Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/abr/2013, 22:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Ja esta quase onde querias artur , proximo objectivo aponta para os 0,02 ... nas com mais calma ...
E os nitratos como estão ??

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/abr/2013, 22:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Paulo Oliveira Escreveu:
Ja esta quase onde querias artur , proximo objectivo aponta para os 0,02 ... nas com mais calma ...
E os nitratos como estão ??

Espero que os fosfatos continuem descer. :) Para já vou apontar aos 0.10ppm, mais razoável. E depois então aos 0.03ppm. :)

Os nitratos vou agora de seguida fazer o teste... ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 23:10

Os nitratos continuam muito elevados... entre os 25 e os 50 ppm, mais para os 50ppm.

Há cerca de uma semana e meia tinham baixado para os 25ppm mas entretanto voltaram a aumentar...

Tenho de fazer mais uma TPA em breve para ajudar a diluí-los.
Imagem

Mensagem 05/abr/2013, 23:27

Sim ajuda a bela da tpa ajuda sempre ...
Tens que tentar ir descendo os nitratos também porque ae nao vai chegar uma altura que os fosfatos te limitam a descida dos nitratos ... estás com pellets ??

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2

Mensagem 06/abr/2013, 00:09

Paulo Oliveira Escreveu:
Sim ajuda a bela da tpa ajuda sempre ...
Tens que tentar ir descendo os nitratos também porque ae nao vai chegar uma altura que os fosfatos te limitam a descida dos nitratos ... estás com pellets ??

Ya, a ver se faço uma TPA de 80 litros em breve.

Sim, já estou a usar biopellets há umas semanas, aliás há mais de um mês. Inicialmente comecei com 500ml de NP Reducing Biopellets. poucas semanas depois notei grande consumo das pellets e reforcei com mais 500ml de NPO Biopellets Fauna Marin. e entretanto os nitratos baixaram dos 50 para os 25ppm. estava no bom caminho mas estes dias com o escumador avariado devem ter deixado os nitratos subirem de novo...

Realmente pode estar a haver um desequilíbrio entre os fosfatos e nitratos, para ambos serem reduzidos... Possivelmente quando os fosfatos chegarem aos 0.10ppm ou menos, poderei retirar a mídia anti-fosfatos e ver se os biopellets por si só dão conta de manter os fosfatos baixos e reduzir também os nitratos...
Imagem

Mensagem 08/abr/2013, 00:51

Testes da Semana... 07 Abril 2013

Densidade = 1024 (Refractrómetro)
Temperatura (Seneye) = 25.3ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.40ppm
NO3 (Sera) = 50ppm
Kh (SF) = 8.6ºd
Ca (SF) = 425ppm
Mg (SF) = 1305 ppm

Os Fosfatos pioraram um pouco... talvez tenha dado ligeiramente alimento a mais estes dias... :-s

Não houve consumo de Kh, e o Ca e Mg ligeiramente acima em relação há uma semana, mas deve ser erro de medição pois não adicionei aditivos durante a semana...
Imagem

Mensagem 11/abr/2013, 22:29

Boas,

Ontem acrescentei a mídia que tinha usado na meia de senhora e agora está com cerca de 1000ml de antifosfatos Deltec no reactor fluidizado.

Acabei de testar os fosfatos e PO4 = 0.25ppm. Lentamente mas estão a descer. B-)
Imagem

Mensagem 14/abr/2013, 11:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Artur Fonseca Escreveu:
Novidades... 03 Abril 2013

Reef sem escumador há 3 dias, bomba de escumador nova, com duas horas de funcionamento (no início o copo estava limpinho), et voilá...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Escumador a bombar forte e feio B-)

Artur e pa quando disse que era um problema de juntas esta no gozo, mas pronto.
E que nao tenho tantos anos disto como tu mas se calhar percebo tambem um pouco de equipamentos e do resto, e por vistos tu proprio nao deves gostar muito do escumador, pois so respondi ao teu topico onde dizias que dentro de 3 meses ias comprar um escumador novo, por isso nao disse mal de nada so te dei a minha opiniao em relaçao ao que estavas a responder.
Tendo sido o mais educado possivel, pois cada um tem a sua opiniao e se escreves no forum a pedir opinioes e obvio que queres que te respondam, que foi o que fiz, e lembra-te sempre que o que para ti pode ser o melhor do mundo para outros pode nao ser.

Cumprimentos

Rui Vieira
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 15/abr/2013, 00:04

Testes da Semana... 14 Abril 2013

Temperatura (Seneye) = 26.3ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.21ppm
NO3 (Sera) = 50ppm
Kh (SF) = 8.45ºd
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1275ppm
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 15/abr/2013, 00:39, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 15/abr/2013, 00:32

Rui Vieira Escreveu:
Artur e pa quando disse que era um problema de juntas esta no gozo, mas pronto.
E que nao tenho tantos anos disto como tu mas se calhar percebo tambem um pouco de equipamentos e do resto, e por vistos tu proprio nao deves gostar muito do escumador, pois so respondi ao teu topico onde dizias que dentro de 3 meses ias comprar um escumador novo, por isso nao disse mal de nada so te dei a minha opiniao em relaçao ao que estavas a responder.
Tendo sido o mais educado possivel, pois cada um tem a sua opiniao e se escreves no forum a pedir opinioes e obvio que queres que te respondam, que foi o que fiz, e lembra-te sempre que o que para ti pode ser o melhor do mundo para outros pode nao ser.

Boas Rui,

Na boa, também peço desculpa pela minha resposta um pouco mal humorada...

A questão do upgrade de escumador daqui a uns 3 meses seria mais pela questão do ruído e não tanto pela performance, de maneira a poder trabalhar 24h/dia sem necessidade de desligar à noite. Para já estou bastante satisfeito com o upgrade da nova bomba, em termos de ruído melhorou imenso. B-)
Imagem

Mensagem 15/abr/2013, 00:48

Boas Artur ... nao tenho comentado nada de especial mas tenho acompanhado a evolução dos teus testes , e uma coisa tem me feito confusão ...esse teste de no3 , os testes da sera nao sao grande coisa , ja testaste com outro teste ??

Abraço

Mensagem 22/abr/2013, 01:03

Paulo Oliveira Escreveu:
Boas Artur ... nao tenho comentado nada de especial mas tenho acompanhado a evolução dos teus testes , e uma coisa tem me feito confusão ...esse teste de no3 , os testes da sera nao sao grande coisa , ja testaste com outro teste ??

Boas Paulo,

Ainda não tinha visto este comentário no tópico então só agora respondo... :ymblushing:

Antes de usar o teste de nitratos Sera usava o teste da Salifert. E sinceramente o da Salifert em termos de percepcionar o valor da medição com os tons de rosa era muito subjectivo... O que gosto neste teste da Sera é que as cores para os diferentes níveis de nitratos já são mais fáceis de observar. Mas acho chato ter um intervalo demasiado grande do valor... nestas últimas duas semanas até parece-me que o valor foi reduzindo dos 50ppm e agora está mais próximo dos 25ppm... mas não há grande precisão... gostava era de um Hanna Checker de nitratos como o de fosfatos, assim dava para ter uma mais perfeita percepção da evolução dos valores...
Imagem

Mensagem 22/abr/2013, 01:05

Testes da Semana... 21 Abril 2013

Temperatura (Seneye) = 25.8ºC
PO4 (Hanna Checker) = 0.20ppm
NO3 (Sera) = 25ppm
Kh (SF) = 8.3ºd
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1275ppm

Na sexta-feira, 19 Abril 2013, medi 0.17ppm de Fosfatos! Ou seja, isto está mesmo no bom caminho.
Por outro lado, como me parecia ver o Chelmon mais magrinho (gosta muito de artémia, mas quando dou Mysis ou Krill dá a sensação que come menos), para libertar o congelador mas também até para tirar umas dúvidas, depois do teste de sexta-feira resolvi deitar 5 cubos de comida congelada (tudo diferente: Artémia + Mysis + Krill + Rotifers + Red Plankton, da TMC), passados por água, e agora Domingo o teste de fosfatos deu 0.20ppm. Então a adição da comida congelada parece ter sido mesmo o factor mais influente no problema de fosfatos elevados dos últimos tempos...

Correndo tudo bem penso que dentro de duas semanas +- terei conseguido atingir um valor de fosfatos igual ou inferior a 0.10ppm, então poderei começar a repovoar com alguns corais.

Uma dúvida, quando tiver alcançado esse nível mais razoável de fosfatos, será boa ideia manter a mídia antifosfatos em simultâneo com biopellets, ou deverei arriscar manter tudo apenas com biopellets?
Imagem

Mensagem 22/abr/2013, 07:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Boas Artur já medistes os nitratos e fosfatos da agua que deitas junto com a comida congelada quando alimentas os peixes. Se o teu sistema não está a conseguir absorvê-los reduz ao maximo no que poes para dentro do aqua. vai fazendo testes. Um abraço.

Mensagem 22/abr/2013, 14:20

Hernani Esteves Escreveu:
Boas Artur já medistes os nitratos e fosfatos da agua que deitas junto com a comida congelada quando alimentas os peixes. Se o teu sistema não está a conseguir absorvê-los reduz ao maximo no que poes para dentro do aqua. vai fazendo testes. Um abraço.

Boas Hernani,

Sim, aqui há umas semanas fiz 4 testes importantíssimos de fosfatos e realmente a dose de 3 cubos de comida congelada que estava a dar diariamente, deixando derreter em água do aquário num copo, deu um valor de PO4 >= 2.50ppm!
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=358&start=40#p13522
Entretanto desde aí passei a dar apenas um cubo de comida congelada por dia, e sempre passando por água da torneira, coando e lavando. Desde então os fosfatos felizmente têm vindo a cair sustentadamente. Apenas uma ou outra vez dando um pouco mais de comida, ou desta última sexta-feira a experiência dos 5 cubos de congelados é que a evolução inverteu-se... mas no momento vai em 0.20ppm e já chegou aos 0.17ppm, então dentro de uma ou duas semanas expero ter consegido baixar e manter <= 0.10ppm. E a partir daí o objectivo será colocá-los a 0.03ppm ou menos. :)
Os nitratos da comida congelada não cheguei a medir, mas os fosfatos por si só são colossais. Felizmente agora está no bom caminho. :-bd
Imagem

Mensagem 22/abr/2013, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Felizmente agora está no bom caminho. :-bd[/quote]
Os teus corais tambem consomem, se estiveres na disposição experimenta aumentar por exemplo (iluminação) e vê se eles respondem, podes ter que esperar um mês, para ver resultados. Um abraço.

Mensagem 27/abr/2013, 03:52

Algumas fotos e vídeos "pós-holocausto"... 14 Abril 2013

AVISO: As imagens seguintes poderão ferir os espectadores mais sensíveis...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 27/abr/2013, 04:13, num total de 5 vezes.
Imagem

Mensagem 27/abr/2013, 03:53

E o teste de Fosfatos (Hanna Checker) de hoje, 26 Abril 2013:
PO4 = 0.16ppm

Acho que já está na altura de começar a repovoar o reef, a ver se aumentam os consumos de cálcio/kh...
Imagem

Mensagem 27/abr/2013, 19:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Artur os teus peixes tao magrinhos :-$ lol

Mensagem 27/abr/2013, 23:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas Artur

O que é que aconteceu à rocha?

Tens alguma coisa a substituir?

Com tantas mexidas nesse aquário é tempo é de parar e fazer só TPAs e aliviar e bastante na comida ... Não de repovoar!

Com tantas mexidas vais estar sempre em reciclo e os corais não vão aguentar ou então vão passar um mau bocado. Vê o que aconteceu no meu!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros