Surgiu a ideia de ter um aquário de outras especies que não SPS's (são o meu maior vicio) e então decidi montar este novo sistema separado do cubo que já conhecem (Full SPS's), para que pudesse ter corais que no cubo nunca poderia ter devido às suas necessidades e de alguns dos peixes que não são compativeis.
Achei que um drop-off seria o ideal e me trazia um novo desafio a nivel de layou e uma perspectiva diferente, um aquário baixo, está a cerca de 1,10 metros de altura, de forma a que não só pudesse desfrutar das 3 vistas que tem como da vista de cima uma vez que a ideia será ter um jardim de zoanthus e qual a melhor maneira de os ver que não seja de cima!! Também ajuda na manutenção uma vez que a parte mais funda do aquário tem 70cm de altura e então permite-me chegar lá a baixo sem problemas.
A ideia que quero transmitir é de um bocado de recife que começa nas zonas mais superficiais do oceano onde temos corais como SPS's e que vai aprofundando imitando as profundezas do oceano com corais Não foto-sinteticos e onde apenas existe espectro azul e muito pouca intensidade, daí decidir-me por uma iluminação mais flexivel com PAR38 de diferentes espectros (10k,12k,20k).
Outra das ideias era não ver qualquer fio no aquário, daí ter decidido por um Close-Loop alimentado por uma bomba 5000L/h (muito simples e muito eficaz)
De peixes apenas colocarei um gobio em simbiose com um pistolshrinp e talvez um casal de palhaços (ainda em consideração), a maioria dos vivos será camarões, eremitas, carangueijos... ou seja todo o tipo de invertebrados...
Ao nivel do Setup, é muito simples:
Aquario: 90+55+70
Sump: 50x30x35
Escumador: Buble-Magus NAC7
Circulação: Close-Loop alimentado por Jebao 5000
Iluminação: 5x PAR38 com os diferentes espectros
Resta a foto

Abraço