Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/mar/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas de novo,

Ontem o reef tinha 1.53ppm de fosfatos.

Entretanto passadas cerca de 24 horas com o reactor de biopellets a bombar, em série com reactor de 500ml antifosfatos Deltec novo, medi agora mesmo os fosfatos, antes de adicionar a comida congelada, e deu 0.81ppm! \m/

Derreti um cubo de artémia congelada, passei por água da torneira e por um coador, e o Chelmon alimentou-se bem.

Se em 24 horas os fosfatos baixaram 0.72ppm, correndo tudo bem, espero entre amanhã e Domingo já atingir o mínimo! :-bd

Isto agora há-de entrar nos eixos! :D
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 29/mar/2013, 23:33

Boas de novo César,

Só para rectificar a minha afirmação da água da torneira, pretendia dizer que essa água com 0.15ppm de fosfatos poderá ser utilizada nas TPA para juntar ao sal sintético, e assim trocar água parcial. Naturalmente que para água de reposição não é aconselhável pois os fosfatos ali em vez de substituirem os fosfatos da água antiga (TPA) são adicionados ao volume de água. ;)
Imagem

Mensagem 30/mar/2013, 00:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Artur Fonseca Escreveu:
Boas de novo,

Ontem o reef tinha 1.53ppm de fosfatos.

Entretanto passadas cerca de 24 horas com o reactor de biopellets a bombar, em série com reactor de 500ml antifosfatos Deltec novo, medi agora mesmo os fosfatos, antes de adicionar a comida congelada, e deu 0.81ppm! \m/

Derreti um cubo de artémia congelada, passei por água da torneira e por um coador, e o Chelmon alimentou-se bem.

Se em 24 horas os fosfatos baixaram 0.72ppm, correndo tudo bem, espero entre amanhã e Domingo já atingir o mínimo! :-bd

Isto agora há-de entrar nos eixos! :D

Boas,

Qualquer alteração brusca no aquário não é boa ...
Não conheço nada de bom que aconteça rápido ...

Percebo perfeitamente o desespero, mas vai com calma!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/mar/2013, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
Boas de novo César,

Só para rectificar a minha afirmação da água da torneira, pretendia dizer que essa água com 0.15ppm de fosfatos poderá ser utilizada nas TPA para juntar ao sal sintético, e assim trocar água parcial. Naturalmente que para água de reposição não é aconselhável pois os fosfatos ali em vez de substituirem os fosfatos da água antiga (TPA) são adicionados ao volume de água. ;)

Olá Artur,

Desculpa lá, mas não compreendo a tua questão; água com 0,15 de fosfatos não é boa para nada: nem para repôr, nem para fazer água salinada, só vai servir para aumentar os fosfatos do aquário.
Água aceitável é a da osmose/torneira com 0,00/0,01 de fosfatos; quanto menos fosfatos lá puseres menos vais medir.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/mar/2013, 00:44

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Qualquer alteração brusca no aquário não é boa ...
Não conheço nada de bom que aconteça rápido ...

Percebo perfeitamente o desespero, mas vai com calma!

Boas Rui,

Eu tenho tido calma, já estou a tentar controlar os fosfatos desde Janeiro... ;) Eu sei que isso que falas é verdade mas acredita que dado o estado que o reef e corais estão, isso é um problema irrelevante ;)

César Silvério Escreveu:
Desculpa lá, mas não compreendo a tua questão; água com 0,15 de fosfatos não é boa para nada: nem para repôr, nem para fazer água salinada, só vai servir para aumentar os fosfatos do aquário.
Água aceitável é a da osmose/torneira com 0,00/0,01 de fosfatos; quanto menos fosfatos lá puseres menos vais medir.

Boas César,

Nas instruções do Teste de Fosfatos da Salifert diz 0.03ppm(good); 0.10(critical); 0.25ppm(coral growth retarded)... ou seja, os 0.15ppm estão perto do ponto crítico, mais facilmente controláveis :)
Imagem

Mensagem 30/mar/2013, 16:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Olá Artur,

Mas se andas a gastar balúrdios de dinheiro em resinas, porquê não resolver o problema da osmose de vez e pôr água de boa qualidade no aquário?

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 30/mar/2013, 23:18

Boas,

Hoje o teste de fosfatos deu 0.56ppm :)

Descongelei e passei por água um cubo de Mysis e o Chelmon comeu q.b..
Imagem

Mensagem 30/mar/2013, 23:20

César Silvério Escreveu:
Mas se andas a gastar balúrdios de dinheiro em resinas, porquê não resolver o problema da osmose de vez e pôr água de boa qualidade no aquário?

Sim, é uma boa ideia. :) A resina antifosfatos comprei aqui há atrasado... 1000ml... usei 500ml durante poucas semanas na meia de vidro, e agora que recebi o reactor fluidizado aproveitei para colocar outra parte dos 500ml, para ter a certeza de estar como nova e ser mais eficiente. E em breve junto os outros 500ml já semi-usados. ;)
Imagem

Mensagem 31/mar/2013, 23:05

Boas,

Hoje medi os fosfatos e deu 0.60ppm, subiu 0.04ppm desde ontem.

Descongelei um cubo de Krill e passei por água. O Chelmon comeu q.b..

Mas houve uma boa razão... outro problema... tanto que hoje o escumador trabalhou praticamente 0 horas... a bomba do meu APF 600 parece ter pifado de vez... Nesta última semana estranhamente ela simplesmente deixava de funcionar (não se ouvia qualquer barulho)... Ela quando a luz ia abaixo ou quando se desligava e ligava o escumador, muitas vezes ficava a "chocalhar", tipo engasgada, mas bastava usar um tubo de ar, colocar uma ponta na entrada de ar, dar um sopro forte e a bomba ficava a trabalhar na boa enquanto não for desligada ou a luz ir abaixo.

Desta vez a bomba deixa mesmo de trabalhar... se notar na altura e tentar desligar e ligar de novo ela não dá sinal. Mas se esperar uns minutos ou mais meia hora por exemplo, ela volta a trabalhar... mas nos últimos dias trabalhava 10 a 30 minutos e voltava a ir abaixo.

Hoje foi pior... agora está a deitar a luz da casa abaixo. Não deu para perceber porque ela até trabalhava bem, e ao ligá-la a luz não era afectada. Mas hoje após 3 apagões do quadro, na última vez observei-a e no instante em que ela parou (depois de estar a funcionar por uns minutos) o quadro foi abaixo. Então a relação entre o problema da bomba e a queda do quadro está confirmada.

Já me falaram que umas bombas novas usadas nos novos modelos Deltec também são compatíveis com o APF600. Salvo erro são as Deltec DCS600, correcto? O melhor a fazer será substituir por uma destas novas bombas?

Até estava a pensar fazer um upgrade do escumador mas não para já mais tipo daqui a 2 ou 3 meses. Só que que este problema exige resposta urgente... Acho que o mais sensato seria adquirir esse novo modelo de bomba... ou então aquele escumador Low Cost da Deltec, SC 1455, salvo erro.... o que acham?
Imagem

Mensagem 01/abr/2013, 00:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Artur acho que o teu escumador tem um problema de juntas, que se resolve facilmente.
Juntas tudo e deitas fora. :D
Se estas a pensar em comprar um escumador novo dentro de 3 meses nao vejo o porque de ires investir agora numa bomba e dentro de 2 ou 3 meses ires comprar um escumador, penso que isso e uma forma de gastar de dinheiro. Compra mas e um escumador novo e com o dinheiro que ias dar pela bomba aproveita e compra mas as cenas para a osmose e mete isso mas e em condiçoes.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 01/abr/2013, 23:20

Testes da Semana... 01 Abril 2013

Densidade = 1023 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 25.5ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.52ppm
NO3 (Sera) = 50ppm
Kh (SF) = 8.6ºd
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1290 ppm

Observações...

A densidade, com a quantidade de testes químicos e com o Hanna Checker, e retirada de mililitros para amostra, baixou um bocado... hehe

O nível de fosfatos continua a cair, agora um pouco mais lentamente... e o nível de nitratos aumentou dos 20 para agora perto de 50ppm... de realçar que o sistema está a funcionar sem escumador há 48 horas... :|

No Kh uma nota positiva, até há pouco os consumos eram mínimos, mas agora nesta última semana parece ter havido um consumo de 1ºd, o que quer dizer que os corais estão a voltar aos crescimentos! B-)

A nível de Cálcio e Magnésio, não adicionei qualquer quantidade durante a semana, e os valores basicamente mantêm-se iguais aos de há uma semana...

