Já por aqui ando há uns bons meses a tentar aprender o suficiente para me iniciar num "salgado". Estou decidido a começar o projecto e gostava de ir partilhando a experiência.
Venho de um aquário de água doce 200l que tive uns 7 anos, mas isto agora é mundo bem diferente.
Alguns dados do que vai ser e ter:
- aquário 150x50x55, cerca de 400l, em vidro de 12mm, com coluna seca e durso
- estrutura em ferro e móvel
- sump com 100 a 120cm, com 3 divisões e reservatório de reposição
Tudo indica que vou comprar isto na VidroMoldura porque gosto do trabalho que por lá vi.
Equipamento:
- iluminação Maxspect R420R/razor, 2x 120w ou 2x160w. A encomendar assim que me decidir finalmente.
- bomba de retorno eheim 1060, 2200l/h. Para já é o que tenho, mais tarde devo mudar para uma bomba DC
- escumador AquaMedic Turboflotor 1000l com bomba 2500l/h
- bomba de circulação Jebao WP40 (encomendada)
- sistema automático de reposição de agua.
- sistema RO Aquamedic 190l dia com shutoff automático e TDS meter inline (encomendado)
- aquecimento 2x 120W Jagger
Inertes:
- rocha em quantidade a decidir. Como não tenho pressa não devo começar com qq rocha viva
- 20kg areia de aragonite "viva"
- sal Red Sea Pro
Vou querer ter peixes e corais em quantidade e diversidade para manter o aquário visualmente interessante - a parte fácil - mas também para o manter estável sem cuidados intensivos diários. Isto sou eu a pensar agora mas vamos ver como corre

Essencialmente falta-me decidir pela iluminação o que não é fácil porque não parece haver grande experiência nem comercialização das calhas Razor por cá. Estou-me a basear no feedback lá fora destas calhas, que é bastante bom, mas parece que vou ter que arriscar mesmo e avançar. Alguém tem experiência concreta com estas calhas ?
Nas próximas semanas devo ter o material em falta a começar pelo próprio aquário. Prometo fotos para essa altura.

Nuno