Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros RIP - Solar dos Frades Reef

RIP - Solar dos Frades Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/jul/2012, 02:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas ;) ,

A saga continua ... Hoje consegui terminar a calha electrica!!!

Aberta mas já no sítio final:
Imagem

Fechadinha:
Imagem

Dei power à coisa e ainda não ardeu nem explodiu nada o que é bom sinal.

Aproveitei também para encher de água para testar as tubagens. Algumas fugas prontamente resolvidas. Só uma era para o chão. As restantes eram directamente para dentro da sump. Só me falta mesmo tapar uma. Faz um pinga pinga dentro da sump mas uma coisa vos digo .... montei as Tunze e tirando esse pinga, não se houve absolutamente nada ...

Vou conseguir caminhar para ruído zero.

É claro também que estou completamente maravilhado com as bombas Tunze. Estes novos modelos e o novo controlador são muito bons. Aliás vou-lhes mesmo mudar o fusivel para um mais baixo pois não vou usar de certeza a potência toda delas.

Imagem

E pronto ... ver se amanhã começo a fazer o chapéu para o aquário. Devia fazer alguma programação, mas não vou fazer nada. Aproveito quando fôr de férias para fazer isso. Entretanto preparo o chapéu. Quero ver se consigo fazer isto:

Conterweight Canopy

Já comprei a madeira e o material de gavetas para o fazer. Não consigo desenhá-lo mas tenho o esquema na minha cabeça e acho que vai funcionar!

Nunca mais começo as calhas .... irra!

Abraços,
Rui

P.S: ... Editado .... ehhhhhh lá ..... o meu centésimo comentário!!!!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jul/2012, 02:54

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Eiiii... como funciona essa cena do counterweight canopy? Está demais!

Tem pesos em baixo? Como vais fazer?

Explica melhor os passos. :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 22/jul/2012, 10:34

Ricardo Pinto Escreveu:
Eiiii... como funciona essa cena do counterweight canopy? Está demais!

Tem pesos em baixo? Como vais fazer?

Explica melhor os passos. :D

Boas,

Fixe não é? Este é especial e fazem à medida para o teu aquário mas é caríssimo.
Aquilo consegues fazer de lado com as ferragens de gavetas de cozinha por exemplo (foi o que comprei) e depois é física. Basta aplicar a lei de Newton.

Na prática usando duas roldanas fixas (em foma de S mas deitado) consegues, pendurando numa ponta de um cordel o mesmo peso da pala, que os pesos se equilibrem e que fique simples.

O esquema que tenho se não funcionar, depois coloco umas hastes a segurar e pronto ...

Abraços,
Rui

Mensagem 22/jul/2012, 18:50

Boas :D ,

Bem a saga vai continuando ....

Montar uma calha de 10 LEDS com dois filhos .... 6 horas !!! :D

Ontem depois de mais uma conversa com o Mr. Baltasar, achei que estava na hora de experimentar montar uma das calhas de LED.

Uma das técnicas que ele me falou foi não cortar fio e meter tudo seguido. Assim fiz: primeiro as ligações aos Positivos, depois as ligações ao GND com as resistências e no fim o paralelo dos 5 grupos. Eficaz !!!!

Para começar este é o esquema:
Imagem

A soldadura dos positivos (sem cortar o fio, descarnar a meio e dobrar):
Imagem

A soldadura dos GND com as resistências (outra vez sem cortar o fio, só cortando a meio e inserindo a resistência)
Imagem

A série pronta ... (comecei com os brancos pois estava com algum receio de estragar e como são dos que tenho mais ....)
Imagem

Os LEDS já ligados com os suportes e lentes de 45º. Surpreendente o branco daquilo. Estava à espera de um pouco de amarelo mas nada ...
Imagem

A vista central:
Imagem

E a medição do consumo electrico:
Imagem

Daqui a pouco vou medir à saída da fonte pois a tensão pode ter descido um pouco, mas se se mantiver nos 12V reparem que uma série ligada no máximo ... 12V * 0.74A = 8.88W .... 9W???? :-bd :-bd :-bd :-bd :-bd

Muito fixe se eu conseguisse iluminar o aquário todo com 45W ... :D

Espero que gostem.

Abraços,
Rui

Mensagem 22/jul/2012, 19:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 745

boas

como não é a minha luta não dou muitas opiniões,mas vou seguindo com interesse :-bd

vai atualizando :)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 22/jul/2012, 20:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde Rui

Eh eh!
Eu acho que tens um aquário como desculpa, de forma a puderes 'brincar' com os DIY que o rodeia! :D
Acho que é uma faceta que tens vindo a descobrir.

Estás no bom caminho, e esta forma de estar (inovação/demonstração) deverá ser encarada como estímulo a novos e velhos aquariofilistas.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 22/jul/2012, 23:23

Carlos Mota Escreveu:
boas

como não é a minha luta não dou muitas opiniões,mas vou seguindo com interesse :-bd

vai atualizando :)

Tem calma que daqui por um ou dois meses já lhe meto águinha da boa e depois já podes opinar. :ymblushing:
Espero é que estejam a gostar e que sirva também para ir dinamizando o forum.

Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Rui

Eh eh!
Eu acho que tens um aquário como desculpa, de forma a puderes 'brincar' com os DIY que o rodeia! :D
Acho que é uma faceta que tens vindo a descobrir.

Estás no bom caminho, e esta forma de estar (inovação/demonstração) deverá ser encarada como estímulo a novos e velhos aquariofilistas.

Abraço
Pedro Ferrer

Pois .... vai sendo isso. Essa faceta como sabes só a descobri por causa do COADAS ...
O problema é que os DIY acabam quando o aquário estiver pronto ... e depois? a malta faz o quê????

Ohhhhh Baltasar???? queres ajuda para montar calhas? =)) =)) =))

Abraços,
Rui

Mensagem 23/jul/2012, 00:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 69
Hummm... isto está a começar a fazer lembrar algumas frases conhecidas e muito ditas em filmes, tipo:

"I remember when my bestfriend was shy and quiet, I created a monster" - Desconhecido
"Do, or do not. There is no try" - Yoda
"O aprendiz está a superar o mestre" - Baltasar :D
"If you love knowledge, you will be a master of knowledge. What you have come to know,pursue by exercise; what you have not learned, seek to add to your knowledge, for it is as reprehensible to hear a profitable saying, and not grasp it as to be offered a good gift by one's friend and not accept it. Believe that many precepts are better than much wealth, for wealth quickly fails us, but precepts abide through all time" - Socrates

Bem e muitas mais outras se poderiam dizer...

Rui para terminar digo-te, continua com força e todo esse entusiasmo que vais ter sucesso garantido e uma montagem muito profissional em todos os aspectos, assim dá gosto mesmo ver estas coisas.

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Mensagem 23/jul/2012, 13:49

Boas :) ,

Baltasar Escreveu:
Hummm... isto está a começar a fazer lembrar algumas frases conhecidas e muito ditas em filmes, tipo:

"I remember when my bestfriend was shy and quiet, I created a monster" - Desconhecido
"Do, or do not. There is no try" - Yoda
"O aprendiz está a superar o mestre" - Baltasar :D
"If you love knowledge, you will be a master of knowledge. What you have come to know,pursue by exercise; what you have not learned, seek to add to your knowledge, for it is as reprehensible to hear a profitable saying, and not grasp it as to be offered a good gift by one's friend and not accept it. Believe that many precepts are better than much wealth, for wealth quickly fails us, but precepts abide through all time" - Socrates

Bem e muitas mais outras se poderiam dizer...

Rui para terminar digo-te, continua com força e todo esse entusiasmo que vais ter sucesso garantido e uma montagem muito profissional em todos os aspectos, assim dá gosto mesmo ver estas coisas.

:ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Bem ... agora estou a babar-me.
Mas longe estás da verdade mestre. Só vou pondo em prática aquilo que vocês sabem e não se importam de partilhar aqui com o melga!

Abraços,
Rui

Mensagem 23/jul/2012, 19:45

Só um pequeníssimo update ...

Fonte a debitar os 12V (estavamos com receio que tivesse caído um pouco a tensão), os 10 LEDS a consumir 0,72A e a calha ao fim de 24 horas ligada não passa dos 30º

Entretanto já comecei a construção de uma de azuis para ver o efeito ... o que é certo é que ao fim de 2 horas só consegui fazer os furos na calha ... :(( :(( :((

Isto de ter miúdos não é nada fácil para estas coisas!

Abraços,
Rui

Mensagem 23/jul/2012, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 148

Realmente nao me canso de seguir o teu topico,a serio Rui esta a ir muito bem,se tu nao tens jeito entao eu o que posso dizer....
Ta tudo impecavelmente bem feito...acho que te vou convidar para breve....ai ai ^:)^
Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Não existe receita para o sucesso, mas a receita para o fracasso é querer agradar a todos.
Paulo Bravo ---- www.coral-factory.com

Mensagem 23/jul/2012, 22:05

Paulo Bravo Escreveu:
Boas Rui

Realmente nao me canso de seguir o teu topico,a serio Rui esta a ir muito bem,se tu nao tens jeito entao eu o que posso dizer....
Ta tudo impecavelmente bem feito...acho que te vou convidar para breve....ai ai ^:)^

Grande Paulo ...

As bombas estão a bombar :-bd :-bd :-bd
Silenciosas até mais não.
Mesmo a bomba de retorno consegui silenciá-la bastante ...
Ainda não liguei o escumador (está num aquário de 30l) mas acho que depois de móvel tapado e tudo aquilo nem se vai ouvir.

Vou aproveitar e pedir-te qualquer dia destes o Apogee!!! quero ver os valores que tenho com as calhas que estou a montar.

Agora não sei para o que me vais convidar ... mas força ... convida à vontade que eu apareço sem dúvida nenhuma.

Grande abraço,
Rui

Mensagem 24/jul/2012, 09:08

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Rui,

Essa área técnica ta a ficar show!

Parabéns :-bd
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 24/jul/2012, 12:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Parabéns Rui, essa área técnica tá um must!!

Vais derivar a bomba de retorno para alimentar reatores? Pela foto da sump parece-me que sim...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 24/jul/2012, 12:49

Ricardo Prata Escreveu:
Rui,

Essa área técnica ta a ficar show!

Parabéns :-bd

Obrigado Ricardo.!

César Soares Escreveu:
Parabéns Rui, essa área técnica tá um must!!

Vais derivar a bomba de retorno para alimentar reatores? Pela foto da sump parece-me que sim...

Sim César, se reparares nesta foto:
Imagem

vês que a derivação já esta feita. Se olhares mesmo com atenção vês também uma base pequena de egg-Crate. Isso é uma divisória que tenho na sump onde vou manter a propagação de Ricordeas com vista a encher mais rapidamente o tanque!

Assim, uma das saídas da bomba segue para fazer a circulação dessa zona de propagação e a outra será para alimentar um reactor fluidizado para bio-pellets ou carvão.

Entretanto onde às duas e meia da manhã consegui acabar mais uma das calhas. Desta feita de ProLight Blue! O consumo nesta é um pouco maior, 0,82A o que dá um total (a 12V) de 9.84W ... vá 10W ...

Estou mesmo curioso e ansioso para medir o PAR daquilo no fundo do aquário. Para já só com duas calhas aquilo parece-me luz até dizer chega, mas como sou meio pitosga ... :-B

Mais umas fotos do processo de montagem:
Imagem

E outra já com os dois grupos acessos!
Imagem

Ver se hoje consigo montar mais uma calha! Era fixe ...

Abraços,
Rui

Mensagem 24/jul/2012, 14:23

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Está a ficar com ótimo aspeto Rui! \m/
Vai-nos mantendo atualizados!

Essa "capota" em contrapeso está brutal! Quero ver isso a funcionar! Muito bom! @-)

Mensagem 24/jul/2012, 15:34

Hugo Figueiredo Escreveu:
Está a ficar com ótimo aspeto Rui! \m/
Vai-nos mantendo atualizados!

Essa "capota" em contrapeso está brutal! Quero ver isso a funcionar! Muito bom! @-)

Também eu ... também eu ...
Vamos ver se consigo pôr aquilo a funcionar.

Abraços,
Rui

Mensagem 25/jul/2012, 13:12

Boas ;) ,

Baltasar Escreveu:
1- Sim qualquer renitência de 10K serve até mesmo uma de 1/8W, são correntes mínimas logo não há problemas de necessidade de grandes dissipações térmicas eheheh.

2- Humm ok, não conheço bem esse tipo de componente mas para já sugiro ligares directamente ao multímetro e veres se a voltagem gerada é estável ou com as mesmas oscilações, leva me a crer que será normal e assim mesmo as flutuações, pois o anel deve gerar essa micro-voltagem por indução magnética da corrente e voltagem mais forte que passa no fio que o atravessa. Caso assim seja sugiro que facas somente medições de X em X tempo e cálculos uma media dos valores lidos para apresentares no LCD do Arduino ou o que fores fazer com esses valores.

Voltando ao tema do medidor de corrente não intrusivo fiz o teste que falas Baltasar mas nunca mais me lembrei de meter aqui o video ... RAIOS ~x( ~x( ~x( ~x( ~x(

Reparem no McDonalds da minha filhota .... :D e na maneira como a tensão varia nos terminais do gingarelho.

É claro que agora a rever o vídeo percebi que estou a fazer o teste de medição de corrente com uma lâmpada economizadora ... lembro-me de ler algures que aquilo dá mesmo valores disparatados. Vou experimentar com outra coisa como a própria fonte de alimentação.

Mas pelo menos já ficam com uma ideia do que é ...

Abraços,
Rui

Mensagem 25/jul/2012, 14:50

Descobri.

O meu sensor de corrente faz o output em V e não em I

Imagem

A única diferença é que não preciso do "Burden Resistence" pois este já está incluido no próprio sensor. Segundo o que percebi essa resistência segundo as especificações é de 200Ohms o que me dará um output de tensão de 1.5V sempre que estiver a medir 10A (valor Máx).

Preciso de umas resistências de pull-up/pull-down e um capacitor de 10microF (para limpar ruído).

Já tenho a library para isto pois já alguem teve esse trabalho e criou um OpenProject chamado OpenEnergyMonitor em que calcula todas a parte matemática que depois podemos usar com funções simples.

Para mim só uma dúvida subsiste que ainda estou a tentar processar ou encontrar informação: O sensor que eles usam é ligeiramente diferente do meu e eles falam várias vezes de calibração mas ainda não percebi como que raio é que se consegue calibrar a coisa.

Keep looking ... :D

Abraços,
Rui

Mensagem 25/jul/2012, 16:45

Boas mais uma vez ...

DONE !!!!
Descobri o factor de calibração!

No sketch de teste:

#include "EmonLib.h" // Include Emon Library
EnergyMonitor emon1; // Create an instance

void setup()
{
Serial.begin(9600);

emon1.current(1, 111.1); // Current: input pin, calibration.
}

void loop()
{
double Irms = emon1.calcIrms(1480); // Calculate Irms only

Serial.print(Irms*230.0); // Apparent power
Serial.print(" ");
Serial.println(Irms); // Irms
}

Se repararem na função emon1.current(input pin, calibration);

Este valor é calculado através do sampling voltage e do valor máximo de corrente a ler. Neste caso para o meu sensor será 10A / 1,5V que é igual a um factor de calibração de 6,67.

E pronto só me falta o capacitor de 10microF para poder testar o circuito.

Atenção que isto é para uma medição aproximada para o valor de corrente. O valor resultante de potência será sempre aproximado pois vamos usar o valor de 230V como referência. Para uma medição exacta terei que pegar num transformador de AC-DC para conseguir ler o valor de tensão e poder ter valores reais.

Isso ficará para outras núpcias, pois para o que quero a medição de corrente para já chega!

No entanto no site referido anteriormente tem toda a informação!

Abraços,
Rui

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros