Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/jan/2013, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Para os sps´s valores superiores a 0.03 de fosfatos podes começar a ver corais a ficar com cores mais escuras e quanto mais alto for os fosfatos mais acastanhado ficará o coral!
Marco, certamente terás valores de fosfatos dentro dos parametros aceitaveis.

Mensagem 24/jan/2013, 14:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Marco Madeira Escreveu:
Hummm... Rui,
olha que nao tenho nada parecido com o do Ricardo Prata ou de outros aquarios low nutrients que andam por aqui no forum. As minhas cores sao boas, mas nao se comparam ás cores de um aqua low nutriente extremo.
Nem faço a minima ideia do valor de fosfato e nitrato que tenho no aquário... sao testes que nao faço, é mais á base de observaçao.

...quando vires o meu aqua e o do Ricardo vais perceber a diferença.

Boas Marco,

Mas certamente serão valores baixos pois a ideia que tenho é que fosfatos acima dos 0.03ppm o crescimento dos corais é retardado que não me parece que seja o teu caso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jan/2013, 14:48

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Certo... estava so a dizer que a nivel de cores as coisas nao sao iguais entre um low nutrient e um aqua com algum nutrient, lol!
Basicamente, o que quero dizer é que nao se pode colocar e comparar o meu sistema com o do Ricardo, sao aquários e filosofias diferentes que geram manutencoes e resultados diferentes.

Mensagem 24/jan/2013, 15:05

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Quero fazer um Reef :)
Nao quero um ulnt !
Pelo menos nos primeiros 3 anos.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 24/jan/2013, 15:08

Hugo,

Apesar de não quereres um ULNS deves baixar os fosfatos, 0.1 está um pouco alto para os SPS´s , caso queiras por corais mais exigentes claro! Porque o que tens agora está bem assim!

Mensagem 24/jan/2013, 15:18

Hugo Figueiredo Escreveu:
Quero fazer um Reef :)
Nao quero um ulnt !
Pelo menos nos primeiros 3 anos.

Ok.

Percebo isso, mas deves querer manter esses valores ou abaixo se quiseres que os SPS crescam nesses três anos ... penso eu de que ...

Agora para mim (e perdoem-se se estiver fundamentalmente errado - se calhar até estou pois não consigo pôr o meu a funcionar como deve de ser) mas existe uma diferença entre ULNS e baixos nitratos e fosfatos.

Deixem-me explicar:

Para mim baixo nitrato e fosfato (mesmo que a 0) não é um ULNS. E é isto que acho que o Marco Madeira tem. nitratos e fosfatos a 0 ou próximo disso e muito alimentação aos peixes para ter nutrientes que serão consumidos pelos corais.

Já o Ricardo Prata tem ULNS + nitratos e fosfatos zerados e por isso tem que complementar com alimentação externa.

Estou a fazer-me explicar???

Como dizes Marco ambos produzem os seus resultados.

Eu tb não quero ULNS mas quero nitratos e fosfatos baixos ...

Abraços,
Rui

Mensagem 24/jan/2013, 17:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Boa tarde a todos,

Relativamente a fosfatos e nitratos com valores perto de zero, diria o seguinte:

se estes valores não são medidos com colorímetros electrónicos, aconselho todos a desconfiar deles.

Meçam os valores sem ser a olhómetro e depois então decidam que tipo de aquário têm e querem; eu andei três anos enganado!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/jan/2013, 17:07

E eu tenho nitratos e fosfatos altos? :)
Nao tenho é 0, mas acho que baixos são!

Mensagem 24/jan/2013, 18:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183

Boas Hugo,

Os Nitratos estão óptimos. Os fosfatos um pouco altos... idealmente igual ou inferior a 0.03ppm ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 24/jan/2013, 18:20

Como te disse anteriormente, se queres apostar em SPS´s deves baixar os fosfatos para valores proximos de 0.03 (o ideal seria como já foi dito entre 0.01 e 0.03), mas se por enquanto quiseres apenas moles, LPS e SPS tipo a calendrium que tens aí, não precisas de te preocupar porque com os valores que tens não irás ter problemas.

Mensagem 24/jan/2013, 19:21

César Silvério Escreveu:
Boa tarde a todos,

Relativamente a fosfatos e nitratos com valores perto de zero, diria o seguinte:

se estes valores não são medidos com colorímetros electrónicos, aconselho todos a desconfiar deles.

Meçam os valores sem ser a olhómetro e depois então decidam que tipo de aquário têm e querem; eu andei três anos enganado!

Abraço

Ora aqui é que está a questão... :)
Se calhar eu estou a dizer que tenho 0,1 e tenho 0,03 ou 0,5... para mim o de fosfatos é o mais complicado de ler!

Mas agora pergunto eu: esta filosofia dos ULNS não é relativamente recente?
E eu conheço aquários com cores brutais quando ainda nem se falava disto, pelo que das duas uma: ou eram ULNS sem se saber (acho difícil) ou os corais também apresentam cores boas em tanques NNS (Normal Nutrient System). :D

Mas vamos com calma... Quando tiver corais mais exigentes, logo vamos ver como se dão! ;)

Mensagem 24/jan/2013, 19:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Se calhar eu estou a dizer que tenho 0,1 e tenho 0,03 ou 0,5... para mim o de fosfatos é o mais complicado de ler!

E eu conheço aquários com cores brutais quando ainda nem se falava disto, pelo que das duas uma: ou eram ULNS sem se saber (acho difícil) ou os corais também apresentam cores boas em tanques NNS (Normal Nutrient System). :D

Mas vamos com calma... Quando tiver corais mais exigentes, logo vamos ver como se dão! ;)

Boas Hugo,

Não é recente não, já existe nos recifes há milhares de anos! :p
Quanto aos aquas, não se usava o termo, mas ele era praticado.
E digo mais uma coisa, não culpes o sol (essa bela luz) que te entra na sala, pelo aparecimento de algas, porque sem nutrientes na água, o sol bem pode estar a "queimar" directamente ali o dia inteiro que não te crescia algas. ;)
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 25/jan/2013, 10:37

César Silvério Escreveu:
Boa tarde a todos,

Abraço

Hugo, penso que estejas a misturar as coisas. Ter um ULNS é ter um sistema em que os valores dos nutrientes estão praticamente ou totalmente zerados, em que com ajuda de aditivos "consegue-se alimentar" os corais e ter um sistema equilibrando fazendo, como já deves ter ouvido falar, o jogo de nutrientes.
Mas podes ter um aquario super saudavel com cores brutais sem ser um sistema ULNS, mas independentemente do tipo de sistema. obrigatoriamente (para SPS´s) tens de ter os valores dos fosfatos (entre 0.01 e 0.03) e nitratos baixos senão não irás ter sucesso!

Em relação às mediçoes do fosfato, devias comprar um hanna, ficas muito mais bem servido ;)

Mensagem 28/jan/2013, 23:24

Bom, hoje fiz um novo teste ao balde de 25kg de Hidróxido que aqui tenho e já rebentei a escala do Calcio!

Assim tá bem!!!
É porque o Hidróxido está mesmo ok! BOA!!! ;)

Fechei num frasco, agitei, esperei 3 dias e medi!
Conclusão: REALMENTE o CO2 (ar) faz muita diferença na "produção" de Kalk, por isso tenham cuidado!!! ao deixar kalk ao ar...

Agora a pergunta: Qual a melhor forma de meter adição de kalk ao barulho para quem tem reposição direta da osmose?
Ando a investigar aquele método dos nossos irmãos do outro lado do atlântico, que usam um frasquinho mínimo... :-o
Imagem

Alguém já testou isto?
Se funcionar, é o que vou fazer!!!

Mensagem 28/jan/2013, 23:45

Bom, hoje fiz um novo teste ao balde de 25kg de Hidróxido que aqui tenho e já rebentei a escala do Calcio!

Assim tá bem!!!
É porque o Hidróxido está mesmo ok! BOA!!! ;)

Fechei num frasco, agitei, esperei 3 dias e medi!
Conclusão: REALMENTE o CO2 (ar) faz muita diferença na "produção" de Kalk, por isso tenham cuidado!!! ao deixar kalk ao ar...

Agora a pergunta: Qual a melhor forma de meter adição de kalk ao barulho para quem tem reposição direta da osmose?
Ando a investigar aquele método dos nossos irmãos do outro lado do atlântico, que usam um frasquinho mínimo... :-o
Imagem

Alguém já testou isto?
Se funcionar, é o que vou fazer!!!

Boas,

Eu em tempos testei e funcionou. Usei um tupperware de copo com tampa .... funciona à maneira desde que não atulhes aquilo de Kalk.

Mas já que vais apostar no Kalk, porque não meter mesmo um reactor?

E vais fazer reposição directa da osmose? hummmmm
Qual é o TDS que tens à saída nos primeiros 5 minutos? é que a minha osmose por exemplo começa a tirar água a 5 TDS e só ao fim de 5 minutos baixa para zero.

Não era preferível fazeres isso num bidon?

Abraços,
Rui

Mensagem 29/jan/2013, 00:35

Pois, se bem percebo, a ideia é a entrada de água neste mini-reator é feita em baixo e a saida da água feita em cima!

A minha dúvida é que isto está pensado para pinga-pinga, enquanto que eu quero ligado diretamente na osmose. E a osmose quando manda água, revolve muito mais a água que o pinga-pinga... O que nem tem de ser propriamente mau, que sempre mistura mais a coisa, mas certamente no meu caso tenho de ter um reator mais alto, para não haver mistura do hidróxido acente no fundo, com a água saturada!

Mensagem 30/jan/2013, 13:21

4 novos habitantes na quarentena:

Imagem

Tão amiguinhos que eles são!!! :x

Mensagem 30/jan/2013, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas Hugo,

A agua de quarentena está a vir de onde? Está a circular vindo do aquário principal ou é independente? Tenho de pensar seriamente numa solução dessas e colocar no WC juntamente aos reservatórios ou então ao lado da SUMP caso tenha espaço para tal.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 30/jan/2013, 13:31

Do tanque principal sempre, e depois água da torneira para baixar a salinidade!:ympeace:

Continuo a dizer o mesmo: com este método, só não faz quarentena quem não quer! Não custa nada e até agora só posso dizer bem!

Mensagem 30/jan/2013, 13:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Mas essa água não vai automática certo? És tu que a colocas na quarentena e a mesma fica a circular com bomba e aquecimento, é isso?

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros