Meu nome é João Filipe Ramos, gostaria de partilhar um pouco com todos vcs a minha aventura no Hobby ao longo destes anos, mais de uma década.
Recentemente surgiu uma grande mudança no meu aquário

Os engenheiros e arquitectos : Ricardo Prata; Rui Gaspar; Marco Madeira; Luís Rodrigues ( sim posso dizer que tive alto patrocínio da Aquahobby ), e sempre com alto apoio psicológico do João Tomás.
Queria agradecer também ao pessoal que nestes 12 anos me ajudaram, quer com experiência, quer com trabalho, quer com apoio psicológico (pois já todos passámos pela vontade de desistir... é eu que já tive umas experiências menos boas.. ).
Chega de lamechices....
Tipo querido mudei o aquário. ...
Vou colocar umas fotos desde as mais antigas até as atuais descrevendo um pouco em todas elas, espero que gostem!
Vou começar pelo setup que a única coisa que não teve alteração foi o aquário principal.
Aquário de 1.5m x 0.6 x 0.55
Sump 0.9 x 0.55 x 0.4
Estrutura em inox 316 coberta com móvel em madeira.
Iluminação 3 calhas da Oceanrevive ( a quarta a caminho ainda este mês)
Este aquário começou com 3 hqi de 150 w, passando por 10 t5 de 80w.
Escumador desde o início Ati 250 (inicialmente com as bombas de origem, agora com uma Jebao 5000l.)
Circulação 2 jebao rw15
Retorno uma velhinha mas fiável Eheim 1262
Chiller haileia 300 A
Uv vector 600
Ozonizador Sander Certizon 100
Reator de cálcio bubble magus
Reator de kalk deltec abastecido por uma peristaltica aquamedic
Fotos Montagem:
reparem só na pouca areia a ciclar...
pouquinha areia... depois ainda levou mais.
Aqui começa a 2 odisseia ( o meu 1 salgado foi um ex aquário do Marco Madeira 1.20x0.4x0.5 sem coluna e que ficou para sump deste. Lamentávelmente não tenho fotos desses 4 anos de aquário.).
aqui mudei para 3 hqi de 150w cada e começou a crescer devagarinho

Só para repararem na DSB do artista
Um dos meus preferidos de sempre, por me ter acompanhado durante 10 anos e para mim.. lindo.
Até que um dia em em Julho de 2011.... morre quase tudo, "apenas" por a bomba que levava água para o Chiller, avariou e a temperatura ... vá sobraram os peixes e algumas coisas.
Foi aqui que pensei em desligar a luz, tirei as HQI e meti 4 t5 para iluminar a sala.
Deixei andar, até há 1 ano e meio ter mudado para as calhas led e reavivar o sistema outra vez.
Um dia ainda nao satisfeitos entraram aqui por casa e ...
Querido mudei o aquário..