Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Lagoa da Tranquilidade, Mar das gorgónias, Estreito Abissal

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Muito bom!

Following... :D

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Joao Soares Escreveu:
Tivemos que fechar a rua, acertamos no sinal de cargas e descargas com a carrinha, uma ventania do pior e a pedir muito para não chover!

LOL :lol: :lol:

"acertamos no sinal de cargas e descargas com a carrinha"

Este aquário é a verdadeira "carga e descargas."
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

Joao Soares Escreveu:
Ola Pedro
Aqui ficam duas fotos para teres uma ideia de como colocamos os vidros dentro de tua casa. Só dava assim!!
4.40 metros!!! :ugeek: Tivemos que fechar a rua, acertamos no sinal de cargas e descargas com a carrinha, uma ventania do pior e a pedir muito para não chover!

Conseguimos :D :D
Imagem

Imagem

boas

negocio de malucos :lol: :lol:

quem dizer o contrario, tá fora :twisted:

.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
e enquano aguardamos pela chegada dos dois vidros laterais do estreito abissal, que pela sua "gigantesca" dimensão de 350x350 metros/1000 ainda não chegaram, fica um pequeno vídeo das aventuras de Крокодил, белый кот, Шпион, пришедший с холода (tradução: Krokodil, o gato branco, espião que veio do frio ... :shock: :mrgreen: )

Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Pedro,

O gato ta em todas hehe :evil:

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk 2
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)

Actualização fotográfica

Esta semana a estabilização do sistema começa a consolidar-se e começa-se a visualizar crescimentos nos corais, nomeadamente a Duncanopsamia tem 3 ou 4 cabeças novas ainda pequenas mas a desenvolver. Entraram duas peças novas, mais concretamente Stylophora. Uma veio do Fragário do Norte e outra veio do Aquário do Carlos Mota. Esta última apresenta areas danificadas que estão em recuperação e o desafio é mesmo esse. O Carlos Mota explicou-me que os danos laterais na peça em causa foram causados por alelopatia (guerra química) provocada pelo contacto com outra peça vizinha sendo ambas removidas do sistema justamente com muitas outras porque justamente não tinham espaço. Já os danos na parte superior foram causados pela transição de fonte luz, mudança de lâmpadas, que provocou o dano mas já em franca recuperação como pude constatar. Agora é aguardar, continuar com as trocas de água de 30% todas as semanas e a peça deverá recuperar. O mesmo está a acontecer com uma montipora pequena que trouxe inicialmente, uma acropora e uma outra peça cujo nome não me recordo mas que oportunamente tirarei fotografias para documentar a evolução. Estas peças são frags e fizeram parte do "lote inicial de arranque" que seria composto por umas 18 peças se não me falha a memória, lote esse de que se perderam 4 frags e 2 corais.
As cianofitas estão a desaparecer progressivamente à medida que as trocas de água semanais de 30% (cerca de 210 a 220 litros semanais) vão sendo efectuadas e o sistema se vai consolidando.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Stylophora de polipos verdes - veio do sistema do Carlos Mota e está em recuperação.
Será um desafio a vencer, recuperar esta peça

Imagem

Já tem um inclino :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Педро Нуно

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Pedro,

Que tal a evolução dos SPS? Estou particularmente curioso com a utilização das calhas de leds a uma altura do nível de água considerável. 8-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Artur Fonseca Escreveu:
Boas Pedro,

Que tal a evolução dos SPS? Estou particularmente curioso com a utilização das calhas de leds a uma altura do nível de água considerável. 8-)

Artur Podes esclarecer o que é que consideras uma altura considerável da água...?!

Antes de ter estes candeeiros de leds, teve um outro colocado provisoriamente e que agora será montado no mar das gorgónias onde substituirá as HQI entretanto retiradas. Esse candeeiro tem 54 leds dos quais 8 são azul intenso de 460 Nm e os restantes de 10000K ... quando estes candeeiros da Blau chegaram e se procedeu à transição, houve uma reacção dos corais bem perceptível que me deixou algo preocupado no inicio mas que rapidamente se ajustou, ou seja, os corais ajustaram-se à intensidade e luz dos novos leds. Nas imagens abaixo pode-se ver por exemplo nas Hydnophora a intensidade de luz que lhes chega. Outro aspecto muito importante a considerar, é o facto de a lagoa receber muita luz do exterior e dessa recebe luz do sol natural directamente em dias de sol durante 2 a 3 horas, dependendo da altura do ano. seja como for e independêntemente da altura do ano, recebe sempre muita luz indirecta do exterior e mesmo com as cortinas fechadas, os leds emitem muita luz, além disso ainda recebe luz indirecta das T5 do Mar da gorgónias e irá receber também luz indirecta do estreito abissal. Seja como for e até ao momento, é precéptível a adaptação dos corais à luz destes candeeiros de leds e para já progride tudo bem. Ponho mais importância nas trocas de água de 30% semanais do que na luz. No pequeno vídeo que fiz há pouco pode-se apreciar o efeito da luz nas Hydnophora, etc...

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta imagem pode-se ver uma acropora do lote inicial que ainda tem algum tecido, é um dos frags que foi fortemente afectado pela instabilidade inicial. Há frente está uma das três hydnophoras em bom progresso.

Imagem

Imagem

Imagem

Esta euphyllia é uma das peças do lote inicial que passou sem problemas a instabilidade inicial
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Педро Нуно

Boas Pedro,

Normalmente as calhas T5 (e de Leds) ficam a uns 10 a 20 cm da superfície da água. Nessa lagoa aparentemente as calhas estão praí a uns 50 a 100cm da superfície da água (será?). Acho muito bom o efeito da iluminação, e tenho curiosidade em ver como os SPS se estão a adaptar. Pelas fotos novas parecem estar excelentes. 8-)
Imagem

Artur Fonseca Escreveu:
Boas Pedro,

Normalmente as calhas T5 (e de Leds) ficam a uns 10 a 20 cm da superfície da água. Nessa lagoa aparentemente as calhas estão praí a uns 50 a 100cm da superfície da água (será?). Acho muito bom o efeito da iluminação, e tenho curiosidade em ver como os SPS se estão a adaptar. Pelas fotos novas parecem estar excelentes. 8-)

Estes candeeiros de leds da Blau estão a 84,5 cm da superfície da água. Importa salientar que a altura da coluna de água que a luz tem de atravessar é de 30 cm e não 50, 60 ou 70 como na maioria dos casos e como não há nuvens a passar embora estes candeeiros tenham um programa para esse e outros efeitos climatéricos, a luz não sofre interferências e chega à superfície da água em abundância e depois só tem de atravessar 30 cm de altura de coluna de água. É necessário pensar na razão do posicionamento habitualmente feito que entre outros leva em conta a altura da coluna de água que a luz tem de atravessar e que é quase sempre para cima de 45 cm sendo o mais frequente 50 a 60 cm. Este posicionamento a 84,5 cm de altura levou em conta os 30 cm de água a atravessar assim como o não bloquear a visão de cima para a lagoa e a visão para o Mar das Gorgónias bem como o ecrã e ainda deixou margem para ajustes se for necessário. ;)
Mais alguma fotografias

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma peça rara - Sandalolitha - que enfrentou bem a fase de instabilidade
Imagem

Imagem

Imagem

Algumas imagens do Mar das gorgónias que está a ser preparada. Na secção do lado direito onde se vê a Coris guaimard há uma obstrução provocada pela queda de uma laje que uma Cyprea trigris deslocou. Essa laje vai ser retirada e assim proporcionar mais espaço a peixes e gorgónias. Agora e para já tem duas Nephtyigorgia vermelhas, um Pomacanthus imperator, uma Coris guaimard, várias Cyprea e actinodiscos verdes já muito antigos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Педро Нуно

Imagem
Педро Нуно

ITT Marlow AG series Argonaut pumps

Imagem

Em Portugal podem por exemplo ser obtidas a partir da TMC via uma loja especializada em artigos para a nossa área.
Estas bombas da série AG bem como as da série JEC, são bombas vocacionadas para águas salgadas ou doces de piscina, com elevados níveis de cloro, logo águas fortemente oxidantes de metais e assim excelentes para os nossos sistemas marinhos de recife com dimensões médias da ordem dos 1000 a 5000 litros tendo como limite máximo 30m3/h de caudal e altura manométrica de 17 metros (ver o desempenho dos diferentes modelos série AG e JEC nas tabelas abaixo).

É muito importante ter em atenção a altura manométrica ou coluna manométrica do desempenho da bomba que se pretende, porque existem bombas com igual capacidade de movimentação de volume de água por hora mas com colunas manométricas completamente diferentes e isso faz a diferença para um melhor ou pior desempenho, nomeadamente pode gerar fluxo de corrente de água insuficiente ou ao invés, excessivo e levar tudo na frente.

Imagem

Imagem

Aqui para o sistema triplo, Mar das Gorgónias, Lagoa da Tranquilidade e Estreito Abissal será uma ITT Marlow Série AG Argonaut II - Modelo AG8. Tem um consumo de 0,28KW (280 watts/h) ou 0,30 KW/h (300 watts/h) para 10.8 m3/h, e substitui 3 bombas Eheim 1262 com consumo energético conjunto das três semelhante (0.08KW/h cada uma, logo 3x80=240 watt/h) mas com desempenho volumétrico no conjunto das três de 10.2 m3/h e de coluna manométrica inferior. Tem a vantagem de ser uma bomba externa, logo retira equipamento da área de depuração e consequentemente retira-se uma fonte de calor directa da água. Menos manutenção e o controlo será efectuado por passadores individuais de PVC para cada um dos sistemas Imagem

ITT Marlow AG series Argonaut pumps - Modelo AG8
Imagem
Педро Нуно

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Vais ficar ai com uns belos sistemas amigo, até os Srs. da EDP vão gostar, de ver essas bombas a trabalhar :) :) :D

Quanto aos aquários estou curioso para ver esses estreito Montado , vou acompanhando e esperando por Updates Fotográficos ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Paulooliveira Escreveu:
Vais ficar ai com uns belos sistemas amigo, até os Srs. da EDP vão gostar, de ver essas bombas a trabalhar :) :) :D

Quanto aos aquários estou curioso para ver esses estreito Montado , vou acompanhando e esperando por Updates Fotográficos ...

Abraço ..

Olá Paulo
Os tipos da EDP desanimaram, os consumos desceram, por isso se fores accionista, vende as acções =:) ... enquanto podes e valem alguma coisa =:) . Troca de HQI para Leds, uma bomba que irá operar todo o sistema, são factores que contribuem. Os Escumadores já faziam parte da equação. Embora haja três termostatos, só dois estão em uso e possivelmente só um ficará quando for fechada a parte coberta do terraço. Volumes de água são os mesmos porque já os tinha anteriormente uma vez que tenho a rega indispensável ao longo do ano, o lago das carpas Koi que tem funcionado como reservatório de rega e aguarda a chegada de um chafariz solar para voltar a ter carpas Koi e recebe a água rejeitada da osmose e da chuva, a lavagem do terraço com maquina de alta pressão... enfim, já estava tudo equacionado no "plano de negócio", algo que me parece não existir com projectos comerciais que tenho visto surgir ultimamente e que talvez mais do que ou a semelhança dos projectos não comerciais como este, deveriam ter plano de negócio para ter base de viabilidade...
Acrescento que embora pretenda usar essencialmente água do mar quando a logística o permitir, não deixarei de usar água sintética. Ontem foi instalado o Estreito Abissal, mas não foi ligado nem podia. O Silicone está a curar e assim ficará pelo menos uma semana, após o que se segue o acabamento, ligação de tubagens, enchimento de teste, etc... tenho vídeos mas ainda não estão disponíveis se alguma vez estiverem... deixo algumas fotografias.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Педро Нуно

Está a ficar um belo coral-fish-room B-)
Imagem

Grupo: Fundadores Mensagens: 620

Muito porreiro Pedro, parabéns pelas montagems estou curioso para ver como é que esse aquário mega comprido vai ficar :D
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312

Olá Pedro,

Parabéns pelo novo sistema, impressionante a dimensão! Gosto especialmente das medidas do Estreito Abissal :)

Essa bomba é uma boa escolha e tem certamente mais pressão que as 3 Eheim 1262 juntas. Se a bomba por algum motivo falhar tens algum plano de segurança ou bomba de substituição? Tendo em conta o ruído vais utilizar a bomba fora ou dentro de casa?

Qual a espessura do vidro utilizado no Estreito Abissal? Que utilização tens planeada para os 6 furos da lateral direita deste aquário?

Abraço
facebook.com/zoacorals

Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Pedro,

Parabéns pelo novo sistema, impressionante a dimensão! Gosto especialmente das medidas do Estreito Abissal :)

Essa bomba é uma boa escolha e tem certamente mais pressão que as 3 Eheim 1262 juntas. Se a bomba por algum motivo falhar tens algum plano de segurança ou bomba de substituição? Tendo em conta o ruído vais utilizar a bomba fora ou dentro de casa?

Qual a espessura do vidro utilizado no Estreito Abissal? Que utilização tens planeada para os 6 furos da lateral direita deste aquário?

Abraço

Olá Ricardo

Quando decidi pela Argonaut AG8 pensei logo na redundância uma vez que todo o sistema triplo dependerá de uma única bomba e assim hoje de manhã tratei dessa redundância que será a existência de outra bomba ITT Marlow Argonaut AG8 completamente nova lá em casa para o caso da bomba em uso sofrer alguma avaria ou ter de receber manutenção, além disso nesta fase inicial um dos fornecedores tem bomba em stock para este efeito como me assegurou e ainda tenho o endereço e contacto de lojas que comercializam estas bombas aqui na zona do Grande Porto, seja como for haverá oportunamente uma Argonaut AG8 cá em casa de reserva. Estas bombas são na realidade fabricadas por uma empresa muito conhecida mundialmente e muito reputada que é propriedade de outra empresa global multi-industrial. Na foto abaixo pode-se ver algumas das bombas que fabrica
Imagem

Relativamente ao ruído, a bomba será usada fora de casa, terá uma base amortecedora, possivelmente esferovite ou borracha e pode ser adicionalmente insonorizada se for caso disso com uma campânula ventilada.

A espessura do vidro do Estreito Abissal é de 19mm.

Relativamente ao uso dos 6 furos laterais oportunamente decidirei consoante a distribuição de correntes e efeitos que eu pretender para o Estreito Abissal que ainda não decidi o que vai albergar, ... poderia até, independentemente do nome que lhe dei, criar um ciclo de maré vaza =:) com a respectiva praia (*) (enfim são ideias), ... logo se verá a seu tempo ... e não sei quanto tempo, para já o silicone está a curar.
Педро Нуно

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Nuno

Pedro Nuno Escreveu:
Relativamente ao ruído, a bomba será usada fora de casa, terá uma base amortecedora, possivelmente esferovite ou borracha e pode ser adicionalmente insonorizada se for caso disso com uma campânula ventilada.

Essa base amortecedora que referes, designa-se por 'sinobloco' ou 'sinoblocos'... usado em carros, esmeriladoras, etc etc.
Podes ver aqui alguns exemplos...
http://www.dtl.pt/produtos_topo/s/

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros