Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Ricardo Prata Escreveu:
Olá,

Foi fantástico falar com o Pedro....

Ricardo Prata, Duarte Araújo, como falamos ontem no evento, quando quiserem combina-se e vão lá a casa. Alias como vos disse o melhor será quando isto estiver tudo a funcionar, organiza-se lá um convívio para os amigos ;)

Com certeza, será mt bom mesmo conhecer esses sistemas, quando estiver tudo a funcionar e o Pedro achar que é o momento,
farei uma visita mesmo. :-bd

Abraço

Ricardo, quando estiver tudo a rolar tens de cá vir ver, opinar e fotografar (se tirares fotografias então finalmente surgem fotografias de jeito que eu cá ainda estou a estudar 8-} :-o segundo as explicações que o P. Conceição deu na palestra)
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

!

Mensagem 01/ago/2012, 16:00

Ricardo Pinto Escreveu:
Qualquer dia tenho de ir aí a casa ver isso ao vivo, parece estar fantástico. Tens de preparar um single malt para ficarmos à conversa por umas horas ou queres que eu leve? =)) =))

Assim que o 4,40m estiver montado avisa que eu gostava de ver isso tudo a rolar.

Como anda o tubarão? Ainda não comeu o gato?

Um abraço,

PS: Parabéns por teres ganho o "Quiz" TMC no fim de semana.... só ao nível de "grandes campeões"!!! E mai nada =))

Ora podes trazer o single malt, mas que seja das Highlands ;) ... isto sem desprestigio para as lowlands, ou Irish ... sei que saberás escolher.

Logo que esteja tudo a rolar eu aviso e vens cá, fotografas, opinas e falamos como já fizemos várias vezes ... fazemos uma tertúlia com em tempos planeamos!

O крокодил - Krokodil e a Aкула - tubarão dão-se bem ... quando mais não seja pelos 12 ou 15 mm de vidro, 30 cm de coluna de água e 350 litros de água que os separam ... ficam a olhar um para o outro ... o крокодил agora já pouco se "entusiasma" com a lagoa, agora fica deitado a apreciar tranquilamente ... (ou provavelmente a desenvolver pensamentos sinistros :ar! de como vencer as barreiras e a vigilância para alcançar os peixes, etc... =)) )

Obrigado pelas felicitações por ter ganho o "Quiz" da TMC ... de facto a Diaseris fragilis não é coral lá muito conhecido e continua a ser pouco frequente a sua disponibilização ... quem dera que da próxima coloquem lá um destes - Phycodurus eques - Leafy seadragon - que isto ficava um mimo no Estreito Abissal ou até mesmo na Lagoa ...
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)

Olá!
Aqui vai uma mais uma actualização desactualizada feita ontem de manhã antes de ter saído uma scolymia vitiensis que ainda se vê no vídeo e terem entrado pela mão do dono da Lagoa, o meu filho Nuno Pedro, algumas peças que ele escolheu, uma cycloseris, uma sabela grande com uma esponja vermelho vivo agarrada ao tubo, mais uma Acanthastrea lordhowensis e pela minha mão mais uma Tridacna. A Scolymia foi retirada porque não lhe podemos dar a atenção necessária e assim é preferível que vá viver para outros sistemas onde possa receber a atenção de que necessita, ou seja, ser alimentada regularmente sem que outros organismos lhe "roubem" sistematicamente o alimento. Ficou ainda outra Scolymia que poderá contudo vir a ser retirada. Oportunamente faremos um vídeo actualizado e também colocaremos aqui vídeos que entretanto fomos fazendo para mostrar como se alimentam os cavalos marinhos - Морской конëк - Hipocampus kuda.
A акула - O tubarão - come muito bem e vai evoluindo. Temos mais um Stylophora pistillata com pólipos verdes que colocamos bem na frente para já para receber ainda mais luz do sol do que as restantes três que já temos.
Oportunamente iremos efectuar uma re-disposição das peças que permita melhor distanciamento entre as mesmas e consequente melhor passagem para as Cyprae tigris que são volumosas e activas e embora raramente, por vezes levam tudo na frente e derrubam uma ou outra peça. Posteriormente quando a Lagoa estiver na capacidade ideal, serão possivelmente organizados nichos por espécie em alguns casos.

Entretanto chegou o Phyto plâncton ... vamos ver o resultado.

