Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/mai/2014, 15:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

Pois João, foi isto que discutimos.

Todas estas medições e observações vão de encontro à informação que o Marco partilhou sobre iluminação.

Falta mesmo perceber como é que o outro com 8 Kessil e o "reef in the sky" com 1700 PAR à superfície conseguem manter corais sem os fritar todos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2014, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Todas estas medições e observações vão de encontro à informação que o Marco partilhou sobre iluminação.

Falta mesmo perceber como é que o outro com 8 Kessil e o "reef in the sky" com 1700 PAR à superfície conseguem manter corais sem os fritar todos.

Abraços,
Rui

Boas,

As medições do "Reef in the sky" foi com a calha totalmente acesa salvo erro, ou seja os 4x75w de LED + 8x80 T5...e sabemos que uma calha ATI só de T5 debita bastante PAR. Outra questão que me parece importante é que os LED das calhas ATI não têm lentes.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 06/mai/2014, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ricardo Santos Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Abraços,
Rui

Boas,

As medições do "Reef in the sky" foi com a calha totalmente acesa salvo erro, ou seja os 4x75w de LED + 8x80 T5...e sabemos que uma calha ATI só de T5 debita bastante PAR. Outra questão que me parece importante é que os LED das calhas ATI não têm lentes.

Segundo o Andrew:

"The T5's are running at around 75%-80% as I've been trying an experiment. The LED's are running at 90% during the day."

Penso que o PAR continuará bem alto!
Mas nao é so estes casos que o Rui mencionou, existe n deles com PAR acima dos 400 na maioria dos corais...

Mensagem 06/mai/2014, 15:30

Joao Tomas Escreveu:
Segundo o Andrew:

"The T5's are running at around 75%-80% as I've been trying an experiment. The LED's are running at 90% during the day."

Penso que o PAR continuará bem alto!
Mas nao é so estes casos que o Rui mencionou, existe n deles com PAR acima dos 400 na maioria dos corais...

Epá ... estes foi os que me lembrei assim de repente mas há muitos mais !!!!

Marco, por acaso já experimentaste fazer esta pergunta ao Danna Riddle?

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mai/2014, 15:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Mas as novas calhas ati so de leds penso que ja têm lentes ;) ;)

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/mai/2014, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas,
E não acham que poderá ser um problema de adaptação a uma luz diferente e não de PAR?

Tipo, começar mais alto e apenas a 50% e descer progressivamente a altura e aumentar progressivamente a intensidade, ao longo de 1 ou 2 meses?

abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/mai/2014, 16:03

Não será por ter lentes ou nao, pois em varios exemplos os leds têm lentes 60º, 90º...etc Não é por aí...

Mensagem 06/mai/2014, 16:05

Boas,

André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
E não acham que poderá ser um problema de adaptação a uma luz diferente e não de PAR?

Tipo, começar mais alto e apenas a 50% e descer progressivamente a altura e aumentar progressivamente a intensidade, ao longo de 1 ou 2 meses?

abraço.

Não me parece.
Se bem me lembro o Marco já teve as kessil mais baixas e sempre que tenta aumentar os corais começam a queimar as pontas.

Além disso o meu aquário sempre rodou em leds ... por isso não acredito que seja a adaptação ao tipo de iluminação!

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mai/2014, 16:06

André Jorge Silva Escreveu:
Boas,

abraço.

Tanto eu como o Rui temos leds à meses, o Marco no aquario antigo tambem tinha um PAR enorme e sabia se aumenta-se a intensidade ia queimar os corais...

Aqui nao se trata de aclimatização mas sim esse ponto é muito importante numa mudança de iluminação ;)

Mensagem 06/mai/2014, 16:09

Joao sera mesmo o excesso de par que "queima" os corais ??
Ou a intensidade da luz que o led transmite ??

Mensagem 06/mai/2014, 16:17

Paulo Oliveira Escreveu:

Pois nao sei? Esta bem pensado, a maneira de medir intensidade é a nivel de PAR correcto? Pelo menos é com essa mediçao que aponto quando coloco os leds.

Mas para piorar a situação :ymdevil:

Este aquario tem praticamente os mesmos LEDS do Rui e os valores sao muito superiores!!

http://www.reef2reef.com/forums/maxspect/56532-acrotrdcos-zero-edge-rimless-ppg-starphire-65g.html

É aqui que eu quero chegar!! Como pode haver estas diferenças?? Como exemplo deste aquario existem outros semelhantes...

Mensagem 06/mai/2014, 16:38

Pois .. nao entendo ou melhor entendo pouco de leds ,muitoooo menos de intensidades e de par ;) ;)

Mas vou tentnado acompanhar os vossos posts a ver se vou pescando alguma coisa ...

Mensagem 06/mai/2014, 16:39

Joao Tomas Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:

Pois nao sei? Esta bem pensado, a maneira de medir intensidade é a nivel de PAR correcto? Pelo menos é com essa mediçao que aponto quando coloco os leds.

Mas para piorar a situação :ymdevil:

Este aquario tem praticamente os mesmos LEDS do Rui e os valores sao muito superiores!!

http://www.reef2reef.com/forums/maxspect/56532-acrotrdcos-zero-edge-rimless-ppg-starphire-65g.html

É aqui que eu quero chegar!! Como pode haver estas diferenças?? Como exemplo deste aquario existem outros semelhantes...

Diferenças?????

entre 1000 e 1400 PAR ?????

Isso não é uma diferença .... É uma enormizidade ....

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mai/2014, 20:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148
Rui eu nas ventuinhas fiz assim, espero que nao te importes de por as imagens aqui.
Como as calhas que tenho fazem um vendaval de barulho %-( %-(
Optei por mudar as ventuinhas CHINOCAS que nao valenm nada, valia mais por 10 euros a mais em cada calha e por uma s em condiçoes...
Ficam as fotos

Depois de uma já montada e após cortar os fios, para ver se estava tudo bem começei a instalar a outra
Como nao tinha fichas de ligaçao apenas escarnei os fios e liguei directamente , isolando com fita isoladora.

Imagem 2939

Imagem 2938

Instalaçao da segunda Artic F8

Imagem 2940

As caixas com as espeçificaçoes das ventinhas utilizadas, eu gostei muito , fazem metade do barulho inicial, senao menos ainda.

Imagem 2942

Imagem 2941

Já tudo fechadinho e com as ventuinhas montadas e testadas!!!!

Imagem 2943

Espero ter ajudado, apesar de nao custar nada, 5***** esta marca e este modelo, quanse nao se ouvem.
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 06/mai/2014, 21:12

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Uma provocação para a discussão, se me permitem... Qual é o PAR do sol? :)
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 06/mai/2014, 21:35

Ricardo Pinto Escreveu:
Uma provocação para a discussão, se me permitem... Qual é o PAR do sol? :)

Segundo uma experimentação do Dana Riddle no Hawaii num dia de pleno sol:

Imagem

E num dia nublado:

Imagem

Extraído de:

http://www.advancedaquarist.com/2013/12/lighting
Editado pela última vez por Rui Manuel Gaspar em 06/mai/2014, 22:40, num total de 1 vez.
Razão: Editado para correcção dos links pois as imagens só apareciam depois de abrir o artigo!

Mensagem 06/mai/2014, 22:05

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Boas...
Ricardo, o Dana falou disso na palestra. Basicamente, alguns corais branqueam e morrem nas poças onde os PAR chegam a atingir 1000 a 1500 de PAR ao meio dia (ás vezes mais). Ele mediu e assistiu esse acontecimento em várias familias de corais sendo que as mais resistentes foram as pociloporas chegando a levar 1500 PAR por 6 horas sem apresentar ao fim de algumas semanas grandes perdas de tecido. Os outros corais morriam ao fim de dias ou algumas semanas, sendo que apenas a parte mais á sombra ou com algum tipo de proteção não socumbia. O problema das poças é semelhante ao que nós temos nos aquários, ou seja, pouca profundidade.

Na minha opinião penso que o problema aqui tem a ver com relação profundidade vs iluminação... tenho lido alguns artigos do Dana e outros autores, em que deduzem a importancia da filtração da própria água (e já agora das poeiras, residuos, carga organica) ao longo de 5 metros de profundidade que é mais ou menos onde reside grande parte dos corais do mundo. Ou seja, nós andamos a brincar ás poças de 50 e 60cm de profundidade e onde a quantidade e qualidade de espectros que entra no aqua, passa pela coluna de água até ao coral, não tem nada a ver com a quantidade e qualidade do que acontece no mar a 1, 2, 3, 5 metros de profundidade. Penso que o problema dos leds é esse mesmo... o da penetração.

Visualmente não o vemos e parece sempre pouco em relação a HQI ou T5 mas o facto é que a penetração é enorme ainda mais com lentes de 60 ou 40. Grande parte da luz branca e amarela não é filtrada, pela falta de profundidade que nós temos nos aquários. No mar como sabem isso não acontece... a % de brancos e amarelos que chega lá em baixo é muito baixa. Para alem disso, as nossas águas dos aquarios cada vez são mais limpas e estéreis, pobres em matéria organica, organismos e outros, muitos desses retirados pelos escumadores sobredimensionados, filter bags, carvão etc.
Tudo isso faz com que a água esteja estremamente limpa e transparente o que faz com que mais luz penetre e chega aos nossos corais. Há um artigo sobre isso do Danna.

Ou seja, tudo isso contribui que no fundo os nossos corais estejam a receber quantidades enormes de luz, pouco filtrada e em espectros a que não estam habituados. Quando a aclimatação é bem feita ainda se aguentam, mas muitos demoram a se desenvolver e muitos acabam por morrer ainda que seja bem feita, penso que por excesso de luz branca/amarela. Por isso temos tido algum sucesso ao baixar os canais de brancos e mantendo os azuis maximizados.

Neste momento já normalizei o aquário, os corais com bom aspecto e boas cores. Tenho as kessil a 40cm do aqua, 50% de brancos e 80% de azuis. Tão cedo não mexo... parece que finalmente estão a gostar!

O que não percebo é esse fulano que tenho visto na RC com 8 Kessil A350N (lentes de 60) com as kessil a 20cm da água e com os dois canais a 100%. Assim como esse exemplo á outros... ainda lhe perguntei o que fazia, e ele disse que apenas os colocava 1 semana no areão e depois passava-os para os sitios que queria.
Esse artigo que o João colocou é muito porreiro... e existem mais 2 ou 3 dele á volta desses assuntos que recomendo leitura.

Desculpem o longo texto...
Tou como o Mota... não percebo nada disto!! :D

Mensagem 06/mai/2014, 22:36

Boas :D ,

Paulo Bravo Escreveu:
Rui eu nas ventuinhas fiz assim, espero que nao te importes de por as imagens aqui.
Como as calhas que tenho fazem um vendaval de barulho %-( %-(
Optei por mudar as ventuinhas CHINOCAS que nao valenm nada, valia mais por 10 euros a mais em cada calha e por uma s em condiçoes...

Espero ter ajudado, apesar de nao custar nada, 5***** esta marca e este modelo, quanse nao se ouvem.

Fizeste muito bem Paulo. Obrigado pela partilha. Já vi que a calha é mesmo igual à minha. Ainda bem que conseguiste comprar ainda!

