Decidi criar este tópico para falar do quanto é importante ter wrasses num aquário de recife.
Os wrasses podem ser divididos em vários géneros, sendo que os tipos mais comuns no hobbie, são :
- Labroides
- Macropharyngodon
- Paracheilinus
- Cirrhilabrus
- Anampses
- Choerodon
- Coris
- Halichoeres
- Pseudocheilinus
- Thalassoma
- Wetmorella
O primeiro genero da lista, Labroides, é um dos géneros mais conhecido e vendido no nosso hobbie, conhecido por desparasitar os nossos peixes quando apresentam sintomas de flukes, peles mortas. Muitas vezes compramos a pensar que irá curar o ictio, infelizmente não é totalmente verdade, visto que o ictio reside dentro da camada de muco do peixe e não na camada externa onde estes peixes actuam. É um peixe difícil de manter a longo prazo.
Labroides Dimidiatus

O genero Macropharyngodon é também conhecido por exemplares bastante bonitos e completamente reef safe, alimentam-se sobretudo de amphipods, isopods (macro-fauna) que se encontra na nossa rocha/areia, habituando-se mais tarde a comer flocos.
Não requerem um grande espaço, um aquário com cerca de 150 litros, já é um espaço razoável para um casal destes peixes.
Adquirindo dois exemplares pequenos, mais tarde existirá sempre um deles que ira transitar para macho, sendo que os restante ficarão como fêmea, até que o macho morra.
Macropharyngodon marisrubri

O Genero Paracheilinus, conhecido nosso pelos flasher wrasses, são peixes bastante bonitos e que se adequam facilmente a um aquário de recife. E que apresentam excelentes cores quando vendidos em casal.
Paracheilinus bellae

O Genero Cirrhilabrus, também apresentam peixes com cores brutais, contudo alguns deles são agressivos para os da mesma espécie.
Ao colocar wrasses num aquário onde já existam peixes do mesmo género, é sempre aconselhável utilizar uma caixa de aclimatização, para a agressividade seja diminuída, e não haja dissabores em encontrar alguns deles no chão...
cirrhilabrus bathyphilus (as suas várias variantes)

O Género Anampses, é um género também de peixes com cores e personalidade brutal, contudo é um género que normalmente não se adequa facilmente ao nossos aquários devido à má exportação dos mesmo e à dificuldade que estes apresentam.
Anampses Femininus

O Género Choerodon, não é um género tão conhecido por muitos de nós, este tipo contem peixes de maior porte e mais agressivos, requerendo um aquário com maiores dimensões, não são totalmente reef safe, alguns podem comer a nossa equipa de limpeza e peixes..-

Choerodon Fasciatus (variante da australia, dente azul)

O Genero Coris, contem cores brutais, contudo são peixes que crescem bastante, tornando-se bastante agressivos.
Coris Gaimard

O Genero Halichoeres, são dos wrasses mais brutais, e com personalidade que existem no hobbie, são uns do grandes responsáveis por desparazitarem os nosso corais, sendo que alguns quando juvenis também desparasitam peixes de porte grande.
Não são considerados totalmente reef safe, pelo facto de poderem comer alguns membros da equipa de limpeza e feather dusters. Contudo é uma excelente aposta para boas cores nos nossos aquários.
A maior parte deles são pacíficos, podendo-se misturar com outras espécies
Halichoeres Melanurus
O Genero Pseudocheilinus, contem um nosso conhecido peixe, o Sixline wrasse.
É um género com peixes bastantes coloridos e tem um papel importante em desparasitar os nossos corais, tridacnas, contudo podem-se tornar num terror quando inserimos novos peixes no aquário sendo eles wrasses ou não.
Pseudocheilinus tetrataenia

O Género Thalassoma, é um um dos géneros menos reef safe para ter nos nossos aquários de recife, podem alimentam-se de peixes mais pequenos, e tornam-se muito agressivos. Contudo as suas cores exuberantes dão vontade de obter um pequeno exemplar.
Thalassoma lutescens

Por fim o Género Wetmorella, é um género que não aparece tantas vezes no hobbie, sendo são peixes tímidos que muitas vezes só os voltamos a ver passado alguns dias depois de inseridos no aquário.
Não deixam de ser um género excelente para o nosso aquário de recife.
Wetmorellawetmorella albofasciata

Atenção,
Todos os wrasses, são peixes que requerem o seu espaço (litros), e quando misturados com outros, é necessário ler, poderá existir incompatibilidades.
Devemos sempre efectuar quarentena deste tipo de peixes, visto que muitos deles transportam parasitas (flukes), infelizmente são bastante sensíveis a cobre, hipo salinidade, e cloriquina de sulfato, sendo que muita vezes o tratamento mais adequado é o TTM.