Antonio Afonso Escreveu:
Olá boas
faz amanhã um mês após esta montagem, o eterno problema dos fofastos ainda longe dos valores aceitáveis, vão descendo mas devagar.
após a montagem com 100% de água nova e testada antes da introdução das rochas o valor dos fosfatos era =0 após o 1º dia o valor era = 1,61 ppm, no dia 30 novembro o valor era = 1,07ppm , no dia 15 deste mês o valor = 1,05ppm, volto a substituir o anti-fosfatos e no dia 30 medirei novamente.
Bom a titulo de curiosidade deixo umas fotos do meu Sarcophytum mãe que deu origem a variadíssimos, que foram espalhados por vários membros.
Como jã não me cabe no aquário principal dado ao seu tamanho, coloquei-o na garagem junto aos Cardinais de Bangai
abraço
afonso
Olá Afonso,
Parabéns pela coragem e pela nova montagem.
Relativamente ao problema dos fosfatos, na minha opinião vai ter aí uma batalha perdida; a mim quando montei o aquário aconteceu-me o mesmo, tendo os níveis de fosfatos atingido níveis dessa ordem e que apesar de trocar as resinas duas vezes por semana (2 litros num filtro Eheim), nunca consegui baixar os níveis abaixo de 0,2, o que sendo melhor que no inicio, é um nível de fosfatos insuportável para a maioria dos SPSs.
Depois de muito investimento em resinas, em tempo a ler e nalguns fóruns, cheguei à conclusão que a maravilhosa rocha viva maturada, que eu tinha comprado para a montagem do aquário, para além de carregada de bicharada, estava também carregada de lixo/fosfatos e que por mais que, os níveis de fosfatos na água baixassem graças à ação das resinas, a rochas libertavam mais e os fosfatos na água voltavam subir; aparentemente isto devia ter um fim, mas eu andei mais de seis meses a trocar e a regenerar resinas e como disse acima, logo que conseguia atingir os 0,20ppm, apesar das resinas não estarem saturadas, os fosfatos voltavam a disparar.
Afonso, penso que a si lhe vai acontecer o mesmo e a solução que vai ter que adotar, vai ser a mesma que eu:
deitar a rocha toda fora e arranjar nova (como eu fiz), ou tratá-la fora do aquário até conseguir remover todos os fosfatos.
Se decidir por alguma destas soluções, se assim o entender, posso talvez ajudar usando alguma da experiência que adquiri no processo, senão apenas uma recomendação: rocha viva maturada,
nunca mais, a não ser que o aquário ou a loja onde a compre tenha a água onde está mergulhada, com os fosfatos perto de zero (medidos com checker eletrónico).
Abraço e Bom Natal