Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas
,
Bruno, não ouves barulho só com um tubo não por ele ser largo mas por a bomba de retorno ser fraca.
Se mais tarde trocares por outra maior vais ver que tens problemas com isso.
Entretanto para segurança essa torneira que colocaste mete-lhe um tubo de ar de modo a que a outra ponta fique dois mm acima do nível da água na coluna seca.
Em caso de desastre esse tubo fica submerso e então sim esse durso passa a funcionar como sifão!
Com o sistema Bean Animal simplificado ainda por cima não são precisos furos largos ... posso mostrar-vos que por um tubo de 25mm consigo circular muita água. Neste momento tenho uma DC 12.000l/h e se não meto torneira não consigo encher a coluna seca!
Abraços,
Rui

Bruno, não ouves barulho só com um tubo não por ele ser largo mas por a bomba de retorno ser fraca.
Se mais tarde trocares por outra maior vais ver que tens problemas com isso.
Entretanto para segurança essa torneira que colocaste mete-lhe um tubo de ar de modo a que a outra ponta fique dois mm acima do nível da água na coluna seca.
Em caso de desastre esse tubo fica submerso e então sim esse durso passa a funcionar como sifão!
Com o sistema Bean Animal simplificado ainda por cima não são precisos furos largos ... posso mostrar-vos que por um tubo de 25mm consigo circular muita água. Neste momento tenho uma DC 12.000l/h e se não meto torneira não consigo encher a coluna seca!

Abraços,
Rui
obrigado pelos coments mas não acho que a DC-3000 seja fraca para o sistema...
rui mesmo que quisesse fazer o sistema bean animal não dá pois tenho muito pouco espaço na coluna e já tenho o aquario furado logo implicaria mais furos... já não é uma opcao viável... ver se coloco depois vídeo do sistema a funcionar...
em termos de segurança estou a pensar colocar uma boia de nível ligada há tomada da bomba de retorno em caso de desastre desliga a bomba...
cumps,
Bruno