Boas António,
Muito triste essa notícia... um verdadeiro pesadelo para a malta dos aquários...
Do primeiro acidente li que foi o vidro do fundo que partiu. Este segundo pesadelo, fiquei na dúvida, os vidros ficaram intactos mas houve uma fuga de água pela junta do silicone, foi isso? A água do aquário, quando deu por ela, já tinha saído toda do aquário ou deu com uma fuga de água que deu tempo para salvar os vivos? Estes pormenores apenas por curiosidade...
Estive a dar uma olhada no post inicial com o setup do sistema... o meu aquário principal tem 110x60x60 e foi feito numa loja com vidro de 15mm, que pelo que me disseram permite dispensar traves francesas. E a minha Sump (60x45x45) e o Refúgio (40x50x55) têm vidro de 8mm...
Aquário – vidro 10mm c/ traves francesas – 160x60x60 – 576 l. brutos 528 litros úteis
Sump - vidro 6mm – 100x40x40 – 160 litros brutos 89 litros úteis c/4 divisões
Refúgio – vidro 8mm – 60x30x50 – 90 l. brutos 84,5 litros úteis
Então para esse aquário principal os 10mm poderão ser muito arriscados... acho que já vi sistemas dessa dimensão montados na tal loja e chegavam a usar vidro de 18mm, salvo erro, que também tinha a vantagem de dispensar necessidade de traves francesas...
Por exemplo, a diferença de um aquário dessa dimensão com o vidro de 10mm e de 15 ou 18mm, são mais 5 ou 8 mm de área para o silicone aderir, e assim aumenta logo o coeficiente de segurança.
Eu também gosto de DIY mas no que toca ao Aquário Principal, Sump e Refúgio, e Estrutura Aço/Ferro, prefiro não arriscar e encomendar numa loja...
Um abraço