Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 25/jan/2013, 11:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1893
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Olá Rui,
Substituindo a agua evaporada por agua já salinada, mantendo o normal nível da sump desregula o escumador e faz o filterbag deitar por fora?
Como?

Não. substituindo a água salinizada e mantendo o normal nível da sump não ....

Mas como entraram 40 litros o nível da sump ficou desrregulado logo .... escumador e filterbag a deitar por fora.

Se depois tirar água até voltar ao nível normal e começar a reposição com água salinizada aí tudo bem mas como deitou tudo por fora prefiro fazer a TPA para ajudar a retirar a porcaria que o escumador entornou!

Claro agora?

Abraços,
Rui

Já entendi. :)
Eu fazia a TPA com água a 1025. Aqui já compensavas um bocado, depois utilizaria então água também a 1025 para a reposição da evaporada até atingir os 1025 no sistema todo.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 25/jan/2013, 12:36

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Tanto o Hugo como o Pedro dão exemplos válidos.

A somar a esses posso dar mais um com temperatura. As variações de temperatura em caso de hipotermia devem ser lentas ...

De qualquer maneira e sabendo que os peixes se ressentem com alterações bruscas para cima estou a subir 2 ppm de 16 em 16 horas.

Faço TPA com água a 1.030 e estou a repôr lentamente a evaporada também com 1.030.

O que espero é estabilidade depois.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jan/2013, 19:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Acho curioso como se considera os assuntos um dado adquirido...
E apetece-me discutir...

Nada com estar na zona de conforto... não é?
Mas há casos em que irmos rapidamente para a zona de conforto pode ser catastrófico.

Não fosse esse o caso, e câmaras hiperbáricas não tinham razão de existir.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mar ... %C3%A1rica

Quem passa sede... não pode beber a água a potes...tem que ir ingerindo água... de forma a ir restabelecendo os níveis ideais no organismo... caso contrário morre de Hiponatremia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiponatremia

Dei 2 exemplos...

Portanto... vamos todos rapidamente para a zona de conforto! Que lá é que estamos bem!!!

Pedro Ferrer

Calma Pedro... :-bd
Relê lá novamente o meu tópico, por favor! Sobretudo as primeiras e as últimas palavras dele!
Eu já o fiz e acho que o entendeste mal! ;)

Como está a correr, Rui?
Os peixes devem aguentar-se, mas os corais é sempre mais complicado... :-s

Boa sorte com isso!
Depois arranjo-te uns frags para populares isso! :D

Mensagem 25/jan/2013, 21:14

Boas :( ,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Calma Pedro... :-bd
Relê lá novamente o meu tópico, por favor! Sobretudo as primeiras e as últimas palavras dele!
Eu já o fiz e acho que o entendeste mal! ;)

Como está a correr, Rui?
Os peixes devem aguentar-se, mas os corais é sempre mais complicado... :-s

Boa sorte com isso!
Depois arranjo-te uns frags para populares isso! :D

Os peixes aguentam-se bem.

O caranguejo da millepora mudou de casca mas ainda está vivo.

Todos os corais extremamente retraídos e a horrida parece-me que já morreu tb. :(( :(( :((

E logo a horrida que era mesmo o meu preferido.

Vamos continuar.

Vou ficando cada vez mais desiludido.

Tristes abraços,
Rui

Mensagem 25/jan/2013, 22:04

Nao podes desanimar com isso Rui!
Sabes exactamente a causa do problema e isso é 90% da solução!

Força com isso!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 25/jan/2013, 22:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Rui, relativamente ao auto shut-off valve, a minha corta a admissão de àgua na membrana, mas julgo que o resultado é o mesmo, tem é que fechar a àgua!;)

Tem lá calma com isso, as coisas chegaram a bom porto! ;)
Imagem

Mensagem 25/jan/2013, 22:14

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Eiiiiiii Rui,

Relax....!, eu sei que doí muito quando temos algum tipo de perdas no aquário !!!!!

Mas em contra partida ganha-se muito mais experiencia.!!!!! (espero que entendas as minhas palavras)

Vou ser um pouco directo !!!!! :D

Um aquario novo ainda com ciclo a decorrer e a colocar SPS em que eu acabei por te aconselhar ! :) e posso dizer que adorei a selecção
que adequiris-te ! :-bd..... e em que ocorreram algumas variações muito perigosas no teu sistema ultimamente, ja com as peças la dentro !!!!!!
- não gostei de teres retirado a areia, não mesmo!
o sistema ainda não estava preparado para isso, o jogo bacteriano ainda estava em curso!, mas não foi só isso que aconteceu.....como tu sabes!!!!!

Just my....... opinião! :-bd

Keep going
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 26/jan/2013, 00:35

Nao podes desanimar com isso Rui!
Sabes exactamente a causa do problema e isso é 90% da solução!

Força com isso!

Boas,

Será que sei?
Sei que estas variações de salinidade não ajudam em nada. Sei que depois dos corais chegarem tem que ser aclimatados à luz e às condições, mas antes da entrada de água de osmose no aquário os corais estavam retraidos.

Seria só adaptação à luz? Não sei.

Abraços,
Rui

Mensagem 26/jan/2013, 00:39

JoaoCalves Escreveu:
Rui, relativamente ao auto shut-off valve, a minha corta a admissão de àgua na membrana, mas julgo que o resultado é o mesmo, tem é que fechar a àgua!;)

Se bem percebo João tens o auto shut-off ligado à saída de água pura e à entrada de água no sistema?

É que a informação que tenho é que tem que ser sempre ligado na água limpa e na água suja. Nunca na admissão!

Conta lá de tua justiça que quero ir ligar isso hoje!

Abraços,
Rui

Mensagem 26/jan/2013, 00:45

Ricardo Prata Escreveu:
Eiiiiiii Rui,

Relax....!, eu sei que doí muito quando temos algum tipo de perdas no aquário !!!!!

Mas em contra partida ganha-se muito mais experiencia.!!!!! (espero que entendas as minhas palavras)

Vou ser um pouco directo !!!!! :D

Um aquario novo ainda com ciclo a decorrer e a colocar SPS em que eu acabei por te aconselhar ! :) e posso dizer que adorei a selecção
que adequiris-te ! :-bd..... e em que ocorreram algumas variações muito perigosas no teu sistema ultimamente, ja com as peças la dentro !!!!!!
- não gostei de teres retirado a areia, não mesmo!
o sistema ainda não estava preparado para isso, o jogo bacteriano ainda estava em curso!, mas não foi só isso que aconteceu.....como tu sabes!!!!!

Just my....... opinião! :-bd

Keep going

Xiiiii a levar na cabeça do mestre ...

Pois e com razão. Sim ganha-se em experiência mas não gosto mesmo de perder absolutamente nada!

Quando ao areão percebo o que dizes mas agora tenho muito menos porcaria no sistema e isso nota-se. Mas foi cedo demais. Sei disso.

Quando o chão estiver todo cheio de coralina logo meto uma mão cheia de areão! Mas mesmo muito pouco e muito fininha tipo folha de papel.

Não há grande coisa a fazer senão continuar com as TPA.

O que me chateia mesmo é que o aquário tinha já 3 meses com TPA religiosa de 10% semanalmente. Se assim não arranjo estabilidade ... raios então não percebo um corno desta treta!

Abraços,
Rui

Mensagem 26/jan/2013, 03:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Parabéns , tens aí matérial pra ter um aquário e excelente e quase em modo automático ;)
Pelo que percebi colocaste agua no fim de Outubro fazendo agora 3 meses , portanto já fez o ciclo? Além de teres colocado Rocha morta que leva ainda mais tempo a colonizar ... Colocas te algumas bactérias para iudar o ciclo? Tb acho que fizeste mal em retirar o areao... Sendo um reef novo destabizas te o mais ainda ... Foi pena ;( mas as nossas pressas dão nestas coisas , infelizmente , mas agora com mais calma isso vai lá .
Boa sorte

Mensagem 26/jan/2013, 11:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Hugo! Tudo fino! lol

Rui, na minha óptica uma válvula... aplicada numa osmose... apenas faz sentido na admissão da água...
Penso que se a colocares na saída de água limpa... ela irá continuar a sair pela água suja... e não sei se não incorres no risco de estragares a membrana.

Abraco
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 26/jan/2013, 12:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Olá Rui,

Porque não ter antes um depósito de água doce, em vez de teres a saída directamente da osmose? Depois é só comprar um daqueles kit's que o Paulo Oliveira mencionou. Simples, eficaz, barato e seguro!
Em 2-3 meses e isto já te aconteceu duas vezes.... eu não saia descansado de casa. O prejuízo que uma brincadeira dessas pode dar.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 26/jan/2013, 13:16

Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Hugo! Tudo fino! lol

Rui, na minha óptica uma válvula... aplicada numa osmose... apenas faz sentido na admissão da água...
Penso que se a colocares na saída de água limpa... ela irá continuar a sair pela água suja... e não sei se não incorres no risco de estragares a membrana.

Abraco
Pedro Ferrer

Por acaso tenho ideia precisamente contraria!
Sempre ouvi dizer que as membranas nunca deveriam ficar sem agua e que uma vez iniciadas deveriam ficar sempre em pressão.