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mai/2014, 22:43

Marco Madeira Escreveu:
Boas...
Ricardo, o Dana falou disso na palestra. Basicamente, alguns corais branqueam e morrem nas poças onde os PAR chegam a atingir 1000 a 1500 de PAR ao meio dia (ás vezes mais). Ele mediu e assistiu esse acontecimento em várias familias de corais sendo que as mais resistentes foram as pociloporas chegando a levar 1500 PAR por 6 horas sem apresentar ao fim de algumas semanas grandes perdas de tecido. Os outros corais morriam ao fim de dias ou algumas semanas, sendo que apenas a parte mais á sombra ou com algum tipo de proteção não socumbia. O problema das poças é semelhante ao que nós temos nos aquários, ou seja, pouca profundidade.

Na minha opinião penso que o problema aqui tem a ver com relação profundidade vs iluminação... tenho lido alguns artigos do Dana e outros autores, em que deduzem a importancia da filtração da própria água (e já agora das poeiras, residuos, carga organica) ao longo de 5 metros de profundidade que é mais ou menos onde reside grande parte dos corais do mundo. Ou seja, nós andamos a brincar ás poças de 50 e 60cm de profundidade e onde a quantidade e qualidade de espectros que entra no aqua, passa pela coluna de água até ao coral, não tem nada a ver com a quantidade e qualidade do que acontece no mar a 1, 2, 3, 5 metros de profundidade. Penso que o problema dos leds é esse mesmo... o da penetração.

Visualmente não o vemos e parece sempre pouco em relação a HQI ou T5 mas o facto é que a penetração é enorme ainda mais com lentes de 60 ou 40. Grande parte da luz branca e amarela não é filtrada, pela falta de profundidade que nós temos nos aquários. No mar como sabem isso não acontece... a % de brancos e amarelos que chega lá em baixo é muito baixa. Para alem disso, as nossas águas dos aquarios cada vez são mais limpas e estéreis, pobres em matéria organica, organismos e outros, muitos desses retirados pelos escumadores sobredimensionados, filter bags, carvão etc.
Tudo isso faz com que a água esteja estremamente limpa e transparente o que faz com que mais luz penetre e chega aos nossos corais. Há um artigo sobre isso do Danna.

Ou seja, tudo isso contribui que no fundo os nossos corais estejam a receber quantidades enormes de luz, pouco filtrada e em espectros a que não estam habituados. Quando a aclimatação é bem feita ainda se aguentam, mas muitos demoram a se desenvolver e muitos acabam por morrer ainda que seja bem feita, penso que por excesso de luz branca/amarela. Por isso temos tido algum sucesso ao baixar os canais de brancos e mantendo os azuis maximizados.

Neste momento já normalizei o aquário, os corais com bom aspecto e boas cores. Tenho as kessil a 40cm do aqua, 50% de brancos e 80% de azuis. Tão cedo não mexo... parece que finalmente estão a gostar!

O que não percebo é esse fulano que tenho visto na RC com 8 Kessil A350N (lentes de 60) com as kessil a 20cm da água e com os dois canais a 100%. Assim como esse exemplo á outros... ainda lhe perguntei o que fazia, e ele disse que apenas os colocava 1 semana no areão e depois passava-os para os sitios que queria.
Esse artigo que o João colocou é muito porreiro... e existem mais 2 ou 3 dele á volta desses assuntos que recomendo leitura.

Desculpem o longo texto...
Tou como o Mota... não percebo nada disto!! :D

Pois Marco, essa dos brancos versus azuis tb é a minha suspeita. No entanto o teu primeiro parágrafo contraria tudo o que o gajo do link que o João meteu faz. Ele tem 1000 a 1400PAR a meio do aquário, com lentes ...

Sempre vais fazer o mail para o Dana? Se não diz-me onde o posso encontrar (foruns que ele frequenta) que escrevo eu!

Abraços,
Rui

Mensagem 06/mai/2014, 22:56

Tambem pensei que talvez metendo mais azul consiga ter uma intensidade maior, mas esse link que coloquei tem os leds a 100% (branco e azul).

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros