns dias pois só vou manter o uv ligado mais duas noites.

Obrigado por toda a ajuda....

Bom fim de semana ;)

Cumprimentos
Imagem

Mensagem 01/mar/2014, 19:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
outro caso de sucesso com uv, aconselho que ligues 24 horas e deixes tar nao faz mal nenhum

Mensagem 01/mar/2014, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Mario Barros Escreveu:
Boas pessoal!

Apesar das mais variadas opiniões, e sugestões não consegui controlar a evolução do ictio no meu hepatus, estava cada vez pior. Cheguei a tapar o aquário para o peixe não se assustar tanto! Dava constantemente artemia com alho, alga nori com alho, e em "desespero" dei banhos em agua de osmose de 10min 2x por dia durante 2 dias. De tudo fiz para aliviar o sofrimento do pobre animal. E nada de resultados!!!!

Ontem chegou o UV da Jebo 7w, instalei-o por volta das 19h00, e após 15h de funcionamento os resultados são muito bons!! Não há sinal de ictio no peixe ;)

Vou voltar a ligar o uv à noite pouco antes das luzes apagarem... e volto a desligar após as luzes ligarem.

Vamos ver se ele vai resistir daqui a uns dias pois só vou manter o uv ligado mais duas noites.

Obrigado por toda a ajuda....

Bom fim de semana ;)

Cumprimentos

Eu disse-te " 72 horas seguidas de UV e comida com alho" andaste a stressar o bicho e isso só piora as defesas do mesmo.

Faz o que eu te digo, deixa o bichinho em Paz e liga o UV e da-lhe comida com alho 2 ou 3x por dia. ;)

Anterior

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados