Obrigado Pedro. O aqua, só em vidro vai ter cerca de 85Kg. A estrutura está sólida como uma rocha, quando apoiado em zona plana.
Uma questão, o chão está ligeiramente torto naquela zona... e a estrutura fica ligeiramente coxa... que poderei usar para a calçar? Deverei igualmente colocar alguma fita entre a estrutura e o chão?
Aquário com C82 x L70 x H60cm, onde 10cm dos L70cm são de coluna seca. Que contas se poderá aplicar para se ter um peso médio?
Junto seguem fotos da estrutura montada e no local.
A minha esposa quando a viu ficou surpreendida, pois a considerou muito alta!! Tem razão, relativamente ao móvel anterior que tinha cerca de 67cm de altura...
Abraço Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.” Ayrton Senna
boas estou a gostar de ver.. pedro a estrutura aguenta na boa eu tive uma aquario de 70x60x60 montado sobre essas estruturas de aluminio. isso aguenta na boa... o peso do aguario fica a exercer sobre as colunas. e estas nao dobram. so tens de garantir que o perfil esta bem cortado e nao mexe... se vires que ainda meche . tens a alfasul que tem umas barras em aluminio que aparafusas na diagonal e ja nao deixa mexer... mas sem stress. eu tenho uma mesa de 1,5 metros por 2 metros feito com esses perfis e tem um vidro do mesmo tamanho de 8 mm em cima e aguenta na boa alem que a mesa ate rodinhas tem.
na tua estrura so vejo um erro... na local da sump falta te uma travassa ao meio.. pois com o peso da agua vai abaular um pouco so tens 2 pontos de apoio em vez de 4. a madeira nao vai suportar o peso da sump em 2 pontos.. nesse local troca o perfil pelo"T" e punha um travessa de um lado ao outro...
Bruno, é possível que tenhas razão. Obrigado pelo alerta.
(...)
Comprei cortiça de 4mm em rolo. Coloquei 2 camadas cortiça e a estrutura ainda está ligeiramente manca... deverei colocar uma 3ª camada ou assim será suficiente para o peso moldar a cortiça e assim estabilizar?
(...)
Hoje foi dia de realizar o pente... Junto seguem umas fotos...
Abraço Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.” Ayrton Senna
Realmente a estrutura olhando assim "de lado" dá que pensar duas vezes , mas se dizem que aguenta tudo bem, e até parece muito bem feita ...
Quanto a esse pente , esta Topppp , lindo mesmo , era uma coisa assim que precisava no meu para resolver um problema que ali tenho entre o pente e o acrilico que esta abaixo do pente , que entra agua e parece sempre sujo ...
Grupo:UtilizadoresMensagens: 340 Idade: 38 Localização: S. Domingos de Rana
Olá Pedro,
Será que a cortiça com o tempo não irá ceder mais do que deve e voltar a ficar manca a estrutura? Não seria ideal algo maciço(plástico/pvc/acrilico...)?
Esses cortes do pente ficaram muito bem feitos!!! Podes explicar mais ou menos como foram feitos?
Abraço e boa sorte com este projeto. Tem sido muito engraçado de acompanhar!
Quanto a esse pente , esta Topppp , lindo mesmo , era uma coisa assim que precisava no meu para resolver um problema que ali tenho entre o pente e o acrilico que esta abaixo do pente , que entra agua e parece sempre sujo ...
Sim, não queria a solução mais fácil... acrílico + vidro... queria uma solução que me desse mais confiança na hora da limpeza da parede da coluna seca. Penso que a solução tenha sido encontrada. O resto é uma questão de design, que tive a hipótese de observar em hora certa e decidi aplicar.
João Seguro Escreveu:
Olá Pedro, Esses cortes do pente ficaram muito bem feitos!!! Podes explicar mais ou menos como foram feitos?
Como já disse o Jaime Branco, foram executados numa máquina CNC - Controlo Numérico por Computador.
Onde a preparação do desenho foi feita no AutoCAD, como poderia ter sido feito noutro software CAD (Computer Aided Design), exportado para um software CAD/CAM (Computer Aided Manufacturing). Depois o ficheiro gerado por um pós-processador, é colocado na máquina e executado.
Raramente venho a fóruns, mas chamaram-me a atenção para este tópico no 2º almoço de convívio do Côdea. Pela experiência que tenho no que toca a estiras de alumínio, vejo que a estrutura não teve a melhor concepção. As travessas não deveriam ficar por cima dos pés. As que faço e já fiz, como por exemplo as estruturas da Aquahobby, foram colocados os pés e as travessas apoiam lateralmente aos pés. Pelo que consegui ver, existem esquadros no perfil, se fim como estou a pensar são dos que ficam aparafusados aos perfis, certo? Isso será a diferença para que não tenha problemas. Vai abanar um pouco mas acredito que não caia, apesar do pequeno erro de concepção que apontei. Esta opinião é pela minha experiência. Sobre o revestimento, aposto sempre no PVC, dada a alta resistência a agua salgada. Costumo usar de 3mm mas é um pouco maleável, mas não se nota dado que fica "fixo" à estrutura, mas o de 5mm já não tens esse problema. Para quem gosta de madeira, existe sempre a possibilidade de ter PVC impresso a fingir madeira. Se não conseguires os PVCs diz, ou se achares caro, que vejo o que se pode arranjar.
Qualquer duvida é só perguntarem, tentarei vir cá responder.
Grupo:UtilizadoresMensagens: 315 Idade: 49 Localização: Quinta do Conde
Boas!
Para revestir a minha estrutura utilizei pvc expandido de 3mm....é muito fácil de trabalhar!
Fiz um espelho que colei diretamente na estrutura e depois coloquei umas portas de correr....que correm em caixaria de plástico!São muito fáceis de retirar pois dobram facilmente!
A estrutura está sólida. Apresenta-se como uma rocha. Apenas o chão naquela zona me chateia, noutra zona do piso a estrutura nem mexe.
Convido a quem quiser espreitar o que está a ser feito.
(...)
Quanto á forra, vi a como fez o António A Silva, pelo que percebo, na mesma linha que tu aplicaste Pedro Chouriço, só que em vidro. Claro que em alveolar é mais acessível.
Abraço Pedro Ferrer