Boas,
Acabei de fazer há pouco uns testes pertinentes... e extremamente esclarecedores!
Fiz 4 testes de fosfatos com o Hanna Checker.
Como referi uns posts atrás, já consegui arranjar o cartucho ION Exchange da osmose, que retira nitratos, fosfatos e silicatos. Apesar de os cartuchos de sedimentos e de carvão não ter ainda substituido...
Mas a boa notícia: testei os fosfatos da água de osmose e PO4 = 0.00pm!
Depois derreti 3 cubos de comida congelada que estou a dar diariamente aos peixes num recipiente com a água de osmose, agitei, deixei derreter, medi e aquilo PO4= 2.50 ppm (a piscar), ou seja, >=2.50ppm!
Fiz ainda outro teste, da água da companhia (torneira) e PO4 = 0.15ppm! Muito menos "graves" do que tinha ideia. Há tempos parecia-me ter testado 1.25ppm com um teste químico de fosfatos mas agora até que usar água directa da torneira nem estará tão mal...
E o teste final, com água do reef, isto cerca de 1 hora +- de ter deitado a comida congelada, PO4 = 1.53ppm.
Resumindo, por exclusão de partes posso confirmar que o problema de fosfatos agora não tem a ver com o areão (substituí-o integralmente), nem com a água de osmose produzida (0.00ppm de fosfatos).
Além da provável libertação de fosfatos pela rocha viva já com 3 anos, realmente a adição de comida congelada poderá ser um dos principais poluidores da água...
Moral da história: a partir de agora vou descongelar a comida congelada em água da torneira, passar bem por água de osmose e só deitar no aqua a comida mesmo.
Entretanto, já tenho o sistema a bombar com biopellets, e também com o antifosfatos, a 100%!
Nas últimas duas semanas o escumador tem trabalhado como um doido.

Consegui baixar os nitratos dos 50ppm para os 25ppm sem trocas de água.

Com uma dose reforçada de biopellets (mais adiante falarei nas quantidades hehe), acredito que isto esteja a encaminhar-se.
A ver se por altura do Almoço Aniversário do Fórum já tenho o sistema recuperado, senão nem posso trazer o frag de oferta...