Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/jul/2012, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Rui, atendendo a que em regra geral o fio maior que podes usar soldado e cada pino da DB9 ou DB25 é um 20 AWG (medida americana) e sabendo que um fio 20 AWG pode ir até 1,5A, vê se te chega.

No entanto tens as chamadas fichas (RADIO CB) muito usadas até por bastantes fabricantes conhecidos de calhas de led, são usadas precisamente para passar as varias alimentações das fontes exteriores para as calhas.

Ficam aqui exemplos deste tipo de ficha:

Imagem

Imagem
Imagem

Se precisas de muito mais amperagem tens de passar para algo tipo fichas TAMYA com vários terminais tipo usadas nas ligações de componentes automóveis, auto-rádios etc.:

Imagem
Imagem

Bem já tens ideias ehhehe, continuação das melhoras e bom trabalho :ymapplause:

Mensagem 08/jul/2012, 22:30

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

Baltasar Escreveu:
Rui, atendendo a que em regra geral o fio maior que podes usar soldado e cada pino da DB9 ou DB25 é um 20 AWG (medida americana) e sabendo que um fio 20 AWG pode ir até 1,5A, vê se te chega.

No entanto tens as chamadas fichas (RADIO CB) muito usadas até por bastantes fabricantes conhecidos de calhas de led, são usadas precisamente para passar as varias alimentações das fontes exteriores para as calhas.

Ficam aqui exemplos deste tipo de ficha:

Imagem

Imagem
Imagem

Se precisas de muito mais amperagem tens de passar para algo tipo fichas TAMYA com vários terminais tipo usadas nas ligações de componentes automóveis, auto-rádios etc.:

Imagem
Imagem

Bem já tens ideias ehhehe, continuação das melhoras e bom trabalho :ymapplause:

Bem, já sabes preciso de passar um fio de 12V para cada uma das calhas de 10x ProLight. No máximo dos máximos pelas contas matemáticas cabo deverá ter 3.5A

Já vimos que não chegará a tanto a 6V por LED.

Penso que essas fichas de rádio CB funcionarão na boa. Agora a pergunta dos 2 milhões é ... onde é que se arranjam dessas fichas. :-s

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/jul/2012, 23:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa noite Rui

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Penso que essas fichas de rádio CB funcionarão na boa. Agora a pergunta dos 2 milhões é ... onde é que se arranjam dessas fichas. :-s

Antes de mais, as melhoras.

http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=324_640

http://www.mauser.pt/catalog/index.php? ... 45_149_463

Já mandei vir algumas coisas de lá. Se quiseres algo, não me importo de pedir.

Obs: Envia-me por MP quando vais ter com o Paulo sff.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 09/jul/2012, 00:08

Boas ;) ,

Obrigado Pedro. Já mandei vir. 3x 5 condutores. Mais fácil para soldar. :ymblushing:

Vamos ver como corre.

Abraços,
Rui

Mensagem 11/jul/2012, 10:26

Boas ;) ,

Continuando no relato as últimas coisas que tinha feito tinham sido na sexta-feira dia 6.Jul

Entretanto Sábado acordo de manhãzinha, cheio de pica, com uma valente dor de cabeça e vá de pôr-me a trabalhar nisto enquanto a malta dorme cá em casa.

Calha fora e começar a colocar coisas ... fonte de alimentação para a calha de leds da SUMP, PCB dos relays, etc.
Imagem

Infelizmente não tenho a mesma capacidade de planeamento do Pedro Ferrer e .... tenho uma tomada de energia a mais e uma de rede a menos .... :D

Na foto acima podem também ver o teste aos relays que fiz com alimentação externa. Claro que medi o consumo e não ultrapassa os 20mA por relé!

Quando vi a Lâmpada acessa ... nem queria acreditar.

Com os quatro relés activados:
Imagem

Entretanto ficou mesmo assim pois a dôr de cabeça foi ficando cada vez pior até acabar no hospital com medicação na veia ...

Com isto tudo tive que parar o projecto pois só o baixar a cabeça ligeiramente para soldar me provocava um aumento da dôr.

Assim ontem e ainda não estando nas melhores condições para continuar o projecto, decidi que teria que continuar com os testes senão qualquer dia chegava a altura de montar e não tinha nada ainda testado. Bem dito, bem feito decidi ir testar as boias de nível que tinha com o Arduino e também o sensor de corrente.

Imagem

Aqui começaram as questões, as conclusões e a ignorância:

1º digitalPin input. Tranquilo não fosse o facto de:
com a boia fechada o valor é sempre 1. com a boia aberta o valor não pára quieta e alterna entre 0 e 1. Não tenho conhecimentos suficientes de electrónica para estabilizar aquele valor, mas será que tenho que meter uma resistência no meio? Se sim é isto que chamam pull-up resistor?

2º sensor de Corrente não intrusivo. analogPin input. Tranquilo não fosse o facto de:
o valor não pára quieto. por teste meti a medir o fio de corrente que está a alimentar o arduíno. valor que varia entre os 190 e os 220. É normal esta oscilação de valores?
Vou ter que montar um circuito de teste e medir vários valores com diferentes cargas para calibrar a leitura do arduino com a real passagem de corrente num cabo. ver se faço isso hoje.

Abraços,
Rui

Mensagem 11/jul/2012, 12:40

Rui é assim, ponto 1, se queres ter sempre por default uma leitura de valor zero, tens de colocar uma resistência pull-down no respectivo pino, ou seja 10K entre o pino e massa (GND).

Quanto ao ponto 2 tens de explicar melhor o que pretendes mas parece um problema semelhante ao do ponto 1.

Mensagem 11/jul/2012, 14:15

ehehehe. Olá Baltasar.

Baltasar Escreveu:
Rui é assim, ponto 1, se queres ter sempre por default uma leitura de valor zero, tens de colocar uma resistência pull-down no respectivo pino, ou seja 10K entre o pino e massa (GND).

Quanto ao ponto 2 tens de explicar melhor o que pretendes mas parece um problema semelhante ao do ponto 1.

Um gajo mete aqui as dúvidas para não andar a chatear sempre os mesmos e pimba ... são sempre os mesmos a responder .... =)) =)) =))

Ok, Ponto #1 acho que percebi. Não sei se terei lá em casa resistências de 10k mas vou ver. 10k 1/4W chega?

Quanto ao ponto #2

Vê este gingarelho:
Imagem

O objectivo é o cabo que vem do quadro electrico para alimentar o aquário levar com esta anilha. Com isto posso medir a Intensidade de Corrente que lá passa. Se multiplicar o valor dessa corrente por 230v .... voilá ... tenho um wattimetro por 4USD e controlo tudo no Arduino.

Vê este quadro:
Imagem

Eu tenho logo o primeiro TA17L-03.
Aquilo que eu depreendo da coisa é que consigo lêr um cabo de potência até um máximo de 10A em que se a Intensidade de corrente medida for zero o valor que retorna é zero e se a intensidade de corrente medida fôr de 10A então tenho uma leitura de 1.5V.
Estou a ler correctamente o quadro?

Ora se eu ligar aquilo com um pino no GND e o outro pino numa porta analógica do arduíno tenho que conseguir ler um valor entre 0 e 1023 (5V) - mas como não chego aos 5V pois o valor máximo é 1,5V terei um valor teórico de 306.9 a 10A ou estou completamente errado?

Além disso se tiver a medir constantemente 10A deveria ter uma leitura de 1,5V constante também. Certo?

pois não é isso que acontece pois os valores estão sempre a oscilar quando faço a leitura anaógica do pin.

Será que me expliquei melhor?

Mensagem 11/jul/2012, 14:26

1- Sim qualquer renitência de 10K serve até mesmo uma de 1/8W, são correntes mínimas logo não há problemas de necessidade de grandes dissipações térmicas eheheh.

2- Humm ok, não conheço bem esse tipo de componente mas para já sugiro ligares directamente ao multímetro e veres se a voltagem gerada é estável ou com as mesmas oscilações, leva me a crer que será normal e assim mesmo as flutuações, pois o anel deve gerar essa micro-voltagem por indução magnética da corrente e voltagem mais forte que passa no fio que o atravessa. Caso assim seja sugiro que facas somente medições de X em X tempo e cálculos uma media dos valores lidos para apresentares no LCD do Arduino ou o que fores fazer com esses valores.

Mensagem 11/jul/2012, 16:05

Baltasar Escreveu:
1- Sim qualquer renitência de 10K serve até mesmo uma de 1/8W, são correntes mínimas logo não há problemas de necessidade de grandes dissipações térmicas eheheh.

2- Humm ok, não conheço bem esse tipo de componente mas para já sugiro ligares directamente ao multímetro e veres se a voltagem gerada é estável ou com as mesmas oscilações, leva me a crer que será normal e assim mesmo as flutuações, pois o anel deve gerar essa micro-voltagem por indução magnética da corrente e voltagem mais forte que passa no fio que o atravessa. Caso assim seja sugiro que facas somente medições de X em X tempo e cálculos uma media dos valores lidos para apresentares no LCD do Arduino ou o que fores fazer com esses valores.

Boas,

Finalmente decidi-me a ir ver o que raio é que era um pull-up e um pull-down resistor ... :D
Finalmente percebi :D

O estúpido é que comprei resistencias de 4.7k para o sensor de nível óptico quando aquilo é somente um pull-up e tinha feito a festa com uma de 10k :D

Baltasar, entendido.
Diz-me só uma coisa. Não é necessário nenhum tipo de circuito para subir a tensão para 5V? posso trabalhar com aqueles 1.5 máx de saída?

O que quero fazer com aquilo é simples. É guardar os valores de hora a hora e fazer a média diária de consumo eléctrico. Só para ter uma ideia de quanto é que gasto com o aquário! Se queres que te diga é mais "pan#$&#$ce" que outra coisa qualquer.

Vejam este site. Aqui ele até mede a tensão na linha para cálculo correcto da potência.
Desert Home Project

Abraços,
Rui

Mensagem 11/jul/2012, 16:47

Usa as de 4.7K e testa, para o que pretendes acho que até servirá se tiveres ainda valores instáveis de LOW/HI então terás mesmo de subir o valor para os 10K.

Quanto aos 1,5V não precisas de subir para nada afinal é esse o valor máximo que queres medir e já sabes que se tiveres esse valor esta a haver um consumo de 10A segundo percebi pela tabela do modelo que tens.

Mensagem 11/jul/2012, 16:49

Baltasar Escreveu:
Usa as de 4.7K e testa, para o que pretendes acho que até servirá se tiveres ainda valores instáveis de LOW/HI então terás mesmo de subir o valor para os 10K.

Quanto aos 1,5V não precisas de subir para nada afinal é esse o valor máximo que queres medir e já sabes que se tiveres esse valor esta a haver um consumo de 10A segundo percebi pela tabela do modelo que tens.

Pois ... foi o que eu pensei!
Também do que li dizem que a resistência de pull down (neste caso) pode ser de 4.7k a 100k. abaixo disso desperdício de energia e acima valores inconstantes.

Abraços e obrigado,
Rui

Mensagem 12/jul/2012, 16:36

Boas ;) ,

As coisas por aqui andam muito lentas. Ando-me a passar um pouco. Vejam o estado em que tenho o meu aquário.
As caixas vermelhas estão cheias de material e ferramentas ... Isto nunca mais.
Imagem

Entretanto ontem não consegui fazer nada pois fui buscar as Tunze. Obrigado Bubbles. Paulo ... :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:
Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 13/jul/2012, 08:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Isso com calma vai lá Rui ... é Preciso é calma muitaaa Calma ...

Agora podias era desocupar o aquario e começar a encher isso :D :D Fazer as tubagens e tal , e vais acabando o controlador durante o ciclo ...

Just my 2 Cents ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 14/jul/2012, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Imagem

Boas Rui,

Essas partes brancas do móvel, foram pintadas por ti? Poderias indicar a referência do primário e da tinta? É precisamente esse estilo que pretendo fazer na estrutura do meu. Fica muito bem em termos estéticos. B-) :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/jul/2012, 11:01

Boas Paulo,

Paulooliveira Escreveu:
Isso com calma vai lá Rui ... é Preciso é calma muitaaa Calma ...

Agora podias era desocupar o aquario e começar a encher isso :D :D Fazer as tubagens e tal , e vais acabando o controlador durante o ciclo ...

Just my 2 Cents ...

Abraço ..

A tubagem já está toda feita. O que eu preciso é Sal, Areão, RV, etc.
Paciência já comprei à 10 anos atrás ... o meu primeiro aquário aquário de água salgada esteve 6 meses sem peixes :D

O meu problema é outro. Não posso andar a soldar fios na calha com ela metida dentro do móvel.
Preciso de controlo no enchimento do depósito de água de osmose para não ter nenhuma inundação e ...
... preciso pelo menos de electricidade para ligar termostatos, ventoínhas, etc ...

Espero conseguir entrar na semana de 23 de férias e pode ser que os putos me deixem trabalhar nisto.

Mensagem 14/jul/2012, 11:06

Artur Fonseca Escreveu:
Imagem

Boas Rui,

Essas partes brancas do móvel, foram pintadas por ti? Poderias indicar a referência do primário e da tinta? É precisamente esse estilo que pretendo fazer na estrutura do meu. Fica muito bem em termos estéticos. B-) :-bd

Boas grande Artur ...

Sim, o móvel foi todo contruído e pintado por mim.
O primário já não me lembro que foi à um ano e meio mas sei que comprei no Leroy Merlin (passe a publicidade). Lembro-me que cheguei à senhora da secção de tintas e pedi um primário para madeira.

A tinta que uso é tinta para madeira é da marca LUXENS, e chama-se "Esmalte para madeira interior" comprei o "Branco Gelo Mate".

Para além do primário, levou duas demão de tinta. Embora esta tinta eles afirmem que cobre só com uma demão.

Espero que ajude.
Abraço,
Rui

Mensagem 16/jul/2012, 12:25

Boas ;) ,

E cá continuamos nós ...

Este Sábado a minha linda esposa foi ver Cure ao Optimus Alive ...
Como fiquei até às 4 da manhã acordado foi aproveitando para soldar mais uns fios e ir completando a parte electrica.

Podem ver o aspecto da calha fechada.

Da esqueda para a direita:
* 3x boias de nível
* 1x Sensor de Temperatura (que por acaso lembrei-me agora que foi daquelas coisas que ainda nem sequer comprei ... Tenho que tratar disso.
* 1x linha para iluminação LED SUMP
* 2x linha para iluminação BLUE
* 3x linha para iluminação White
* 1x GND (5 linhas)
* 1x 12V+ (5 linhas)
* 1x 12V+ / 5V+ (para alimentações diversas como bombas reposição, placa de relés, etc.)

Ainda falta do lado esquerdo mais 3 ligações para a alimentação das bombas de 12V da Tunze
Ainda falta tb do lado esquerdo mais 4 ligações para boias de nível para o depósito de reposição e água salinizada.

Imagem

E podem ver a amálgama de fios da calha aberta ainda:
Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 16/jul/2012, 17:51

O primário já não me lembro que foi à um ano e meio mas sei que comprei no Leroy Merlin (passe a publicidade). Lembro-me que cheguei à senhora da secção de tintas e pedi um primário para madeira.

A tinta que uso é tinta para madeira é da marca LUXENS, e chama-se "Esmalte para madeira interior" comprei o "Branco Gelo Mate".

Para além do primário, levou duas demão de tinta. Embora esta tinta eles afirmem que cobre só com uma demão.

Boas Rui,

Muito obrigado pelas dicas :-bd

Já agora, mais uma ou duas dúvidas... O tempo de secagem do primário e da tinta é rápido (tipo de um dia para o outro) ou convém deixar secar mais tempo? E a fase de lixar (após primário e após as de mão) é necessária ou se não fizer o passo de lixagem o acabamento não fica tão bom?

:-bd
Imagem

Mensagem 16/jul/2012, 18:06

Artur Fonseca Escreveu:

Boas Rui,

Muito obrigado pelas dicas :-bd

Já agora, mais uma ou duas dúvidas... O tempo de secagem do primário e da tinta é rápido (tipo de um dia para o outro) ou convém deixar secar mais tempo? E a fase de lixar (após primário e após as de mão) é necessária ou se não fizer o passo de lixagem o acabamento não fica tão bom?

:-bd

Sim é rápido ao toque. Cerca de 4 horas. Entre demãos terás que ver na lata de tinta. Depende de marca para marca.

A lixagem não é absolutamente necessária mas tens toda a razão. Se não o fizeres o acabamento nunca ficará tão bom. Mas para algumas pessoas é bom o suficiente.

Por isso é que mesmo em tintas que dizem cobrir numa única demão, geralmente dou duas !!!

Abraços,
Rui

Mensagem 17/jul/2012, 16:27

Sim é rápido ao toque. Cerca de 4 horas. Entre demãos terás que ver na lata de tinta. Depende de marca para marca.

A lixagem não é absolutamente necessária mas tens toda a razão. Se não o fizeres o acabamento nunca ficará tão bom. Mas para algumas pessoas é bom o suficiente.

Por isso é que mesmo em tintas que dizem cobrir numa única demão, geralmente dou duas !!!

Boas Rui,

Muito obrigado pela ajuda mais uma vez. :-bd

Ontem passei no Leroy Merlin e trouxe algum material (primário, tinta esmalte, rolo pintura, e barrotes madeira para a estrutura base), descrevo e ilustro neste tópico: viewtopic.php?f=21&t=567&p=2598
Se puderes confirmar se acertei na referência do primário e da tinta esmalte, e se o material está adequado, agradecia ;) :-bd
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros