Ricardo Pinto Escreveu:
Aproveitando a "moda" de tentar identificar espécies de SPS... aqui vão os meus palpites:
(Aproveito para dizer que considero esta ciência, a da identificação de espécies, tão exacta como os médiums que prevêem o futuro)
Acropora sp. =
Acropora tenuis?
Corals of the World - Acropora tenuisMontipora palawanensis - Quem dera que seja, até porque tenho uma igual... parece uma
Montipora danae verde
Acropora florida - Não me parece. A florida tem um crescimento mais espaçado entre ramos e habitualmente tem a pontas laranja. Ambas as características fazem lembrar uma flor ou um conjunto de várias flores. Se puderes tira uma foto Macro aos coralites para se tentar chegar a uma conclusão.

Quanto ao peixe, deixa-me reiterar a minha admiração por esse aquário, cada vez melhor espécies de acroporas, e agora complementadas por peixes fantásticos e difíceis de manter. Sim senhor.... só espero um dia ter metade da qualidade desse aquário, ficaria extremamente contente!
Um abraço,
PS: Let the games begin... a futurologia de tentar identificar SPS

Olá Ricardo,
Acropora Tenuis não é de certeza, tinha 2 no anterior setup e o formato do coralite não tem nada a haver!
Sempre achei que essa montipora fosse uma undata até a bem pouco tempo ter perdido um pouco de tempo para a identificar! Tudo indica que é uma Montipora palawanensis, e é realmente uma raridade, tão raro que o único coral mãe que vi e conheço foi um peça comprada pelo Duarte na antiga Exorref ( 2 a 3 anos ) na primeira mega importação do André, e que depois foi parar as mãos do Carlos Mota, e foi ai que parte da peça foi fragada e distribuida por Portugal. Se não estou em erro, foi assim que o coral chegou a maior parte do pessoal. Por isso, pode mesmo ser uma Montipora palawanensis, o rebordo rosa depende muito do tipo de iluminação.
(Montipora palawanensis - Very bright green with tiny blue polyps under VHO, and 10 or 20K MH. Slow growth rate as a frag, but moderate growth rate when colony is developed. Much thicker laminar plates than Montiporas capricornis. Grows in a near perfectly circular bowl colony when mature. Originally from Warren G, I got it from Greg Hiller in Boston in 2003. I understand Steve Tyree got his from the Boston area in 2004 so I suspect this came from the same piece. - 1.25 - 1.5 inch - $15)
http://www.reefs.org/forums/topic140636.htmlSempre ID o coral como Acropora florida, foi assim comprada, e agora após alguma pesquisa tenho alguma dúvidas na especie que tenho! De facto grande parte das floridas têm a extremidade do crescimento com uma cor mais alaranjada, mas tambem existem exemplares catalogadas como floridas que não apresentam essa cor laranja no crescimento, isso porque o tipo de crescimento da florida é único.
Como é logico idenficar uma especie de coral pode ser como encontrar 1 agulha no palheiro, existem milhares de especies de Acropora e pode ser uma especie qualquer que nem la perto estamos! Mas, no caso do meu até me parece ser uma Acropora verweyi,lol!
Lá está, o ideal é ser Acropora Sp., e atribuir um nome artistico ao coral como sunset, superman, rainbow, redplanet, birdnest......