Paulo Oliveira Escreveu:
Pode ser João ....
eu continuo com a minha e podem me chamar velho do restelo , mas para mim por enquanto T5 ainda são T5 ... claro que existem leds e leds, mas cada vez mais chego a conclusão que se queres ter leds equivalentes a T5 , tens que ter os mesmos W em leds que tens em T5 ....
Vê o que se está a passar la fora , no forum zeovit e outros , muitos Reefers Experientes estão a Voltar para T5 ...
By the way ... Realmente se é castanho pode se mesmo falta de luz , mas pelo sim pelo nao gostava de saber os valores , principalmente de nitratos e fosfatos ...
Abraço ..
Inclusive ele diz que esticam os polipos , se bem me lembro o Rui Gaspar quando tinha pouca luz , nem polipos tinha certo Rui ??
Pelo contrario, o Rui sempre teve uma extensão de polipos incrivel. E ao que parece é tipico dos leds uma vez que quando coloquei os leds comecei logo a notar essa reação nos corais.
Paulo, quando dizes que T5 é que é, eu percebo-te mas à uns anos atras havia esta desconfiança quando as T5 apareceram e houve muitos a duvidarem desse tipo de iluminação em comparação pas as HQI´s até que muitos se converteram.
Atenção muitos aquariofilistas mudaram para T5 devido ao espectro e as cores que a iluminação emite e não em relação ao inssuceso que os leds tiveram em relação aos SPS´s, e isso é uma questão de gostos, e para mim (lá está gostos!!!) a unica coisa que perde é para as fotos, nos leds é complicado fotografar com a mesma qualidade das T5 e se calhar aquarios como o reef in the sky etc preferem as T5 para que possam fazer o show off nos foruns como têm vindo a fazer, e percebo porque!!!
Quanto aos mesmos W entre T5 Vs leds, nao penses assim, a intensidade é muito maior nos leds, posso garantir-te que se eu colocasse 432W em vez dos actuais 270W nos leds, ou cortava na intensidade ou queimava os corais todos, neste momento com 297W tenho muito mais PAR que aqueel que tinha com a calha T5.
No fim de contas todas as iluminaçõs funcionam, e não quero defender nenhuma em especifico apenas reforçar a ideia que todas funcionam e que cada tem as suas vantagens e desvantagens, penso que a escolha depende da pessoa porque gostos ha muitos. Alias eu prefiro HQI´s com lamapadas 20K!!! so que devido a varios factores não optei por essa solução.