Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Cirurgiões

Cirurgiões

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 13/jan/2013, 12:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Bons dias a todos.
Gostava de opiniões sobre peixes cirurgiões. Estou na fase de colocar os "patrões" do aquário. De informação básica tenho um aquario com cerca de 500 litros, tipo recife com LPS, SPS e moles, maturado, iniciado em Julho de 2012. Neste momento tenho peixes-palhaço, anthias, firefish, wrasse amarelo e salaria ramosus. Vou colocar ainda antes dos cirurgiões 3 chromis cyaneus.
Por opção familiar vou colocar um paracanthurus hepatus e um zebrossoma flavescens. Gostava de colocar na mesma altura um outro cirurgião. As dúvidas estão entre acanthurus nigricans, Naso lituratus, naso elegans, acanthurus japonicus e acanthurus coeruleus.
Gostaria de saber a vossa opinião para qual deles se inclinariam. Se tiverem experiência com algum deles gostaria que partilhassem.
Muito obrigado a todos.
Miguel Silva

Mensagem 13/jan/2013, 12:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 70
Achei isto no reefforum:

Aquaristas iniciantes

Atlantic Blue Tang (Acanthurus coeruleus)
Desjardin's Sailfin Tang (Zebrasoma desjardinii)
Yellow Tang (Zebrasoma flavescens)
Scopas Tang (Zebrasoma scopas)
Sailfin Tang (Zebrasoma veliferum)
Purple Tang (Zebrasoma xanthurus)

Aquaristas avançados

Kole ou Yellow-eye Tang (Ctenochaetus strigosus)
Blue Regal Tang (Paracanthurus hepatus)
Naso Tang (Naso lituratus)- de preferência juvenis, evite os adultos
Chevron Tang (Ctenochaetus hawaiiensis)

Aquaristas experts

White-face Tang (Acanthurus japonicus)
Powder Blue Tang (Acanthurus leucosternon)
Achilles Tang (Acanthurus achilles)

A evitar

Powder Brown Tang (Acanthurus nigricans)

Mensagem 13/jan/2013, 15:24

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Eu iria para um naso ou um coeruleus e já vai dar molho suficiente! :D

Mensagem 13/jan/2013, 15:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Boas,

Eu tenho um naso há cerca de um ano, gosto muito dele, mas se fosse hoje, sem duvida que teria ido para o Japonicus(Na altura fartei-me de o procurar e não consegui encontrar nenhum...).
A nivel de Beleza é sem duvida, na minha opinião, diferente ;)

Abraço.

Mensagem 13/jan/2013, 18:25

Helio Mendes Escreveu:
Ola,
Achei isto no reefforum:

Aquaristas iniciantes

Atlantic Blue Tang (Acanthurus coeruleus)
Desjardin's Sailfin Tang (Zebrasoma desjardinii)
Yellow Tang (Zebrasoma flavescens)
Scopas Tang (Zebrasoma scopas)
Sailfin Tang (Zebrasoma veliferum)
Purple Tang (Zebrasoma xanthurus)

Aquaristas avançados

Kole ou Yellow-eye Tang (Ctenochaetus strigosus)
Blue Regal Tang (Paracanthurus hepatus)
Naso Tang (Naso lituratus)- de preferência juvenis, evite os adultos
Chevron Tang (Ctenochaetus hawaiiensis)

Aquaristas experts

White-face Tang (Acanthurus japonicus)
Powder Blue Tang (Acanthurus leucosternon)
Achilles Tang (Acanthurus achilles)

A evitar

Powder Brown Tang (Acanthurus nigricans)

Obrigado Hélio.
O que quero vir a ter sem dúvida é o achilles, mas ainda não estou preparado. O nigricans é de evitar por não ser totalmente reefsafe? Se alguém souber que diga.
Abraço
Editado pela última vez por Miguel Silva em 13/jan/2013, 20:50, num total de 1 vez.
Miguel Silva

Mensagem 13/jan/2013, 18:26

Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu iria para um naso ou um coeruleus e já vai dar molho suficiente! :D

Obrigado Hugo. Sei que sim por isso quero introduzi-los com tamanhos semelhantes e ao mesmo tempo. Vamos ver. Lol
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 13/jan/2013, 18:29

NunoDinis Escreveu:
Boas,

Eu tenho um naso há cerca de um ano, gosto muito dele, mas se fosse hoje, sem duvida que teria ido para o Japonicus(Na altura fartei-me de o procurar e não consegui encontrar nenhum...).
A nivel de Beleza é sem duvida, na minha opinião, diferente ;)

Abraço.

Obrigado Nuno.
O Japonicus é tido como não sendo reefsafe, mas sem duvida é bonito. Há alguém que tenha um?
Que Naso tens? Porta-se bem com corais, camarões?
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 13/jan/2013, 23:49

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Olá pessoal já agora porque é que o "Powder Brown Tang (Acanthurus nigricans)" não é acoselhavel fiquei com curiosidade... :-?
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Mensagem 14/jan/2013, 16:09

O Meu naso é o Elegans, Comporta-se lindamente... até bem demais, de tal forma que o Hepatus lhe dá umas bordoadas de vez em quando...

Quanto ao Japonicus não ser reef-safe... só agora vi, nunca tinha percebido isso, depois de dizeres, fui pesquisar e não é que é mesmo... Contudo o conceito de reef-safe é muito alargado hoje em dia. Quando tiver um bocadito vou investigar melhor a que é que se referem quando dizem que o peixito não é reef-safe...

Pedro, relativamente ao nigricans, creio que existe uma confusão genérica e até há quem diga que o nigricans, o japonicus e o glaucopareius, serão a mesma especie, pode ser esse o motivo, seja, sendo o japonicus não reefSafe, ou outros(que são o mesmo), também o seriam.

O que sei é que conheço uma pessoa que tem um japonicus num tanque de reef com um pouco de tudo(Moles, LPS, SPS) e nunca o ouvi a queixar. Mas como não existem 2 animais iguais...

Abraço e boa Sorte na escolha.

Mensagem 14/jan/2013, 16:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Concordo com esta apreciação do Nuno!
Há 3 tipos de peixes:
- Os totalmente reef-safe
- Os que não são reef-safe
- Os outros :D

E nos outros cada indivíduo é um caso e que todos os cirurgiões (incluíndo os anões) entram neste bolo!

Por exemplo, o Japónicus é um peixe que eu quero e vou colocar. Depois é rezar... =))

Mensagem 15/jan/2013, 19:45

Ora bem,

Estive a investigar e apesar do liveaquaria dizer que são "reef-safe with caution", não encontrei nenhum relato de que os Japonicus tenham "atacado" corais e outros invertebrados...
O que li sim, foi que são peixes muito parecidos com os Hepatus, no que respeita ao Ictio, mas eu tenho um hepatus há cerca de ano e meio e só o mês passado ele andou com ictio, e como continuou a comer bem, começei a introduzir alho na comida e aquilo passou...

Li também que podem ser peixes que ficam um pouco agressivos, mas... a maior parte dos cirurgiões acaba mais tarde ou mais cedo por desenvolver este comportamento em determinadas situações... como tal... arrisca no que gostares mais, porque a nivel de cuidados serão muito parecidos.

Já Agora :P
Ontem vi o meu naso a bicar num debelius... e assim que o camarão se pirou faltava-lhe um bocadito da casca...Hum... mais uma prova de que cada peixe tem a sua personalidade... tenho um amboenensis e nunca vi o mesmo comportamento com o naso, o Debelius está no tanque há sensivelmente 1 mês e pelo menos uma bicada já levou... se calhar é da cor ser mais viva :P

Abraço.

Mensagem 16/jan/2013, 08:31

NunoDinis Escreveu:
Ora bem,

Estive a investigar e apesar do liveaquaria dizer que são "reef-safe with caution", não encontrei nenhum relato de que os Japonicus tenham "atacado" corais e outros invertebrados...
O que li sim, foi que são peixes muito parecidos com os Hepatus, no que respeita ao Ictio, mas eu tenho um hepatus há cerca de ano e meio e só o mês passado ele andou com ictio, e como continuou a comer bem, começei a introduzir alho na comida e aquilo passou...

Li também que podem ser peixes que ficam um pouco agressivos, mas... a maior parte dos cirurgiões acaba mais tarde ou mais cedo por desenvolver este comportamento em determinadas situações... como tal... arrisca no que gostares mais, porque a nivel de cuidados serão muito parecidos.

Já Agora :P
Ontem vi o meu naso a bicar num debelius... e assim que o camarão se pirou faltava-lhe um bocadito da casca...Hum... mais uma prova de que cada peixe tem a sua personalidade... tenho um amboenensis e nunca vi o mesmo comportamento com o naso, o Debelius está no tanque há sensivelmente 1 mês e pelo menos uma bicada já levou... se calhar é da cor ser mais viva :P

Abraço.

Obrigado pela ajuda Nuno.
Penso que no fundo não se pode generalizar porque um peixe é um peixe. ;-)
Nesta fase vou optar por um Naso, enquanto vou ganhando experiência. Mais tarde vejo se há espaço para outro teoricamente mais exigente.
Entretanto vou ver se tiro umas fotos de categoria questionável para colocar. Fotos a sério só quando o Pedro Gomes voltar de férias da Páscoa...
Mais uma vez obrigado a todos e grande abraço
Miguel Silva

Mensagem 16/jan/2013, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Eu tenho um hepatus com 9 anos e ja o vi comer xenias e caulastreas.
Abraço
Pedro Tavares

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados