Ricardo Pinto Escreveu:
João Machado Escreveu:
Parabéns para já está muito bom !
Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!

Depois quando tiveres tempo era porreiro uma explicação do processo "Randy's 2 part-solution" !!

Obrigado João. O Randy 2-part é basicamente uma solução de Balling, mas com as proporções balanceadas de cálcio e Kh.
Para mim o grande defeito do método de Balling Light (ao contrário do método de Balling "original") é que trata o cálcio e o Kh como dois componentes independentes num aquário. Acho isso errado porque faz com que seja muito mais difícil de ter níveis correctos de Kh e Cálcio. Ainda para mais também aumenta o consumo de Magnésio e pode levar mais facilmente, a longo prazo, a desequilíbrios iónicos entre o Sódio (Na) e Cloreto (Cl) - que fazem parte da adição de Kh (Bicarbonato de sódio) e Cálcio (Cloreto de Cálcio).
O Link que o Rui Manuel Gaspar (Obrigado Rui) é o artigo mais indicado para se perceber como fazer este método.
Randy's 2 part Solution
As doses que uso são as seguintes:
- Ca- 500g de Cloreto de Cálcio em 4L de água de osmose
- KH- 594g de Bicarbonato de Sódio em 4L de água de osmose
E depois adiciono a mesma quantidade, em mL por dia, de cada uma das soluções
Numa fase inicial e para saber quanto vou dosear sigo a orientação desta tabela do artigo citado em cima (eu uso a #receita 1)
Portanto para o meu aquário de 500L (aproximadamente 130 gallon) eu vou começar a dosear "New tank, few corals" 0,2ml/gallon (total = 26ml/dia, de cada solução). Ao fim de uma semana faço testes ao Kh e aumento ou diminuo a quantidade das 2 soluções por dia. Nunca trato individualmente cada um destes parâmetros. Se precisar de diminuir, diminuo às 2 soluções, se precisar de aumentar o cálcio OU o Kh.... aumento as duas soluções por igual.
Ricardo ... Claríssimo ...
Só uma nota adicional que é recomendada no artigo. Antes de começar o método garantir que os níveis de KH e Ca estão balanceados. Se não estiverem, corrigir individualmente primeiro antes de começar o doseamento.
Abraços,
Rui