Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Natural Island Reef

Natural Island Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 31/dez/2012, 02:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo com o Rui!

Há know-how mais que suficiente aqui no forum para meteres num contorlador DIY.
E compensa e bem!

No meu entender, mesmo que um DIY fique ao mesmo preço de um de compra, compensa, porque é totalmente adaptável, controlável, alterável, etc... ao nosso gosto!

Boas,

Sendo assim vou fazer contas... um controlador de marca não fica em menos de 250€ com 4 bombas... por isso dá que pensar =)

O tipo de conector a ligar a as bombas seria qual? Um qualquer?

1 Abraço,
Armando

Mensagem 31/dez/2012, 04:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Armando Fernandes Escreveu:
Concordo com o Rui!

Há know-how mais que suficiente aqui no forum para meteres num contorlador DIY.
E compensa e bem!

No meu entender, mesmo que um DIY fique ao mesmo preço de um de compra, compensa, porque é totalmente adaptável, controlável, alterável, etc... ao nosso gosto!

Boas,

Sendo assim vou fazer contas... um controlador de marca não fica em menos de 250€ com 4 bombas... por isso dá que pensar =)

O tipo de conector a ligar a as bombas seria qual? Um qualquer?

1 Abraço,
Armando

Pois ... é o que eu digo. Neste momento um DIY fica-te por 87€ ... pronto vá mais umas tretas que tenham que se comprar ou que mandes vir em vez de quatro, cinco bombas para teres bombas de substituição ... 100€. Contra os 250€ que falas...

Claro que tens que ter uma fonte de alimentação de 12V mais uma de 5V para o Arduino. Então podes fazer o que eu fiz que é ter uma de 12 e comprar o conversor de 12V para 5V (5€). Não deves gastar mais que 20€ numa fonte regulada.

Tipo de conector é que não percebo. na parte de trás precisas de grampos ou então soldas. Para os líquidos ... é tubo de ar normalíssimo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/dez/2012, 09:04

Boas Rui,

Temos de ver isto esta semana então, para fazermos contas ao que falta e o que tenho de encomendar =)

Em relação aos conectores é o Interface entre o Controlador DIY de bombas até ao Arduino, ou seja, comunica via RJ45, RJ11, BNC, bla bla bla =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 31/dez/2012, 09:43

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Não encomendes nada sem falar comigo, que também posso querer algumas coisas e podemos tentar melhores preços ou rachar portes!

Mensagem 31/dez/2012, 09:51

Amigo Hugo =)

Ok, deixa-me ver a lista de compras que vou fazer com o Rui durante esta semana e depois se precisares de algo já sabes =)

Em relação a caixa do controlador arduino e controlador de balling, possivelmente vou mandar fazer uma toda catita cortada a CNC, tenho um colega meu que me faz isso =)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 31/dez/2012, 11:23

Boas Rui,

Temos de ver isto esta semana então, para fazermos contas ao que falta e o que tenho de encomendar =)

Em relação aos conectores é o Interface entre o Controlador DIY de bombas até ao Arduino, ou seja, comunica via RJ45, RJ11, BNC, bla bla bla =)

1 Abraço,
Armando

Boas ...

Comunica como tu quiseres ... :D
Aquilo são só indicações eléctricas de 5V e de 12V ... vai por onde quiseres, RJ11, RJ45, etc ...

Eu pessoalmente se vires no meu tópico uso fichas de microfone de 4/5 pinos para os 12V e de 8 pinos (igual ao cabo de rede) para o resto.

Abraços,
Rui

Mensagem 06/jan/2013, 20:38

Ora boas,

O Arduino já cá canta e já ando a "brincar" com o layout principal que vai mostrar tudo do aquário, mas ainda estou muito verdinho nisto :D (Obrigado Rui Gaspar por me aturares).

Já fiz mais algumas mudanças no móvel, nomeadamente colocação da calha (sem tomadas), passagem de cabos RJ45 (3) para controlar os equipamentos via arduino e cabos bnc para as respectivas sondas:

Imagem

Coloquei esferovite em cima e em baixo para levar o aquário e a sump, mas tive um desgosto... a sump veio com as medidas erradas e não entra no móvel, terei de pedir para rectificarem conforme as medidas que pedi.

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que gostem ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 06/jan/2013, 22:40

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Gostem Gostem!!! \:D/

Mensagem 07/jan/2013, 13:19

Gostem Gostem!!! \:D/

x2. Muito fixe.

Já fizeste o teste com água doce?

Abraços,
Rui

Mensagem 07/jan/2013, 13:43

Boas Rui,

Ainda não fiz qualquer teste, irei fazer durante esta semana. Vou encher até acima e ficar pelo menos 2 ou 3 dias a ver se há fugas. Pela analise que fiz da selagem do aquário, não me parece que vá sair por algum lado, mas nunca fiando ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 10/jan/2013, 01:31

Boas,

Muito verdinho no Arduino ainda, mas... já conseguir desenhar um layout que vai apresentar os dados do aquário. Está simples mas ainda é esboço com a temperatura já em real ;)

Imagem

1 Abraço,
Armando

Mensagem 22/jan/2013, 23:38

Olá,

Enquanto os componentes do arduino não chegam, hoje foi dia da chegada das tubagens e acessórios e comecei a fazer qualquer coisa, a paciência depois de um dia de trabalho já não é muita mas ainda deu para fazer qualquer coisa:

Acessórios:
Imagem

Colocação dos passa-muros:
Imagem

Construção do durso de 40mm com T + Tampa (falta furar para colocar um regulador de entrada de ar para fazer subir ou baixar o nível de água da coluna seca):
Imagem

Durso já com a curva de 90º para não fazer barulho na queda de água do aquário:
Imagem

Amanhã há mais =)

1 Abraço,

Armando

Mensagem 23/jan/2013, 02:44

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Sim Senhor!
Está a ficar catita!

Agora é dar da perna para ver isso cheio de agua!

Abraço e boa sorte!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 23/jan/2013, 12:30

Olá,

Enquanto os componentes do arduino não chegam, hoje foi dia da chegada das tubagens e acessórios e comecei a fazer qualquer coisa, a paciência depois de um dia de trabalho já não é muita mas ainda deu para fazer qualquer coisa:

Acessórios:
Imagem

Colocação dos passa-muros:
Imagem

Construção do durso de 40mm com T + Tampa (falta furar para colocar um regulador de entrada de ar para fazer subir ou baixar o nível de água da coluna seca):
Imagem

Durso já com a curva de 90º para não fazer barulho na queda de água do aquário:
Imagem

Amanhã há mais =)

1 Abraço,

Armando

Boas,

Vais fazer bean animal simplificado?

Para que é que são tantas torneiras? Isso é caríssimo. Só tenho uma torneira!

Abraços,
Rui

Mensagem 23/jan/2013, 12:37

Boas Rui,

Sim, vou fazer bean animal simplificado, tinha o sistema a trabalhar no aquário antigo e gostei do desempenho.

Quanto ao material, tive 40% de desconto em tudo, as torneiras de 20 será para ligar os reactores adicionais que irei colocar mais tarde.

1 abraço,
Armando

Mensagem 23/jan/2013, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Boas Rui,

Sim, vou fazer bean animal simplificado, tinha o sistema a trabalhar no aquário antigo e gostei do desempenho.

Quanto ao material, tive 40% de desconto em tudo, as torneiras de 20 será para ligar os reactores adicionais que irei colocar mais tarde.

1 abraço,
Armando

40% de desconto em tudo. Que classe :)

Não te esqueças de mostrar ao pessoal a montagem step by step (possivel) do "Animal".
Estou muito curioso.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 23/jan/2013, 13:04

Viva André,

Se optar mesmo por fazer, o step by step vai ser colocado aqui. O espaço na coluna seca é curto, a ver vamos.

Em relação aos 40%, como tenho ficha de cliente na ASC, compro sempre lá as tubagens e acessórios.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 23/jan/2013, 17:13

Viva André,

Se optar mesmo por fazer, o step by step vai ser colocado aqui. O espaço na coluna seca é curto, a ver vamos.

Em relação aos 40%, como tenho ficha de cliente na ASC, compro sempre lá as tubagens e acessórios.

1 Abraço,
Armando

ASC? :ymblushing:
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 23/jan/2013, 17:24

Boas,

Vê aqui -> http://www.asc.pt/asc/index.html

1 Abraço,
Armando

Mensagem 23/jan/2013, 17:36

Boas,

Vê aqui -> http://www.asc.pt/asc/index.html

1 Abraço,
Armando

Impecável Armando,
Muito obrigado. Fica perto do meu trabalho. Tenho que ver o vosso "bean animal" fazer uns esquemas e vou lá comprar material se precisar de alguma coisa. Pelo menos a Torneira para o tubo de 45 da descarga vou precisar.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros