Boas

,
Joaquim Galinhas Escreveu:
:) Boas, Rui
Claro que podes ligar ou passar por aqui, o meu tlm é 915212116. Estás á vontade.
Obrigado Joaquim. Ver se consigo ter tempo para ligar-te e irmos tomar um café.
Entretanto algumas novidades ...
Seja por causa da hora, dos miúdos, dos miúdos dos vizinhos ou do trabalho está a ser-me bastante difícil fazer a obra ... No entanto tenho conseguido arranjar um buraco de 1h, 1h30m à hora de almoço onde posso fazer barulho sem incomodar ninguém e estou a aproveitar para fazer os furos deixando depois o trabalho de colocação da estrutura de metal para pladur nas horas em que não posso fazer barulho nenhum.
Ainda assim ontem olhando para o resultado parece-me que estou a sobredimensionar a coisa ... Mas antes assim. Pelo menos tenho a garantia que o tecto não cai.
O que é certo é que só este bocadinho todos os dias está a fazer avançar a obra o que me está a deixar bastante satisfeito.
Na realidade já tem mais uma barra ... 2m já estão só faltam 4m ....

Já tenho o suporte para o extractor de ar montado também mas faltam-me dois parafusos para segurar o ventilador ao suporte.

Entretanto tive que mudar o esgoto de novo pois aquele "U" inicial estava a entupir a a fazer verter água com pressão contrária.
Foi um dia de trabalho no Fim-de-Semana desperdiçado mas agora ficou de vez ... Sempre a direito e sempre a descer.

E já comecei também a parte electrica (iluminação) na casinha do aquário ... Isto porque como não tenho luz lá atrás não consigo dar massa pois não vejo um boi à frente do nariz ...

Mais novidades no que toca ao aquário própriamente dito ...
Falando com algumas pessoas como o Mota, João, Pedro, César, Ricardo .... fizeram-me pensar novamente no aquário.
A questão é que parece que com o travamento correcto se consegue montar o aquário em 12mm em vez dos 15mm que a Marlene da Vidromoldura diz.
Tenho mesmo que ir falar com o Rui Melo, mas ou não estou em Lisboa ou quando estou ele não está nas instalações. Tá difícil chegar à fala com o Rui.
O que é certo é que se o aquário fôr de 12mm o orçamento desce considerávelmente para valores muito próximos de um aquário de Madeira com fibra e epoxy. O trabalho e chatice para poupar 40 ou 50€ definitivamente não compensam.
Se fôr em vidro de 12 deverá ficar isto:

Na prática a área visivel é de 2m e é travado pelos dois vidros de separação da coluna seca e caixas tunze. Esses vidros são travados nas laterais do aquário pelos separadores das caixas.
Se ainda por cima levar travamento em baixo e em cima .... Vamos ver.
A calculadora diz-me que para um aquário de 2.3m sem travamento tenho um factor de segurança de 3.7 (quando o normal é 3.8). O que tenho lido é que ao colocar travamento françês aumenta em 2 o factor de segurança (FS). Assim se a informação que tenho é correcta o aquário como está no desenho acima teria um FS = 5.7 o que já é considerado extremamente seguro.
Vamos ver. Vou tentar falar com o Rui esta semana porque depois com as saídas para fora vai ser muito complicado.
Abraços,
Rui