Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Cavalos Marinhos

Cavalos Marinhos

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 07/Oct/2012, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 71
Olá a todos,

Muitissimo bem Ferrer, muito bem respondido... em duas frases disseste tudo ^:)^ .

Talvez os cubos de comida é que nem sempre sejam precisos tantos, em vez de 3 pode ser 2, por vezes. O importante é variar o tipo de cubos de comida. Se eventualmente os cavalos estiverem magrinhos e fracos é necessário ir ao cabo raso na maré baixa e apanhar uns camarões fantasma pequeninos, de um tamanho que possam ser sugados pelos cavalos de forma a engordarem e ficarem resistentes. Isto porque os camarões vivos são uma fonte alimentar muitissimo melhor do que qualquer congelado.

Mas não sei quem é o estudioso :) se sou eu ou tu mesmo, porque em pouco tempo apanhaste as dicas todos :D
Abraço
António

Mensagem 15/Oct/2012, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 19
Bom dia Pedro

O aquário dos cavalos está mantido a 23.5º. Sim, não é para todos... exige um chiller dedicado e é um investimento que nem sempre se está pronto a assumir.

Também estava a pensar meter cavalos num áqua interligado com o principal, no entanto a temperatura que tenho é bastante superior. Neste momento tenho 27ºC a 28ºC. Mantenho esta temperatura porque por estranho que pareça, foi a forma de ter os corais saudáveis. Antes tentava ter os 24ºC e o áqua não estava a resultar.
É arriscado tentar com estas temperaturas?

Cumps

Rui Nunes

Mensagem 15/Oct/2012, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite Rui

As temperaturas que referes foram a razão dos insucessos anteriores do António.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 19/Oct/2012, 17:20

Boa tarde,

sim é verdade... é fundamental uma temperatura baixa. Não é que os cavalos não conseguissem sobreviver com temperaturas mais altas 26º; ou mais. O problema é que com esse calor os animais ficam muito delebitados, fracos e perdem as proprias defesas. As viroses aparecem e aniquilam por completo a saúde deles.

O melhor é mesmo entre 22º e 24º. No entanto, como nos peixes, o ideal é a estabilidade, 23º. Comprei um osaka, aconselhado pelo Pedro Ferrer e não há dúvida nenhuma que é o mais preciso. Podemos regular com apenas 2 decimas. 0.20.

Por exemplo: ligar a 23.30º e desligar a 23.00.

Boa sorte :)
Abraço
António

Mensagem 04/dez/2012, 19:04

Olá a todos,

aí estão eles já bem adultos. Já se nota perfeitamente a bolsa do macho, agora é só esperar que eles façam o amor =))

Imagem 1200
Imagem 1199
Imagem 1198
Abraço
António

Mensagem 04/dez/2012, 19:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Olá Antonio,

Parabéns, estão lindos mesmo :-bd

Bom trabalho! \m/
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 04/dez/2012, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Excelente!!! respiram muita saude e mal posso esperar por ver eles darem à luz, aí é que vai ser uma festa :D
Boa sorte, abraço.

Mensagem 05/dez/2012, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

Mensagem 05/dez/2012, 08:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Lindos .... Muitos Parabéns ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/dez/2012, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Nós aqui na madeira temos cavalos marinhos mas não sei qual a espécie. sabem informar se é esta :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippocampus_hippocampus

Ou se existem mais do que um género por cá?

Obrigado

Edit:

Parece que na Madeira existe esta esp

http://www.fishbase.org/summary/Hippoca ... latus.html

Mensagem 06/dez/2012, 18:43

Olá,
obigado a todos :)

Não sabia que havia tantas pessoas a gostar também dos cavalos marinhos :ymapplause: aqui vai mais umas fotos.

Imagem 1210 Imagem 1211 Imagem 1212 Imagem 1213 Imagem 1214 Imagem 1215
Abraço
António

Mensagem 06/dez/2012, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Boa noite António. Faço parte do grupo que deseja ter cavalos-marinhos.
Poderia sugerir bibliografia?
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 07/dez/2012, 09:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia António

Bastante inspirador esse sucesso! Gostaria de tentar, mas a necessidade do chiller é que estraga tudo...
Só falta virem os cavalinhos!

Ainda tens os Pipes?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 07/dez/2012, 12:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia António

Bastante inspirador esse sucesso! Gostaria de tentar, mas a necessidade do chiller é que estraga tudo...
Só falta virem os cavalinhos!

Ainda tens os Pipes?

Abraço
Pedro Ferrer

Eu acho é piada a estes: http://www.sms.si.edu/irlspec/hippocampus_zosterae.htm; mas nunca vi à venda e devem ser caros provavelmente mais que os "normais". Mas estes precisam de aquários de 12L, nem recomendam maior litragem. e precisam também de alimentação diária com alimento vivo como artémia recém eclodida ou copépodes ou algo semelhante. A artémia é facil e não dá asim tanto trabalho. Ah e acho que estes não se chateiam muito com a temperatura. Plo menos não li nada sobre isso.

Cumprimentos,

Mensagem 07/dez/2012, 17:15

Boas a todos,

Mike, penso que tenhas sido tu a enviar me uma mensagem privada a perguntar isso mesmo? Se sim já te respondi...

Pedro, ao contrário do que muitas pessoas dizem, nomeadamente quem diz que está bem por dentro do que os pipes necessitam, a conclusão que chego é que sem comida viva disponível não se consegue ter os pipes muito tempo. Não sei, mas suponho que sejam selvagens e por isso não comem comida congelada.

Relativamente ao chiller deixa me discordar de ti, acho que não se gasta tanto assim. No Verão deverá trabalhar mais, se o colocares na rua e for um chiller com força suficiente, gasta pouco. Eu tenho aquele de meio cavalo 1/2 HP , (como tu sabes, tu é que fizeste o esquema para o ligar :)) )para 250 litros de agua no total dos seahorse e quase nem trabalha... mantenho a água a 23º.

Mas já agora deixa dizer que voltava a fazer tudo novamente... são muito fixes os cavalitos :D .

Sérgio, os Zosterae são muito comuns, pelo menos em Inglaterra, eles fazem grandes culturas desses cavalitos, são mesmo muito giros. São dos mais fáceis em termos de sobrevivência, são mesmo resistentes.
Relativamente ao espaço que dizes, sim é verdade não é preciso ser muito grande, o aquário, mas só porque eles são muito pequeninos e deixava mos de os ver num aqua grande, além disso seria muito mais difícil controlar quem comeu ou qual ainda não comeu. Além de quanto maior for o aqua maior é a despesa. É possivel ter sucesso num aqua pequeno pq quem os tem e com sucesso são os que têm aquários sem areão... ou seja um aquário o mais limpo possível...

Só tem um " se não " 8-} tinha de ser não é ? =)) tens de fazer cultura de Fito para alimentar os rotiferos e por sua vez alimentar artemia e por fim a artemia alimenta o final da cadeia alimentar para os cavalitos. Parece complicado mas na verdade não é. Mesmo nós cá por Portugal, existe muitos colegas que o fazem regularmente com sucesso, a cadeia alimentar. Mas claro, dá trabalho, precisas de tempo e espaço mas com pouco dinheiro.
Abraço
António

Mensagem 07/dez/2012, 20:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Pois eu quando li sobre eles li isso. Era só vantagens. Um aquário pequeno com macroalgas, filtro de esponga e tal. Em relação à alimentação vi que podia ser em grande parte com artémia recém eclodida que é fácil, basta ter ovos de boa qualidade. E não precisavam de ser alimentadas, apesar de também ser possível alimentar as artémias com uns concentrados..

E sim no UK vi uns sites com eles à venda...

Mensagem 07/dez/2012, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Voltei a tentar os cavalos, e com alguns das dicas do António, parece que a coisa está no bom caminho!

Já estão cá em casa à 1 mes....e nunca tive um casal com tanta saude.....estão gordos e com muito bom aspeto!

Em relação aos pipes, tenho um ainda adquirido na Bubbles, por isso já está cá em casa pelo menos à 6 meses....come muito bem mysis, ovos de lagosta e red pankton|

http://www.liveaquaria.com/product/prod ... pcatid=281

Cumps

Mensagem 09/dez/2012, 23:04

Boas Pedro,

ainda bem que está a correr bem. Coloca umas fotos :)
Abraço
António

Mensagem 17/dez/2012, 01:29

Coloco eu :D

Imagem 1228 Imagem 1227 Imagem 1226

espero que gostem :)
Abraço
António

Mensagem 29/dez/2012, 20:05

Boa noite,