Imagem
Педро Нуно

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas Pedro Nuno,
mais uma cara que pude ligar a um nome na festa do Codea. Pena não ter tido mais tempo para falar contigo sobre este grande sistema, mas certamente outras opurtunidades surgirão.

Parabéns pela audacia e grandeza do sistema e pela paciencia que tens em relatar-nos os seus acontecimentos!
Espero que tudo corra bem e que o celebres sempre com single malt das Highlands do qual também sou grande apreciador! :D

Marco Madeira Escreveu:
Boas Pedro Nuno,
mais uma cara que pude ligar a um nome na festa do Codea. Pena não ter tido mais tempo para falar contigo sobre este grande sistema, mas certamente outras opurtunidades surgirão.

Parabéns pela audacia e grandeza do sistema e pela paciencia que tens em relatar-nos os seus acontecimentos!
Espero que tudo corra bem e que o celebres sempre com single malt das Highlands do qual também sou grande apreciador! :D

Olá Marco, já te conhecia em vídeo e do muito que tens feito e daquele Acanthurus achilles fantástico e do questionário sobre química de recife do Randy Holmes Farley que trouxeste e eu acabei a traduzir ... anos mais tarde dei a versão traduzida ao Randey Holmes Farley ...
Marco foi um prazer e espero que nos possas visitar e ver ao vivo e quem sabe talvez nessa altura tenhamos um Acanthurus achilles lá a nadar ...
Педро Нуно

E agora os vídeos sobre os cavalos marinhos - Морской конëк a alimentarem-se, são 4 vídeos que irei colocando aqui progressivamente e este é o mais longo e tem uma breve participação do nosso gato branco Krokodil que veio assegurar-se de que as filmagens estavam a decorrer bem e o equipamento estava em ordem ... um técnico muito eficiente que por pouco não mandava a máquina para dentro da Lagoa com uma eximia cabeçada que nem o melhor jogador de football ... :-o :o)

Após os vídeos acima mencionados, seguir-se-a uma actualização feita esta manhã com a Lagoa completamente banhada pelo sol da manhã no seu todo e indicação das entradas e três saídas ocorridas.
Педро Нуно

Педро Нуно

Педро Нуно

Para mim poder oferecer aos corais e peixes agua natural do mar e luz natural do sol eram objectivos que finalmente foram alcançados. A água natural do mar tive de esperar cerca de 16 ou 17 anos para que finalmente fosse seguro a um nível aceitável de usar e para demonstrar isso muito contribuiu o Carlos Mota. Lembro-me de ver a agua do mar tingida de uma cor vermelho escura porque alguma tinturaria lançou os seus efluentes sem qualquer tratamento ... e muito mais, mas isso progressivamente foi sendo controlado e hoje em dia a rede estações de tratamento de água e legislação, fiscalização, ajudam a evitar estas situações assim como o lavar de tanques dos navios no mar, enfim não será 100% mas é consideravelmente mais seguro. A luz do sol que se vê no vídeo a banhar a Lagooa da Tranquilidade é outro sonho alcançado e que poderá ser estendido a mais horas ... para já é assim.

Педро Нуно

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42

boa tarde.

Julgo que nunca comentei o teu tópico, mas vou acompanhando com frequência.

Queria, antes de mais, dar-te os parabéns por esse sistema. Está tudo pensado ao pormenor e será certamente, ou continuará a ser, um sucesso. Ao longo dos últimos anos tenho montado alguns aquários em frente a montras ou janelas de forma a que apanhem luz solar. É certo que as algas parecem gostar e tem que se limpar os vidros com muito mais frequência, mas os corais adoram e nota-se bem a diferença.

Um abraço e parabéns novamente,
VM

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Boas Pedro,
Antes de mais parabens pela coragem que demonstras ao colocar um Aкула no teu reef, mas deixa-me fazer-te duas perguntas:
- Tens tido algum problema com ele em relação aos outros peixes que tens no teu aqua?
- Que peixes mantens com ele?

É que eu tenho um griseum e aquilo é um terror...tudo o que passe ao pe dele não perdoa.... O:-)

Vitor Melo Escreveu:
Olá Pedro,

boa tarde.

Julgo que nunca comentei o teu tópico, mas vou acompanhando com frequência.

Queria, antes de mais, dar-te os parabéns por esse sistema. Está tudo pensado ao pormenor e será certamente, ou continuará a ser, um sucesso. Ao longo dos últimos anos tenho montado alguns aquários em frente a montras ou janelas de forma a que apanhem luz solar. É certo que as algas parecem gostar e tem que se limpar os vidros com muito mais frequência, mas os corais adoram e nota-se bem a diferença.

Um abraço e parabéns novamente,
VM

Olá Vitor
Agradeçemos o interesse e os votos.
Relativamente a relação algas e luz do sol isso importa esclarecer que é um mito, ou seja, frequentemente lemos que "A" ou "B" tem o sistema a receber luz do sol e queixa-se de que lhe surgem algas com força, e queixa-se bem mas não pela razão certa! Na realidade em sistemas ricos em nutrientes se receberem luz do sol as algas encontram melhor meio para se desenvolverem do que quando apenas recebem luz artificial, mas em sistemas pobres em nutrientes com ou sem luz do sol as algas não se conseguem desenvolver bem ou mesmo de todo ora esse será o nosso caso, o da Lagoa que é objecto de abundantes e frequentes trocas de água parciais que são a sua base de sustentação, exportação de nutrientes (leia-se poluentes) aporte de elementos vestigiais essenciais assim como elementos principais Ca, Mg, etc...
Para já o sistema vai progredindo assim. Agora vamos fazer uma pausa .... se não surgirem corais bonitos ;;) entretanto :-o ;;)
Педро Нуно

nunomoreira Escreveu:
Boas Pedro,
Antes de mais parabens pela coragem que demonstras ao colocar um Aкула no teu reef, mas deixa-me fazer-te duas perguntas:
- Tens tido algum problema com ele em relação aos outros peixes que tens no teu aqua?
- Que peixes mantens com ele?

É que eu tenho um griseum e aquilo é um terror...tudo o que passe ao pe dele não perdoa.... O:-)

Olá Nuno
Agradecemos o interesse e o reconhecimento
Não temos qualquer problema com a Aкула (O Tubarão)!

... já agora esclareço antes que alguém se questione e pergunte, em Russo Tubarão pertence ao género feminino daí escrever a Aкула (lê-se Akula) e também escrevo alguns títulos em Russo como forma de praticar a língua Russa que estudo e também para preparar escritos antecipadamente para o forum Russo Aqua Logo onde sou membro.

... dito isto, ou seja, não temos problemas com a Aкула, isso não significa que não possamos vir a ter e nesse caso o Estreito Abissal poderá receber a Aкула. Para já é sociável, calmo, come bem e começa a ficar cada vez mais activo mas sem causar problemas.
Os peixes que vivem com a Aкула podem ser vistos nos vídeos ... presentemente vivem 7 Chrisiptera parasema ou sp., 2 Hipocampus kuda, 1 Halichoeres cuja espécie não me lembro e que contra todas as probabilidades se aguentou, 1 Odonus niger, 1 Zebrazoma xanthurum, 1 Parachanturus hepatus, 1 Neocirrhites armatus, 1 Acanthurus olivaceus pequeno, 1 Enoplometopus debelius, 2 Lysmata amboinesis, 2 Lysmata debelius ... e depois há várias espécies de Cypraea e Strombus e Trochus sp. grandes ... e não me lembro de mais nada para já ...
A Aкула é Chiloscyllium burmensis ... seja como for para já não nos dá problemas e antes de a adquirir estive como convém a ler e a informar-me, e os relatos apontam para ser calma/o e pouco problemática/o, troquei impressões com o Carlos Mota que acabou por ajudar a tomar a decisão que se previa se só para o Estreito Abissal e continua em aberto essa possibilidade a par agora com a Lagoa que poderá receber mais outro da mesma espécie ... mas nunca se sabe ImagemImagemImagemImagem

para já está tudo tranquilo na Lagoa da Tranquilidade! se por acaso não estiver, temos soluções mesmo ali ao lado com os outros dois sistemas.
Педро Нуно

Aqui vai a actualização actualizada ... :p

Ponto da situação:
Nem tudo são rosas sem espinhos e assim uma euphyllia grande que tinha chegado recentemente na mesma altura em que chegou uma heliofungia, não subsistiu e foi retirada ainda com pólipos mas já em mau estado. Esta euphyllia foi um risco dado que já apresentava uma pequena lesão mas parecia estar a recuperar. Não subsistiu também um frag Hydnophora que foi retirado e um frag de uma acropora de profundidade que se deu mal dado que passou por uma situação de desequilíbrio ocorrida há algumas semanas e que acabou também por eliminar o xanthyctis auromarginatus que desde essa altura não mais conseguiu ajustar o seu equilibrio osmótico. Uma scolymia foi retirada e está agora em recuperação noutro sistema porque não temos tempo nem condições para a alimentar convenientemente e o mesmo acontecerá provavelmente com a outra scolymia. As scolymia são lentas a ingerir o alimento que facilmente lhes é retirado por peixes e camarões e se não forem alimentadas acabam por degenerar.
O Odonus continua a exibir sinais de choque osmótico mas come bem.
Um problema que está a ser resolvido, é o espaçamento entre frags que embora fosse suficiente para evitar alelopatia (guerra química) não o é/era para permitir a passagem das cyprea tigris que são volumosas e com bastante força e acabam a derrubar frags que quando se tocam entre si causam dano. Esse aspecto vai sendo progressivamente resolvido e proximamente os vão ser reposicionados com maior espaçamento entre si que permita às cyprea tigris poderem deslocar-se à vontade e alimentar-se à vontade sem derrubar nada.

Seguem-se agora os aspectos positivos e esses são o desaparecimento quase total das cianófitas que há medida que efectuamos as trocas parciais de água abundantes a cada 7 a 10 dias, iam regredindo e agora são vestigiais. Entraram vários corais que se pode ver no vídeo, a saber, alguns frags de acropora, os frags e a fungia/cycloseris trazidos do evento da troca/leilão de frags, uma cynarina, um cycloseris com pólipos verdes grandes, 4 tridacnas, uma echinopyllia, outra acanthastrea lordhowensis, 7 Chrysiptera parasema, um acanthurus olivaceus pequenino e um casal de cavalos marinhos hipocampus kuda ... e para já é tudo e pensamos agora fazer uma pausa e deixar o sistema progredir e consolidar-se. Está reservada e em habituação sob leds, uma acropora echinata que poderá vir para a lagoa dentro de algumas semanas.
O tubarão come muito bem e agora começa a aventurar-se de dia.
No Mar das Gorgónias, entraram duas anemonas condylactis gigantea que se estão a dar bem e uma cyprea tigris.

Педро Нуно

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Педро Нуно

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
="Pedro Nuno"

Imagem

Olá Pedro,

Como esta a ser administrado o Phyto plâncton no sistema ?

- pergunto porque também tenho esse produto, mas ainda não utilizei ...

abraço
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Ricardo Prata Escreveu:
="Pedro Nuno"

Imagem

Olá Pedro,

Como esta a ser administrado o Phyto plâncton no sistema ?

- pergunto porque também tenho esse produto, mas ainda não utilizei ...

abraço

Olá Ricardo,

Não estou ainda a dar todos os dias e só deverá ter mais expressão quando for adicionado em conjunto com o plâncton natural que recolhemos no mar e os nauplios de artémia que produzimos em casa, o que deve começar a ocorrer com regularidade agora a partir da segunda quinzena de Agosto.
Coloco três colheres de chá cheias na lagoa.
Педро Нуно

Grupo: Utilizadores Mensagens: 42

Olá Vitor
Relativamente a relação algas e luz do sol isso importa esclarecer que é um mito, ou seja, frequentemente lemos que "A" ou "B" tem o sistema a receber luz do sol e queixa-se de que lhe surgem algas com força, e queixa-se bem mas não pela razão certa! Na realidade em sistemas ricos em nutrientes se receberem luz do sol as algas encontram melhor meio para se desenvolverem do que quando apenas recebem luz artificial, mas em sistemas pobres em nutrientes com ou sem luz do sol as algas não se conseguem desenvolver bem ou mesmo de todo ora esse será o nosso caso, o da Lagoa que é objecto de abundantes e frequentes trocas de água parciais que são a sua base de sustentação, exportação de nutrientes (leia-se poluentes) aporte de elementos vestigiais essenciais assim como elementos principais Ca, Mg, etc...
Para já o sistema vai progredindo assim. Agora vamos fazer uma pausa .... se não surgirem corais bonitos ;;) entretanto :-o ;;)

Olá Pedro.

Sim, sem dúvida que os nutrientes são os principais responsáveis pelo aparecimento de algas e que a iluminação, seja ela qual for, é só o elemento que falta para que elas apareçam. Contudo, nesses mesmos aquários que montei, havia a possibilidade de eliminar a entrada da luz solar e trabalhar apenas com luz artificial e notava-se bem a diferença. Aliás, não sei se me expliquei bem, mas quando falo em algas são apenas as que aparecem nos vidros e nada mais.

Cumprimentos,
VM

Vitor Melo Escreveu:
Pedro Nuno Escreveu:

Olá Vitor

Olá Pedro.

Sim, sem dúvida que os nutrientes são os principais responsáveis pelo aparecimento de algas e que a iluminação, seja ela qual for, é só o elemento que falta para que elas apareçam. Contudo, nesses mesmos aquários que montei, havia a possibilidade de eliminar a entrada da luz solar e trabalhar apenas com luz artificial e notava-se bem a diferença. Aliás, não sei se me expliquei bem, mas quando falo em algas são apenas as que aparecem nos vidros e nada mais.

Cumprimentos,
VM

Olá Vitor
Compreendemos bem que se tratam de algas que crescem nos vidros. Essa diferença poderá ser devida ao espectro luminoso da luz artificial que comparativamente com o da luz solar é mais pobre, mais incompleto e assim não conseguirá dar tanto e mesmo tudo que as algas necessitam para mais e melhor se desenvolverem. Seja como for com luz solar ou luz artificial ou ambas, se a exportação for eficaz, as algas poucas possibilidades têm para se manifestar e desenvolver.
Педро Нуно

Pequena actualização com imagens efectuadas no dia 11-08-2012 e um vídeo que está a carregar e será colocado oportunamente.
Esta actualização foi efectuada depois de entrarem mais algumas donzelas Chrisiptera parasema, favoritas desde sempre e que se enquadram bem na lagoa ao contrário dos Amphiprion ocellaris e outros Amphiprion que irritam as Catalaphyllia e as Euphyllia por não terem anémonas e não podem ter dado serem incompatíveis não só com os cavalos marinhos como com os demais corais e por essa razão há duas anémonas Condilactys gigantea no sistema Mar das Gorgónias como já referimos quando chegaram. Aproveitamos para actualizar que já houve Amphiprion ocellaris na Lagoa mas não subsistiram e caso tivessem subsistido poderiam ter de ser transferidos caso continuassem a irritar as Catalaphyllia e Euphyllia como estavam.
Perdemos uma fungia que desde o inicio se mostrou sempre com dificuldade de adaptação e o Odonus acabou por ter um colapso, o que nos fará ser mais cuidadosos na escolha futura desta espécie e assim escolheremos um exemplar que se apresente muito robusto dado que pode não ser tão resistente como sempre supusemos que é esta espécie.
Entraram mais alguns corais, mais concretamente uma montipora roxa, frag que foi cedido de uma peça bem grande e muito bonita que a Coral Sea tem em recuperação para colocar num sistema de exposição/eleição a definir e que não é para fragmentar, embora este frag tenha sido cedido porque por sorte se soltou da referida peça, caso contrário não seria possível obter dada a intenção da Coral Sea de não fragmentar esta peça, o que no que me diz respeito considero muito bem porque de facto a peça é bem bonita e já deu em tempos frags abundantes que a serem bem mantidos por quem os tem, asseguram a sua continuidade. Entrou também uma favites verde que "encaixa" num dado ponto de união entre ramos de rocha viva que entretanto e depois de passado este tempo de consolidação, começam a ser progressivamente cimentados entre si para evitar derrocadas e começamos também a fixar alguns dos frags, operação que irá continuando à medida que se for decidindo sobre o assunto.
Ainda por motivo de evitar estragos entre corais, foi transferida uma Cyprea tigris volumosa, para o sistema Mar das Gorgónias porque o espaço começou a tornar-se exíguo há medida que foram entrando corais e o bicho volumoso que é e tendo muita força, por onde passava por vezes derrubava frags e em duas ocasiões provocou que se entre-tocassem com dados visíveis daí resultantes.
Para os sistema Mar das Gorgónias, entrou um Pomacanthus imperator que come muito bem e vamos lá ver se agora, particularmente neste sistema do Mar das Gorgónias, se aguenta tudo com o arranque do Estreito Abissal previsto para muito breve.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Post Scriptum: Tenho de comprar oportunamente uma máquina com caixa estanque, uma GroPro H2D por exemplo.... porque já por três vezes enfiei a lente Leica na água, felizmente sem consequências ...
Педро Нуно

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros