Olá Pessoal,
EU PAREI DE FAZER TPA À 3 MESES ATRÁS Humm…. Ok já explico…
Mais de um mês já passou desde que instalei as novas Radion G4, é altura de fazer uma comparação do crescimento dos corais no espaço de um mês. À 1 mês atrás tirei umas fotos de cima e hoje tentei tirar as mesmas fotos com o mesmo angulo para termos uma ideia de crescimento e cor.
Antes de começar a postar as fotos… um pouco de história do que tenho feito no aquário.
No dia 6 de Junho começei o método Triton, vindo de uma boa experiência com Zeovit no meu aquário anterior, e não sabendo quase nada deste novo método apenas que era um método mais trânsparente… comçei com este desafio. Um ângulo diferente onde passaria de usar produtos com "nomes giros" para produtos com elementos quimicos, onde consigo ver as tendências de consumos que existem dentro do meu sistema e ajustar um a um.
No inicio do método estava a tentar estabilizar o KH, demorei algum tempo havia uma instabilidade no sistema e os corais não estavam coom eu queria… continueu fazendo as TPAs ainda mais… entretanto o Kh estabilizou.
Agora com o Kh estável… estava na altura de enviar mais uma amostra para o Triton para ver como estava o resto dos elementos… e descobri que mesmo com todas as TPAs tinha muita falta de por ex. Potássio e estrôncio e outros ~6 elementos que estavam a 0 ou muito baixos… continuei a fazer TPAs… mas os meus corais não estavam com o aspecto que queria e com a extensão de pólipos que já tive com a KZ. Então mandei mais uma amostra para análise e mesmo com as doses de correcção + doses de manutensão dos vários elementos que tinha em falta… continuavam baixos…
Por coincidência num dos forums que mantenho o diário do meu aquário… conheci o Orz e ele disse-me que usava o método Triton e já não fazia uma TPA à mais de 12meses logo a seguir manda-me umas fotos do aquário dele e quando as vi parecia um aquário zeovit, eu não queria acreditar… mesmo assim estava com medo de parar de fazer TPA o que pode acontecer?! Eu sempre fiz TPAs e também porque nessa altura tinha um mini refúgio improvisádo, o refúgio sendo um dos pontos mais importante no método do Triton para exportar nutrientes do sistema etc… tive de voltar a improvisar… então consegui aumentar o volume de algas enquanto esperava pela sump da Seadreams, e decidi PARAR com as TPAs.
Estava a ser impossível calcular os consumos de elementos enquanto fazia TPAs ao mesmo tempo, enviei uma amostra de água do mar para análise e estava tudo OK… mas chegamos à conclusão que ao longo do ano os valores da água do mar mudam um pouco e calcular consumos do aquário enquanto fazemos TPAs com água do mar com parâmetros "flutuantes" é extremamente complicado e estava a gastar muito mais elementos Triton a "acertar" a "instabilidade" que estava a ter no aquário.
Nos primeiros meses estive muito atento aos níveis de nutrientes… comçei com um Po4 de 0.02ppm Hanna (~0.07ppm Triton normalmente) e No3 0.25ppm Red Sea Pro, então tinha os fosfátos um pouco altos, mesmo assim é um valor acetável… de qualquer maneira quando um colega que também tem refúgio deu-me ~1.5L de chaeto depois de ~15dias… tinha I Po4 a 0.00ppm Hanna (pela minha experiência 0.02 no Triton mas veremos com o último teste que ainda não chegou), No3 0.00ppm Red Sea Pro. Sendo valores muito baixos… comecei a ver os corais mais pastel e a chegar ao nível que queria atingir… Boa cor e super extensão de pólipos.
No momento estou a alimentar comida congelada, um cubo congelado por dia e em dias alternados Ocean Nutrition Microplankton congelado.
No dia 4 de Janeiro cheguei aos 3meses sem fazer TPA, só ajustes de elementos calculados com base nos teste Triton e no momento posso dizer que o sistema está super estável.
- Correcção… tive um problema no dia 23 de Dezembro com o topup do aquário que mandou para dentro da sump 20-40L de osmose em 48h, logo a minha salinidade em 48h baixou de 1.026 para 1.021 às 3am fiz uma TPA de 50L para aumentar a salinidade para 1.022 e repor supostos elementos incalculaveis :S …. No dia seguinte… fiz mais uma TPA de 70L para aumentar a salinidade para 1.023… e começei a fazer topup com água salgada até chegar outra vez a 1.026, com isto tudo perdi algum trabalho de mini ajustes de elementos… mas o sistema está Ok, não tão bom como estava… mas está bom… mandei uma amostra de água para análise na última segunda-feira e com sorte tenho os resultados na próxima semana.
No momento tenho água mega cristalina, usando apenas carvão activado e ainda não tive necessidade de usar nenuma media GFO. Os corais estão a crescer bem e com boa extensão de pólipos.
Para finalizar, no início estava com medo de parar as trocas de água mas analiando os resultados tive confiança que conseguia "segurar" o sistema com o meu método de ajustar elementos traço e com um controlo de nutrientes… no momento sinto que o sistema está super estável (excluindo o problema da osmose).
Ohando para trás e pensando no meu sistema anterior que usava KZ que não deixa de ser também um bom método, que precisa de cuidados diferentes tal como todos os métodos que existem no momento tipo KZ consiste em dosear elementos traço cegamente para o sistema e fazer muitas TPAs para ter o sistema estável sem nenhuma overdose, é a minha opinião pessoal. Também cheguei à conclusão que fazendo apenas trocas de água é impossível repor certos elementos traço a não ser que façam trocas gigantes quase todos os dias. No momento com um carga baixa de coral no meu sistema noto um consumo significativo de elementos traço isto num sistema fechado sem TPA onde observo os consumos reais entre testes Triton.
É por isto que estou a gostar de manter o sistema no momento e analisar as tendências de elementos traço num sistema fechado, e ter uma ideia do que se passa ao nível dos elementos traço.
Vamos a fotos de crescimentos... estas fotos fora tiradas a 14 de Dezembro tendo instalado as novas Radion G4 a 29 de Novembro vamos lá ver o crescimento e a mudança de cor de 14 de Dezembro a 14 de Janeiro.
Nota que durante este período aumentei a intensidade de 70% para 80% e aumentei o branco quente de 5% para 10% e baixei os nutrientes para clarear um pouco os corais ou talvez um desafio pessoal para tentar chegar a cores "zeovit" hum
Todas as fotos foram tiradas com as mesmas definições na máquina e com a pós-edição com o mesmo perfil.

Bom fim-de-semana,
Pedro.