Marco Madeira Escreveu:
..."Também para sublinhar que no meu sistema a prioridade está por esta ordem: peixes -> corais moles e LPS -> SPS, ou seja não planeio o sistema para corais duros, particularmente os mais exigentes tipo Acroporas, se bem que gosto de umas Montiporas e Pocilloporas, das mais fáceis de manter"...
Se o teu objectivo é primeiro os peixes depois moles e lps a unica coisa que devias fazer eram TPAs rigorosas e manter estável o KH, o resto é desperdicio de tempo e dinheiro.
Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?
Artur Escreveu:
Boas Marco,
Citaste bem aquele meu comentário antigo. Porém depois contradisseste-me... pois eu referi as Montiporas e Pocilloporas, e depois assumiste que não quero SPS...
Bem Artur...
Não sei porque fazes estas interpretações e apenas sublinhas das minhas palavras aquilo que te convem, mas isso é facil de rever, só precisas de ler outra vez o que escrevi mas com atenção.
Não te contradisse em nada... segundo a tua própria afirmação a tua prioridade são peixes, moles, lps e por fim os SPS.
A minha afirmação é uma frase toda e não apenas a parte a vermelho que mencionaste... eu disse:
...Estás a dosear e testar potássio para que se os sps nem te interessam ou nem são predominantes no teu aqua?
Segundo esta frase estou a contradizerte em que? que eles pouco te interessam por estar na tua lista como ultima prioridade?? Que não são predominantes no teu aqua? Que eu saiba não o são... Isto é contradizer a tua filosofia para o teu aquario? Não me parece... mas de qualquer maneira achei curioso só teres colocado a vermelho metade da frase. Aquela parte de não serem predominantes não faz parte da frase para ti??
Marco Madeira Escreveu:
Na minha opinião (e vale o que vale) não te deves preocupar com Mg e K porque ainda nem tens o aquário equilibrado e já te estás a preocupar com valores dos quais nem consumos deves ter... , ou seja, devias estar a preocupar-te com equilibrar o sistema, acabar com desequilibrios e algas e teres crescimentos. Depois mais tarde e depois de teres crescimentos é que poderias te preocupar com MG e K. Digo poderias... porque podes até nem precisar.
Artur Escreveu:
Mas és adivinho para pressupores que não tenho consumos? nem crescimentos? É que é estranho então eu estar a dosear actualmente Balling Light, 1ml Ca/dia; 4ml Kh/dia; 1ml Mg/semana, e nos testes semanais Ca, Kh, e Mg, valores a diminuirem => além das doses adicionadas, há consumos e maiores consumos que as doses.
Então não serão pressupostos errados da tua parte?
Não sou advinho... e não disse que não tens consumos ou crescimentos. Estás a pegar pelo lado errado da questão e nem leste bem o que te disse. Eu disse e repito: ..." Estás a preocupar-te com valores dos quais nem consumos deves ter "...
Estes valores aos que me refiro sempre foram ao K e ao MG, aliás até te disse que a tua unica preocupação de momento deviam ser TPA´s e manter o KH estável. Com esta afirmação em momento algum disse que não tens crescimentos... não sei onde foste buscar isto!
Quando falo em que nem consumos deves ter... é uma forma de te explicar que não precisas de os dosear porque serão repostos com TPA´s. Imagina que tens consumos de KH, CA, MG e K no aquário... destes, quais achas que não conseguirás repor com uma TPA?? Provalvelmente apenas um... o KH. E é isto que quero dizer que nem tens consumos...
não os tens em quantidade suficiente que te leve a dosea-los para lá de uma simples TPA que te irá cobrir os teus consumos.Agora pergunto... ainda que tenhas consumos insignificantes de MG e K no teu aqua, achas que precisas de dosea-los neste momento?? Achas que isso vai contribuir para que corrijas os teus problemas?? Achas que os teus corais e os poucos SPS que tens vão sofrer danos?? A reposta obviamente é... não! Então, porque não paras de te preocupar com coisas para quais tu próprio dizes que não são predominantes/relevantes no teu aqua e tentar é resolver o teu problema principal?
Os meus presupostos não são que não tenhas crescimentos... são que estás a preocupar-te com valores que não influenciam em nada a qualidade e saude do teu aquário nesta fase e provavelmente nunca irão afetar porque simplesmente não é essa a tua filosofia e tipo de reef (os sps estão no fim das tuas preocupações). Volto a dizer-te que a maior parte dos aquarios mistos não tem demanda suficiente de Mg e K para que seja um problema ou uma preocupação, e no entanto os corais crescem e tem cor.
Tu é que te contradizes quando dizes que a tua prioridade são peixes-moles-lps e por fim SPS e no entanto estás preocupado que o Potássio e o Mg que não estão nivelados.
Não faz muito sentido e é isso que o pessoal já te tentou explicar mas tu não queres entender. Para alem de não quereres entender, agora colocas frases minhas e apenas parte delas para tentar contestar o assunto. Assim só me dás razão ao dizer-te antes que tu é que não estás a perceber onde eu e outros queriam chegar.
Marco Madeira Escreveu:
Não assumi nenhum estado errado Artur... tu é que não estás a compreender onde quero chegar. Já estou á demasiado tempo no hobby para saber que vários métodos e diferentes procedimentos podem originar grandes aquários.
Espero que tenhas sucesso e chegues ao estado que queres usando estes métodos... pode levar mais tempo mas pronto, é a tua maneira de controlares o teu sistema, e isso é o mais importante.
O que eu e outros tentámos passar-te é que de momento a tua preocupação, rotina e método estão errados e que apenas te darão mais chatices, perda de tempo e dinheiro para chegares ao objectivo final. Já na minha ultima resposta, percebi que não estavas a ver onde eu queria chegar e por isso disse que podia levar mais tempo mas que acabarás por chegar lá, com o teu método e para o teu aquário/sistema.
Agora vamos a factos... e o facto é que o teu aquário ainda não está bom, e isso ve-se pelas fotos que acabas de colocar. Tens muitas cianos e diatomacias. Na minha opinião, erraste em outro procedimento/método que foi o de adicionares corais e organismos, quando o aqua ainda não está bom... mais entradas, mais organismos, mais variaveis, mais oscilações quando o que se pedia aqui era calma, estabilidade, TPAs com fartura e KH estável. Depois disso e de o aqua entrar nos eixos, logo tens tempo de acrescentar corais/peixes e invertebrados.