Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aqua do Pippo

Aqua do Pippo

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/set/2013, 15:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

Um projeto muito fixe e muito bem documentado como já é habito em ti!

Qual a estimativa para o peso total do aquario?

Cumps

Mensagem 29/set/2013, 21:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Obrigado Pedro.
O aqua, só em vidro vai ter cerca de 85Kg.
A estrutura está sólida como uma rocha, quando apoiado em zona plana.

Uma questão, o chão está ligeiramente torto naquela zona... e a estrutura fica ligeiramente coxa... que poderei usar para a calçar?
Deverei igualmente colocar alguma fita entre a estrutura e o chão?

Aquário com C82 x L70 x H60cm, onde 10cm dos L70cm são de coluna seca.
Que contas se poderá aplicar para se ter um peso médio?

Junto seguem fotos da estrutura montada e no local.

Imagem 2185

Imagem 2186

A minha esposa quando a viu ficou surpreendida, pois a considerou muito alta!!
Tem razão, relativamente ao móvel anterior que tinha cerca de 67cm de altura...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 29/set/2013, 21:50

Boas!

Se não me enganei nas contas devem ser 300L....logo mais de 300Kg só em agua...sem contar com rocha!

Se tu achas que aguenta.....

Eu colocaria cortiça em baixo!

Cumps

Mensagem 29/set/2013, 22:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Se não me enganei nas contas devem ser 300L....logo mais de 300Kg só em agua...sem contar com rocha!

Cumps

Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Cumps

Boas,

Estas estruturas de alumínio são as mesmas que são utilizadas na Aquahobby há pelo menos 2 anos.

Uma estrutura destas menos reforçada já manteve o aquário de esposição de 700l da referida loja.

Pelas minhas contas serão 300Kg de água e rocha mais 85 para o vidro. Estamos a falar de mais ou menos 400Kg.

Os prumos tem é que estar direitos pelo que eu também sou da opinião que deverá levar cortiça por baixo se a estrutura não está direita.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/set/2013, 08:20

Bom dia

Obrigado a todos pela participação.

Cortiça? Ok...

Questões:
1. onde poderei adquirir?
2. quais as dimensões de venda?
3. como cortar cortiça?

Grato pela atenção
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 30/set/2013, 09:32

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Obrigado a todos pela participação.

Cortiça? Ok...

Questões:
1. onde poderei adquirir?
2. quais as dimensões de venda?
3. como cortar cortiça?

Grato pela atenção
Pedro Ferrer

Boas,

AKI, Leroy Merlin, etc ....
Vende-se aos quadrados de 4mm se não estou em erro e
Cortas com x-acto.

Abraços,
Rui

Mensagem 30/set/2013, 11:20

Boas!

lojas de bricolage!!!eu cmprei um rolo para poder cortas pedaços maiores!

Sim para cortar o ideal é um x-ato.

Cumps

Mensagem 30/set/2013, 11:33

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Já agora Pedro... como se chama esse tipo de estrutura? Sabes qual a carga que aguentam? Como calculas a carga que isso pode aguentar?

Mensagem 30/set/2013, 12:03

Boas,

Vejam aqui. À AquaHobby peço de já desculpa por estar a usar fotos vossas sem vos pedir primeiro.

Imagem

Podem ver o album completo aqui:

http://s72.photobucket.com/user/pedro20 ... 0.jpg.html

São as fotos da montagem da Aquahobby.

Marco, já que são teus vizinho podes ir lá ver e falar com o Luís sobre isso.

Abraços,
Rui

Mensagem 30/set/2013, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
boas estou a gostar de ver.. pedro a estrutura aguenta na boa eu tive uma aquario de 70x60x60 montado sobre essas estruturas de aluminio. isso aguenta na boa... o peso do aguario fica a exercer sobre as colunas. e estas nao dobram. so tens de garantir que o perfil esta bem cortado e nao mexe... se vires que ainda meche . tens a alfasul que tem umas barras em aluminio que aparafusas na diagonal e ja nao deixa mexer... mas sem stress. eu tenho uma mesa de 1,5 metros por 2 metros feito com esses perfis e tem um vidro do mesmo tamanho de 8 mm em cima e aguenta na boa alem que a mesa ate rodinhas tem.

na tua estrura so vejo um erro... na local da sump falta te uma travassa ao meio.. pois com o peso da agua vai abaular um pouco so tens 2 pontos de apoio em vez de 4. a madeira nao vai suportar o peso da sump em 2 pontos.. nesse local troca o perfil pelo"T" e punha um travessa de um lado ao outro...

de resto parece-me muito bem..

Mensagem 30/set/2013, 23:19

Boa noite a todos

Bruno, é possível que tenhas razão.
Obrigado pelo alerta.

(...)

Comprei cortiça de 4mm em rolo.
Coloquei 2 camadas cortiça e a estrutura ainda está ligeiramente manca... deverei colocar uma 3ª camada ou assim será suficiente para o peso moldar a cortiça e assim estabilizar?

(...)

Hoje foi dia de realizar o pente...
Junto seguem umas fotos...

Imagem 2188

Imagem 2189

Imagem 2190

Imagem 2191

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 01/Oct/2013, 02:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Muito bom ...

Realmente a estrutura olhando assim "de lado" dá que pensar duas vezes , mas se dizem que aguenta tudo bem, e até parece muito bem feita ...

Quanto a esse pente , esta Topppp , lindo mesmo , era uma coisa assim que precisava no meu para resolver um problema que ali tenho entre o pente e o acrilico que esta abaixo do pente , que entra agua e parece sempre sujo ...

Abração , vou acompanhando ...

Enviado do meu GT-I9300 utilizando Tapatalk 4
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 01/Oct/2013, 07:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Olá Pedro,

Será que a cortiça com o tempo não irá ceder mais do que deve e voltar a ficar manca a estrutura? Não seria ideal algo maciço(plástico/pvc/acrilico...)?

Esses cortes do pente ficaram muito bem feitos!!! Podes explicar mais ou menos como foram feitos?

Abraço e boa sorte com este projeto. Tem sido muito engraçado de acompanhar!

Mensagem 01/Oct/2013, 08:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
O jacto de agua faz maravilhas :P

Jaime
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 03/Oct/2013, 23:12

Boa noite

Paulo Oliveira Escreveu:
Quanto a esse pente , esta Topppp , lindo mesmo , era uma coisa assim que precisava no meu para resolver um problema que ali tenho entre o pente e o acrilico que esta abaixo do pente , que entra agua e parece sempre sujo ...

Sim, não queria a solução mais fácil... acrílico + vidro... queria uma solução que me desse mais confiança na hora da limpeza da parede da coluna seca.
Penso que a solução tenha sido encontrada. O resto é uma questão de design, que tive a hipótese de observar em hora certa e decidi aplicar.

João Seguro Escreveu:
Olá Pedro,
Esses cortes do pente ficaram muito bem feitos!!! Podes explicar mais ou menos como foram feitos?

Como já disse o Jaime Branco, foram executados numa máquina CNC - Controlo Numérico por Computador.

Onde a preparação do desenho foi feita no AutoCAD, como poderia ter sido feito noutro software CAD (Computer Aided Design), exportado para um software CAD/CAM (Computer Aided Manufacturing).
Depois o ficheiro gerado por um pós-processador, é colocado na máquina e executado.

Software CAD/CAM
Imagem 2212

Ficheiro CNC (código linguagem máquina)
Imagem 2213

HMI da máquina CNC
Imagem 2211

Podes ver aqui um vídeo de como se processa o corte de Jacto de Água.
A máquina onde cortei o pente é irmã desta...

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 04/Oct/2013, 07:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Quem me dera poder por um copo desses no bico da minha podia ser que tomasse menos banhos :(

Jaime
Editado pela última vez por Jaime Branco em 05/Oct/2013, 00:24, num total de 1 vez.
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754

Mensagem 04/Oct/2013, 14:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Nunca tinha visto como era feito o corte. Obrigado pela resposta Pedro ;)

Mensagem 05/Oct/2013, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36

Raramente venho a fóruns, mas chamaram-me a atenção para este tópico no 2º almoço de convívio do Côdea.
Pela experiência que tenho no que toca a estiras de alumínio, vejo que a estrutura não teve a melhor concepção. As travessas não deveriam ficar por cima dos pés. As que faço e já fiz, como por exemplo as estruturas da Aquahobby, foram colocados os pés e as travessas apoiam lateralmente aos pés. Pelo que consegui ver, existem esquadros no perfil, se fim como estou a pensar são dos que ficam aparafusados aos perfis, certo? Isso será a diferença para que não tenha problemas. Vai abanar um pouco mas acredito que não caia, apesar do pequeno erro de concepção que apontei. Esta opinião é pela minha experiência.
Sobre o revestimento, aposto sempre no PVC, dada a alta resistência a agua salgada. Costumo usar de 3mm mas é um pouco maleável, mas não se nota dado que fica "fixo" à estrutura, mas o de 5mm já não tens esse problema. Para quem gosta de madeira, existe sempre a possibilidade de ter PVC impresso a fingir madeira.
Se não conseguires os PVCs diz, ou se achares caro, que vejo o que se pode arranjar.

Qualquer duvida é só perguntarem, tentarei vir cá responder.

Mensagem 05/Oct/2013, 15:53

Boas!

Para revestir a minha estrutura utilizei pvc expandido de 3mm....é muito fácil de trabalhar!

Fiz um espelho que colei diretamente na estrutura e depois coloquei umas portas de correr....que correm em caixaria de plástico!São muito fáceis de retirar pois dobram facilmente!

Cumps

Mensagem 05/Oct/2013, 19:53

Boa noite

Obrigado pela vossa participação.
Pedro Conceição, há quanto tempo!

O esquema da montagem foi baseado no Red Sea Max S-Line

Imagem 2214

Imagem 2215

A estrutura está sólida. Apresenta-se como uma rocha.
Apenas o chão naquela zona me chateia, noutra zona do piso a estrutura nem mexe.

Convido a quem quiser espreitar o que está a ser feito.

(...)

Quanto á forra, vi a como fez o António A Silva, pelo que percebo, na mesma linha que tu aplicaste Pedro Chouriço, só que em vidro.
Claro que em alveolar é mais acessível.

Abraço
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros