Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Labutes Reef v2.0

Labutes Reef v2.0

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/Oct/2012, 09:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Vamos la ver meus caros, fiquei um pouco desanimado acreditem, mas hoje acordei determinado a fazer as coisas, é o bichinho do vicio a picar :p
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/Oct/2012, 10:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Vamos la ver meus caros, fiquei um pouco desanimado acreditem, mas hoje acordei determinado a fazer as coisas, é o bichinho do vicio a picar :p

Epá uma transportadora como deve de ser com elevador põe-te isso num instante dentro de casa.

Mais vale mesmo. Já tive um aquário de 2,5m + a entrar num nono andar de grua e demorou 20 minutos ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/Oct/2012, 21:07

Pessoal o que acham?

Melhor? :p

Imagem

Imagem

Novo movel, a meu ver bastante mais "simples" e clean.

Agora tem 60cm de largura ;)

A lateral que esta cortada vai levar uma porta apenas fixa por imans, so espero que os imans aguentem bem
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/Oct/2012, 21:17

O meu dilema cabe agora em como fazer as portas para a frente...

Estava a pensar colocar 2 portas de correr "sobrepostas", tipo armario/guarda fatos, mas duvido que a calha onde as portas tem de entrar me deixe fazer isso...penso que depois fica muito para o interior do movel e encosta a sump :-\
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 25/Oct/2012, 11:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Hum... mas vais ficar com 20cm "abertos" no móvel... eu como gosto de ver moveis á medida do tanque, não ia gostar muito.
Estás a pensar em tapar com alguma coisa a "traseira"?

Outra coisa, a trave central do móvel está "desnivelada", algum motivo especial?

Não ficava mais estável com as duas traves(á frente e atrás) a dividir?

Abraço.

Mensagem 25/Oct/2012, 11:29

NunoDinis Escreveu:
Hum... mas vais ficar com 20cm "abertos" no móvel... eu como gosto de ver moveis á medida do tanque, não ia gostar muito.
Estás a pensar em tapar com alguma coisa a "traseira"?

Outra coisa, a trave central do móvel está "desnivelada", algum motivo especial?

Não ficava mais estável com as duas traves(á frente e atrás) a dividir?

Abraço.

Pois Nuno, também gosto mais de ver o aquário a acompanhar todo o móvel, mas se encurtasse mais a sump não caberia no seu interior, irei arranjar uma maneira de criar uma "caixa/tampa" que me tape a zona traseira do aquário, assim não vejo tubos de descarga nem de retorno, fica tudo tapado.

O motivo da trave central estar desviada é porque a estrutura foi adaptada, ela tinha 100cm de comprimento e eu alarguei mais 20cm

Sei que era preferível ter uma trave ao centro na zona frontal, mas penso que a estrutura não terá problemas assim (pelo menos espero que não tenha) como o aquário ira asentar sobre as extremidades, o peso não fica concentrado no centro, e a estrutura tem 2 travamentos centrais um no topo e outro no fundo.

Penso que o peso máximo na zona superior não chegará a 300kg, nem la perto, por isso penso que não há problema, o que achas?
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 25/Oct/2012, 12:43

Deixo uma pequena "montagem" de como estou a pensar fazer as coisas...

NunoDinis sempre podes ver a especie de "tampa/caixa" que falei, onde iram ficar escondidos os tubos...

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Alguma sugestão? :-\
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 25/Oct/2012, 13:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Ok, percebido.

cuidado com a altura das divisórias na sump por causa da altura de funcionamento do escumador.
Por outro lado consegues fazer overflow externo na traseira do aqua sem ficar á vista o que fica muito melhor.

Abraço.

Mensagem 25/Oct/2012, 14:19

NunoDinis Escreveu:
Ok, percebido.

cuidado com a altura das divisórias na sump por causa da altura de funcionamento do escumador.
Por outro lado consegues fazer overflow externo na traseira do aqua sem ficar á vista o que fica muito melhor.

Abraço.

Eu já tenho o aquário e a sump, é provável que tenha de fazer um suporte para elevar o escumador, mas isso não é problema.

O aquário tem um furo no vidro traseiro no canto superior esquerdo, dai ter de ser como esta representado nas imagens, se o aquário e a sump fossem mandados fazer de raiz as coisas seriam diferentes, mas como já os comprei assim fica o que esta ;)

Fui agora comprar o primário e a tinta contra humidade e salpicos para começar a pintar o móvel, basta fazer os furos e as portas para começar com as pinturas.

Depois de tudo bem seco é tratar da instalação ecletrica, vai ter de ser tudo muito bem pensado porque vou usar calha técnica para passar os cabos, de modo a evitar ver grandes "ninhos de ratos" e fios pendurados :p
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 25/Oct/2012, 14:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Está a ficar porreiro Nuno nao seria melhor meter portas de abrir assim tinhas logo acesso a tudo e nao a metade é apenas uma opiniao

Mensagem 25/Oct/2012, 15:16

Ricardo sem duvida que era o melhor, e se fosse possível era o que colocaria, mas a meu ver no meu caso tenho 2 contras

1- Não tenho travamento ao meio para servir de "batente" para as portas
2- Penso que portas com 60cm de comprimento se tornam muito pesadas, depois com o passar dos tempos era provável que as dobradiças começassem a ceder as portas ficassem descaídas
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 25/Oct/2012, 15:36

Aqui fica a configuração da parte eléctrica

A minha ideia é que venha apenas um cabo (tomada que alimenta o sistema todo) para o interior do móvel

Depois esse cabo passa pelo diferencial de corrente, para proteger os equipamentos de qualquer pico de corrente de modo a que não me danifique nada relacionado com o aquário.

Depois sai um cabo do diferencial para a tomada instalada no interior do móvel, que ira levar uma ficha tripla que alimentará as 3 extensões para ligar os vários equipamentos.

Irei colocar 3 extensões pois como sabem só os transformadores ocupam e empatam muito o espaço.

Imagem

O que acham da ideia? estou a cometer alguma coisa de errado? trocavam alguma coisa?
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 15/nov/2012, 00:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 197
Excelente projecto. Parece tudo bem encaminhado. Pena não pertenceres a panela pois seguramente tinhas mais seguidores... Abraço

Mensagem 15/nov/2012, 10:14

Adriano Sousa Escreveu:
Excelente projecto. Parece tudo bem encaminhado. Pena não pertenceres a panela pois seguramente tinhas mais seguidores... Abraço

Obrigado Adriano, as coisas tem andando com calma, o móvel ja esta quase terminado a nivel de pinturas e tratamento da madeira. Quando ficar terminado é dedicar-me a instalação eléctrica no seu interior.

Irei alterar algumas coisas, a iluminação na sump/fragario irá ser de 3x24Wts T5 apenas quando tiver corais na sump, a iluminação no aquário vai ser de 8x39Wts T5 (ja adquiri a nova calha), efim....coisas que o tempo vai alterando :p

Adriano nao percebi a parte em não pertencer a Panela :-\

Abraço
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 15/nov/2012, 10:54

Adriano Sousa Escreveu:

Obrigado Adriano, as coisas tem andando com calma, o móvel ja esta quase terminado a nivel de pinturas e tratamento da madeira. Quando ficar terminado é dedicar-me a instalação eléctrica no seu interior.

Irei alterar algumas coisas, a iluminação na sump/fragario irá ser de 3x24Wts T5 apenas quando tiver corais na sump, a iluminação no aquário vai ser de 8x39Wts T5 (ja adquiri a nova calha), efim....coisas que o tempo vai alterando :p

Adriano nao percebi a parte em não pertencer a Panela :-\

Abraço

Pois ... eu também não mas ok!!!!
Quanto à parte eléctrica não me parece que vás conseguir arranjar extensões com as tomadas direitas. Geralmente são todas inclinadas de 45º o que torna muito chato a colocação dos relógios.

Quanto ao quadro, porque é que não poupas uns cobres? não ponhas diferencial que não vai estar aí a fazer nada (tens o do quadro principal) e mesmo dijuntores também não são necessários. Podes fazer o mesmo com uma caixa de derivação e uns bornes (5€ máx) se queres ter só um cabo a entrar no móvel.

Não ponhas ficha tripla que é mais um pouco de falha. Cortas as tomadas às extensões e saem directamente da caixa de derivação!

Abraços,
Rui

Mensagem 15/nov/2012, 11:09

Boas Rui, pois é tomadas direitas ainda não encontrei nada, por isso é que tenho de colocar 3 extensões das que são inclinadas a 45º, pois relógios, transformadores etc...ocupam logo muito espaço.

Obrigado pela dica de não usar a tripla, ia usa-la para não estar a cortar a ponta da ficha, mas é sem duvida a melhor solução e fica bem mais simples a nível de estética ;)

Abraço e obrigado pelas dicas
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 15/nov/2012, 12:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Está muito porreiro o movel ;) estou a gostar da evolução.

Bom trabalho ;)

Mensagem 15/nov/2012, 15:11

Boas Rui, pois é tomadas direitas ainda não encontrei nada, por isso é que tenho de colocar 3 extensões das que são inclinadas a 45º, pois relógios, transformadores etc...ocupam logo muito espaço.

Obrigado pela dica de não usar a tripla, ia usa-la para não estar a cortar a ponta da ficha, mas é sem duvida a melhor solução e fica bem mais simples a nível de estética ;)

Abraço e obrigado pelas dicas

Existem umas caixinhas de parede estanques (3€ - acho eu) em que podes meter as uniões lá dentro para não correres o risco de salpicos.

Abraços,
Rui

Mensagem 15/nov/2012, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Nuno, falta aí agua...... :D
Fora brincadeiras, mesmo com todo o planeamento os imprevistos vão aparecer. Claro está que quanto maior os cuidados menores serão as derrapagens orçamentais...

Já ponderaste imans para segurar uma placa única na frente do móvel ? ficava simples e de muito simples manutenção

Mensagem 15/nov/2012, 18:28

Boas Pedro

No inicio estava a pensar colocar apenas uma placa a frente como dizes, mas pensando bem não se torna pratico pois sempre que queira abrir o movel tenho de pegar numa placa de 120x80cm

Não vou andar a fazer limpezas a sump todos os dias, por isso o sistema das 2 portas de correr serve perfeitamente, quando for necessário facilmente consigo tirar as portas do sitio e ficar com a área ampla ;)
Abraço
Nuno Silva

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros