Olá Amigo,
Olha a mim nunca me apareceram, mas como tenho alguma experiencia com algas, vou tentar ajudar...
Como sabes os dinoflagelados aparecem e alimentam-se de excesso de nutrientes na água e de luz, ainda que não detectes nenhuns, muito provavelmente é porque os bichos os estão a consumir...pode ser a causa dos teus nitratos e fosfatos a 0?
O que acho que podes fazer...
Tenta fazer TPA's com água de osmose + sal, em vez de fazeres directamente com agua do mar. Na minha experiência a água do mar, pode ter variações de nutrientes, e ainda que o escumador seja uma "besta", os dinos podem conseguir consumir alguns enquanto o escumador não os apanha, funcionando como energia para os mesmos.
Tens filter bag? se não coloca um, sempre apanha detritos na coluna de água e permite agilizar a limpeza. Não mantenhas por muito tempo senão acabas por ficar com uma fábrica de nitratos... eu uso um quando tenho de fazer algumas coisas ou quando verifico que tenho muitas particulas em suspensão na coluna de água, assim que fico com a água limpa, retiro. No máximo um periodo de 15 dias.
Tenta remover o máximo que puderes com a TPA(aspirando), e continua...
Tenho ouvido dizer que nesta fase o uso de carvão activado de boa marca também é importante... pode ajudar?
Seguramente vais conseguir acabar com isso, não conhece-se eu a tua determinação!
Espero que ajude de alguma forma, pelo menos fica a ideia...Sabes que a minha curta experiência neste meio também não ajuda muito :S
Só uma pequena sugestão que vale o que vale... Vais colocar alguma peça no centro do tanque? entre as rochas? essa catalaphyllia ficava lá mesmo bem

Abraço e boa sorte com o combate aos bichos!