Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados My Eight Fingers =:)

My Eight Fingers =:)

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 10/jan/2013, 19:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Boas,

Ando a pensar em ter um polvo em casa. Ando a ler bastante em fóruns e não me parece muito complicado. Apenas ter em atenção alguns aspetos como : qualidade da água, especialmente o oxigénio, que deve ser de pelo menos 5 pml, de preferência 7, vedar bem o aquário, naõ manter outros vivos, criar bons locais de refugio do animal para evitar stress, mantê-lo activo e com desafios e boa e variada alimentação alimentação, de preferência crustáceos e camarões vivos.

Comecei por desenhar a tampa do aqua, que será em acrilico e com furos á medida para as entradas e saidas de mangueira, etc, sendo a placa de acrilico depois furada em diversos sítios por forma a dar arejamento.
Tenho em atenção que o polvo é capaz de fugir pelo minimo espaço, sendo a medida a ter em conta, o tamanho do seu bico/dente que é a única parte rija do corpo.
Estou em vias de arranjar um refrigerador, cedido por um amigo meu, bem como um filtro externo da tmc para salgados.

A água esta a ciclar, sendo que em breve, vou colocar e deixar as peças da foto, no mar durante algum tempo, para que ganhem bastante vida, coralina, batérias, etc...

Quanto á comida será fácil para mim arranjar camarões, búzios, lapas, carangueijos, etc, vivos pois vivo a 5 mins do mar.

Em breve colocarei alguma areia a ciclar também.

Imagem

Mensagem 10/jan/2013, 21:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 64
A tampa de acrílico pode deformar. Eu tenho uma no aquário de discus e tenho de a virar constantemente, apesar de ter um reforço em alumínio!
Imagem

Mensagem 10/jan/2013, 23:56

Filipe Pires Escreveu:
A tampa de acrílico pode deformar. Eu tenho uma no aquário de discus e tenho de a virar constantemente, apesar de ter um reforço em alumínio!

Pois já pensei nisso mas vou arriscar. De qualquer forma vou fazer com acrilico com 1 cm de espessura, o que é já grossito, e além disso a tampa tem apenas 62 cm por 40. Pode ser que não haja azar. Não vejo grandes alternativas ao acrilico.

Mensagem 02/fev/2013, 13:18

Bem cá estou eu novamente para actualizar este novo projeto. :D

A casa já está pronta, faltando apenas agora arranjar o novo inquilino, sendo que estou à espera que a loja me ligue para ir levantar a encomenda. :-j

No video podem ver a abertura para retirar facilmente o copo do escumador, as tubagens para o filtro externo da TMC, bem como a porta de alimentação e manutenção, e ainda o refrigerador ( obrigado amigo didi pelo empréstimo ), a bomba eiheim compact 2000 que faz o retorno e a circulação.

Entretanto os refúgios ( cujas fotos podem ver no inicio do tópico ) para o bicho continuam a descansar a 20 metros de profundidade onde estão a recolher diversos pequenos organismos.

Quando houver novidades actualizo.

Mensagem 02/fev/2013, 16:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Pergunta de completo ignorante.

Essas defesas todas são por causa do polvo ou por causa do pessoal em casa?

Já agora como é que facilitas as trocas gasosas?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 02/fev/2013, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Há um individuo que se chama Paulo Lourenço ( octopusvulgaris@hotmail.com ; http://www.aquariofilia.net/forum/index ... wuser=4976 ), e que é apaixonado por polvos.
Inclusivamente escreveu um artigo para a revista BioAquaria. O artigo saiu no nº 13.
http://www.bioaquaria.pt/home/index.php ... Itemid=101

Rui perguntou:
Essas defesas todas são por causa do polvo ou por causa do pessoal em casa?
R: São notáveis em evasões, os Houdini dos aquários :)

Abraco
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 16/fev/2013, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite Marco!

Alguma novidade?
Sempre tentaste falar com o Paulo Lourenço?

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 17/fev/2013, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3

Antes de mais parabéns pelo teu projeto!

Nunca tive nenhum polvo em aquarios mas sempre foi algo que me fascinou... vou tentar ajudar não pela minha experiencia prática mas sim teórica.

Pontos positivos do teu projeto:
- Excelente sistema de segurança. Poderá parecer exagerado esse sistema de fechos mas não o é... a capacidade de fuga de um polvo vai além do que imaginamos.
- Refrigerador (a agua nao deverá ultrapassar os 17-18º)
- Bons refúgios (tenta colar tudo com epoxy)

Pontos negativos:
- Deverias optar por colocar uma sump pois isso, para além de te permitir colocar o escumador fora do alcance do polvo, iria facilitar as trocas gasosas... não sei se não irás ter problemas a longo prazo assim.

Outras considerações:
- Desconheço a litragem do teu aquário e desse escumador mas para os dejetos originados por um polvo aposta num escumador com capacidade de escumação pelo menos 3x superior à litragem do aquário. Para além disto aposta em tpa´s generosas e regulares pois se isto falhar facilmente parâmetros como nitratos, fosfatos ou amónia vão aumentar e consequentemente destruir o sistema respiratório do polvo, conduzindo à sua morte.
- Circulação aposta em 20/30X a litragem do aquario.
- Após alimentares o polvo não te esqueças de aspirar os restos de comida.

Boa sorte!!! :ymapplause:

Mensagem 26/fev/2013, 18:55

Bem, cá estou em e com novidades fresquinhas... Já Finalizei o contrato de arrendamento e tenho novo inquilino.

Ainda anda tímido mas em 3 dias já noto que se começa a habituar aos senhorios. Espero que gostem. O video é do primeiro minuto após a chegada ao local.

Desculpem a posição em que está filmado. Aconselho, como fez o Pedro Gomes, a virarem o monitos de lado.. lol

Mensagem 26/fev/2013, 20:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 50

Como conseguiste arranjar o menino??? Anúncios no Diário da Mardeira???? =))

Desculpa o off- topic mas, como vai o outro projecto de reprodução de Mandarins?

Bjs

Mensagem 26/fev/2013, 22:32

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

isso de meter o monitor de lado não dá muito jeito para quem está a ver de tablet hehe

é isso que adoro neste hobby, só maluqueiras hehehehe

adorei está o máximo,não deixes de ir actualizando :D
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 27/fev/2013, 19:26

O menino ainda está um pouco tímido. Mete a cabeça de fora da toca, e sai esporadicamente de lá.

Já caçou um carangueijo, e aceita camarão morto. Ao contrário do que estava à espera ainda não tocou nos camarões da costa que lá abundam e outras potenciais refeições.

Quanto aos mandarins não me parecem que vao se reproduzir tao cedo pois estão para o magrito e além disso não os tenho visto nas danças do ventre.

Aqui fica mais um vídeo do oito dedos:

Mensagem 27/fev/2013, 21:18

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

achava interessante desenvolveres mais esse projecto\como é feita a filtragem\está tapado? eluminação? e essas coisas assim
pois fiquei com um cubo de retoma e andas-me a dar ideias malucas :D :D

,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 28/fev/2013, 10:43

O sistema leva à volta dos 90 L. Luz apenas uso durante 3/4 horas ao final da tarde para ver melhor as coisas pois está numa varanda de minha casa, onde o sol não bate diretamente mas é bastante iluminada.

O aqua está tapado com uma placa de acrilico de 10mm, com duas aberturas: uma para tirar o copo do escumador e outra para alimentação, introdução e retirada de qualquer espécie, rocha, aparelho etc...

O acrilico tem vários pequenos furos pequenos para respirar.

Tenho um escumador tunze 9002 interno, e ainda um filtro externo da tmc ( leva carvão, cerâmicas e esponjas ), sendo que o sistema está ligado a um refrigerador aquamedic titan, e a temperatura está para 21º, mas este nem tem funcionado pois o aqua tem andado à volta dos 20º.

Tenho um sistema de ´top up da tmc para a evaporação, mas a mesma neste momento é mínima, julgo eu por estar mais fresco e porque o sistema ao estar tapado, condensa e pinga para dentro de água de novo..lol. tenho de medir a densidade a ver se está a se manter nos 1.028.

TPA semanal de 20L.

Como bomba de retorno a abastecer o refirgerador estou a usar uma eihem compact 2000, aliás, comprada ao amigo Mota.

Nesta primeira semana, achava que o bicho comeria mais comida viva mas pelos vistos ainda não se sente à vontade. Que me tenha apercebido apenas papou um carangueijo. Nos peixes, nos ermitas, nos búzios, e nos camarões da costa nem tocou, mas penso que quando se sentir mais À vontade ira petiscar mais alguma coisa.

Vou dando notícias.

Mensagem 28/fev/2013, 13:03

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Muita bom!!! :-bd
Vai mesmo, dando notía e fotos/videos!!! :D

Mensagem 28/fev/2013, 13:17

Mota em vez de um polvo arranja um choco juvenil ou um pequeno safio para esse teu cubo. ;)

Mensagem 03/mar/2013, 15:10

O amigo tá perdendo a vergonha. Sai da toca muitas vezes por dia. Ainda há pouco dei um guloseima: uma ameijoa, vejam como ataca logo o bombom.

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados