Boas
,
Hugo Figueiredo Escreveu:
É do que tenho mais medo no meu sistema automatizado: a água de osmose começar a sair constantemente sem parar!
A mim e transbordo nao me preocupa porque tenho escoamento direto para o esgoto agora a agua nao para de entrar no sistema até me da arrepios!
Por isso o que fiz foi colocar 2boias e 2eletrovalvulas independentes mas ao mesmo nível.
Nao me preocupa que o aquário fique 1 dia inteiro ou mesmo 2 sem reposição preocupa-me é fica 1dia inteiro a mandar osmose lá para dentro...
Também por isto tenho a entrada da osmose mesmo junto ao escoamento mas mesmo assim....
Assim vão ter as 2de falhar para ter este problema mas mesmo assim estou a pensar numa maneira de mais redundância para este tema.
Mas nao tenho qualquer controlador apenas liguei a bóia e a solenoide em serie!
Sent from my iPhone using Tapatalk
Isso do ficar um ou dois dias inteiros sem reposição para tí é capaz de ser fácil pois tens uma SUMP grande. Mas para quem como eu tem que ter um aquário pequeno, um dois dias sem reposição pode implicar ficar a bomba de reposição a funcionar em seco ou desligar-se e perderes o aquecimento, escumação, etc ... durante dois dias.
Os sistemas de segurança que implementei funcionaram perfeitamente e não deixaram fazer reposição infinita nem inundação.
Se há coisas que tenho que corrigir? Claro que tenho. A ver:
* Baixar o nível da boia de fail-safe
* Colocar a saída do copo do escumador para um garrafão
* reprogramar a reposição para que seja independente do relógio.
* montar em definitivo os tanques atrás do frigorífico para que a reposição de osmose não entre directo no aquário.
Mas de resto vou continuar.
Isto é como tudo na vida. Pode acontecer um aquecedor estourar ou qualquer produto quimico cair dentro do aquário ...
É mais ou menos como dizeres que a Profilux, a Aquatrónica e outros não tem o seu espaço na aquariofilia e que são um risco ...
Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Rui,
Leis de Murphy:
- Se alguma pode dar errado, vai dar errado;
- Quando der errado vai ser na pior altura possível
lol....
Tens os leds a 100 %? Pq não só diminuir a intensidade?
Abraço
Pois, eu sei .... Raios .... vivendo e aprendendo. Espero é que alguém aprenda com os meus erros e não os vá repetindo. Tb por isso é que vou relatando tudo.
Tenho os LEDS brancos a 50% e os azuis a 100%.
Repara que se só diminuires a intensidade não influencias o "cone" de lux que se mantêm. Para abrires o que tens a fazer é subir o nível da calha.
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia
Essa do RTC...
Bom, com uma bóia de autoclismo isso fica resolvido... a electroválvula até pode estar activa, mas chegando àquele limite a água não entra no sistema.
Já que estamos numa de alertas... no Verão tive água no chão do WC, porque a bóia de nível mínimo do tanque de reposição marou e estava sempre a dar sinal de nível mínimo... apesar de ser falso... e estava sempre a fazer reset ao temporizador (COADAS com LOGO! da Siemens) ou seja... consequência semelhante ao teu problema com o RTC...
Em 2008 resolvi assim...
http://www.reefforum.net/showthread.php ... post109676Post #265 e #266... balde da Tunze... não há perigo de inundação...
Abraço
Pedro Ferrer
Certo Pedro. É isso mesmo que vai acontecer enquanto não reprogramo aquilo.
Boia de autoclismo pequenina que tenho lá.
Mas de qualquer maneira vou alterar a coisa de modo a não estar dependente do RTC. Como tu tens de contagem do número de vezes que a boia dá indicação de vazio parece-me bem.
Mas .... a somar a isso, sim leva a boia de autoclismo ...
Fernando Garcia Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Confesso, e já o disse a várias pessoas, que por vezes os controladores só atrapalham e são mais uma fonte de problemas!
O arduino é uma ferramente excelente, não haja dúvida nenhuma e só eu tenho 4 em casa
, mas hám uita mariquice que se tenta por lá dentro e esta q uestão da reposição é uma delas!
Para quê ligar a reposição a um controlador, com RTC's, códigos loucos e extensos e sei lá mais o quê ao barulho?
lá está: mariquice!!!
É como ter um único arduino que pretenda ser um controlador único para todo o aquário!
Não concordo!
Eu tenho um arduino só para a iluminação, tenho a reposição sem qualquer controlador e estou a preparar outro arduino para medições, PH's e afins!
Não digo que seja a melhor abordagem mas é a minha opinião!
E repito: deixem-se de mariquices
Olá!
Aí vai mais uma mariquice?
Porque não coloca um sensor de salinidade para poder desligar a reposição caso a salinidade esteja baixa?
Abraço.
Fernando Garcia
Boas Fernando ...
Sensor de salinidade é demasiado caro, e a sua manutenção também é imensa segundo o que percebi. Acho que não compensa. A ideia do Pedro Ferrer é bem mais barata, fiável e fácil de implementar.
Aqui concordo com o Hugo ... já é mariquice a mais ....
Abraços,
Rui