Marco Madeira Escreveu:
Nelson,
quando fazes a receita original do Holmes ela é muito rica (relação gramas por litro) e a diluição é muito dificil, originando isso que descreves, ou seja, esse pó branco no fundo. Isso significa que a solução está saturada e não conseguiu dar conta do resto. Para isso devias ter aquecido a água ou colocado o bicabornato no forno por meia hora (está lá essa dica no artigo).
Se não queres utilizar a solução rica, deves usar a receita 2 que está no artigo ou deves fazer uma regra de 3 simples e diminuir as gramas por litro. Eu por exemplo uso metade das gramas recomendadas por litro o que facilita muito a diluição

.
Boas,
Atenção que o Nelson se referiu também à dissolução do Cloreto de cálcio. Neste caso, e segundo a minha experiência, não há dificuldade de dissolução deste sal com a água.
Nelson Alcobia Escreveu:
Obrigado Ricardo,
Não tinha percebido essa parte

Mas após dissolver esses dois químicos, o cloreto de cálcio, ficou uma solução leitosa que passados uns minutos acentou tudo no fundo, já com o bicarbonato de sódio, aconteceu a mesma coisa.
Desculpem a minha ignorância, mas como mantenho a mistura homogênea de forma a bomba doseadora adicione os dois em condições ?
Tal como o Marco disse existe um relação gramas por litro que torna a concentração mais ou menos rica. Assim sendo claro, existe uma solubilidade máxima. Segundo a Wikipédia, é de 7.8g/100ml água (18°C) para o Bicarbonato de sódio e de 59.5 g/100 mL (0 °C), sendo que a 20ºC é de 74.5 g/100mL para o Cloreto de cálcio.
É certo que com a água a uma temperatura mais elevada a solubilidade é maior também, daí a dica de aquecer previamente a água. Isto no caso do Cloreto de cálcio é desnecessário pois este provoca aquecimento quando entra em contacto com água, tanto que é usado, nas zonas onde neva, para derreter o gelo. Este se assentar algum sal no fundo, misturar mais um pouco, porque consegue-se com facilidade uma solução límpida sem restos.
A dica de aquecer o Bicarbonato de sódio no forno serve para retirar água (humidade) e dioxido de carbono do sal. Aquecer a água (eu aqueço até quase começar a ferver) acelera a mistura. Mesmo assim necessita de mais tempo de mistura para dissolver que outros sais. Uma vez experimentei aquecer apenas o sal no forno, e fiquei com carradas de sal no fundo.
Já agora uma dica importante com tudo o que é sais. Mistura-se sempre o sal na água e não o contrário.
Ricardo, desculpa o offtopic