já agora

como todo mundo sabe já usei todo tipo de iluminação,HQI,HQI e T5,lumenarcs que é uma variação de HQI a uns tempos para cá só T5 e agora leds

todas elas são iluminações diferentes,que como tudo, temos de aprender a trabalhar com elas
corais e iluminação não são uma coisa assim tão linear como o pessoal pensa,a maior parte do pessoal que usa T5 e adora Sps mata os lps com luz excessiva
assim como corais como pistilatas rosas adoram T5,HQI e leds é muito mais difícil ter aquela cor rosa,depois ainda por cima temos toda uma variante de suplementos que usamos ou não
sem suplementação posso dizer que os sps dentro da cor verde e azul gostam mais de leds,amarelos e rosas esquece

não morrem, crescem mas atingir a cor rosa que gostamos é muito difícil
depois temos os montes de calhas de leds de varios fabricantes, onde tudo é do melhor que existe,ai sim tenho uma ideia que realmente os leds tem um caminho longo a percorrer
não no sentido de funcionar ou não, mas na maneira de fabrico
de a uns tempos para cá todo mundo quer apresentar o ultimo grito em leds,tenho ideia que o leds em si já não é tão importante
mais importante, é como a calha é construída
posso dar um bom exemplo nas T5,ouve uma altura quando as calhas chinesas T5 invadiram o mercado o pessoal comprava as calhas e depois metia lâmpadas de marca tipo ATI\Aqua Medic ou outras e dizia que era a mesma coisa
levou tempo até o pessoal chegar a conclusão que uma lâmpada de 54W apenas dava ai uns 25W

com os leds passa-se o mesmo eu ouço para ai o pessoal falar de lentes para os leds,e por agora a minha ideia é que lentes nos leds só são precisas porque são mal dimensionadas a nível de alimentação e dissipação
já experimentei varias marcas de leds e de todas continuo a gostar mais das que não tem lentes
fiquei até bastante admirado numa calha da tmc que trouxe para experimentar,pela primeira vez gostei do que vi e experimentei com sucesso
o melhor aquário que vi até hoje ao vivo,tem leds com 3 anos na relação de 1 para 1 brancos e azuis
depois temos o próprio coral,acho engraçado varias coisas, onde o pessoal quer explicação e não pensa com lógica
neste momento todo mundo quer acroporas loripes,é o coral da moda

posso dizer quase a confiança que 95% de todas as loripes lindíssimas que chegam as nossas mãos morrem

será que alguém já se lembrou que um coral que vive e cresce numa profundidade entre 10\15 metros onde a pressão é completamente diferente de 20\30cm morre mais facilmente porque o coral não se adapta do que com a iluminação
tudo que digo aqui são apenas as minhas impressões, nada que seja certo,baseado em testes ou estudos apenas na minha experiência
teria muito mais a dizer,mas infelizmente o dão da escrita não é o meu forte

.