Excelente artigo, César!
Do que eu tenho notado ao fazer (uma espécie de) TTM, é que 2 ppm/dia para subida da salinidade é bastante conservador. O que faz sentido em termos genéricos porque estmaos a falar da vida do peixe e quem lê estas cosias tanto pode ter 10 anos de experiência como estar a começar.
A minha análise resume-se a observer a respiração do peixe. Já aumentei 4 ppm de uma vez (por erro de leitura) e não notei qualquer alteração na respiração do peixe (um folha no caso). Contudo não o faço normalmente, vou subindo mais gradualmente.
Quando os peixes chegam também os coloco normalmente a 1012/1014 e não meço sequer em que água vêm e mais uma vez a respiração dos peixes (aqui todos) mantem-se inalterada.
Mais uma vez, e quando se fala deste tema, eu digo: Só não faz quarentena (TTM) quem não quer, e a pouca percentagem de pessoas que o fazem é mesmo por isso: por não quererem fazer e quererem ver o peixe no aquário imediatamente.
Temos de arranjar aí um grupo, do género: "Eu faço Quarentena e os meus Peixes Agradecem!"