Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Vaz Reef II - Nova montagem após o desaire

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Fiquei muito contente com a noticia Sr. Antonio, agora pouco a pouco vai ao sitio. :ymapplause:

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá Artur bom dia
bom eu penso que sim, e é bom que se aguente senão tenho o caldo entornado ah! ah!
de facto espero que isto se aguente uns anitos pois não sei se seria capaz de voltar ao mesmo.
abraço
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Grupo: Utilizadores Mensagens: 97

Boas Artur..

Fico super satisfeito por nao ter desistido,

Agora peço que vá fazendo updates como sempre para os mais rookies (como eu ehehe) poderem ir aprendendo.

Abraço

E agora vai tudo correr bem...

José
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95

Fico mesmo muito satisfeito por o Sr. Afonso ter voltado á carga!

Força e continue a postar a evolução do seu reef, que agora me parece ainda melhor! :-bd

Um Abraço

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

António, de volta e com mais força ... " o que não nos mata torna-nos mais fortes " ... :D

Uma pergunta. Esse Chelmon tem-no à quanto tempo?

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite

Uma força da natureza!
Parabéns pela disponibilidade e coragem!

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Olá bom dia
obrigado a todos , dentro de um mês postarei mais fotos para ver a evolução do sistema.
este meu Chelmon Rostratos é um dos poucos sobreviventes comprei-o em Setembro de 2012, como muito bem quase todo o tipo de comida, quando esteve na garagem estes 10 dias devorou uma praga de Aiptasias que foi uma maravilha.
abraço
a todos

Boas
já lá vão 20 dias depois desta montagem e as coisas parecem estabilizadas, isto é: os poucos corais que me restam estão lentamente a evoluir o que é muito bom.
Tenho as rochas impregnadas de fosfatos pois nesta montagem utilizei 100% de água nova com 0% de fosfatos (Hanna) e no final do dia tinha 1,61 ppm de fosfatos , fiz nova medição no dia 30 e já tinha baixado para 1,07 ppm, penso que vou no bom caminho embora muito longe do ideal, bom mas para quem tinha 2,5 ppm na anterior montagem já não é mau.
entretanto vou colocar umas fotos parciais com pouca qualidade como é habitual.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

e agora alguns corais que resistiram

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que gostem , e que eu não esteja a ser chato com tantas fotos .
um abraço para todos
afonso

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Boas Antonio,

Agora é fazeres TPA´s semanais de 10 a 20% para ires diluindo os fosfatos que estão entranhados na rocha. De resto é preciso paciencia sem grandes invenções até as algas irem embora.

Força nisso, as tuas fotos nunca são demais ;)
Abraço
Editado pela última vez por Joao Tomas em 10/dez/2013, 10:55, num total de 1 vez.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Antonio o que a malta gosta é fotos.....agora é dar tempo ao tempo e tpas com forca para baixar os fosfatos ;)

Olá boas
faz amanhã um mês após esta montagem, o eterno problema dos fofastos ainda longe dos valores aceitáveis, vão descendo mas devagar.
após a montagem com 100% de água nova e testada antes da introdução das rochas o valor dos fosfatos era =0 após o 1º dia o valor era = 1,61 ppm, no dia 30 novembro o valor era = 1,07ppm , no dia 15 deste mês o valor = 1,05ppm, volto a substituir o anti-fosfatos e no dia 30 medirei novamente.
Bom a titulo de curiosidade deixo umas fotos do meu Sarcophytum mãe que deu origem a variadíssimos, que foram espalhados por vários membros.
Como jã não me cabe no aquário principal dado ao seu tamanho, coloquei-o na garagem junto aos Cardinais de Bangai

Imagem

Imagem

Imagem

abraço
afonso

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Antonio Afonso Escreveu:
Olá boas
faz amanhã um mês após esta montagem, o eterno problema dos fofastos ainda longe dos valores aceitáveis, vão descendo mas devagar.
após a montagem com 100% de água nova e testada antes da introdução das rochas o valor dos fosfatos era =0 após o 1º dia o valor era = 1,61 ppm, no dia 30 novembro o valor era = 1,07ppm , no dia 15 deste mês o valor = 1,05ppm, volto a substituir o anti-fosfatos e no dia 30 medirei novamente.
Bom a titulo de curiosidade deixo umas fotos do meu Sarcophytum mãe que deu origem a variadíssimos, que foram espalhados por vários membros.
Como jã não me cabe no aquário principal dado ao seu tamanho, coloquei-o na garagem junto aos Cardinais de Bangai

abraço
afonso

Olá Afonso,

Parabéns pela coragem e pela nova montagem.

Relativamente ao problema dos fosfatos, na minha opinião vai ter aí uma batalha perdida; a mim quando montei o aquário aconteceu-me o mesmo, tendo os níveis de fosfatos atingido níveis dessa ordem e que apesar de trocar as resinas duas vezes por semana (2 litros num filtro Eheim), nunca consegui baixar os níveis abaixo de 0,2, o que sendo melhor que no inicio, é um nível de fosfatos insuportável para a maioria dos SPSs.

Depois de muito investimento em resinas, em tempo a ler e nalguns fóruns, cheguei à conclusão que a maravilhosa rocha viva maturada, que eu tinha comprado para a montagem do aquário, para além de carregada de bicharada, estava também carregada de lixo/fosfatos e que por mais que, os níveis de fosfatos na água baixassem graças à ação das resinas, a rochas libertavam mais e os fosfatos na água voltavam subir; aparentemente isto devia ter um fim, mas eu andei mais de seis meses a trocar e a regenerar resinas e como disse acima, logo que conseguia atingir os 0,20ppm, apesar das resinas não estarem saturadas, os fosfatos voltavam a disparar.

Afonso, penso que a si lhe vai acontecer o mesmo e a solução que vai ter que adotar, vai ser a mesma que eu:
deitar a rocha toda fora e arranjar nova (como eu fiz), ou tratá-la fora do aquário até conseguir remover todos os fosfatos.

Se decidir por alguma destas soluções, se assim o entender, posso talvez ajudar usando alguma da experiência que adquiri no processo, senão apenas uma recomendação: rocha viva maturada, nunca mais, a não ser que o aquário ou a loja onde a compre tenha a água onde está mergulhada, com os fosfatos perto de zero (medidos com checker eletrónico).

Abraço e Bom Natal
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Olá César boa tarde
obrigado pelo seu report, de facto já me passou isso pela cabeça e só não o fiz porque a maioria da rocha tem vários corais agarrados, mas se continuar assim pois sou muito capaz de um dia destes retirar tudo outra vez e deitar fora a rocha e começar de novo, assim como assim já começo a estar habituado.
estou um bocado farto de gastar dinheiro em resinas de forma que é uma hipótese a ponderar, talvez perto das férias de 2014 é sempre melhor altura para remodelações.
tenho na garagem ao lado dos cardinais mais aquários vazios que me vão ajudar na mudança sem pressas .
vou dando notícias
abraço
afonso

Olá Afonso,

A rocha pode ser tratada fora do aquário dentro de depósitos plásticos, sem a matar; pode levar algum tempo (semanas-poucas), mas dá para reutilizar a rocha como rocha viva.

Abraço

sim obrigado, é uma hipótese muito viável, e bem mais barata.
tenho tempo para tratar disso na altura certa, foi pena não ter tido a calma necessária nesta altura estava tudo desmontado mas, enfim também estive indeciso em continuar.
bom
um abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Boa Afonso,

Um dia tem de ir ai beber um cafezinho e ver esse aquario.
Tambem estou a passar pelo mesmo dos fosfatos mas tenho tido resultados mais positivos.Pençava que tinha os fosfatos baixos e comprei um teste Hanna electronico e medi no domingo, que como claro assustei-me porque tinha 0.78ppm, fiz logo uma mudança parcial na segunda de 30 litros com agua de osmose com sal sintetico e baixou para 0.47ppm, esperei ate esta quarta e fiz nova mudança de 30 litros e o resultado foi 0.24ppm, tambem reduzi a alimentaçao e retirei o filter bag que acredito que ajudava bastante a elevar os valores, agora so me resta que com mais uma muda de agua a coisa va ao sitio so com mudas de agua.

Parabens pela força e coragem que tem tido e boa sorte.

Cumpr
Carlos Resende

Grupo: Utilizadores Mensagens: 315
Boas!

É com muito agrado que vejo a sua remontagem....tudo vai voltado ao normal.....é preciso é ter calma! :ymapplause:

César, como se retiram os fosfatos da rocha sem a matar??

Cumps e boas festas!

Olá bom dia
Carlos Resende e Pedro Chouriço , já sabem que a minha casa está á vossa disposição quando quiserem.
a pergunta ao César é muito pertinente, fico também a aguardar a resposta.
um abraço
afosno

Olá Pedro, olá Afonso,

Com cloreto de lantânio.

Abraço

Obrigado pela resposta César
de facto desconhecia, vou indagar