Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 15/mar/2013, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Hugo Figueiredo Escreveu:
E se agora que mudaste o areão, os fosfatos nao baixarem, será do quê? Da Rocha?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Pode ser Hugo! Com a quantidade de fosfatos que o sistema tinha é normal a RV ter absorvido algum...

Mensagem 15/mar/2013, 18:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
E se agora que mudaste o areão, os fosfatos nao baixarem, será do quê? Da Rocha?

Boas Hugo,

Acredito que a maioria dos fosfatos estaria no areão velho... mas a rocha antiga muito provavelmente também acumulou fosfatos... então se continuarem altos, terei de retirar a rocha antiga aos poucos e curá-la fora umas semanas/meses...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 15/mar/2013, 18:27

Nas últimas semanas tenho adicionado diariamente Zeozym a 0.5 litros de água com 5 gotas de Zeobak. Deixo repousar umas horas (idealmente 6 a 8 horas) e depois deito no aquário, com o escumador desligado, e idealmente ligar o escumador passadas umas 2 horas. Tenho notado uma actividade intensa no escumador, mais espuma do que anteriormente, então acho que é realmente eficaz.

Entretanto estava a usar o reactor de biopellets com 500ml de NP-Pellets. Mas os nitratos mantém-se entre 25 e 50ppm, e os fosfatos elevados entre 1.0 e 2.5ppm. Esta semana coloquei mais 500ml de Pellets Fauna Marin. Agora com o reactor a bombar 1000ml de pellets (o dobro do ideal) vamos a ver se isto arruma com os nitratos e fosfatos. :ympray:

Este próximo Domingo já deverei arranjar uma meia de senhora (meia de vidro) e se não notar melhoria nos fosfatos vou aplicar a mídia Phosphatadsorber em pleno.
Imagem

Mensagem 15/mar/2013, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:

Boas Hugo,

Acredito que a maioria dos fosfatos estaria no areão velho... mas a rocha antiga muito provavelmente também acumulou fosfatos... então se continuarem altos, terei de retirar a rocha antiga aos poucos e curá-la fora umas semanas/meses...

Olá Artur,

Se te decidires a tirar a rocha do aquário, aconselho a seguinte leitura:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1474839

São quase 900 posts, mas pode valer a pena; eu já li... :-o :-o :-o

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 16/mar/2013, 01:18

César Silvério Escreveu:

Se te decidires a tirar a rocha do aquário, aconselho a seguinte leitura:

http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=1474839

São quase 900 posts, mas pode valer a pena; eu já li... :-o :-o :-o

Boas César,

Será que não haverá uns Apontamentos Europa-América com um resumo desse tópico? :D ;)

Agora a sério, obrigado pela dica. Eu estava a pensar retirar a rocha para um balde com água da companhia (que terá cloro) e ir trocando a água semanalmente até não se detectar fosfatos (ou melhor, até não ter mais fosfatos que a origem). Nesse tópico tem um método mais interessante?
Imagem

Mensagem 16/mar/2013, 19:30

Olá Artur,

Este método, é uma forma de retirar de forma rápida e eficaz fosfatos, sem matar a rocha; pode até ser usado em aquários só com peixes e com maior cautela até em aquários de recife.

Mas o melhor é não arriscar e tratar a rocha num bidon; o problema é arranjar o produto cá em Portugal.

O método usa cloreto de lantânio, que é um produto (SeaKlear), usado no EUA para retirar fosfatos nas piscinas; se calhar cá em Portugal também se usa, mas como cá a composição química normalmente não vem nos rótulos...

Abraço

Mensagem 19/mar/2013, 02:09

Testes da Semana... 18 Março 2013

Densidade = 1024 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 24.3ºC
PO4 (Hanna Checker) = 1.76ppm
NO3 (Sera) = 25ppm
Kh (SF) = 10.2ºd
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1275ppm

Boas notícias, parece que os nitratos já estão a baixar! No teste da semana passada dava um valor entre 25 e 50ppm mas mais próximo dos 50. E no teste de hoje deu um valor laranja igual aos 25ppm! Acho que a dose extra de biopellets já está a entrar em acção! B-)

Os Fosfatos ainda estão elevadíssimos mas também parece haver uma redução, só posso confirmar com próximos testes.

Aqui fica o histórico mais recente de Testes de PO4 (Fosfatos)... nada famoso...

01 Fevereiro 2013 = 2.50ppm
10 Fevereiro 2013 = 1.35ppm (com cerca de uma semana a bombar 250ml anti-fosfatos, e dose Zeostart reforçada)
17 Fevereiro 2013 = 2.47ppm
24 Fevereiro 2013 = 0.93ppm
01 Março 2013 = 0.98ppm
03 Março 2013 = 2.34ppm
05 Março 2013 = 2.50ppm
11 Março 2013 = 2.50ppm
13 Março 2013 = 2.42ppm
18 Março 2013 = 1.76ppm

Outra boa notícia é que há cerca de 3 dias já arranjei um novo cartucho da osmose, o ION Change (que retira Nitratos, Silicatos e Fosfatos), e então já voltei a fazer água de osmose para as reposições de água evaporada. Ainda não arranjei os cartuchos de sedimentos e carvão para a osmose, mas em termos dos fosfatos penso que aquele que já arranjei será o mais importante.

E também já tenho as meias de senhora, voltei a colocar os 250ml de PhosphatAdsorver na Sump, na queda de água. E de três em três dias vou acrescentando mais 250ml de cada vez, até usar a embalagem completa.

Estou com fé que isto agora vai ao sítio. :)
Imagem

Mensagem 19/mar/2013, 02:16

César Silvério Escreveu:
Este método, é uma forma de retirar de forma rápida e eficaz fosfatos, sem matar a rocha; pode até ser usado em aquários só com peixes e com maior cautela até em aquários de recife.

Mas o melhor é não arriscar e tratar a rocha num bidon; o problema é arranjar o produto cá em Portugal.

O método usa cloreto de lantânio, que é um produto (SeaKlear), usado no EUA para retirar fosfatos nas piscinas; se calhar cá em Portugal também se usa, mas como cá a composição química normalmente não vem nos rótulos...

Boas César,

Obrigado pela explicação. :-bd Realmente acho mais seguro tratar a rocha fora do aquário com cloro e colocar a secar ao sol.
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 01:12

Testes da Semana... 24 Março 2013

Densidade = 1024 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 25.0ºC
PO4 (Hanna Checker) = 1.87ppm
NO3 (Sera) = 25ppm
Kh (SF) = 9.6ºd
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = --- (os reagentes acabaram, vou ver se testo amanhã)
PS: Mg(SF)[medido a 27 Março 2013] = 1290pm

Há cerca de 3 dias que tenho 500ml de antifosfatos numa meia de senhora na queda de água da Sump, mas ainda não houve melhorias no valor de fosfatos em relação à última medição... ainda não chegou o reactor, acho que com ele a mídia será mais eficaz...

Na semana passada, 15 Março 2013, trouxe 3 pequenos frags de Actinodiscos... azul, verde e vermelho... uma vez que os Rodhactis Indosinensis estão bons, mesmo com este nível de fosfatos...

Imagem
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 27/mar/2013, 21:10, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 25/mar/2013, 02:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Boas, Artur!

Os corais moles aguentam-se bem com esse valor...

O único problema é a cor. Tendem a escurecer ligeiramente as cores, mas assim que estiver mais baixos nota-los logo mais coloridos...

;)

Mensagem 29/mar/2013, 01:39

Pedro Vigario Escreveu:
Os corais moles aguentam-se bem com esse valor...

O único problema é a cor. Tendem a escurecer ligeiramente as cores, mas assim que estiver mais baixos nota-los logo mais coloridos...

Boas Pedro,

Primeiro foi complicado fixá-los num pedaço de rocha... tentei uns dias no refúgio com pequenas pedras mas demorava... entretanto um tinha-se agarrado a uma concha de caracol, colei-o com super cola 3 gel, bem como os outros dois, que entretanto com a corrente se descolaram, então nestes dois apliquei vários pares de elásticos à volta a formar uma espécie de rede, passados dois dias retirei os elásticos e eles felizmente lá ficaram agarrados. E entretanto já estão com melhores cores. :)
Imagem

Mensagem 29/mar/2013, 01:49

Boas,

Acabei de fazer há pouco uns testes pertinentes... e extremamente esclarecedores! :)

Fiz 4 testes de fosfatos com o Hanna Checker.

Como referi uns posts atrás, já consegui arranjar o cartucho ION Exchange da osmose, que retira nitratos, fosfatos e silicatos. Apesar de os cartuchos de sedimentos e de carvão não ter ainda substituido...
Mas a boa notícia: testei os fosfatos da água de osmose e PO4 = 0.00pm!

Depois derreti 3 cubos de comida congelada que estou a dar diariamente aos peixes num recipiente com a água de osmose, agitei, deixei derreter, medi e aquilo PO4= 2.50 ppm (a piscar), ou seja, >=2.50ppm!

Fiz ainda outro teste, da água da companhia (torneira) e PO4 = 0.15ppm! Muito menos "graves" do que tinha ideia. Há tempos parecia-me ter testado 1.25ppm com um teste químico de fosfatos mas agora até que usar água directa da torneira nem estará tão mal...

E o teste final, com água do reef, isto cerca de 1 hora +- de ter deitado a comida congelada, PO4 = 1.53ppm.

Resumindo, por exclusão de partes posso confirmar que o problema de fosfatos agora não tem a ver com o areão (substituí-o integralmente), nem com a água de osmose produzida (0.00ppm de fosfatos).

Além da provável libertação de fosfatos pela rocha viva já com 3 anos, realmente a adição de comida congelada poderá ser um dos principais poluidores da água...

Moral da história: a partir de agora vou descongelar a comida congelada em água da torneira, passar bem por água de osmose e só deitar no aqua a comida mesmo.

Entretanto, já tenho o sistema a bombar com biopellets, e também com o antifosfatos, a 100%!

Nas últimas duas semanas o escumador tem trabalhado como um doido. B-) Consegui baixar os nitratos dos 50ppm para os 25ppm sem trocas de água. B-) Com uma dose reforçada de biopellets (mais adiante falarei nas quantidades hehe), acredito que isto esteja a encaminhar-se.

A ver se por altura do Almoço Aniversário do Fórum já tenho o sistema recuperado, senão nem posso trazer o frag de oferta... x_x :D
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 29/mar/2013, 02:00, num total de 2 vezes.
Imagem

Mensagem 29/mar/2013, 01:58

Uma dúvida ainda relativamente à comida congelada...

Estou a dar diariamente 3 cubos de comida congelada TMC: Artémia + Mysis + Krill. Isto essencialmente para o Chelmon, mas todos os peixes gostam e também comem.

Acham que mantenha estes três cubos diários, fazendo então o descongelamento e lavagem em água de osmose e não meter a água no aqua, apenas o alimento com um coador?

Ou será comida a mais e mais vale reduzir para 2 ou 1 cubo de comida congelada?
Imagem

Mensagem 29/mar/2013, 02:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas Artur

Eu nao tenho muita ou quase nenhuma esperiencia mas vou dar a minha opiniao.

Em relação ao passar a comida congelada por agua acho mal pelo simples facto de tares a tirar as vitaminas e tudo o que é bom na comida.
É tal e qual como a carne e o peixe nao se deve passar muito por agua porque senao nao presta ou nao tem o mesmo sabor.
Por exemplo a artemia+spirulina ou artemia+omega 3 ou ate artemia com alho, se lavarmos perde o efeito certo?

Eu tenho o mesmo problema de fosfatos que tu porque tive de reforçar a comida derivado aos peixes terem ganhado uns pontos brancos e apareceram logo algas mas agora reduzi a comida aos poucos e espero que algas desapareçam com as mudanças parciais.

Resumindo acho que devias so reduzir de comida congelada para flocos ou raçao que polui menos a agua e fazer tpa visto que tens uma boa agua.

Desculpa o grande texto mas é a minha opiniao.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 29/mar/2013, 11:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Carlos Resende Escreveu:
Boas Artur

Eu nao tenho muita ou quase nenhuma esperiencia mas vou dar a minha opiniao.

Em relação ao passar a comida congelada por agua acho mal pelo simples facto de tares a tirar as vitaminas e tudo o que é bom na comida.
É tal e qual como a carne e o peixe nao se deve passar muito por agua porque senao nao presta ou nao tem o mesmo sabor.
Por exemplo a artemia+spirulina ou artemia+omega 3 ou ate artemia com alho, se lavarmos perde o efeito certo?

Eu tenho o mesmo problema de fosfatos que tu porque tive de reforçar a comida derivado aos peixes terem ganhado uns pontos brancos e apareceram logo algas mas agora reduzi a comida aos poucos e espero que algas desapareçam com as mudanças parciais.

Resumindo acho que devias so reduzir de comida congelada para flocos ou raçao que polui menos a agua e fazer tpa visto que tens uma boa agua.

Desculpa o grande texto mas é a minha opiniao.

Cumpr
Carlos Resende

Boas Carlos,

Pois mas é exactamente o contrário. Os flocos ou ração polui muito mais a água pois tem níveis de fosfatos maiores.

A lavagem da comida congelada deve ser feita. podes complementar depois com uma ou duas gotas de spirulina.

Artur, esses valores de fosfatos não te esqueças que vão ser diluidos na litragem de água toda que tens. Esse valor de 2.5 diluído em 200 ou 300 litros será se calhar menos complicado que os 0.15 da água da torneira pois as quantidades e diluições são radicalmente diferentes.

Vejam aqui este artigo: http://www.advancedaquarist.com/2012/3/chemistry

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/mar/2013, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 455
Boas
Eu tambem lavo sempre a comida congelada e depois ponho umas gotas de alho ou vitaminas.
Acho que as meias de senhora não sao ideais para as mideas pois têm a malha muito fina e não deixam passar bem a agua.
Abraço
Pedro Tavares

Mensagem 29/mar/2013, 13:23

Pedro Tavares Escreveu:
Boas
Eu tambem lavo sempre a comida congelada e depois ponho umas gotas de alho ou vitaminas.
Acho que as meias de senhora não sao ideais para as mideas pois têm a malha muito fina e não deixam passar bem a agua.

Eu uso um passador de chá (filtro), mas como o artigo salienta a lavagem ajuda, mas os fosfatos estão principalmente na comida e não na água da descongelação; para fazer a diferença tem que se dar menos cubos.

Artur, a primeira forma de garantires a qualidade da água dentro do aquário, é na minha opinião fazer mudas de água, com água da melhor qualidade possivel e água da torneira com 0,15 de fosfatos, embora melhor que água com 1,25 continua a não ser grande opção para quem está com problemas de fosfatos altos.

Abraço e vai mudando e regenerando as resinas, pois elas com essas cargas de fosfatos, saturam rapidamente.

Mensagem 29/mar/2013, 14:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boas

Pois eu pençava que a raçao e os flocos eram melhores :(

Estamos sempre a aprender e nunca da melhor maneira :-s

Obrigado pela explicaçao ;)

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 29/mar/2013, 14:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Carlos Resende Escreveu:
Boas

Pois eu pençava que a raçao e os flocos eram melhores :(

Estamos sempre a aprender e nunca da melhor maneira :-s

Obrigado pela explicaçao ;)

Cumpr
Carlos Resende

Deixa lá que não és o único ...

Tinha 0.3 de fosfatos sistemáticamente independentemente das TPAs que fazia.

Depois do Marco Madeira e do João Tomás me terem dado na cabeça com a quantidade de comida, Uma TPA e redução no peso da mão os fosfatos desceram para 0.1

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/mar/2013, 20:02

Boas,

Agradecido pelos comentários.

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Pois mas é exactamente o contrário. Os flocos ou ração polui muito mais a água pois tem níveis de fosfatos maiores.

A lavagem da comida congelada deve ser feita. podes complementar depois com uma ou duas gotas de spirulina.

Artur, esses valores de fosfatos não te esqueças que vão ser diluidos na litragem de água toda que tens. Esse valor de 2.5 diluído em 200 ou 300 litros será se calhar menos complicado que os 0.15 da água da torneira pois as quantidades e diluições são radicalmente diferentes.

Vejam aqui este artigo: http://www.advancedaquarist.com/2012/3/chemistry

Boas Rui,

Sem dúvida esse deve ser um problema aqui... pois vejo os peixes gordinhos, vou tentar reduzir na comida. E nos cubos congelados vou experimentar reduzir de 3 para 1 por dia, a ver a evolução dos fosfatos. Antes de deitar o alimento congelado, deito granulados, assim os peixes vão atrás dele e espero deixem mais congelados para o Chelmon. :)

De qualquer forma, nesse artigo sobre a Química dos Fosfatos tem uma informação contraditória... naquela parte diz isto:
So the hypothetical rinsing step has removed about 1 percent of the phosphate in that food. Not really worthwhile, in my opinion, but that decision is one every aquarist can make for themselves.

Pedro Tavares Escreveu:
Boas

Boas Pedro,

De facto também acho que com a meia de senhora não estavam a fazer tanto efeito. Mas ontem já coloquei a mídia (nova) num reactor fluidizado, em série com as biopellets. Agora estão a bombar a 100%. :)

César Silvério Escreveu:
Eu uso um passador de chá (filtro), mas como o artigo salienta a lavagem ajuda, mas os fosfatos estão principalmente na comida e não na água da descongelação; para fazer a diferença tem que se dar menos cubos.

Artur, a primeira forma de garantires a qualidade da água dentro do aquário, é na minha opinião fazer mudas de água, com água da melhor qualidade possivel e água da torneira com 0,15 de fosfatos, embora melhor que água com 1,25 continua a não ser grande opção para quem está com problemas de fosfatos altos.

Abraço e vai mudando e regenerando as resinas, pois elas com essas cargas de fosfatos, saturam rapidamente.

Boas César,

Também acho que vai ter mesmo de ser. Para já vou reduzir de 3 para 1 cubo de alimento congelado por dia, a ver a reacção do reef. E isso do coador é uma boa ideia, passando por água. Mas continuo a achar que os 0.15ppm de fosfatos na água da torneira não é nada mau... descer desse valor para 0.10ppm ou menos será mais fácil...
Com este nível de fosfatos realmente as resinas devem saturar num ápice... vou estar atento a isso. e quando notar que saturaram, vou tentar fazer aquele tal método de regeneração da mídia. ;)

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Deixa lá que não és o único ...

Tinha 0.3 de fosfatos sistemáticamente independentemente das TPAs que fazia.

Depois do Marco Madeira e do João Tomás me terem dado na cabeça com a quantidade de comida, Uma TPA e redução no peso da mão os fosfatos desceram para 0.1

Vai ter de ser... vou tentar reduzir na papinha... :)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros