Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/mar/2013, 18:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Cristina Lucas Escreveu:
Já tentaste não utilizar água da torneira para fazeres as tpa's???

Tenho muito pouca experiênica mas, como o problema de fosfatos q tens pode ser que ao utilizares água da torneira ainda estejas a piorar a questão...

Olá Cristina,

A água de osmose costumo fazer para as reposições diárias de água evaporada. Quando faço uma TPA mais pequena, tipo 20 a 30 litros, por vezes também uso com água de osmose. Mas quando faço TPAs maiores, tipo 80 a 120 litros ou mais, aí já é difícil usar água de osmose pois acho que fica dispendioso e um bocado desperdício de água (considerando que o rácio da minha osmose ronda os 3 ou 4 litros de água desperdiçada por 1 litro de água pura)...

Noto que ao utilizar a água de reposição de osmose diária aparecem menos algas e portanto vale a pena.
Nas TPAs com água da torneira realmente deve haver uma adição de fosfatos, mas para isso mantenho as macro-algas no refúgio, que teoricamente ajudariam a neutralizar esses fosfatos + nitratos...
O que espero voltar a fazer proximamente é trocas de água com água natural do mar, assim já não terei o problema dos fosfatos. :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 04/mar/2013, 18:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
isso com TPA de 80 Litros Semanais ia ao Sitio em menos de nada, penso eu de que ...

Tiveste muito tempo sem fazer TPA e isso deu-te cabo do sistema , agora com umas rotinas de TPA rigorosas , isso ia ao sitio ....
parece que tens muito pessoal ai de cima que vai ao mar buscar água , porque não te juntas a eles ??

Se quiseres Aumentar o Racio de água de osmose produzida , Estrangula a saída para o Esgoto , e vais ver que esse Racio aumenta ( já sei que o pessoal me vai matar por este comentário , mas que resulta resulta ) :ymdevil: :ymdevil:

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/mar/2013, 20:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Artur Fonseca Escreveu:
Cristina Lucas Escreveu:
Já tentaste não utilizar água da torneira para fazeres as tpa's???

Tenho muito pouca experiênica mas, como o problema de fosfatos q tens pode ser que ao utilizares água da torneira ainda estejas a piorar a questão...

Olá Cristina,

A água de osmose costumo fazer para as reposições diárias de água evaporada. Quando faço uma TPA mais pequena, tipo 20 a 30 litros, por vezes também uso com água de osmose. Mas quando faço TPAs maiores, tipo 80 a 120 litros ou mais, aí já é difícil usar água de osmose pois acho que fica dispendioso e um bocado desperdício de água (considerando que o rácio da minha osmose ronda os 3 ou 4 litros de água desperdiçada por 1 litro de água pura)...

Noto que ao utilizar a água de reposição de osmose diária aparecem menos algas e portanto vale a pena.
Nas TPAs com água da torneira realmente deve haver uma adição de fosfatos, mas para isso mantenho as macro-algas no refúgio, que teoricamente ajudariam a neutralizar esses fosfatos + nitratos...
O que espero voltar a fazer proximamente é trocas de água com água natural do mar, assim já não terei o problema dos fosfatos. :-bd

Boas
Artur também acho que com umas boas tpas a coisa vai ao sitio.
Melhora a qualidade da agua e melhoras o aquario.
A agua da torneira tem muitos metais alguns pesados prejudiciais ao aquario, os fosfatos
são um mal menor se tiveres forma de os retirar do sistema.
tenta aproveitar o desperdício para alguma coisa tipo plantas ou assim.
Apenas a minha opinião, vale o que vale...

Estrangular o desperdício também ajuda mas danifica a membrana da osmose, terá menos durabilidade.
E claro verificar o tds porque se não der 0 ou próximo disso de nada serve ter osmose.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 05/mar/2013, 01:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Artur Fonseca Escreveu:
Rui Vieira Escreveu:
Boas, artur experimenta a fazer tpas semanais religiosamente e deixar de sobrecarregar o aquario com produtos que muitas das vezes ao meteres um estas a anular o efeito do outro ou a causar um qualquer desiquilibrio nos parametros do aquario sem te aperceberes, e vais ver que se calhar começas a ver algumas melhorias no aquario e experimenta em ir buscar um pouco de agua ao mar de vez em quando que nao faz nada mal ao aqua e ate pode ajudar por vezes a equilibrar as coisas.

Boas Rui,

Para TPAs de 10%, ou seja uns 30 a 40 litros semanais, tem sido difícil. Mas queria fazer TPAs pelo menos mensais, mais volumosas, tipo 80 a 120 litros por mês.
Agora que está quase a chegar o bom tempo da Primavera vou tentar juntar-me ao pessoal das colectas e buscar uns litros de água natural para as TPAs. :-bd

Boas Rui

Só para informação, fui ontem pela primeira vez buscar água ao mar(20lts) e o tempo estava um espetáculo :D
Nunca me deu para ir buscar água, mas posso dizer que depois dos teste que fiz, garanto que este sábado estou lá para trazer pelo memos 60 lts(mais não, porque senão depois não consigo carregar) ;)
Amónia - 0
Nitratos - 0
PO4 - < 0,03
Ca - 410
Mg - 1330
Salinidade - 1025
Temp. - 14 Cº

Mensagem 05/mar/2013, 01:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 102
Paulooliveira Escreveu:
isso com TPA de 80 Litros Semanais ia ao Sitio em menos de nada, penso eu de que ...

Tiveste muito tempo sem fazer TPA e isso deu-te cabo do sistema , agora com umas rotinas de TPA rigorosas , isso ia ao sitio ....
parece que tens muito pessoal ai de cima que vai ao mar buscar água , porque não te juntas a eles ??

Se quiseres Aumentar o Racio de água de osmose produzida , Estrangula a saída para o Esgoto , e vais ver que esse Racio aumenta ( já sei que o pessoal me vai matar por este comentário , mas que resulta resulta ) :ymdevil: :ymdevil:

Abraço ..

Boas
.... e porque não aproveitar a água que sai para o esgoto sem prejudicar as membranas do filtro? :-?
Eu uso um depósito de 125 lts para a água de esgoto e outro de 65 lts para a água de osmose e posso dizer que nunca deitei fora um litro de água dessa forma... ;)
Cumpts

Mensagem 05/mar/2013, 01:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Vitor Teixeira Escreveu:
Paulooliveira Escreveu:

Abraço ..

Boas
.... e porque não aproveitar a água que sai para o esgoto sem prejudicar as membranas do filtro? :-?
Eu uso um depósito de 125 lts para a água de esgoto e outro de 65 lts para a água de osmose e posso dizer que nunca deitei fora um litro de água dessa forma... ;)
Cumpts

É uma hipótese ....

Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 11/mar/2013, 01:17

Novidades... 09 e 10 Março 2013

Retirei todo o areão antigo, aspirei o mais possível a sujidade das rochas , e substituí por areão novo. :)

Com o areão e água aspirados fiz uma TPA de 40 litros.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem 11/mar/2013, 01:47

Paulooliveira Escreveu:

Abraço ..

Boas Paulo,

Vou ver se consigo arranjar água natural. Caso contrário, vou fazendo TPAs com sal Tropic Marin.

Obrigado pela dica da osmose. É uma boa ideia. A membrana dura menos assim, mas poupa-se na água. :-bd
Imagem

Mensagem 11/mar/2013, 01:51

Ricardo Oliveira Escreveu:
Boas
Artur também acho que com umas boas tpas a coisa vai ao sitio.
Melhora a qualidade da agua e melhoras o aquario.
A agua da torneira tem muitos metais alguns pesados prejudiciais ao aquario, os fosfatos
são um mal menor se tiveres forma de os retirar do sistema.
tenta aproveitar o desperdício para alguma coisa tipo plantas ou assim.
Apenas a minha opinião, vale o que vale...

Estrangular o desperdício também ajuda mas danifica a membrana da osmose, terá menos durabilidade.
E claro verificar o tds porque se não der 0 ou próximo disso de nada serve ter osmose.

Boas Ricardo,

O areão antigo já foi substituido integralmente. Espero agora conseguir manter rotina de limpeza e troca de água semanais/quinzenais.

Actualmente a osmose que tenho é uma Aquili NPS (4 estágios). Mas como o TDS deu recentemente numa loja cerca de 50 a 60ppm de momento será praticamente igual à directa da torneira. Estou a aguardar receber novos filtros de substituição pois estes devem ter saturado.

Como faço poucos litros por semana, uns 30 litros de osmose, assim por alto. Mesmo estrangulando a saída a membrana deverá durar bastante. E poupa-se na água. :)
Imagem

Mensagem 11/mar/2013, 03:09

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas Artur,

Tiraste o areão todo e colocaste tudo no mesmo dia?

Já agora o areão parece aragonite. É "vivo"?

Como é que te estás a preparar para o re-ciclo com esses peixes todos principalmente alguns tão sensíveis como o Chelmon?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/mar/2013, 04:23

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tiraste o areão todo e colocaste tudo no mesmo dia?

Já agora o areão parece aragonite. É "vivo"?

Como é que te estás a preparar para o re-ciclo com esses peixes todos principalmente alguns tão sensíveis como o Chelmon?

Boas Rui,

Sim basicamente, retirei 95% do areão no Sábado, no Domingo retirei o resto, e substituí pelo areão novo.

O areão que tinha quando montei o reef era vivo. Mas este novo já não... é areão morto... igual a este: http://www.naturesocean.com/category1/ReefSand/marine-white-sand.html

Para já não retirei rocha viva. Mudei alguma para o refúgio. E Sábado por acaso acrescentei cerca de 2.1kg de Rocha Viva nova. Então espero não haver problemas de amónia/nitritos... o reef já está ciclado... e o Chelmon alimenta-se de comida congelada... ;)
Imagem

Mensagem 12/mar/2013, 02:02

Testes da Semana... 11 Março 2013

Densidade = 1024 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 26.3ºC
PO4 (Hanna Checker) = 2.50ppm
NO3 (Sera) = 50ppm
Kh (SF) = 9.1ºd
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1245ppm

Os fosfatos continuam na mesma... mas ainda não tive oportunidade de colocar o reactor com toda a mídia anti-fosfatos (1000ml)...
Imagem

Mensagem 12/mar/2013, 02:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Olá Artur,

Vais colocar toda a midea no reactor (1000ml)? Não seria preferível colocares 50% e para a semana juntares mais 50% é que se colocas tudo ao mesmo tempo vais provocar uma queda abrupta dos fosfatos (no mesmo dia). Já li algures que não é boa ideia provocares essas oscilações repentinas (é apenas a minha opinião).

Se ainda não tens o reactor podes colocar numa meia de vidro na sump numa zona de bastante corrente.

Força nisso.

Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 12/mar/2013, 04:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :| ,

Artur Fonseca Escreveu:
Então espero não haver problemas de amónia/nitritos... o reef já está ciclado... e o Chelmon alimenta-se de comida congelada... ;)

Pois, mas vais ter concerteza. Vai estando com atenção e tem sempre um batch de água pronta para uma TPA de urgência se necessário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/mar/2013, 21:22

Adérito Pereira Escreveu:
Vais colocar toda a midea no reactor (1000ml)? Não seria preferível colocares 50% e para a semana juntares mais 50% é que se colocas tudo ao mesmo tempo vais provocar uma queda abrupta dos fosfatos (no mesmo dia). Já li algures que não é boa ideia provocares essas oscilações repentinas (é apenas a minha opinião).

Se ainda não tens o reactor podes colocar numa meia de vidro na sump numa zona de bastante corrente.

Força nisso.

Boas Adérito,

Tinha colocado apenas 250ml de mídia anti-fosfatos. A ideia era depois ir acrescentando 250ml de três em três dias, ou a cada semana. Mas entretanto coloquei o reactor com biopellets. E esperava ter o reactor dos fosfatos a semana passada mas vou ter de aguardar uns dias.

Isto porque não queria desperdiçar mídia e remover o máximo de fosfatos com as macro-algas e o Zeostart/biopellets.

Pelo menos agora do areão não é... hehe... possivelmente vou ter mesmo de retirar aos poucos a rocha e curá-la fora num balde umas semanas...

Mas a ideia da meia de vidro é interessante. Vou tentar colocar em breve na queda de água do escumador, pelo menos enquanto não tenha o reactor.

:-bd
Imagem

Mensagem 12/mar/2013, 21:27

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pois, mas vais ter concerteza. Vai estando com atenção e tem sempre um batch de água pronta para uma TPA de urgência se necessário!

Boas Rui,

Com a remoção do areão antigo deve ter havido uma grande libertação de fosfatos para a coluna de água. A ver se entretanto melhoram...

Em relação à amónia o Seneye estará de vigia :)
Imagem

Mensagem 13/mar/2013, 00:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Boas artur olha que o seneye nao e nenhum santo milagreiro, pode avisar mas nao resolve, e tu com tantas mudanças e alteraçoes e porcarias que metes e tiras nunca vais conseguir atinar com isso. E que estas constantemente a mexer aonde nao se quer mexer, experimenta a fazer mudas de agua que desculpa que te diga e o b a ba dos aquarios e depois vais ver se nao notas diferenças, e que cada vez que mexes ou metes areia ou metes isto e aquilo, so estas a alterar todas as propriedades da agua e resolves de um lado e estragas do outro e o teu aquario basicamente estara sempre a fazer ciclos.
Desculpa mais uma coisa nao tens o kh um pouco elevado?

Abraço

Rui Vieira
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 15/mar/2013, 01:15

Escumador a bombar... até bufa por cima... B-) 14 Março 2013

Imagem

Editado pela última vez por Artur Fonseca em 16/mar/2013, 01:20, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 15/mar/2013, 01:22

Rui Vieira Escreveu:
Boas artur olha que o seneye nao e nenhum santo milagreiro, pode avisar mas nao resolve, e tu com tantas mudanças e alteraçoes e porcarias que metes e tiras nunca vais conseguir atinar com isso. E que estas constantemente a mexer aonde nao se quer mexer, experimenta a fazer mudas de agua que desculpa que te diga e o b a ba dos aquarios e depois vais ver se nao notas diferenças, e que cada vez que mexes ou metes areia ou metes isto e aquilo, so estas a alterar todas as propriedades da agua e resolves de um lado e estragas do outro e o teu aquario basicamente estara sempre a fazer ciclos.
Desculpa mais uma coisa nao tens o kh um pouco elevado?

Boas Rui,

A verdade é que se o problema se resolvesse apenas com trocas de água o problema tinha sido resolvido em Dezembro com as TPAs Colossais que efectuei... mas o problema persistiu...

Por acaso o Kh agora até está a ficar bom... mas com os consumos de Ca e Kh praticamente estagnados devido ao crash, aqui há dois meses chegou aos 11.2ºd...

A substituição do areão não foi uma opção... foi uma inevitabilidade...
Imagem

Mensagem 15/mar/2013, 10:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
E se agora que mudaste o areão, os fosfatos nao baixarem, será do quê? Da Rocha?

Sent from my iPhone using Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros