Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 30/mai/2013, 18:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Novas entradas... 28 Maio 2013

Euphyllia Glabrescens verde
Lobophyllia Hemprichii vermelha

Novas entradas... 29 Maio 2013

Hymenocera Picta para controlar a praga de asterinas
8 x Trochus Sp.

Fotos... 29 Maio 2013

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

A Sinularia tem sido um bom indicador do nível de fosfatos. Quando elevados fica com pior aspecto tipo encolhida. Quando bons fica como na foto com aquelas pequenas ramificações nas pontas.

Agora está na altura de atacar a praga das meretrizes das asterinas. Elas deram uma razia na coralina por todo o lado. Assim que o Picta der uma razia nelas espero a coralina voltar em força e os actuais consumos de Ca/Kh/Mg aumentarem ainda mais.

Originalmente tinha uns 6 Trochus Sp., mas ultimamente só tenho visto 2, então reforcei a equipa, há umas alguinhas nos vidros para serem tratadas, felizmente nas últimas semanas têm reduzido a olhos vistos.

A entrada dos dois novos frags também para aumentar os consumos.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 18:57

Pedro Vigario Escreveu:
A mídia da ATI não fala em duração da resina... só mesmo na quantidade a usar que são 50-150ml por cada 100 litros de água.

No meu caso, com 400 litros de água... a 1.ª mídia (200ml) durou-me cerca de 1 semana e meia, mas baixou-me 1ppm de fosfatos... depois começaram a subir e troquei-a.

A 2.ª mídia, baixou-me os fosfatos cerca de 0.65ppm... e estabilizou-me os fosfatos em torno dos 0.15ppm. A resina após 2 semanas e meia foi trocada.

As mídias agora troco mensalmente como o carvão nas TPA's... Os fosfatos têm oscilado entre os 0.09 e 0.13, mas como tudo anda bem é deixar andar.

O meu problema prende-se também com o areão... provavelmente estará saturado por isso vai libertando fosfatos para a água.

Boas Pedro,

Obrigado pelo testemunho. B-)

Em relação à mídia Deltec, aqui nas instruções diz: "It is recommender to use 20ml ACP per 100 liters of aquarium water". Mas eu sempre ouvi falar em usar 100ml por cada 100 litros de água.
O que fiz foi inicialmente colocar 250ml da mídia para os 450 litros de água do sistema, ou seja, começar com uma dose mais baixa para prevenir reduções demasiado rápidas dos fosfatos. Mas o que eu notei é que os fosfatos desceram lentamente. Inicialmente tinha os PO4 = 2.50ppm ou +. Passadas uma ou duas semanas, passei para os 500ml de mídia. Os fosfatos continuaram a descer mas na mesma lentamente. Então aproveitei uma semana depois para colocar os 1000ml de uma vez. E assim os fosfatos foram descendo, igualmente a um ritmo não demasiado rápido. No meu caso o pico mais baixo atingido foram os 0.16ppm. Suspeito que o cubo de comida congelada diariamente não deixe baixar mais... mas há que alimentar o Chelmon.. hehe
Acho que no meu caso também tinha o areão saturado de fosfatos e também alguma da rocha. Com o areão substituído resta a rocha, que provavelmente está a libertar PO4 acumulado. Estou esperançado que a rocha possa ser curada no próprio sistema, com recurso à mídia anti-fosfatos. E se isso resultar em mais 2 ou 3 meses (semelhante ao testemunho do Ricardo Rodrigues), então maravilha. :)
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 19:15

Marco Madeira Escreveu:
Não assumi nenhum estado errado Artur... tu é que não estás a compreender onde quero chegar. Já estou á demasiado tempo no hobby para saber que vários métodos e diferentes procedimentos podem originar grandes aquários.
Espero que tenhas sucesso e chegues ao estado que queres usando estes métodos... pode levar mais tempo mas pronto, é a tua maneira de controlares o teu sistema, e isso é o mais importante.

Marco Madeira Escreveu:
..."Também para sublinhar que no meu sistema a prioridade está por esta ordem: peixes -> corais moles e LPS -> SPS, ou seja não planeio o sistema para corais duros, particularmente os mais exigentes tipo Acroporas, se bem que gosto de umas Montiporas e Pocilloporas, das mais fáceis de manter"...

Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro. Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Boas Marco,

Citaste bem aquele meu comentário antigo. Porém depois contradisseste-me... pois eu referi as Montiporas e Pocilloporas, e depois assumiste que não quero SPS...

Marco Madeira Escreveu:
Na minha opinião (e vale o que vale) não te deves preocupar com Mg e K porque ainda nem tens o aquário equilibrado e já te estás a preocupar com valores dos quais nem consumos deves ter... , ou seja, devias estar a preocupar-te com equilibrar o sistema, acabar com desequilibrios e algas e teres crescimentos. Depois mais tarde e depois de teres crescimentos é que poderias te preocupar com MG e K. Digo poderias... porque podes até nem precisar.

Mas és adivinho para pressupores que não tenho consumos? nem crescimentos? É que é estranho então eu estar a dosear actualmente Balling Light, 1ml Ca/dia; 4ml Kh/dia; 1ml Mg/semana, e nos testes semanais Ca, Kh, e Mg, valores a diminuirem => além das doses adicionadas, há consumos e maiores consumos que as doses.

Então não serão pressupostos errados da tua parte?
Imagem

Mensagem 30/mai/2013, 19:27

Ricardo Oliveira Escreveu:
Sigo os teus aquários desde o inicio, e já todos temos tido altos e baixos.
Mas vou dar a minha opinião, não quero que leves isto como uma critica mas apenas como uma ajuda.
Quanto estamos doentes tomamos medicamentos que ajudam a melhorar a doença, mas ao mesmo
tempo sabemos que esses mesmos medicamentos estão a fazer mal noutro lado... e quem sabe não estejam
até a fazer mais mal do que bem futuramente.
Épa, partindo do pressuposto que o teu aquario está doente, a mim dá-me a sensação que na tua visão esta doente em
todos os aspetos.... e la porque queres azuis e agora a moda é o potássio la vais tu adicionar potássio...Quando começamos nisto eu nem ouvia falar em potássio e não era por isso que não mantinha azuis. Até porque já toda a gente devia saber que toda esta química não é a mesma nos diferentes aquários. Tiveste problemas com fosfatos, a 1coisa a fazer é parar de todo com os aditivos, quanto mais pensas em regular outros parâmetros mais destabilizas o aquario.
Lá porque o rotulo dos aditivos te diz para meteres x ou y, isso não quer dizer nada porque como disse anteriormente estas a fazer bem por um lado mas a infetar a ferida no outro. A única coisa a fazer é combater a doença e saber prevenir futuramente. Depois de alcançares essa estabilidade pode corrigir os outros.
O facto de usares resinas ou midias antifosfatos quer dizer que ainda não encontraste o problema, apenas o andas a evitar. Retira a resina e comprova o que estou a dizer. Se por um período de tempo os fosfatos estiverem estáveis(sem resinas) então depois pensas em corrigir o potássio e até mesmo kh Mg e Ca.
Imagina o oceano com corais nos diferentes locais, os parâmetros são diferentes e no entanto os corais e as cores estão
lá, simplesmente pela estabilidade. O meu conselho para ti é simplifica mais a absorção desta informação toda que aqui aprendemos sobre aquários. Muito do que se diz são as marcas a querer vender produtos.
Agora se o aquario se esta a compor como afirmas então força que a gente quer ver isso bonito e a crescer. :)

Boas Ricardo,

Os teus comentários fazem sentido mas acho que para o estado do reef aqui há um ou dois meses atrás. Entretanto, desde que consegui baixar os fosfatos aos 0.16ppm, tendo posteriormente uma subida com a experiência de retirar a mídia anti-fosfatos, entretanto corrigida com a utilização de novo do anti-fosfatos, nestas últimas semanas já tenho consumos de Cálcio, Kh e Magnésio, e os corais apresentam bom aspecto. Inclusive, a Montipora verde que está no lado esquerdo da prateleira de eggcrate, apresenta agora contornos brancos de crescimento, sinal que está a recuperar. O problema dos fosfatos acumulados na rocha, e provocado pela adição de comida congelada, está identificado, e optei pelo controlo temporário com as resinas anti-fosfatos, de forma a rocha ser curada dentro do sistema. Tenho feito testes semanais dos principais parâmetros e se detectar não haver consumos de algum parâmetro, nomeadamente do Ca, Kh, Mg, posso parar a adição, mas felizmente não tem sido o caso. Acredito que a pior fase está ultrapassada. Neste momento tenho duas batalhas adicionais por concluir: praga de asterinas e cianobactérias. A primeira com o Picta há-de ir ao sítio. A segunda com a utilização de Zeozym+Zeobak também há-de ser minimizada/controlada, pois tenho tido bons resultados. :)
Imagem

Mensagem 31/mai/2013, 08:24

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Marco Madeira Escreveu:
..."Também para sublinhar que no meu sistema a prioridade está por esta ordem: peixes -> corais moles e LPS -> SPS, ou seja não planeio o sistema para corais duros, particularmente os mais exigentes tipo Acroporas, se bem que gosto de umas Montiporas e Pocilloporas, das mais fáceis de manter"...

Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro. Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Artur Escreveu:
Boas Marco,
Citaste bem aquele meu comentário antigo. Porém depois contradisseste-me... pois eu referi as Montiporas e Pocilloporas, e depois assumiste que não quero SPS...

Bem Artur...
Não sei porque fazes estas interpretações e apenas sublinhas das minhas palavras aquilo que te convem, mas isso é facil de rever, só precisas de ler outra vez o que escrevi mas com atenção.
Não te contradisse em nada... segundo a tua própria afirmação a tua prioridade são peixes, moles, lps e por fim os SPS.

A minha afirmação é uma frase toda e não apenas a parte a vermelho que mencionaste... eu disse:
...Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?

Segundo esta frase estou a contradizerte em que? que eles pouco te interessam por estar na tua lista como ultima prioridade?? Que não são predominantes no teu aqua? Que eu saiba não o são... Isto é contradizer a tua filosofia para o teu aquario? Não me parece... mas de qualquer maneira achei curioso só teres colocado a vermelho metade da frase. Aquela parte de não serem predominantes não faz parte da frase para ti??

Marco Madeira Escreveu:
Na minha opinião (e vale o que vale) não te deves preocupar com Mg e K porque ainda nem tens o aquário equilibrado e já te estás a preocupar com valores dos quais nem consumos deves ter... , ou seja, devias estar a preocupar-te com equilibrar o sistema, acabar com desequilibrios e algas e teres crescimentos. Depois mais tarde e depois de teres crescimentos é que poderias te preocupar com MG e K. Digo poderias... porque podes até nem precisar.

Artur Escreveu:
Mas és adivinho para pressupores que não tenho consumos? nem crescimentos? É que é estranho então eu estar a dosear actualmente Balling Light, 1ml Ca/dia; 4ml Kh/dia; 1ml Mg/semana, e nos testes semanais Ca, Kh, e Mg, valores a diminuirem => além das doses adicionadas, há consumos e maiores consumos que as doses.
Então não serão pressupostos errados da tua parte?

Não sou advinho... e não disse que não tens consumos ou crescimentos. Estás a pegar pelo lado errado da questão e nem leste bem o que te disse. Eu disse e repito: ..." Estás a preocupar-te com valores dos quais nem consumos deves ter "...

Estes valores aos que me refiro sempre foram ao K e ao MG, aliás até te disse que a tua unica preocupação de momento deviam ser TPA´s e manter o KH estável. Com esta afirmação em momento algum disse que não tens crescimentos... não sei onde foste buscar isto!

Quando falo em que nem consumos deves ter... é uma forma de te explicar que não precisas de os dosear porque serão repostos com TPA´s. Imagina que tens consumos de KH, CA, MG e K no aquário... destes, quais achas que não conseguirás repor com uma TPA?? Provalvelmente apenas um... o KH. E é isto que quero dizer que nem tens consumos... não os tens em quantidade suficiente que te leve a dosea-los para lá de uma simples TPA que te irá cobrir os teus consumos.

Agora pergunto... ainda que tenhas consumos insignificantes de MG e K no teu aqua, achas que precisas de dosea-los neste momento?? Achas que isso vai contribuir para que corrijas os teus problemas?? Achas que os teus corais e os poucos SPS que tens vão sofrer danos?? A reposta obviamente é... não! Então, porque não paras de te preocupar com coisas para quais tu próprio dizes que não são predominantes/relevantes no teu aqua e tentar é resolver o teu problema principal?

Os meus presupostos não são que não tenhas crescimentos... são que estás a preocupar-te com valores que não influenciam em nada a qualidade e saude do teu aquário nesta fase e provavelmente nunca irão afetar porque simplesmente não é essa a tua filosofia e tipo de reef (os sps estão no fim das tuas preocupações). Volto a dizer-te que a maior parte dos aquarios mistos não tem demanda suficiente de Mg e K para que seja um problema ou uma preocupação, e no entanto os corais crescem e tem cor.

Tu é que te contradizes quando dizes que a tua prioridade são peixes-moles-lps e por fim SPS e no entanto estás preocupado que o Potássio e o Mg que não estão nivelados. Não faz muito sentido e é isso que o pessoal já te tentou explicar mas tu não queres entender. Para alem de não quereres entender, agora colocas frases minhas e apenas parte delas para tentar contestar o assunto. Assim só me dás razão ao dizer-te antes que tu é que não estás a perceber onde eu e outros queriam chegar.

Marco Madeira Escreveu:
Não assumi nenhum estado errado Artur... tu é que não estás a compreender onde quero chegar. Já estou á demasiado tempo no hobby para saber que vários métodos e diferentes procedimentos podem originar grandes aquários.
Espero que tenhas sucesso e chegues ao estado que queres usando estes métodos... pode levar mais tempo mas pronto, é a tua maneira de controlares o teu sistema, e isso é o mais importante.

O que eu e outros tentámos passar-te é que de momento a tua preocupação, rotina e método estão errados e que apenas te darão mais chatices, perda de tempo e dinheiro para chegares ao objectivo final. Já na minha ultima resposta, percebi que não estavas a ver onde eu queria chegar e por isso disse que podia levar mais tempo mas que acabarás por chegar lá, com o teu método e para o teu aquário/sistema.

Agora vamos a factos... e o facto é que o teu aquário ainda não está bom, e isso ve-se pelas fotos que acabas de colocar. Tens muitas cianos e diatomacias. Na minha opinião, erraste em outro procedimento/método que foi o de adicionares corais e organismos, quando o aqua ainda não está bom... mais entradas, mais organismos, mais variaveis, mais oscilações quando o que se pedia aqui era calma, estabilidade, TPAs com fartura e KH estável. Depois disso e de o aqua entrar nos eixos, logo tens tempo de acrescentar corais/peixes e invertebrados.

Mensagem 31/mai/2013, 16:49

Boas Marco,

São filosofias de manutenção de reef diferentes. As TPA semanais de 20% são uma boa ideia, mas tal como comentei recentemente, não vão ser realizadas religiosamente no meu sistema. Vou tentar fazer TPA's quinzenais de 10% e quando possível TPA's semanais de 5%. E portanto como não é certo fazer trocas de água semanais, nem quinzenais, a reposição de Magnésio penso ser importante. O Potássio realmente não faço ideia do nível de consumo. De qualquer forma agradeço os comentários.
Imagem

Mensagem 03/jun/2013, 16:19

Testes da semana... 02 Junho 2013

Temperatura (Seneye) = 27ºC
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.28ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Ca (SF) = 430ppm
Mg (SF) = 1275ppm
Kh (HC) = 141ppm (= 7.896ºd)
K(SF) = 300ppm
Imagem

Mensagem 08/jun/2013, 21:30

Nova entrada... 08 Junho 2013

Tridacna Derasa "rosa" (souvenir Almoço 1º Aniversário Recife.pt)

Imagem

Aqui ainda no Fragário do Norte (foto postada pelo Pedro Gomes no facebook):
Imagem
Imagem

Mensagem 10/jun/2013, 01:46

Testes da semana... 09 Junho 2013

Temperatura (Seneye) = 26ºC
Densidade (Refractómetro) = 1024
PO4 (Hanna Checker) = 0.20ppm (melhorou desde o teste anterior)
NO3 (Sera) = 5ppm (também melhorou, deu uma cor intermédia entre 0 e 10ppm)
Ca (SF) = 430ppm
Mg (SF) = 1375ppm (aumentou bastante...)
Kh (HC) = 141ppm (= 7.896ºd)
K(SF) = 240ppm (não percebo... já não confio na fiabilidade deste teste de Potássio da Salifert...)
Imagem

Mensagem 10/jun/2013, 11:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Marco,

São filosofias de manutenção de reef diferentes. As TPA semanais de 20% são uma boa ideia, mas tal como comentei recentemente, não vão ser realizadas religiosamente no meu sistema. Vou tentar fazer TPA's quinzenais de 10% e quando possível TPA's semanais de 5%. E portanto como não é certo fazer trocas de água semanais, nem quinzenais, a reposição de Magnésio penso ser importante. O Potássio realmente não faço ideia do nível de consumo. De qualquer forma agradeço os comentários.

Boas artur como o marco te disse e com muita razao, eu acho que devias parar um pouco e pensar no que queres do teu aquario, pois continuas a comprar vivos para matar e que nao consegues meter o aquario em condiçoes de uma vez por todas e se te preocupasses em começar a casa pelas fundaçoes em vez de ser pelo telhado acho que conseguias melhores resultados.
Ja andas nestas andanças dos salgados a mais tempo que eu por norma ja devias saber o b a ba dos salgados mas continuas a insistir no erro, experimenta a começar a fazer umas tpas religiosas que vais ver se nao tens mais resultados.
Olha poupas dinheiro nos vivos que vais metendo e que sem sucesso vais perdendo e ja te da para gastar em sal.
Entende isto como uma critica construtiva e nao destrutiva.

Cumprimentos

Rui Vieira
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/jun/2013, 15:36

Rui Vieira Escreveu:
Boas artur como o marco te disse e com muita razao, eu acho que devias parar um pouco e pensar no que queres do teu aquario, pois continuas a comprar vivos para matar e que nao consegues meter o aquario em condiçoes de uma vez por todas e se te preocupasses em começar a casa pelas fundaçoes em vez de ser pelo telhado acho que conseguias melhores resultados.

Boas Rui, quais vivos especificamente?
Imagem

Mensagem 10/jun/2013, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Artur Fonseca Escreveu:
Rui Vieira Escreveu:

Boas Rui, quais vivos especificamente?

Boas artur que eu saiba vivos nao sao so peixes, os corais tambem se incluem nesse termo, e a meter tridacnias num sistema tao instavel como o teu e o mesmo que receita para asneira, mas pronto tu e que sabes o dinheiro e teu.

Cumprimentos

Rui Vieira
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 10/jun/2013, 20:49

Rui Vieira Escreveu:
Boas artur que eu saiba vivos nao sao so peixes, os corais tambem se incluem nesse termo, e a meter tridacnias num sistema tao instavel como o teu e o mesmo que receita para asneira, mas pronto tu e que sabes o dinheiro e teu.

Boas Rui,

Tenho esta Tridacna Squamosa desde 12 Setembro 2012...
Imagem

Os corais moles estão óptimos. As Euphyllias óptimas estão. Tenho uma Caulastrea verde no refúgio que tinha duas cabeças e recentemente já vai dividindo em mais cabeças.

É certo que para SPS ainda não está nas melhores condições. Por isso mesmo não trouxe o frag de oferta do Almoço do 1º Aniversário do Fórum, pois eram apenas SPS.

Por isso é que não percebo onde estou a matar corais e tridacnas...

Sistema instável? Em quê precisamente? É que também não percebi...
Imagem

Mensagem 11/jun/2013, 07:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Artur Fonseca Escreveu:
Boas Marco,

boas artur quanto menos taps mais efeciente tem que ser o skimmer e a circulação, bem como a limpeza manual.
Atendendo a que o aqua está no quarto um royal exclusiv poderia ser um escumador a considerar.
Um abraço.

Mensagem 11/jun/2013, 18:37

Hernani Esteves Escreveu:
boas artur quanto menos taps mais efeciente tem que ser o skimmer e a circulação, bem como a limpeza manual.
Atendendo a que o aqua está no quarto um royal exclusiv poderia ser um escumador a considerar.

Boas Hernani,

Em Maio fiz em média TPAs semanais de 40 litros, com sal Tropic Marin. Ontem fiz uma TPA de 50 litros com um novo sal (tal como na semana anterior). E este sal parece ter os níveis de Cálcio, Magnésio e Kh mais elevados, então houve um aumento nas medições. Não sei se é isto que o Rui falava de "instabilidade" mas parece-me ser uma instabilidade positiva. :)

Aqui há umas semanas quando falava em upgrade do escumador era realmente para um Bubble King Double Cone 200 ou 250. Penso ser actualmente das melhores opções do mercado. Entretanto com o upgrade da bomba do APF 600 resolvi dar-lhe uma segunda oportunidade, pois o rendimento melhorou drásticamente. Actualmente ele está a praticamente encher o copo ao final de uma semana, está a retirar muita porcaria mesmo. A nível de nitratos penso já estarem em níveis aceitáveis. Os fosfatos é que precisam descer mais um bocado para estar apto para SPS... Suspeitava que a mídia anti-fosfatos estivesse saturada mas o último teste que deu 0.20ppm pelos vistos ainda está a reduzir. Tenho feito teste de fosfatos duas vezes por semana. Logo que os fosfatos aumentarem tenho pronto outra dose de 1000ml mídia nova para substituir. :)
Imagem

Mensagem 11/jun/2013, 18:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Artur Fonseca Escreveu:
Hernani Esteves Escreveu:

Boas Hernani,

Em Maio fiz em média TPAs semanais de 40 litros, com sal Tropic Marin. Ontem fiz uma TPA de 50 litros com um novo sal (tal como na semana anterior). E este sal parece ter os níveis de Cálcio, Magnésio e Kh mais elevados, então houve um aumento nas medições. Não sei se é isto que o Rui falava de "instabilidade" mas parece-me ser uma instabilidade positiva. :)

Aqui há umas semanas quando falava em upgrade do escumador era realmente para um Bubble King Double Cone 200 ou 250. Penso ser actualmente das melhores opções do mercado. Entretanto com o upgrade da bomba do APF 600 resolvi dar-lhe uma segunda oportunidade, pois o rendimento melhorou drásticamente. Actualmente ele está a praticamente encher o copo ao final de uma semana, está a retirar muita porcaria mesmo. A nível de nitratos penso já estarem em níveis aceitáveis. Os fosfatos é que precisam descer mais um bocado para estar apto para SPS... Suspeitava que a mídia anti-fosfatos estivesse saturada mas o último teste que deu 0.20ppm pelos vistos ainda está a reduzir. Tenho feito teste de fosfatos duas vezes por semana. Logo que os fosfatos aumentarem tenho pronto outra dose de 1000ml mídia nova para substituir. :)

Boas,
A instabilidade de que falam pode ter a ver com o facto de necessitares de usar permanentemente de midia anti fosfato para teres valores "razoáveis", ainda muito longe dos 0,03.
A grande maioria dos aquários estáveis não necessita dessa midia a não ser em alturas pontuais.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 11/jun/2013, 21:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Estive a falar com o Paulo Oliveira e ele vai por o r. exclusiv 200 dele à venda. Para ter no quarto era ouro sobre azul. E quem sabe passas a gastar um pouco menos em antifosfatos passado uns 3 meses e a despesa inicial vai sendo amortizada.Ps: Convem deixar ligado durante a noite .

Mensagem 11/jun/2013, 22:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Ja esta a venda amigo Hernani ... Abração

Enviado do meu GT-I9300, usando o Tapatalk 2.
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 13/jun/2013, 02:25

Boas,

Um upgrade para um Bubble King ou Vertex 200/250 continua a fazer parte dos planos futuros, nem que seja a médio/longo prazo.

No momento imediato por enquanto não irei avançar. Fiz o upgrade da bomba do APF600 recentemente e vou ver que tal se vai safando. Em conjunto com as biopellets tem feito um bom trabalho nos nitratos.

Por outro lado, se fizer o upgrade do escumador, e visto ter a Sump actual bem lotada (apoio para saco filter bag, Deltec APF600, dois reactores Deltec FR509, mais uns sacos de rede com Siporax), muito provavelmente terei de fazer também um upgrade da Sump. Na loja onde arranjei a nova bomba para o APF600 falaram também que se um dia quiser adquirir um escumador Bubble King, eles aceitam o meu APF com retoma, e então provavelmente será o ideal, sempre é um bom desconto.

Vou aguardar mais uns dois mesinhos a ver a evolução disto.

No almoço do Aniversário do Fórum também conversei com o Pedro Nuno Ferreira falámos sobre o meu sistema e a quantidade de peixes que tenho para a litragem de água. Coloquei a hipótese de nos próximos tempos retirar um ou dois peixes dos grandes, para aliviar a carga orgânica do sistema. Por exemplo, estou a pensar numa hipótese de retirar o Siganus Vulpinus e o Zebrassoma Veliferum, com a entrada de um Ctenochaetus Strigosus. :ymdaydream:
Imagem

Mensagem 17/jun/2013, 01:30

Testes da semana... 16 Junho 2013

Hoje os peixes fizeram jejum durante o dia e só deitei comida após recolher agora à noite a amostra para o teste de Fosfatos e Nitratos. E gostei do resultado dos nitratos. Os fosfatos também baixou 0.01ppm em relação à semana anterior. Mas acho que está na altura de substituir a mídia anti-fosfatos por nova, a ver se é possível baixá-los mais.

Temperatura (Seneye) = 25.8ºC
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.19ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 430ppm
Mg (SF) = 1365ppm
Kh (HC) = 142ppm (= 7.952ºd)
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros