Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Após branqueamento de coral...

Após branqueamento de coral...

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 09/fev/2014, 23:51

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Depois de um coral branquear, ou seja, perder todo o tecido, mas se o coral ainda assim ficar com tecido noutro lado, é melhor cortar as pontas mortas ou deixar assim?

Eu à partida diria que é melhor deixar porque assim o coral só tem de fazer crescer tecido para completar, o esqueleto já lá está, mas isto é sem nenhuma convicção científica!!!

Por exemplo neste caso:
Imagem

É melhor cortar aquele esqueleto branco ou deixar assim?

Que vos parece?

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas
Visualmente acho que no aquario fica feio. A parte branca fica cheia de algas os peixes vão bicar nelas e stressa o coral.
Quanto a preencher o restante com tecido até poderá acontecer mas para isso os poros teriam que estar sempre limpinhos
e realmente não sei se isso será possivel. Como eu costumo cortar nunca vi crescer por cima do esqueleto a não ser mont. encrustantes.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 256

Viva Hugo ,

Lógico que podes deixar ficar a parte morta e esperar que o coral colonize o esqueleto morto, se colonizar, sim porque ele pode nunca crescer para cima da parte morta, e mesmo que cresça , esse processo vai demorar uma interinidade !! Na minha opinião , acho que deves cortar a parte morta, não só pela estética mas porque irás precipitar o crescimento dele na zona do corte.

Boa sorte

Abraço
Carlos
Carlos Basaloco

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Boas,

Na minha opinião e experiencia a melhor opçãp é mesmo o corte, a parte afectada nesse tipo de coral não ganha vida novamente com a rapidez que seria desejável e só vai dar abrigo a algas e outros ocupantes oportunistas já que as defesas do coral estão em baixa.
Quando isto me aconteçe opto pelo corte generoso e em alguns casos resulta noutros perco o coral quase por completo. Muitas vezes não consigo identificar a causa e fico com duvidas se tomei a melhor opção mas na duvida corto sempre ;)
Há outros corais que conseguem recuperar de forma fácil os branqueamentos ou promovem o crescimento por cima das zonas afectadas, como no caso das Montiporas.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados