Cristina Lucas Escreveu:
Já tentaste não utilizar água da torneira para fazeres as tpa's???
Tenho muito pouca experiênica mas, como o problema de fosfatos q tens pode ser que ao utilizares água da torneira ainda estejas a piorar a questão...
Tenho muito pouca experiênica mas, como o problema de fosfatos q tens pode ser que ao utilizares água da torneira ainda estejas a piorar a questão...
Olá Cristina,
A água de osmose costumo fazer para as reposições diárias de água evaporada. Quando faço uma TPA mais pequena, tipo 20 a 30 litros, por vezes também uso com água de osmose. Mas quando faço TPAs maiores, tipo 80 a 120 litros ou mais, aí já é difícil usar água de osmose pois acho que fica dispendioso e um bocado desperdício de água (considerando que o rácio da minha osmose ronda os 3 ou 4 litros de água desperdiçada por 1 litro de água pura)...
Noto que ao utilizar a água de reposição de osmose diária aparecem menos algas e portanto vale a pena.
Nas TPAs com água da torneira realmente deve haver uma adição de fosfatos, mas para isso mantenho as macro-algas no refúgio, que teoricamente ajudariam a neutralizar esses fosfatos + nitratos...
O que espero voltar a fazer proximamente é trocas de água com água natural do mar, assim já não terei o problema dos fosfatos.