E depois descongelei um cubo de Artémia e passei por água. O Chelmon alimentou-se muito bem. B-)
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 01/abr/2013, 23:33, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 01/abr/2013, 23:30

Aqui fica o histórico mais recente de Testes de PO4 (Fosfatos)... agora sim estou a gostar! objectivo mais próximo: chegar aos 0.30ppm B-) :D

01 Fevereiro 2013 = 2.50ppm
10 Fevereiro 2013 = 1.35ppm (com cerca de uma semana a bombar 250ml anti-fosfatos, e dose Zeostart reforçada)
17 Fevereiro 2013 = 2.47ppm
24 Fevereiro 2013 = 0.93ppm
01 Março 2013 = 0.98ppm
03 Março 2013 = 2.34ppm
05 Março 2013 = 2.50ppm
11 Março 2013 = 2.50ppm
13 Março 2013 = 2.42ppm
18 Março 2013 = 1.76ppm
24 Março 2013 = 1.87ppm
28 Março 2013 = 1.53ppm
29 Março 2013 = 0.81ppm
30 Março 2013 = 0.56ppm
31 Março 2013 = 0.60ppm
01 Abril 2013 = 0.52ppm
Imagem

Mensagem 03/abr/2013, 14:50

E ao terceiro dia, o Escumador Ressuscitou! B-)

Mais detalhes neste tópico...
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=5&t=1784
Imagem

Mensagem 04/abr/2013, 01:05

Novidades... 03 Abril 2013

Reef sem escumador há 3 dias, bomba de escumador nova, com duas horas de funcionamento (no início o copo estava limpinho), et voilá...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Escumador a bombar forte e feio B-)
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 18:17

Há cerca de 48 horas o copo estava limpinho, entretanto já vai assim... 8)

Imagem

"Problema de juntas" o $#%#$&#$... quem fala mal de um APF 600 não entende lá grande coisa de escumadores... :D

Agora com a DCS600 o escumador está melhor que novo! B-) :-bd
Editado pela última vez por Rui Manuel Gaspar em 06/abr/2013, 00:05, num total de 1 vez.
Razão: Editado por palavras impróprias dado que existem menores a frequentar o fórum!
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Agora é que o teu aquário se vai compor ;)
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 22:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573

Mensagem 05/abr/2013, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Agors é que vai Artur ...continua a actualizar para o pessoal ver com vai evoluindo essa tua guerra contra os nutrientes ..

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/abr/2013, 22:40

Ricardo Oliveira Escreveu:
Agora é que o teu aquário se vai compor ;)

Acabados de medir... PO4 = 0.31ppm! B-)

Oxalá que sim Ricardo, acho que está no bom caminho :-bd
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 22:47

Pedro Sousa Escreveu:
que maquina sim senhor B-)

Paulo Oliveira Escreveu:
Agors é que vai Artur ...continua a actualizar para o pessoal ver com vai evoluindo essa tua guerra contra os nutrientes ..

Boas Pedro e Paulo,

Felizmente o upgrade na bomba do escumador parece estar a resultar em pleno. Além disso, tenho utilizado um método que consiste em deitar 500ml de água do aquário num recipiente, adicionar uma colher cheia de Zeozym (enquanto o sistema tiver níveis de nutrientes elevados), mais 5 gotas de Zeobak, deixar a solução marinar por 6 a 8 horas, depois desligar o escumador e deitar no aquário, deixar o aquário sem escumador por umas duas horas, e depois ligar o escumador. Com isto notei que o rendimento do escumador aumentou incrivelmente.

O escumador a funcionar a 100%, a utilização de biopellets e anti-fosfatos, mais a redução na alimentação (apenas 1 cubo de comida congelada por dia), os fosfatos têm vindo a cair consistentemente. Agora é rezar para que chegem aos 0.10ppm. :)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros