Hoje acordei com uma noticia, que sempre ouvi poder ser devastadora para uma aquário!!!
Uma anémona literalmente desfeita numa bomba circuladora, já tenho a anémona à mais de 2,5 anos, e nunca ela se aventurou para aqueles lados, com a divisão natural desta mesma anémona resultaram 3 e uma delas andava muito mexida, mas nunca pensei que fosse para lá, ainda ontem a alimentei para ver se ela se fixava, e até desviei um pouco a bomba circuladora.
Hoje de manhã... aquário todo turvo, apesar de estar na escuridão, estranhei a nitidez da água. Penso que apanhei o acidente ainda muito recente, apesar de apenas sobrar da anémona cerca de 20%. Corri para o mar e trouxe 70 litros de água natural Sistema com (300 litros totais), TPA à pressa sem tempo de acertar temperaturas (desvio final de cerca de 2 graus). Sump toda limpa e circulação máxima no tanque principal (não tenho areia), O escumador uma NAC 7, EXCELENTE POR SINAL (apesar de um pouco barulhento

), estava cheio de anémona e a escumar a 300%, o que me deu bons indicadores da circulação e filtragem do sistema.
Até agora não pedi qualquer vivo, e todos aparentam vivacidade igual à anterior ao acidente. Só tenho corais moles e peixes.
Questões:
1ª Carvão activo mando fora? (Já esta fora do aquário) Compro mais e aplico já?
2ª Que testes devo monitorizar atentamente?
3ªO resto da anémona ainda parece ter reacção, posso deixa-la numa maternidade?
Porque é que, a aquariofilia tem de ser assim, volta e meia e PUMBA, um desastre, bem mais facil criar um cão.
Abraços.