Carlos Mota Escreveu:
boas
de a uns tempos para cá a luta do 0 nitrato e 0 fosfato parece o Santo Graal dos aquários de sps
como disse e digo, nitrato e fostato aos 10ppm não mata nenhum sps
temos ainda muito que aprender com as novas modas de montagens que estamos a usar hoje em dia
tenho ideia que no arranque de um aquário a areia é uma coisa fundamental para o estabilização de um sistema,o facto de hoje usarmos siporax em detrimento de muita rocha e areia para essa mesma estabilização ainda dá problemas pois não sabemos bem que quantidades usar
mais importante para os sps que os carbonatos/nitrato/fostato é toda uma camada de baterias que o sistema cria com o passar do tempo
,
Boas,
Pois é ... os problemas que eu tive (e ainda sofro com isso) por causa do que dizes.
Areia é fundamental no início do aquário e como diz o Marco Madeira a porcaria também faz parte!
Aliás podem ver num outro post que o Marco postou sobre Anjos e SPSs. O rapaz só se preocupa com a estabilização do KH e iluminação!
Falo por experiência própria pois muito aprendi com esta montagem.
Neste momento estou a pensar meter o escumador antigo pois o que noto é a água demasiado estéril. Ando a desligar escumador e inclusivamente a despejar parte do copo para dentro do aquário outra vez para subir um pouco os nitratos e fosfatos ... :S
Em relação à palidez isso agora é um jogo entre o que pões e tiras. Eu sou infelizmente obrigado a suplementar e estou a experimentar os artigos da RedSea. Estou a ficar contente com os resultados embora a extensão de pólipos é superior àquilo que tinha mas não posso atribuir tudo à Red Sea pois não sei o impacto da porcaria que estou a devolver ao sistema!
Abraços,
Rui