Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 13/mar/2013, 01:57

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
João medi +/- ao meio mas como disse sinceramente divido muito destes medidores para Leds pelo menos. Porque dizes que é pouco?

Rui estas medições foram com todos os leds a 100%!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 13/mar/2013, 02:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Pela intensidade de luz que vi, parece-me pouco.
Imagem

Mensagem 13/mar/2013, 09:57

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
João medi +/- ao meio mas como disse sinceramente divido muito destes medidores para Leds pelo menos. Porque dizes que é pouco?

Rui estas medições foram com todos os leds a 100%!


Sent from my iPhone using Tapatalk



Boas,

Sendo que as medições foram feitas com os leds todos a 100% vais manter isso assim? ou por outro lado vais voltar a meter os leds brancos a 30%?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 13/mar/2013, 10:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Relatos que tenho vindo a ler as medições PAR para calhas com leds não têm dado valores reais, senão repara, a calha da Vertex que para mim impressionou-me muito quando vi o aquario do Mota não pode ter só esses valores indicados no post da reefcentral senão não havia SPS que aguenta-se...

Mensagem 19/mar/2013, 12:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
João medi +/- ao meio mas como disse sinceramente divido muito destes medidores para Leds pelo menos. Porque dizes que é pouco?

Rui estas medições foram com todos os leds a 100%!


Sent from my iPhone using Tapatalk



Boas,

Sendo que as medições foram feitas com os leds todos a 100% vais manter isso assim? ou por outro lado vais voltar a meter os leds brancos a 30%?

Abraços,
Rui

Para já vou deixar assim para ver a resposta dos corais, já que tinha pouca luz claramente, depois ou diminuo ou acrescento mais violeta/RB.

Mensagem 19/mar/2013, 19:16

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bom, o César Silvério fez o grande favor de medir a minha água no teste que ele tem e deu 0,04!
Obrigado César!!! :-bd

Sinceramente, e apesar das confusões e debates todos da precisão dos testes da salifert, não valores muito acima dos 0,05!
Eu comparo um tubo de água do aquário com um tubo de água depois do teste e não noto grande diferença na côr! É assim que faço agor porque se olhar para aquele cartão das cores baralho-me todo!!! :D

Recomecei a vodka à cerca de 4 semanas e esta deve ser uma das consequências!
Os nitratos também baixaram mas não tanto!
Eu tenho uma explicação pessoal para isto, mas não a vou dizer já porque já sei que me caêm em cima! :ymdevil:

AGORA: de onde vem então a proliferação de cyanos?
Com esta confirmação dos fosfatos, o que vou fazer é aumentar a circulação no aquário e à superfície para diminuir o CO2 já que o aquário está às escuras (no meu caso apanha sempre algum sol durante o dia) à 3 dias que é a única forma delas pelo menos não aumentarem... :ymsick:

Mensagem 19/mar/2013, 19:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Bom, o César Silvério fez o grande favor de medir a minha água no teste que ele tem e deu 0,04!
Obrigado César!!! :-bd

Sinceramente, e apesar das confusões e debates todos da precisão dos testes da salifert, não valores muito acima dos 0,05!
Eu comparo um tubo de água do aquário com um tubo de água depois do teste e não noto grande diferença na côr! É assim que faço agor porque se olhar para aquele cartão das cores baralho-me todo!!! :D

Recomecei a vodka à cerca de 4 semanas e esta deve ser uma das consequências!
Os nitratos também baixaram mas não tanto!
Eu tenho uma explicação pessoal para isto, mas não a vou dizer já porque já sei que me caêm em cima! :ymdevil:

AGORA: de onde vem então a proliferação de cyanos?
Com esta confirmação dos fosfatos, o que vou fazer é aumentar a circulação no aquário e à superfície para diminuir o CO2 já que o aquário está às escuras (no meu caso apanha sempre algum sol durante o dia) à 3 dias que é a única forma delas pelo menos não aumentarem... :ymsick:



Boas,

Não sabia que fazias Vodka ... :-o

E que tal deixares-te de conversa e colocares umas fotos actuais?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/mar/2013, 19:30

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não posso!!!
Não leste que tenho as luzes apagadas à 3 dias? =)) =))

Fiz vodka (quase) desde o arranque até colocar os primeiros vivos e retomei há um mês +/-!
Realmente funciona (nada de estranho) mas no meu caso acho que vai funcionar muito bem nos fosfatos!

Estava a pensar em pellets mas como não fiz ainda o reator (já tenho inclusivé as pellets) e tinha a vodka ali ao lado (não gosto de vodka por isso :D ) recomecei a usar!

Tenho saltado alguns dias (esqueço-me - um dos problemas da vodka sem bomba doseadora) mas noto a diferença e neste momento já questiono as pellets, ainda assim o meu aquário está muito verde ainda e tem pouco peixe, vamos a ver quando começar a carregar mais o que acontece!

Mensagem 19/mar/2013, 19:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ....

Já pensaste que esses fosfatos foram os que as cyanos ainda não consumiram :D :D :D se medir o meu aqua tenho 0,00 de fosfatos com o hanna checker , se aspirar as cyanos que tenho ali em uma pedra ou duas e nuns buraquinhos escondidos na rocha com um tubinho fininho, no dia a seguir tenho fosfatos a 0,05 dois dias depois tenho 0,00 novamente ...

Devias esperar mais 2/3 dias e medir novamente ....

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/mar/2013, 19:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Não posso!!!
Não leste que tenho as luzes apagadas à 3 dias? =)) =))

Fiz vodka (quase) desde o arranque até colocar os primeiros vivos e retomei há um mês +/-!
Realmente funciona (nada de estranho) mas no meu caso acho que vai funcionar muito bem nos fosfatos!

Estava a pensar em pellets mas como não fiz ainda o reator (já tenho inclusivé as pellets) e tinha a vodka ali ao lado (não gosto de vodka por isso :D ) recomecei a usar!

Tenho saltado alguns dias (esqueço-me - um dos problemas da vodka sem bomba doseadora) mas noto a diferença e neste momento já questiono as pellets, ainda assim o meu aquário está muito verde ainda e tem pouco peixe, vamos a ver quando começar a carregar mais o que acontece!



Boas,

Epá ... sinceramente não acredito muito em nenhum método que ponha o aquário às escuras ...

Mas diz lá ... o que é que tu achas que é?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/mar/2013, 19:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Das cyano?
Nao faço a mínima ideia... :(


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 19/mar/2013, 20:29

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu tenho uma explicação pessoal para isto, mas não a vou dizer já porque já sei que me caêm em cima! :ymdevil:


Estava a falar desta tua afirmação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/mar/2013, 23:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu tenho uma explicação pessoal para isto, mas não a vou dizer já porque já sei que me caêm em cima! :ymdevil:


Estava a falar desta tua afirmação!

Abraços,
Rui

ahhhhh isso...

Eu acho que os métodos de adição de carbono funcoinam tanto melhor nos fosfatos (e nitratos) quanto maior for a área de colonização para bactérias!
Eu tenho a rocha (toda a gente tem), tenho a areia (nem toda a gente tem), tenho 10Kg de siporax (tenho visto pessoal com um saquinho numa meia...) , 5kg de eheim substract e 1.5kg de leca.

Ou seja acho que tenho muita área de colonização...
Parece-me a mim que nos métodos de adição de carbono é o que falta porque chega a um ponto que adicionamos alimento (carbono) mas as bactérias não têm suporte para se desenvolver.

Mas isto pode ser uma parvoice pegada... :ymsick: :-B :)) =))

Mensagem 19/mar/2013, 23:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu tenho uma explicação pessoal para isto, mas não a vou dizer já porque já sei que me caêm em cima! :ymdevil:


Estava a falar desta tua afirmação!

Abraços,
Rui

ahhhhh isso...

Eu acho que os métodos de adição de carbono funcoinam tanto melhor nos fosfatos (e nitratos) quanto maior for a área de colonização para bactérias!
Eu tenho a rocha (toda a gente tem), tenho a areia (nem toda a gente tem), tenho 10Kg de siporax (tenho visto pessoal com um saquinho numa meia...) , 5kg de eheim substract e 1.5kg de leca.

Ou seja acho que tenho muita área de colonização...
Parece-me a mim que nos métodos de adição de carbono é o que falta porque chega a um ponto que adicionamos alimento (carbono) mas as bactérias não têm suporte para se desenvolver.

Mas isto pode ser uma parvoice pegada... :ymsick: :-B :)) =))


Não é parvoice nenhuma Hugo , tens razão. É por essa razão que tenho siporax no meu sistema, como tenho pouca rocha tenho necessidade de ter mais zonas para as bacterias se fixarem. Quando fiz reset ao antigo sistema, este tinha 50Kg de RV e no novo deixei apenas 20 e tal Kg, ora os primeiros meses não conseguia estabilizar o sistema devido a essa situação, quando coloquei o siporax em 2 semanas notei uma diferença abismal no meu aquario!

Mensagem 20/mar/2013, 01:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Hugo Figueiredo Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Eu tenho uma explicação pessoal para isto, mas não a vou dizer já porque já sei que me caêm em cima! :ymdevil:


Estava a falar desta tua afirmação!

Abraços,
Rui

ahhhhh isso...

Eu acho que os métodos de adição de carbono funcoinam tanto melhor nos fosfatos (e nitratos) quanto maior for a área de colonização para bactérias!
Eu tenho a rocha (toda a gente tem), tenho a areia (nem toda a gente tem), tenho 10Kg de siporax (tenho visto pessoal com um saquinho numa meia...) , 5kg de eheim substract e 1.5kg de leca.

Ou seja acho que tenho muita área de colonização...
Parece-me a mim que nos métodos de adição de carbono é o que falta porque chega a um ponto que adicionamos alimento (carbono) mas as bactérias não têm suporte para se desenvolver.

Mas isto pode ser uma parvoice pegada... :ymsick: :-B :)) =))


Boas,

Não parvoíce tb não me parece. E concordo em absoluto contigo.

Só mais uma deixa (mas isso toda a gente tem tb embora uns maiores que os outros) é vidro ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2013, 09:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois... É por isso que o conceito das pellets me faz alguma confusão, no sentido de que me parece que as bactérias so se podem agarrar ás ditas ja que o carbono nao esta disponível na agua mas sim apenas dentro do reator e nas ditas pellets! Se bem percebi o seu funcionamento...

Acho os métodos de adicionar carbono diretamente á agua mais próprios mas para quem tem área de colonização considerável!!!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 20/mar/2013, 11:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Boas.

As pellets são o alimento das bactérias, por isso elas vão sendo consumidas! ;)
Imagem

Mensagem 20/mar/2013, 11:46

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Certo!
Mas eu tenho ideia que as pellets não libertam carbono para a coluna de água... O que acontece é que as bactérias fixam-se às pellets e vão-se alimentando do carbono que elas têm!

Ou seja a única área de fixação de bactérias são as próprias pellets!
Ao contrário em sistemas onde se adiciona o carbono à coluna de água, todo o sistema fica como área de fixação de bactérias, aumentando em muito a sua população!

Mas isto é uma ideia minha, se calhar não faz grande sentido... :-s

Mensagem 20/mar/2013, 11:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Idade:
Sim, correcto, elas fixam-se nas pellets.

Mas com pellets fica um processo autonomo, não tens que te chatear! ;)
Imagem

Mensagem 20/mar/2013, 12:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Com adição de carbono (excepto açucar que poderá ser mais complexo) também, nada que uma doseadora não resolva!

A questão é que eu tenho para mim que o método de pellets pode ser limitativo para a população de bactérias, porque pode dar-se o caso das pellets saturarem ao ponto de não poderem comportar mais bactérias...

Mas como tenho vindo a dizer sobre este tema, isto são ideias nada científicas! :-B :ymsick:

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron