Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Iwagumi Sarilhos Reef

Iwagumi Sarilhos Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/set/2013, 11:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas Hugo ....

e Valores ???
CA
mg
kh
PH
salinidade
NO3
PO4

Chuta ai valores .... isso de corais brancos pode ser a falta de luz mas também pode ser falta de paparoca ....

Abração

Não são brancos Paulo, são castanhos! e com o PAR a 135 no fundo e 200 a meio do aquario aponto para a iluminação...

E estamos a falar de pociloporas, stylophoras, pois se tivesse acroporas certamente ja tinham morrido com esses valores uma vez que os corais estão no fundo...
Editado pela última vez por Joao Tomas em 17/set/2013, 11:23, num total de 2 vezes.

Mensagem 17/set/2013, 11:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Pode ser João ....

eu continuo com a minha e podem me chamar velho do restelo , mas para mim por enquanto T5 ainda são T5 ... claro que existem leds e leds, mas cada vez mais chego a conclusão que se queres ter leds equivalentes a T5 , tens que ter os mesmos W em leds que tens em T5 ....
Vê o que se está a passar la fora , no forum zeovit e outros , muitos Reefers Experientes estão a Voltar para T5 ...

By the way ... Realmente se é castanho pode se mesmo falta de luz , mas pelo sim pelo nao gostava de saber os valores , principalmente de nitratos e fosfatos ...

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/set/2013, 12:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Boas
Algo esta a fazer os corais criar mais zooxantelas para se protegerem , e vai demorar a ganhar cor :-s
O melhor seria colocares um coral com muita cor no topo, e se for da
iluminação não vai ser em 2 dias que perde a cor, acho mesmo que em 15dias podes
ver atenuar a cor mas não perder totalmente. Ai podes ponderar em meter lentes ou t5 ou
o que entenderes, não creio que seja dos leds (minha opinião).
Acredito mais na agua, algum parâmetro ou química, ou falta dela...em 2/3 dias os corais não ficam castanhos
por iluminação fraca. Ficam assim com fator stress acontece o mesmo no envio de corais saem com muita cor
e chegam mais fracos em menos de 24h fator stress(temperatura).
Já agora tens oscilações na temperatura e no ph??? Vou mais para ai...
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 17/set/2013, 12:22

Inclusive ele diz que esticam os polipos , se bem me lembro o Rui Gaspar quando tinha pouca luz , nem polipos tinha certo Rui ??

Mensagem 17/set/2013, 12:36

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Hugo Figueiredo Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:
Seria bom era por um coral com cor (novo) no topo do aquario, se esses tao castanhos poderão levar muito tempo a voltar ganhar cor, minha opinião.
Falas no cobre já fizes te algum teste para ver se detecta alguma coisa?

Enviado do meu Galaxy Nexus utilizando Tapatalk 4

Eu falei no cobre para dar o exemplo. Duvido que tenha cobre no aquário porque o cobre é muito toxico para os corais e os meus corais, crescem, estendem os pólipos, apenas não apresentam qualquer côr...

O exemplo é porque o cobre não fica apenas na coluna de água. "aloja-se" na areia, nas rochas nos vidros, etc. e como eu tenho ideia que o problema é químico, referi o cobre para dar um exemplo que poderá haver metais pesados que tenham o mesmo comportamento do cobre nesse aspeto! ;)

Tens carvão no sistema?
Segundo testes o rowa e muito bom e os baldes de 5L não é muito caro.

Cump.
Anthony

Mensagem 17/set/2013, 13:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 258
Hugo, se quiseres experimentar levar um coral lá a casa a ver como reage é ctg.
Desde que fique longe de aptasias, não lhe deverá acontecer nada, acho...

Os meus fosfatos tão a 0.03, nitratos não consigo medir.
Imagem

Mensagem 17/set/2013, 13:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

perder a cor é diferente de ficarem castanhos...é que castanho também é cor :))

Os SPS são mesmo só da família Pocilloporidae?

Quais os valores de:
- NO3
- PO4 (medido com photometro)
- KH
- Ca
- Mg

Quais os leds que a tua calha tem? E qual o rácio?

Umas fotos também era bom.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 17/set/2013, 13:59

Paulo Oliveira Escreveu:
Pode ser João ....

eu continuo com a minha e podem me chamar velho do restelo , mas para mim por enquanto T5 ainda são T5 ... claro que existem leds e leds, mas cada vez mais chego a conclusão que se queres ter leds equivalentes a T5 , tens que ter os mesmos W em leds que tens em T5 ....
Vê o que se está a passar la fora , no forum zeovit e outros , muitos Reefers Experientes estão a Voltar para T5 ...

By the way ... Realmente se é castanho pode se mesmo falta de luz , mas pelo sim pelo nao gostava de saber os valores , principalmente de nitratos e fosfatos ...

Abraço ..

Inclusive ele diz que esticam os polipos , se bem me lembro o Rui Gaspar quando tinha pouca luz , nem polipos tinha certo Rui ??

Pelo contrario, o Rui sempre teve uma extensão de polipos incrivel. E ao que parece é tipico dos leds uma vez que quando coloquei os leds comecei logo a notar essa reação nos corais.

Paulo, quando dizes que T5 é que é, eu percebo-te mas à uns anos atras havia esta desconfiança quando as T5 apareceram e houve muitos a duvidarem desse tipo de iluminação em comparação pas as HQI´s até que muitos se converteram.

Atenção muitos aquariofilistas mudaram para T5 devido ao espectro e as cores que a iluminação emite e não em relação ao inssuceso que os leds tiveram em relação aos SPS´s, e isso é uma questão de gostos, e para mim (lá está gostos!!!) a unica coisa que perde é para as fotos, nos leds é complicado fotografar com a mesma qualidade das T5 e se calhar aquarios como o reef in the sky etc preferem as T5 para que possam fazer o show off nos foruns como têm vindo a fazer, e percebo porque!!!

Quanto aos mesmos W entre T5 Vs leds, nao penses assim, a intensidade é muito maior nos leds, posso garantir-te que se eu colocasse 432W em vez dos actuais 270W nos leds, ou cortava na intensidade ou queimava os corais todos, neste momento com 297W tenho muito mais PAR que aqueel que tinha com a calha T5.

No fim de contas todas as iluminaçõs funcionam, e não quero defender nenhuma em especifico apenas reforçar a ideia que todas funcionam e que cada tem as suas vantagens e desvantagens, penso que a escolha depende da pessoa porque gostos ha muitos. Alias eu prefiro HQI´s com lamapadas 20K!!! so que devido a varios factores não optei por essa solução.
Editado pela última vez por Joao Tomas em 17/set/2013, 14:36, num total de 1 vez.

Mensagem 17/set/2013, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Paulo,

A maior vantagem dos Leds é a durabilidade da "luz" com as T5 todos os meses tens um decréscimo de luz até chegares aos 8 meses e deitar fora 8 lâmpadas ou seja 168€...
O que o pessoal faz é substituir 2 lampadas de dois em dois meses para que não haja um decréscimo acentuado na iluminação e um choque muito grande quando se colocam lampadas novas. Sendo assim tens um custo de 42€ por de dois em dois meses.
Se fizeres bem as contas uma calha de Leds não te gasta 42€ de luz em dois meses logo estás a deitar fora cerca de 252€/ano fora o consumo de energia das T5.
Ao fim de dois anos pagaste as calhas de Leds :))

Para álem dessa vantagem, tens 2/3 do consumo e tens o efeito das sombras que transformam a iluminação mais perto da realidade. Eu gosto mais da iluminação em leds, já tive T5 e não pretendo voltar a ter.

Cumprimentos

Mensagem 17/set/2013, 14:47

Miguel ... Não aceito essa teoria essa conversa e essas contas eram as contas que fazia a minha maria se quisesse meter leds, mas na verdade sei que não é bem assim , Tenho lampadas no meu aquário com 1 ano e meio e não é por isso que não tenho cores nos corais ... :D :D

Agora claro se quiseres preciosismo de mudar de 8 em 8 meses tudo bem há quem mude , eu não mudo ....

eu não digo que não gosto de leds , porque gosto , e sei que a uns tempos atras as HQI eram o topo e isso tudo , mas acho que os leds ainda tem um longo caminho a percorrer , just my 2 cents ...

Abraço

Mensagem 17/set/2013, 15:02

Paulo Oliveira Escreveu:

eu não digo que não gosto de leds , porque gosto , e sei que a uns tempos atras as HQI eram o topo e isso tudo , mas acho que os leds ainda tem um longo caminho a percorrer , just my 2 cents ...

Abraço

Sem duvida que irao aparecer novas opções mas vê o TOTM deste mes no reefkeeping com calhas DIY com 2 anos de vida!!! ou seja os que existem agora funcionam tao bem como os de à 2 anos atras, penso que neste momento está se a dar importancia com os full sprectrum etc, penso que seja um bocado show off para as marcas venderem! faz lembrar um pouco os telemoveis... antes so tocava depois vibravam, depois vieram os jogos, depois o 3G...à que render o peixe :D

Mensagem 17/set/2013, 15:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Hugo,

Eu tive um problema semelhante e posso dizer que era da água e não da iluminação. Após trocas de água os meus corais sps estão a recuperar. No meu caso seriam fosfatos a 0,5 e não sei se tinha mais alguma porcaria na água.

O Bruno Santos tem um aquário lindíssimo http://www.youtube.com/watch?v=6DIQrHacLm8 e fez uma troca de água com água do mar e ... correu mal disse-me que estava cheia de fosfatos e nitratos etc...

Por isso antes de suspeitares da iluminação, vai fazendo trocas de água de 15 a 20%. Os corais precisam de muita luz mas num comprimentos de onda entre os 400nm e os 500nm, é verdade, mas se fosse só isso não havia corais a 15m de profundidade e havia corais em todos os oceanos a um metro de profundidade.

Eu tinha uma seriatopora caliendrum verde que estava na Sump com uma lampada com 2 leds 14.000k 5 leds azul 460 e 4 leds 420nm estava linda como nunca vi nenhuma ao vivo, verde e aveludada tipo isto http://i380.photobucket.com/albums/oo24 ... CF2340.jpg

Depois coloquei no aquário com mais luz e começaram a subir os fosfatos e ... ficou verde clarinha... agora está a recuperar mas vai levar tempo.

Cumprimentos

Mensagem 17/set/2013, 15:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Paulo Oliveira Escreveu:

Boas,

Não Paulo. Não era por causa da luz ... era mesmo por causa de parâmetros da água.
Ainda com a mesma luz quando comecei a levantar a mão mantendo as trocas de água as coisas voltaram ao sítio.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/set/2013, 16:14

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Nada disto é uma ciência exata, a questão de castanhar o coral em horas de facto não será da luz... em importações podem levar mais de 24 horas as escuras e não é por isso que chega castanho... Que é estranho é.... Acho que o Hugo vai ter que fazer tudo por partes ate chegar ao ponto, tou certo que já esta a fazer a questão é que são coisas que podem levar muito tempo.

Espero que o possa resolver o mais breve e que vá relatando com o possoal.

Respeito da luz, como em tudo ha pessoas que gostam outras não... EU ainda não me convenci a 100%.
Conheco uma pessoa que para ele a iluminação é sem duvida HQI...nem T5 e muito menos leds... Enfim ver se resolve o mais depressa possível.

;)

Cump.
Anthony

Mensagem 18/set/2013, 23:50

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Peço desculpa por só responder agora, mas o dia hoje foi em cheio.

Fiz testes agora mesmo e podem vê-los na minha assinatura.
Tanto nitratos como fosfatos eu digo que é zero porque não noto qualquer alteração de tonalidade da cor. a água parece-me totalmente branca e igual à que retiro do aquário. Contudo é certo que tenho alguma alga castanha (já medi os fosfatos há uns meses com fotometro e deu 0.03 ou perto disso) ! :-\

O KH baixo e o PH altinho, ok, mas duvido que seja por aqui. Não adiciono absolutamente nada!

Continuo sem perceber de onde vem o cálcio porque não adiciono absolutamente nada. Nem kalk!
A água de osmose apesar de marcar 2ppm de TDS, medi 5ppm de cálcio nela, será dai que o cálcio se mantem apesar dos consumos? 5ppm de osmose chegaria para suplantar os consumos?

Amanhã coloco umas fotos para verem melhor! :-s

Mensagem 19/set/2013, 10:50

Cá estão elas!

Se conseguirem identificar os corias já é uma sorte! :ymdevil:
Pela cor não chegam lá! :D

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 19/set/2013, 10:55

identificar é fácil ;) ;)

Calendrium / Hydnopora / Montipora ....

Agora essa cor delas é que não me parece falta de luz , mas isso sou eu que sou esquisito :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

o areão não tem muitas algas ?? e a rocha ??

Mensagem 19/set/2013, 10:56

Esqueci-me de referir que iso só se passa com os SPS's.
Os LPS's e as moniporas prato (verde e vermelha) parece-me que têm menos cor que o normal, mas nada comparado com este castanho dos SPS's!

P.S.:O frag que coloquei junto da coluna de água (onde o PAR anda na casa dos 350/400), continua na mesma...

Mensagem 19/set/2013, 19:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 1384
Os LPS's e as moniporas prato (verde e vermelha) parece-me que têm menos cor que o normal, mas nada comparado com este castanho dos SPS's!

P.S.:O frag que coloquei junto da coluna de água (onde o PAR anda na casa dos 350/400), continua na mesma...

Montiporas sao sps... se fosse da água tinham de estar castanhas também.

Por outro lado nao gosto da cor das rochas nem de toda aquela coralina esbranquiçada na primeira foto, lá no fundo... no background. Geralmente quando todas ficam brancas é porque houve desequilíbrios quimicos...

Isso aconteceu recentemente ou já está assim há muito tempo?

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Mensagem 19/set/2013, 19:58

Marco Madeira Escreveu:

Montiporas sao sps... se fosse da água tinham de estar castanhas também.

Por outro lado nao gosto da cor das rochas nem de toda aquela coralina esbranquiçada na primeira foto, lá no fundo... no background. Geralmente quando todas ficam brancas é porque houve desequilíbrios quimicos...

Isso aconteceu recentemente ou já está assim há muito tempo?

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

Concordo...por acaso as montiporas estão mais acima desses corais certo? faz sentido estarem um pouco melhor por apanharem mais PAR.
Tens de ver esse Kh, como diz muito bem o Marco, houve aí um desiquilibrio ressente.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros