Ricardo Prata Escreveu:
Já tive tbm essa alga, resolvi com 4 turbos mexicanos e um pequeno control de nutrientes .
Já tinha lido relatos contraditórios sobre o uso dos turbos mexicanos, alguns dizem que funciona outros diziam que não. E como esses turbos são bastante mais caros que os normais, achei que subir o Mg seria mais fácil. No entanto, como disseste que contigo funcionou... já cá cantam 3 turbos mexicanos, adquiridos ontem.

Vamos lá ver se eles têm apetite.
Helder Ferreira Escreveu:
Olá Ricardo
Esses valores elevados de Mg não se podem tornar prejudiciais para os corais? Elevar 100 ppm por dia não é um pouco excessivo?
Também já tentei eliminar as minhas aptasias com limão, vinagre, kalk... mas nunca tive sucesso. Estão sempre metidas nos orifícios mais refundidos, onde não consigo chegar-lhes com a agulha. Para além disso a sensação que tenho é que quanto mais as tento eliminar, mais elas aparecem

Actualmente desisti de lutar contra elas.
ja li alguns relatos do tratamento das cyanos com eritromicina, mas fiquei com bastantes dúvidas. Esse tratamento não elimina igualmente bactérias beneficas ao sistema? Por consequência nao pode ocorrer um desequilíbrio no Aquario? Como aplicaste a eritromicina?
Obrigado

Olá Hélder,
Segundo li, em princípio esses valores não serão prejudiciais para os corais. Não se pode é elevar mais que 100ppm por dia. Quanto muito altos valores de Mg ou subidas muito repentinas seriam mais prejudiciais para os invertebrados.
Quanto às aptasias, recomendo-te adquirires um camãrao seticaudata - o peppermint shrimp. O camarão dá cabo das aptasias pequenas e as grandes eliminas com sumo de limão (atenção que o sumo de limão tem de ser injectado no "caule" da apitasia, senão não funciona).
Em relação à eritromicina, não gosto muito de recomendar o uso deste produto a outras pessoas. Não existe o risco de eliminar as bactérias benéficas, mas o aquário fica um pouco desequilibrado durante uns dias... o escumador fica sem funcionar direito, etc. A dose que usei foi 1mg/L tal como foi recomendado pelo Rui Ferreira de Almeida há muitos anos. Faz uma pesquisa por "eritromicina, cianobactérias e Rui Ferreira de Almeida" que te deve aparecer um texto sobre isso, com muita informação. Assim que tiver mais tempo eu faço um tópico sobre isso, mas é como disse anteriormente, custa-me um pouco recomendar este tratamento a toda a gente. O melhor é manter uma boa rotina de TPA's, bom controle de nutrientes, uma boa equipa de limpeza e deixar este tipo de tratamento, à base de antibióticos, como última arma.
Eu utilizei apenas numa fase inicial, quando ainda tinha poucos vivos e o aquário ainda não estava totalmente "maturado".
Um abraço,