Rui, posso-te dar minha visão quando construí o meu.
Quando pensei no aquário pensei nas seguintes alternativas: vidro, acrílico, madeira e betão. Por partes:
AcrílicoEste é o mais fácil de explicar. Não fiz em acrílico simplesmente porque não tive confiança no pouco know how que existe cá sobre o tema. Tão simples quanto isto. Teria feito em acrílico, mas hoje acho que teria feito mal. A questão dos riscos é muito complexa. Eu ja tenho riscos e tenho vidro, se fosse em acrílico nem imagino...

O preço também pesava, na altura.
BetãoHá um companheiro nosso que tem um aquário brutal feito em betão. Havia (julgo que no forum antigo) até um tópico da montagem muito bem detalhado com produtos e tudo (um cardume de Flavescens magnífico!!!). Cheguei a falar com ele, mas depois por falta de tempo e conhecimento, coloquei esta opção de parte, mas parece-me muito válida!
MadeiraEsta também foi logo descartada, porque para fazer de madeira, faria de betão e não aprofundei muito a questão.
Genericamente eu acho que tanto madeira como betão são opções muito válidas a única coisa que não gosto, e no meu caso seria ainda mais problemático, é que perdes a visão lateral/traseira. Isto é tão mais grave quanto mais rocha temos. por vezes pode ser necessário ver junto ao vidro traseiro. Isto é (pode ser) um problema para nós que temos o aquário em parede porque quem não tem normalmente já não tem visão traseira porque a traseira está junto de uma parede.
De resto, que fica muito mais barato, sobretudo em aquários grandes, fica!
Não ajudei nada, mas enfim...