Ora bom, entretanto e depois do meu último post, o layout voltou a sofrer uma pequena alteração!
Achei que faltava ali qualquer coisa e então por isso não coloquei fotos mais cedo (e porque faltava ainda um elemento fundamental).
IwagumiO termo Iwagumi vem do japão e significa "formação rochosa" ou "disposição de rochas". É um estilo de jardim natural mas que tem sido nos últimos anos bastante difundido e popularizado em aquários naturais plantados!
Como o próprio significado pretende indicar, neste estilo de jardim/aquário, as rochas assumem um papel principal e determinante e cada rocha tem o seu próprio nome e significado, devendo sempre ser em número impar!
Num aquário iwagumi existem 5 pedras fundamentais que não vou aqui explicar para não tornar o tópico muito extenso (Google is your friend…). A seguinte imagem exemplifica as 5 pedras fundamentais numa formação iwagumi:
Porquê Iwagumi num aquário de recife?Como muitos sabem eu venho dos aquários plantados e continuo a dizer que um aquário plantado consegue ser infinitamente mais bonito que o melhor dos reefs, o grande problema é... a manutenção!

Eu praticamente todos os dias metia as manápulas dentro do aquário e tinha de andar constantemente a podar plantas, e a fazer CO2, e a mudar água, e fertilizar, etc, etc, etc Esta foi talvez a principal razão para me "mudar" para os reefs, sendo que para mim a primeira liga continua a jogar-se nos plantados.

Mas isto é assunto para outro tópico e é como discutir o sexo dos anjos.
Este estilo - Iwagumi – serviu então como
inspiração para o layout do meu aquário.
Repito: INS-PI-RA-ÇÃOE repito inspiração porque alguns puristas deste estilo (e bem) depressa se irão aprontar a dizer que isto não é um aquário iwagumi. E não é!!!
Aliás, nunca poderia ser!
Muitas adaptações têm de ser feitas para tentar aproximar um reef de um aquário iwagumi, desde logo porque num iwagumi as rochas são peça principal e nunca podem ser cobertas e todos sabemos que nós temos de usá-las para suporte dos corais.
Outra questão é que num iwagumi, as pedras são todas da mesma origem, cor e tipo, só mudando o tamanho e a forma. Outra coisa complicada (embora aqui possível) de realizar num reef.
Por isso, deixo já aqui a minha declaração de interesses dizendo que o estilo iwagumi apenas serviu como inspiração, como também serviu de inspiração imagens naturais da nossa costa (e não só) que fui recolhendo ao longo destes últimos anos, como estas:

Principais constrangimentos deste tipo de abordagem num reefExistem alguns mas destaco estes 3:
1. Como qualquer aquário com pouca rocha, e não colocando corais no areão, estes layouts disponibilizam pouco suporte para corais, em comparação com os tão conhecidos e difundidos paredões no fundo do aquário.
2. Também devido à questão anterior, estes aquários tem tendência a serem mais baixos (50cm máximo) para a luz não ter de vencer tanta profundidade a chegar aos corais, já que as formações rochosas tendem a ser mais baixas também. Este é um ponto em que mudaria as dimensões do aquário se fosse hoje mandar fazer o aquário (50 de altura) , mas como o projeto tem 6 anos…

3. Poucos abrigos/esconderijos para peixes. O que é natural porque não existe uma única pedra sobreposta a outra. Foi por este motivo que demorei tanto a chegar ao layout final. Sempre que tentava subir as formações rochosas, colocando pedras umas em cima das outras, o layout perdia todo o interesse e equilíbrio, pelo que tive de andar com rebarbadora e martelo a partir e esculpir algumas pedras para ficarem com o tamanho e forma mais adequado.
E basicamente é isto!
Imagino que com a luz final as fotos tenham outro encanto, mas isso é o ponto que está neste momento mais atrasado. Quando tiver a calha terminada, volto a colocar umas fotos mais interessantes!
Aqui ficam então umas fotos do layout “final” (não me doa a mim a cabeça entretanto...

):
Cá estão as 5 pedras principais:

Desculpem o testamento, mas achei importante referir estes aspetos juntamente com as fotos para se perceber muita coisa do mesmo!