Por isso eu tenho as solenóides na saída da agua boa e nao na entrada da osmose...

Essa questão da agua suja continuar a correr nao se coloca devido aquela peça que o Rui comprou - a válvula de retenção de 4vias. Serve precisamente para isso!

Nao?

Mensagem 26/jan/2013, 14:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 41
Bom dia

Hugo! Tudo fino! lol

Abraco
Pedro Ferrer

Bom dia,

Opinião de fabricante....

A afirmação acima está correctíssima.

A interrupção de agua deverá ser sempre na alimentação, a membrana nunca fica sem agua, fica sempre um depósito dentro do contentor, pressão na membrana sem passagem de agua encurta a sua duração e funcionamento.

Por exemplo um dos modelos de Osmose que a ReefSET monta e comercializa, utiliza pressostatos de pressão mínima (0.2/0.5) bar e pressão máxima (8.0/8.5 bar) com uma válvula de fecho (na admissão) , com a bomba ligada á corrente, o de pressão mínima não liga a bomba enquanto não detectar pressão superior a 0.8/1.0 bar e se houver um bloqueio provocado por uma válvula ou outra coisa qualquer na saída se chegar a 8.0 bar desliga também.

Resumindo, usando um controlador de nível este terá de controlar a admissão de agua á osmose (torneira), sem controlador de nível basta abrir e fechar a torneira (e não esquecer de fechar a torneira para evitar inundações).

A ReefSET, Lda

Mensagem 26/jan/2013, 15:04

Mesmo no caso da osmose do Rui, que e daquelas sem deposito, sem bomba e só com 3 estágios?

Tenho de perceber melhor o sistema porque nao consigo perceber como consigo fazer isso na minha osmose...

Sempre a aprender! :)

Mensagem 26/jan/2013, 17:28

Mesmo no caso da osmose do Rui, que e daquelas sem deposito, sem bomba e só com 3 estágios?

Tenho de perceber melhor o sistema porque nao consigo perceber como consigo fazer isso na minha osmose...

Sempre a aprender! :)

Boas Hugo ...

Estavamos mesmo enganados e aquele video tb não está correcto.
´
Aqui tens o exemplo correcto para montagem

Imagem

E neste site a explicação de tudo e mais alguma coisa relacionado com osmose reversa! Muito bom.

Abraços,
Rui

Mensagem 26/jan/2013, 19:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258

JoaoCalves Escreveu:

Se bem percebo João tens o auto shut-off ligado à saída de água pura e à entrada de água no sistema?

É que a informação que tenho é que tem que ser sempre ligado na água limpa e na água suja. Nunca na admissão!

Conta lá de tua justiça que quero ir ligar isso hoje!

Abraços,
Rui

Boas.

Na entrada nao.

Corta mesmo na entrada da menbrana, esta entre a saida da bomba e a entrada da menbrana.

Abraco

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2
Imagem

Mensagem 26/jan/2013, 20:02

Boas ;) ,

quote="JoaoCalves"]
Boas.

Na entrada nao.

Corta mesmo na entrada da menbrana, esta entre a saida da bomba e a entrada da menbrana.

Abraco

Sent from my GT-N7000 using Tapatalk 2[/quote]

Bomba? que bomba?

Abraços,
Rui

Mensagem 26/jan/2013, 20:08

Ricardo Pinto Escreveu:
Olá Rui,

Porque não ter antes um depósito de água doce, em vez de teres a saída directamente da osmose? Depois é só comprar um daqueles kit's que o Paulo Oliveira mencionou. Simples, eficaz, barato e seguro!
Em 2-3 meses e isto já te aconteceu duas vezes.... eu não saia descansado de casa. O prejuízo que uma brincadeira dessas pode dar.

Boas Ricardo ...

Antes de mais sou casmurro para caraças ...
Esse depósito já lá está montado em casa mas ainda falta ligá-lo ao Arduino para controle de enchimento de água.

Desses kit's não vou comprar. Sou mesmo muito casmurro. Já está corrigido o problema do arduino (retirar completamente da programação o RTC) e adicionalmente tenho a boia de autoclismo para resolver a coisa enquanto não monto os tanques atrás do frigorífico.

Desta maneira se alguma coisa correr mal é tudo desligado. Mesmo tudo. E a boia de autoclismo desliga mecânicamente tb.
Não é desperdiçado pois vou aproveitar isto também para esse tal depósito.

Mas da maneira que está agora tem tantas probabilidades de falar como esses kits. Aliás até tem bem menos pois o elemento de nível da água é óptico e não mecânico.

E para além disto tudo ... Sou muita teimoso ..... Também se não fosse assim já não tinha aquários à muito tempo! :D

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros