Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 18/jan/2013, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Hugo Figueiredo Escreveu:
Confesso, e já o disse a várias pessoas, que por vezes os controladores só atrapalham e são mais uma fonte de problemas!

O arduino é uma ferramente excelente, não haja dúvida nenhuma e só eu tenho 4 em casa :x , mas hám uita mariquice que se tenta por lá dentro e esta q uestão da reposição é uma delas!

Para quê ligar a reposição a um controlador, com RTC's, códigos loucos e extensos e sei lá mais o quê ao barulho?
lá está: mariquice!!! :D

É como ter um único arduino que pretenda ser um controlador único para todo o aquário!
Não concordo!

Eu tenho um arduino só para a iluminação, tenho a reposição sem qualquer controlador e estou a preparar outro arduino para medições, PH's e afins!

Não digo que seja a melhor abordagem mas é a minha opinião!
E repito: deixem-se de mariquices :))

Olá!

Aí vai mais uma mariquice?

Porque não coloca um sensor de salinidade para poder desligar a reposição caso a salinidade esteja baixa?

Abraço.

Fernando Garcia
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com

Mensagem 18/jan/2013, 12:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Grande Fernando!!!

Já me lembrei disso, mas acho que com umas 5 boias de nível consigo fazer a coisa já com 4 redundâncias!!!
Mas sim também me tinha lembrado disso, mas não quero MESMO ter a reposição ligada ao arduino!

Mensagem 18/jan/2013, 13:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas :( ,

É do que tenho mais medo no meu sistema automatizado: a água de osmose começar a sair constantemente sem parar!

A mim e transbordo nao me preocupa porque tenho escoamento direto para o esgoto agora a agua nao para de entrar no sistema até me da arrepios!

Por isso o que fiz foi colocar 2boias e 2eletrovalvulas independentes mas ao mesmo nível.

Nao me preocupa que o aquário fique 1 dia inteiro ou mesmo 2 sem reposição preocupa-me é fica 1dia inteiro a mandar osmose lá para dentro...

Também por isto tenho a entrada da osmose mesmo junto ao escoamento mas mesmo assim....

Assim vão ter as 2de falhar para ter este problema mas mesmo assim estou a pensar numa maneira de mais redundância para este tema.

Mas nao tenho qualquer controlador apenas liguei a bóia e a solenoide em serie!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Isso do ficar um ou dois dias inteiros sem reposição para tí é capaz de ser fácil pois tens uma SUMP grande. Mas para quem como eu tem que ter um aquário pequeno, um dois dias sem reposição pode implicar ficar a bomba de reposição a funcionar em seco ou desligar-se e perderes o aquecimento, escumação, etc ... durante dois dias.

Os sistemas de segurança que implementei funcionaram perfeitamente e não deixaram fazer reposição infinita nem inundação.

Se há coisas que tenho que corrigir? Claro que tenho. A ver:

* Baixar o nível da boia de fail-safe
* Colocar a saída do copo do escumador para um garrafão
* reprogramar a reposição para que seja independente do relógio.
* montar em definitivo os tanques atrás do frigorífico para que a reposição de osmose não entre directo no aquário.

Mas de resto vou continuar.

Isto é como tudo na vida. Pode acontecer um aquecedor estourar ou qualquer produto quimico cair dentro do aquário ...

É mais ou menos como dizeres que a Profilux, a Aquatrónica e outros não tem o seu espaço na aquariofilia e que são um risco ...

Sergio Magro Jacinto Escreveu:
Rui,

Leis de Murphy:

- Se alguma pode dar errado, vai dar errado;
- Quando der errado vai ser na pior altura possível :ymcowboy:

lol....

Tens os leds a 100 %? Pq não só diminuir a intensidade?

Abraço

Pois, eu sei .... Raios .... vivendo e aprendendo. Espero é que alguém aprenda com os meus erros e não os vá repetindo. Tb por isso é que vou relatando tudo.

Tenho os LEDS brancos a 50% e os azuis a 100%.
Repara que se só diminuires a intensidade não influencias o "cone" de lux que se mantêm. Para abrires o que tens a fazer é subir o nível da calha.

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Essa do RTC...

Bom, com uma bóia de autoclismo isso fica resolvido... a electroválvula até pode estar activa, mas chegando àquele limite a água não entra no sistema.

Já que estamos numa de alertas... no Verão tive água no chão do WC, porque a bóia de nível mínimo do tanque de reposição marou e estava sempre a dar sinal de nível mínimo... apesar de ser falso... e estava sempre a fazer reset ao temporizador (COADAS com LOGO! da Siemens) ou seja... consequência semelhante ao teu problema com o RTC...

Em 2008 resolvi assim...
http://www.reefforum.net/showthread.php ... post109676

Post #265 e #266... balde da Tunze... não há perigo de inundação...

Abraço
Pedro Ferrer

Certo Pedro. É isso mesmo que vai acontecer enquanto não reprogramo aquilo.
Boia de autoclismo pequenina que tenho lá.
Mas de qualquer maneira vou alterar a coisa de modo a não estar dependente do RTC. Como tu tens de contagem do número de vezes que a boia dá indicação de vazio parece-me bem.

Mas .... a somar a isso, sim leva a boia de autoclismo ... ;)

Fernando Garcia Escreveu:
Confesso, e já o disse a várias pessoas, que por vezes os controladores só atrapalham e são mais uma fonte de problemas!

O arduino é uma ferramente excelente, não haja dúvida nenhuma e só eu tenho 4 em casa :x , mas hám uita mariquice que se tenta por lá dentro e esta q uestão da reposição é uma delas!

Para quê ligar a reposição a um controlador, com RTC's, códigos loucos e extensos e sei lá mais o quê ao barulho?
lá está: mariquice!!! :D

É como ter um único arduino que pretenda ser um controlador único para todo o aquário!
Não concordo!

Eu tenho um arduino só para a iluminação, tenho a reposição sem qualquer controlador e estou a preparar outro arduino para medições, PH's e afins!

Não digo que seja a melhor abordagem mas é a minha opinião!
E repito: deixem-se de mariquices :))

Olá!

Aí vai mais uma mariquice?

Porque não coloca um sensor de salinidade para poder desligar a reposição caso a salinidade esteja baixa?

Abraço.

Fernando Garcia

Boas Fernando ...

Sensor de salinidade é demasiado caro, e a sua manutenção também é imensa segundo o que percebi. Acho que não compensa. A ideia do Pedro Ferrer é bem mais barata, fiável e fácil de implementar.

Aqui concordo com o Hugo ... já é mariquice a mais .... :))

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jan/2013, 13:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
:D Pois pessoal finalmente a minha deixa... com um controlador super inteligente AquaLED e nada disso acontece eheheh...

São três bóias a monitorizar tudo e com temporizações e alarmes sonoros que nunca deixam a bomba trabalhar a seco ou meter agua demais.

Para falhar mesmo só se avariar tudo ao mesmo tempo :))

Mensagem 18/jan/2013, 16:53

Baltasar Escreveu:
:D Pois pessoal finalmente a minha deixa... com um controlador super inteligente AquaLED e nada disso acontece eheheh...

São três bóias a monitorizar tudo e com temporizações e alarmes sonoros que nunca deixam a bomba trabalhar a seco ou meter agua demais.

Para falhar mesmo só se avariar tudo ao mesmo tempo :))

Pois é mesmo uma hipótese.

Mas se reparares tb tenho 3 boias e estou a fazer o mesmo. Só tenho que descer o nível da boia mais alta.

O problema aqui foi que me pus a depender do RTC. Ou seja como está feito tenho que: assim que a boia detecta que não tem água ... então repõe água durante 30s.

Se entretanto a hora muda por exemplo das 20:00h para as 15:00h que foi o que aconteceu ... em vez de 30s vai ficar a repôr durante 5h00m30s.

Basta retirar isso e para acautelar a ondulação na SUMP contar o número de vezes que a boia detecta que não tem água. Tipo ao fim de 3 vezes então liga reposição até nível.

Nada de especial mas também só se aprende errando.

O Pedro Ferrer ( ^:)^ ) já me tinha dado a dica e eu parvo é que não a quis aceitar.

Agora a pergunta para um milhão é como fazer o sistema de balling não depender do RTC .... isso sim!

Abraços,
Rui

Mensagem 18/jan/2013, 17:02

Agora a pergunta para um milhão é como fazer o sistema de balling não depender do RTC .... isso sim!

Lá estou novamente, mas: Para que queres que o sistema de baling esteja ligado ao arduino?
Cada bomba ligada a um controlador horário e está feito! Ou falta alguma coisa que me esteja a escapar? :-s

Mensagem 18/jan/2013, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Vou pensar em voz alta.

1 segundo são 1000 millis.
1 minuto são 60000.

Variável 'long RTCvirtualActual_min'
Variável 'unsigned long RTCvirtualActual_seg'
Variável 'unsigned long RTCvirtualActual_millis'

Quando ligas o arduino gravas a hora actual...

Ex:
Ligas o arduino
RTC assinala 16:30:25

RTC_Hora=16
RTC_Minuto=30
RTC_Segundo=25

RTCvirtualActual_min = 990 minutos (16h * 60min = 960 + 30 = 990)
RTCvirtualActual_seg = 59425 seg (16h *3600seg = 57600 + 1800 + 25)
RTCvirtualActual_millis = 59425 * 1000
ou seja..

RTCvirtualActual_min = (RTC_Hora * 60) + RTC_Minuto
RTCvirtualActual_seg = (RTC_Hora * 3600) + (RTC_Minuto * 60) + RTC_Segundo
RTCvirtualActual_millis = RTCvirtualActual_seg * 1000

A partir daqui é somar os millis à variável 'RTCvirtualActual_millis'
e depois transformar em minutos... sabendo os minutos... sabes as horas... ou seja, sabes tudo!

se precisas de ligar algo às 16:30, então é aos 990 minutos...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 18/jan/2013, 18:22

E se falta a luz às 16h:31m?

Mensagem 18/jan/2013, 18:33

Boa tarde

Que tem?

O RTC tem bateria, não perde as horas.
Ao arrancar o Arduino, acerta as vars RTCvirtualxxxx

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 18/jan/2013, 18:42

Mas o problema do Rui não foi precisamente confiar demasaido no RTC?...

E volto a perguntar: para quê ligar as bombas doseadoras ao arduino?
Não se conseguiria fazer a mesma coisa com programadores digitais daqueles dos chineses?

Eu nunca usei balling por isso não sei o que implica, estou mesmo a perguntar por ignorância!!! B-)

Mensagem 18/jan/2013, 18:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693

Boas,

Vou dar a minha opinião:

- Falta a luz nas tomadas onde tens ligados os temporizadores, o balling já nao vai funcionar como deve de ser, e com o RTC funciona porque o mesmo tem bateria e acerta a hora, ou seja, não desconfigura... enquanto um temporizador ligado a uma tomada já não aceita automaticamente.

- Outra coisa que pode acontecer é teres sempre uma UPS a dar energia para o Arduino e com uma tomada que esteja na parede não consegues fazer.

- Outra coisa é o custo... é que fazeres um controlador de doseamento, fica-te bem mais barato do que comprares um... basta olhares para os preços que são praticados no mercado.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 18/jan/2013, 19:21

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Vou pensar em voz alta.

1 segundo são 1000 millis.
1 minuto são 60000.

Variável 'long RTCvirtualActual_min'
Variável 'unsigned long RTCvirtualActual_seg'
Variável 'unsigned long RTCvirtualActual_millis'

Quando ligas o arduino gravas a hora actual...

Ex:
Ligas o arduino
RTC assinala 16:30:25

RTC_Hora=16
RTC_Minuto=30
RTC_Segundo=25

RTCvirtualActual_min = 990 minutos (16h * 60min = 960 + 30 = 990)
RTCvirtualActual_seg = 59425 seg (16h *3600seg = 57600 + 1800 + 25)
RTCvirtualActual_millis = 59425 * 1000
ou seja..

RTCvirtualActual_min = (RTC_Hora * 60) + RTC_Minuto
RTCvirtualActual_seg = (RTC_Hora * 3600) + (RTC_Minuto * 60) + RTC_Segundo
RTCvirtualActual_millis = RTCvirtualActual_seg * 1000

A partir daqui é somar os millis à variável 'RTCvirtualActual_millis'
e depois transformar em minutos... sabendo os minutos... sabes as horas... ou seja, sabes tudo!

se precisas de ligar algo às 16:30, então é aos 990 minutos...

Abraço
Pedro Ferrer

Fogo Pedro ... fazes as coisas parecer tão simples.
Isso é tipo ovo de colombo.

Em vez de depender sempre do RTC só dependo uma vez e não interessa se as horas estão certas ou não pois é sempre tempo relativo ou seja é sempre certo.

Só teria que ter cuidado com a valor máximo de millis. Tenho que ir à procura que não sei qual é!

Obrigado.

Não se conseguiria fazer a mesma coisa com programadores digitais daqueles dos chineses?

Eu nunca usei balling por isso não sei o que implica, estou mesmo a perguntar por ignorância!!! B-)

Os programadores funcionam ao segundo? Ou seja consegues programar para que funcionem por exemplo 3 segundos?

Além de que terias que estar a calibrar à mão e saber quanto faz por segundo cada bomba e configurar cada temporizador.

Cada vez que quiseres alterar o valor a dosear lá terás que andar com regras de três simples.

Armando Fernandes Escreveu:

Boas,

Vou dar a minha opinião:

- Falta a luz nas tomadas onde tens ligados os temporizadores, o balling já nao vai funcionar como deve de ser, e com o RTC funciona porque o mesmo tem bateria e acerta a hora, ou seja, não desconfigura... enquanto um temporizador ligado a uma tomada já não aceita automaticamente.

- Outra coisa que pode acontecer é teres sempre uma UPS a dar energia para o Arduino e com uma tomada que esteja na parede não consegues fazer.

- Outra coisa é o custo... é que fazeres um controlador de doseamento, fica-te bem mais barato do que comprares um... basta olhares para os preços que são praticados no mercado.

1 Abraço,
Armando

Se faltar a luz os temporizadores digitais mantêm as configurações.

Com os controladores poderás ter exactamente o mesmo problema pois funcionam com recurso a um RTC ...

Agora esta solução do Pedro é excelente. Doseas sempre o mesmo em 24h quer o arduíno ligue com a hora certa ou desfasado 4 horas ...

Abraços,
Rui

Mensagem 18/jan/2013, 19:53

Boa noite

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Só teria que ter cuidado com a valor máximo de millis. Tenho que ir à procura que não sei qual é!

Não vás mais longe...
O 'JoãoCAlves' já fez esse cálculo...

4 bytes * 8 = 32bits
2^32bits = 4.294.967.296

in http://www.reefforum.net/showthread.php ... post194247

Abraco (o meu C de cedilha não escreve...rrrrr)
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

Mensagem 18/jan/2013, 20:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Epa, desculpem-me mas não estou a perceber.

Rui, pq depende a reposição do RTC? Na minha opinião, devias preocupar-te só com boias, e qt mt um "safety timer"!!
Imagem

Mensagem 18/jan/2013, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

Hugo, tou-te a ver super pessimista em relação ao arduino!!! :p

Mas, se podes ter tudo numa caixa bonita(ou não), pq vais carregar o aquario de temporizadores?

O arduino pode até ser programado para passear o cão(leia-se abrir a porta ao cão), e depois para assobiar os ultra-sons para ele voltar(se for bem educado volta), pq não controlar o aqua todo??? =)) =))

Como é obvio, estou a brincar, mas não consigo perceber a tua relutância de repente com o arduino! ;)

abraço!

(fds calhas?)
Imagem

Mensagem 18/jan/2013, 21:16

JoaoCalves Escreveu:
Boas!

Epa, desculpem-me mas não estou a perceber.

Rui, pq depende a reposição do RTC? Na minha opinião, devias preocupar-te só com boias, e qt mt um "safety timer"!!

Não estás a perceber eu explico-te ...
É que aqui o camarada é uma besta ....
Para resolver algum problema de ondulação, assim que acionava a boia repunha por 30s.

Abraços,
O parvo ...

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Mensagem 18/jan/2013, 23:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Isso mesmo malta, assignar sempre valores a variaveis contadoras, estas nao dependem do RTC pois podem ser icrementadas a cada X que o ciclo normal do arduino faz e assim nao se baralha.

Mensagem 20/jan/2013, 00:56

Hoje foi dia de continuar a saga de terminar o meu aquário.

Ainda não está pronto mas levou um avanço do catano ...

Suporte para o controlador, retirar todos os vidros da sump e deixa-la ampla, aspiração da sump e arrumação geral da área da sump.

O que é que acham?

Imagem

E uma geral para que vejam a localização dos "pinocos"

Ricardo, alguma sugestão de posicionamento ou assim está bem?

Imagem

Abraços,
Rui

Mensagem 20/jan/2013, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Boas Rui,

Assim sim, ta bem arrumadinho, bem melhor do que a ultima vez que ai estive :D

Parabens,

1 Abraço,
Armando

Mensagem 20/jan/2013, 01:08

Boa noite Rui

Sem muitos rodeios... Isso está ex-ce-len-te! Também quero!
:D

Abraco
Pedro Ferrer
Ayrton Senna

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros