Este é o meu primeiro post neste forum que me tem impressionado pela positiva, pelo que aproveito para me apresentar. Tenho mantido aquários de água doce, particularmente plantados de pequena dimensão desde 2006, sendo razoavelmente activo no Aquariofilia.net onde muitos de nós começamos a aprender o hobby. Tem termos de água salgada, apenas mantive durante 6 meses uma pequenissima experiência com 8 litros brutos, muito inspirada pelos pico recifes que via no Nano-Reef.com. O objectivo era começar nesse volume e quando possível montar um nano com volume mais aceitável, mas acabei por não ter tempo nem disponibilidade para manter os aquários que tinha na época e desisti do salgado, passando os vivos a um conhecido. Fica uma foto do que chegou a ser essa experiência:

Actualmente mudei de casa e com isso desmontei todos os aquários, sendo que agora irei finalmente concretizar o objectivo de montar um nano de recife mais estável, embora mantendo um tamanho pequeno. Partindo de algum material que tenho disponível esta é a configuração inicial que estou a pensar para o sistema:
Aquário: 45*25*25 cm (Cube Garden GAD em vidro extra claro) ~28 litros
Filtragem: Filtro cascata com filtragem biológica e química - por adquirir
Iluminação: Calha PLL 27W (Azul e Branca) ?eventualmente suplementada com leds?
Circulação: Vortech MP10w ES
Rocha Viva: A adquirir
Substrato: Areia de coral moído
Reposição de água evaporada: DIY em construção
Suplementação: Método de Bailling
O objectivo deste sistema é a manutenção maioritariamente de corais moles e invertebrados. Um ou dois micro-peixes também poderiam entrar, mas só depois da boa estabilização do aquário.
Irei iniciar o sistema à maneira americana, usando um filtro de cascata adaptado para conter filtração química (Purigen e outras resinas / carvão activado) e biológica (macro-algas). Já foi esta a configuração que usei no pico reef e os valores de nitratos e fosfatos estiveram sempre controlados, pelo que acredito que nos primeiros 6 a 12 meses irá correr tudo bem com esta configuração. No entanto, tenho algum receio que a médio prazo não seja o suficiente para assegurar a manutenção da melhor qualidade de água, pelo que uma pequena sump não está fora dos planos a médio prazo.
Acho que vou querer começar maioritariamente com a rocha morta que já tenho, mas adicionando alguma viva de MUITO boa qualidade. Sei as desvantagens de começar assim, mas também vejo algumas vantagens como o mais fácil controlo de intrusos contidos na rocha viva e a maior facilidade em realizar um bom aquascaping a seco. Por outro lado, gostaria de montar um hardscape leve e natural, sem estar a encher o aquário de rocha à toa. Qual será a quantidade mínima de rocha para este sistema?
A minha outra dúvida é a iluminação. Já tenho esta calha à medida do aquário, mas apenas debita 27W de iluminação PLL. No plantado que tinha, era suficiente, embora por vezes sentisse falta de alguma luz extra para plantas mais exigentes. Será que vai chegar para o tipo de corais que pretendo (zoanthus, palythoas, actinodiscus, ricordeas e GSP)?
Deverei começar a montagem durante a próxima semana!
Agradeço opiniões construtivas...
Cumprimentos,
Diogo Matias