Boas

,
Continuando no relato as últimas coisas que tinha feito tinham sido na sexta-feira dia 6.Jul
Entretanto Sábado acordo de manhãzinha, cheio de pica, com uma valente dor de cabeça e vá de pôr-me a trabalhar nisto enquanto a malta dorme cá em casa.
Calha fora e começar a colocar coisas ... fonte de alimentação para a calha de leds da SUMP, PCB dos relays, etc.

Infelizmente não tenho a mesma capacidade de planeamento do Pedro Ferrer e .... tenho uma tomada de energia a mais e uma de rede a menos ....
Na foto acima podem também ver o teste aos relays que fiz com alimentação externa. Claro que medi o consumo e não ultrapassa os 20mA por relé!
Quando vi a Lâmpada acessa ... nem queria acreditar.
Com os quatro relés activados:

Entretanto ficou mesmo assim pois a dôr de cabeça foi ficando cada vez pior até acabar no hospital com medicação na veia ...
Com isto tudo tive que parar o projecto pois só o baixar a cabeça ligeiramente para soldar me provocava um aumento da dôr.
Assim ontem e ainda não estando nas melhores condições para continuar o projecto, decidi que teria que continuar com os testes senão qualquer dia chegava a altura de montar e não tinha nada ainda testado. Bem dito, bem feito decidi ir testar as boias de nível que tinha com o Arduino e também o sensor de corrente.

Aqui começaram as questões, as conclusões e a ignorância:
1º digitalPin input. Tranquilo não fosse o facto de:
com a boia fechada o valor é sempre 1. com a boia aberta o valor não pára quieta e alterna entre 0 e 1. Não tenho conhecimentos suficientes de electrónica para estabilizar aquele valor, mas será que tenho que meter uma resistência no meio? Se sim é isto que chamam pull-up resistor?
2º sensor de Corrente não intrusivo. analogPin input. Tranquilo não fosse o facto de:
o valor não pára quieto. por teste meti a medir o fio de corrente que está a alimentar o arduíno. valor que varia entre os 190 e os 220. É normal esta oscilação de valores?
Vou ter que montar um circuito de teste e medir vários valores com diferentes cargas para calibrar a leitura do arduino com a real passagem de corrente num cabo. ver se faço isso hoje.
Abraços,
Rui